Primeiras impressões:
Design, não comento, pois é pessoal. Só posso dizer que o do Azera é mais antiquado. Bonito, ou feio, é pessoal de cada um e eu não discuto.
Espaço interno: empate. Fusion, com bancos mais largos, na frente e Azera, com um pouco mais de espaço para as pernas. Atrás, se repete.
Luxo e Requinte: Azera. Apesar do novo Fusion ter melhorado o acabamento (o que eu tinha, possuía painel do Fiesta, europeu), o Azera dá um banho, nos materiais internos. Couro mais macio, madeira legítima e aço escovado.
Conforto: novamente, o Azera. Bons bancos, embora os do Fusion fossem mais largos. Posição de dirigir melhor, bancos elétricos para motorista e passageiro (no Fusion, só para o motorista). Ar dual zone. Motorista e passageiro podem regular temperaturas diferentes. Volante, com regulagem de altura e distância, elétricos. No Fusion, é manual. Teto solar, não comento, pois ambos possuem. Duas memórias para a posição de dirigir. Basta regular os bancos, volante e espelhos e memorizar. Se outro motorista pegar o carro e regular diferente, basta apertar um botão, que volta para a posição de sua preferência. Maior número de porta-trecos, também. Retrovisores retráteis, por um toque no painel. Basta apertar um botão, os espelhos se recolhem, quando o carro estiver estacionado. No Fusion, os espelhos são fixos.
Porta malas: nesse quesito, o Fusion dá um banho! O porta-malas do Azera é grande, mas, o do Fusion é enorme!
Porém, há que se fazer uma ressalva. No porta-malas, está o pneu estepe. O do Fusion, ocupa pouco espaço, pois é um pneu pequeno e fino, com roda de ferro.
O do Azera, é um pneu normal e com roda de liga leve. Grande parte da diferença entre os porta-malas, se dá pelo espaço ocupado pelo estepe.
Em movimento: Fusion tem comportamento mais esportivo (estou me referindo ao V6). Suspensões mais duras, sente mais as irregularidades. No Azera, parece que estou num carro americano. Extremamente macio! Banheira, mesmo! Engraçado que o Fusion tem o estilo americano. Não o comportamento.
O engraçado é que, apesar da suspensão mole, o Azera é tão estável quanto o Fusion.
Sistema de som. O do novo Fusion V6, oferece mais: câmera de ré, de série, dvd, etc.
O sistema do Azera é somente uma disqueteira, para 6 cds, mp3, entrada auxiliar, ipd e usb. Marca Infinity, de boa qualidade. Mas, aí, entra o custo-benefício. O Azera cobra o que oferece, em termos de som. No do Fusion V6, o bluetooth não funciona e nem o GPS, que vem com mapa da América do Norte.
Desempenho: Azera! Anda prá burro! Mesmo se comparado ao Fusion V6, que fiz test drive. Mesmo com menos tecnologia, câmbio de cinco marchas, contra 6, do Fusion, mesmo sem ter tração integral, o Azera tem melhor desempenho!
Ganha em arrancadas, retomadas e não possui o maldito limitador. O Azera é mais veloz, mas, quem espera carro com comportamento esportivo, engana-se. É tão estável quanto o Fusion, mais veloz, mas, jamais passa a sensação de esportividade. É um sedan familiar, na acepção da palavra. Silencioso ao extremo, macio. Rápido, mas, dócil.
Outro detalhe: é mais manobrável que o Fusion, embora maior, cerca de cinco centímetros. O volante esterça mais e, ao ser engatada a marcha ré, a cortina traseira se abre e os espelhos retrovisores, automaticamente abaixam, para que se enxergue a distância do meio-fio. Eu amava meu Fusion! Mas, o Azera me surpreendeu! Eu diria que é uma compra mais racional, para quem quer um carro que ofereça muito, por menos preço. O Fusion, com tudo isso, custa pouco mais de R$ 100.000,00. Onde vou encontrar um carro que ofereça tudo o que citei, com motor V6, de 265 cv, por 78.500,00, já emplacado e com insulfilm?
Onde vou encontrar um carro zero, com seguro mais barato que meu Fusion, com 3 anos de uso?
Boa compra? O tempo vai dizer. Preciso colocar na balança os gastos com a manutenção.