Olá pessoal, essa máquina está completinha, ela foi enviada pelo caro amigo Murilo, juntamente com os "presentinhos" que recebi ontem, e como era de se esperar o desmonte da mesma, pois estava sentido falta de desmontar alguma máquina.
Então vamos a seqüência de fotos!!
Preparando o espírito para encarar a "bichinha".
Ainda intacta na minha simples mesa cirúrgica, mostrador e ponteiros, em estado muito bom.
Com ponteiros alinhados ás 12hs, usei o esquema do papel com uma fenda para retira-los sem danificar o mostrador.
Usei o mesmo esquema para tirar o ponteiro de segundos,que é localizado as 6hs.
Os 3 ponteiros já retirados, usei essas 2 fendas finas para fazer a retirada deles. (Pois eu ainda não possuo o saca ponteiros)
Mostrador ainda na máquina, mais já sem os ponteiros.
Vista frontal da máquina, já sem o mostrador, ainda com a roda de horas. chausée e roda intermediária da minuteira.
Parte interna do mostrador, está em muito bom estado.
Parte frontal do mostrador fora da máquina.
Vamos virar a bela 27T.
Olhem só, apesar da aparência simples, achei a máquina linda, (reparem que esta sem o parafuso da ponte do balanço)
Ao retirar o balanço completo (BC), só saiu a ponte dela, o aro com o cabelo (espiral), ficou na máquina (Veja na próxima foto).
Aro com a mola espiral (cabelo), aparentemente está em ótimo estado. (Meneghetti vai me ensinar como montar de volta na ponte)
Agora sem a ponte, e o balanço, vamos começar o desmonte de verdade.
Retiradas a ponte da ancora, e a ancora.
Roda de carga do tambor, retirada.
Roda de carga da corôa, retirada
Ponte do tambor de carga, retirada.
Tambor de carga, frente e verso, e já retirado da máquina.
Ponte da rodagem, retirada. (Adoro essa vista). Na segunda foto, vista de baixo para cima, podemos ver, a roda de centro, roda primeira, roda de segundo e a roda de escape.
Rodas e chausée, retiradas. restando apenas a platina principal, mais ainda com o pinhão coulant (macho) e roda de transmissão (fêmea), ainda seguras pela tige com a corôa.
Vista frontal da máquina desmontada, ainda com a mola da tirete, tirete, mola da báscula e báscula.
Ainda não retirei a mola da tirete, tirete, mola da báscula, e bácula, pois prefiro retirar na hora de lavar as peças, como sou um mero aprendiz desse ofício, ainda tenho medo de perder alguma dessas peças que citei, pois só vou montar quando eu montar o balanço na ponte.
Pessoal por hora é isso aí, essa máquina está muito boa, ao retirar a ancora com muito cuidado, pois o tambor estava com carga cheia, ela rodou bonito, então a chances de vermos ela funcionar é grande!!!
Espero que gostem pessoal, caso tenha algum erro na nomenclatura das peças, por favor me corrijam, pois lembrem, ainda sou aprendiz,
Agradecimentos: A todos o colegas do FRM, e nesse desmonte, em especial ao amigo Murilo, por ter enviado essa linda máquina, e ao amigo Meneghetti, que está me ensinando esse ofício a mais de 1000km de distância, com ajuda deles, posso ampliar o meu conhecimento, e a minha destreza em manusear essas maravilhosas "maquininhas" !!
Até breve, com a montagem e o funcionamento dessa linda 27T
Tenham uma ótima semana pessoal!!