Dois restaurados e alguns na fila...

  • 13 Respostas
  • 4210 Visualizações
*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Dois restaurados e alguns na fila...
« Online: 20 Fevereiro 2009 às 09:27:17 »
Olá amigos



Continuo na minha caminhada pelo mundo da relojoaria. Estes dois relógios foram restaurados por mim. Bem, "restaurados" talvez seja uma palavra um tanto quanto forte para o caso, já que no caso do Technos eu apenas refiz o polimento, troquei o decalque do bezel e troquei a bateria, e no caso do Citizen foi apenas a troca do vidro, limpeza e lubrificação do movimento.





Já estes, que são meu próximo projeto, são caso realmente de restaurações, pois o estado geral de todos é bastante precária. Acho inclusive que só serão viáveis um dos Seikos (o 6119 de mostrador preto) e os dois Orient. Talvez o Citizen também seja recuperável, mas tenho minhas dúvidas...

















Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: Dois restaurados e alguns na fila...
« Resposta #1 Online: 20 Fevereiro 2009 às 09:35:13 »
Oi Paulo!!!

Excelente!!  ;)

O Technos ficou SHOW DE BOLA!!!  :D

Vc tem, sem dúvida nenhuma, um desafio e tanto pra frente hein?!?!
Poste algumas fotos no antes e depois!!  ;)

Abraços!
Rafael.

*

Alberto Ferreira

Re: Dois restaurados e alguns na fila...
« Resposta #2 Online: 20 Fevereiro 2009 às 09:36:46 »
Salve!

É isso aí, amigo Paulo!

O seu tópico bem que poderia se chamar,...

Antes e depois (de amanhã)!
 ;)  8)

Parabéns!

É gratificante, ou não, recuperar esses nossos amigos, a seu devido tempo, com calma e carinho?

Em grande abraço!

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Dois restaurados e alguns na fila...
« Resposta #3 Online: 20 Fevereiro 2009 às 09:46:55 »
 :o :o :o!!!!!

Maravilha!!!!

Dá muito prazer ressuscitar um "Vintage".........................dá trabalho, mas a satisfação ao final, é compensadora ;)

Adoro esta brincadeira, mais que um Atari, por exemplo...............putz esta foi vintage!!!! ;D

Parabéns Paulo!

Abs

Gravina

*

Enéias

Re: Dois restaurados e alguns na fila...
« Resposta #4 Online: 20 Fevereiro 2009 às 10:11:11 »
Trazendo de volta à vida... ;D

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Dois restaurados e alguns na fila...
« Resposta #5 Online: 20 Fevereiro 2009 às 10:23:16 »
Paulo ... antes de tudo ... Parabéns !! :D

Esta é a parte do Hobby que eu mais aprecio ... ressucitar os vintages ... dar-lhes nova vida ... realmente Show !! ;)

Agora, o Technos da primeira foto eu conheço muito bem pois tenho um exatamente igual. Note que este seu tem Cálibre ETA/ESA 955114 com 1 Rubí  !! ;)

Maquininha parruda ... o meu comprei novo em 1983, isto é, a mais de 25 anos e ele continua preciso e funcional. Até hoje, apenas uma revisão e 7 trocas de bateria !

Um outro detalhe é que ele tem corôa rosqueada, a referência 555.09 no fundo, não tem a inscrição "Professional" no mostrador e é apenas para 100 M.

Se não me engano... a partir de 1989/1990 a Technos mudou o SkyDiver para 150M e então colocou a incrição "Professional" no mostrador, manteve a corôa rosqueada mas passou a utilizar Miyota ao invés de ETA. Alguns anos depois, creio que lá por 1992/1993 substituíu a corôa rosqueada por um sistema sem rosca que eles chamaram de Double Lock com duas vedações, uma no tubo e outra na corôa.

Desculpe por todo este ... blá  blá blá ... mas foi apenas para registrar a importância deste modelo que vc tem. Ele é raro, pois é o primeiro SkyDiver a Quartz lançado no Brasil  !! ;)

Portanto cuide muito bem dele pois é dos bons tempos e com certeza "O Suiço mais pontual do Mundo" !! :D ;)

Se vc tiver fotos do antes ... poste no tópico "antes e depois" ... para que tenhamos uma idéia da transformação ! ;) :D

Grande Abraço e Boa sorte em suas restaurações !!

A propósito ... segue uma foto do que tenho !!


Marcos Lima

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Dois restaurados e alguns na fila...
« Resposta #6 Online: 20 Fevereiro 2009 às 10:25:01 »
Muito legal o que você está fazendo, Paulo.
Uma verdadeira filantropia horológica!

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Dois restaurados e alguns na fila...
« Resposta #7 Online: 20 Fevereiro 2009 às 11:22:42 »
Muito lindo seus relógios, e partircularmente é uns dos meus Hobbies é dar vida nova os nossos velhos amigos, mesmo que muitas vezes $$$ não seja racional  ??? , mais em meu íntimo estou realizando o que gosto.  ;D ;D ;D

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Dois restaurados e alguns na fila...
« Resposta #8 Online: 20 Fevereiro 2009 às 11:30:59 »
Obrigado pelos comentários pessoal.

Infelizmente não tirei fotos do "antes" do Technos e do Citizen. Uma pena... Mas pretendo fazer uma sequência de fotos de todo o processo de restauração de pelo menos um dos próximos relógios, provavelmente do Seiko. Achei ele muito bonito e acho que ira valer a pena manter um registro detalhado da restauração. Os demais farei apenas as fotos "antes e depois", pois dá uma canseira ficar parando a cada etapa para fotografar...

Gostei muito do resultado do Technos, e não sabia destes detalhes da sua história. Obrigado Malima pela contribuição!

Infelizmente este meu passou pela mão de algum açougueiro antes de chegar às minhas mãos... Provavelmente o indivíduo não tinha uma coroa adequada para substituir a original e simplesmente arrancou a rosca da caixa! É de doer... Vou tentar encontrar uma nova caixa original para substituir, ou, em último caso, vou tornear um novo tubo com rosca e adaptar.

O Citizen já foi devidamente apreendido pela minha esposa para seu uso.

Estou adorando esta brincadeira! É uma ótima maneira de relaxar, um verdadeiro processo de "meditação transcendental"!





Um grande abraço a todos
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Dois restaurados e alguns na fila...
« Resposta #9 Online: 20 Fevereiro 2009 às 11:39:57 »
Muito legal Paulo!

Mostre depois como ficaram os Seiko  ;)

Abraços,
Jose A.

Re: Dois restaurados e alguns na fila...
« Resposta #10 Online: 20 Fevereiro 2009 às 12:27:13 »
O resultado gratifica! Parabéns!!
Abraço,

Octávio Augusto

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: Dois restaurados e alguns na fila...
« Resposta #11 Online: 20 Fevereiro 2009 às 16:43:58 »
Paulo,

Muito bom.

Parabéns

Wadley
Wadley

*

Offline Robson

  • ****
  • 416
    • Ver perfil
Re: Dois restaurados e alguns na fila...
« Resposta #12 Online: 20 Fevereiro 2009 às 17:05:06 »
Realmente dá a maior satistação quando se recupera um velhinho, às vezes gasta-se mais que o valor do relógio, mas a terapia não tem preço.

Pelos exemplares de Technos, tanto o do Paulo, quanto o do Marcos.
"Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades."

Re: Dois restaurados e alguns na fila...
« Resposta #13 Online: 22 Fevereiro 2009 às 16:16:01 »
Parabéns pelo que você está fazendo Paulo, acho que colecionar é uma coisa, agora pessoas como o amigo, que além de colecionar faz restaurações e revisões de seus próprios relógios, vai além, mais uma vez parabéns amigo.

Abraços

Weber
“A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos.” (Marco Aurélio)