Menu principal

Suor estraga o relógio?

Iniciado por jgaeti, 17 Outubro 2011 às 11:22:33

tópico anterior - próximo tópico

jgaeti

Bom dia galera, tudo bem?

Seguinte, estou com uma dúvida...

Moro em Cuiabá e aqui o calor é muito forte, sendo comum termos dias com 40ºC. Portanto, transpiramos muito e me surgiu uma dúvida:

O suor no pulso pode danificar o relógio de alguma maneira? Mesmo com uso intenso?

Abraços

João Gaeti

Adriano

Pode danificar. Depende muito da composição fisiológica do suor e do nível de limpeza que a pessoa faz. Tem gente que não limpa e não acontece nada. Mas pode causar danos que podem começar nos pinos e buchas da pulseira, até corrosões com perda de material, do tipo cratera, em pojtos escondidos como entre a rampa traseira e a caixa.

Abraços!

Adriano

VIP

O suor pode sim danificar, mas isso também vai depender do relógio .... O material da caixa sendo todo em aço, titânio, tungstênio, ouro, platina, fibra de carbono ou plástico não sofrera desgaste ... Agora existem materiais mais frágeis como antimônio que sofrer bastante com o efeito do suor. ... No seu caso recomendo sempre passar um pano seco após a utilização do relógio, assim evitara eventual desgaste.

Abs.
:D
Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

jgaeti

Valeu galera!

Mas isso seria a longo prazo ou a curto prazo?

O correto então seria eu lavar o relógio todo dia à noite?

Abs

VIP

Citação de: jgaeti online 17 Outubro 2011 às 14:45:35
Valeu galera!

Mas isso seria a longo prazo ou a curto prazo?

O correto então seria eu lavar o relógio todo dia à noite?

Abs

Não precisa lavar, passe somente um pano seco ou ligeramente úmido, só para não acumular sujeira e suor ... Abs.

Membro do RedBar Brazil

Paulistano

Citação de: vip.imports2010 online 17 Outubro 2011 às 14:42:04
O suor pode sim danificar, mas isso também vai depender do relógio .... O material da caixa sendo todo em aço, titânio, tungstênio, ouro, platina, fibra de carbono ou plástico não sofrera desgaste ... Agora existem materiais mais frágeis como antimônio que sofrer bastante com o efeito do suor. ... No seu caso recomendo sempre passar um pano seco após a utilização do relógio, assim evitara eventual desgaste.
Abs.
:D

VOU DISCORDAR: até o aço inox é passível de corrosão, devido a sua liga, que traz na composição carbono.
acho que já foi falado isso em algum lugar no fórum, se eu não me engano pelo mestre Adriano.
portanto, sendo grande a sudorese e dependendo da acidez, mesmo sendo aço pode haver corrosão e comprometimento da caixa.
a fibra de carbono também dá corrosão, caso esteja em contato com alumínio. eletrólise.
a minha sugestão é a limpeza com uma escovinha umidecida, e de vez em quando, dependendo do relógio e sua estanquiedade, a lavagem mais severa.
também acho que já discutiu-se isso aqui no fórum.
espero ter ajudado.
abraços.

jgaeti

Obrigado pessoal, eu procurei mas não encontrei nenhum tópico relacionado no fórum...

Mas caso eu lave, vai assegurar o não "derretimento" da caixa?

jgaeti

E isso vale tanto para um Technos quanto para um Rolex DEEP SEA?

Adriano

Sim, vale para qualquer relógio.

E o que eu falei da corrosão é justamente com relógios de aço inox. O aço inox sofre sim de corrosão especialmente por causa da sujeira. E isso ocorre também com titânio, ainda que menor escala. Os únicos materiais que pode-se dizer livres desse tipo de reação são os metais nobres (ouro, platina...).

Não dá para determinar a frequência: o importante é não deixar que isso se acumule. Pode passar um pano úmido todo dia, mas de tempos em tempos, se o relógio for bem resistente a água, é bom dar uma lavada geral.

Mas há ainda algumas sujeiras que não saem com nenhum método caseiro, e só dando uma "geral" numa oficina é que poderá remover toda a sujeira.

Trocar baterias por exemplo em lugares decentes, como uma autorizada, é recomendado, pois ali se toma sempre o cuidado de limpar bem a tampa traseira e seu encaixe com a caixa. Aliás, parte da limpeza começa antes de abrir o relógio, para evitar que a sujeira entre no relógio quando se abre a tampa. Relojoeiros por aí trocam bateria e não passam nem uma escovinha, abrem, metem uma nova bateria e fecham.

A troca de bateria é uma boa hora para justamente fazer essa limpeza num dos lugares mais sujos do relógio, que é a tampa traseira.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Salve!

Como foi dito. Depende...
Mas a corrosão também pode ocorrer em ligas ditas "inoxidáveis", sim. Não tenham dúvidas disso.

Na verdade, falando tecnicamente, todas as ligas oxidam, o que varia é a intensidade, tempo em que a oxidação ocorre e efeitos (visíveis) são percebidos.

Como dizem que imagens falam mais que palavras...
Este meu Tissot possui as tais "crateras" mencionadas pelo Adriano.

...

É um TISSOT NAVIGATOR com a caixa de aço... "inox".

Eu já o adquiri assim.
E no estágio em que está... Nada há a fazer.
Não há "assepsia" ou limpeza que faça o problema regredir, claro!  :P

Então,...
No nível "caseiro", cuidados após o uso, etc...
O nome do jogo é...

Após o uso, limpe bem antes de guardar.
Nada de guardar molhado de suor.

Simples assim!
;)  ::)

Abraços,
Alberto

FALCO

Eu já vi um relógio de inox, onde o dono mantinha aquele selo do fundo, para ficar com "carinha de novo" depois de seis meses apresentar oxidação na fronteira do mesmo, aqueles pontos, início de cratera.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

jgaeti

Valeu galera!

Vou usar sem neura! Pelo que entendi, se não deixar aquele "mel"  ;D ;D ;D acumular, fica tudo certo?

Abs
João Gaeti

Rafael

Acredito que aço inoxidavel feito nos tempos de hoje não sofra. Os aços inoxidavel possuem cromo e esses oxidam em contato com o ar e formam uma patina, protegendo o que esta abaixo dele. Antigamente, creio eu, essa mistura era feita de forma errada, se colocava pouco cromo e louco começa aparecer essas "crateras" na lataria. Hoje em dia dificilmente algum relógio pode apresentar isso, de boa procedência. Já vi casos de relógio sofrem corrosão no movimento mas a carcaça estarem zero, isso porque entrou água ou as vezes o "vapor" soltado das pilhas sem carga correm tudo por dentro. Então acho muito dificil estragar, na dúvida compre uma caixa em fibra de vidro hehehe  ;D ;D ;D

Adriano

Acontece sim Rafael, com relógio moderno, das melhores marcas. O problema é que a resistência à oxidação natural em contato com a atmosfera é uma coisa. A resistência em contato localizado com ácidos é outra, e é isso que acontece com o suor e sujeira. É um tipo de reação química totalmente diferente. Não é uma oxidação, mas uma corrosão química, que normalmente se manifesta por perda de material do tipo cratera ("pitting").

Não depende da qualidade do relógio, mas da química do suor do usuário, e principalmente, de seu senso de higiene.

Abraços!

Adriano

Rafael

Citação de: Adriano online 18 Outubro 2011 às 09:44:26
Acontece sim Rafael, com relógio moderno, das melhores marcas. O problema é que a resistência à oxidação natural em contato com a atmosfera é uma coisa. A resistência em contato localizado com ácidos é outra, e é isso que acontece com o suor e sujeira. É um tipo de reação química totalmente diferente. Não é uma oxidação, mas uma corrosão química, que normalmente se manifesta por perda de material do tipo cratera ("pitting").

Não depende da qualidade do relógio, mas da química do suor do usuário, e principalmente, de seu senso de higiene.

Abraços!

Adriano

Interessante Adriano, vou ler mais sobre isso... ;)

jgaeti

E no caso do aço 904L da rolex?

Seria mais resistente?

Abs

João Gaeti

Adriano

Aparentemente para esse tipo de problema, não. Mas não tenho estatísticas, nem experiência diária com Rolex para confirmar.

O aço que todo mundo usa, o 316L, é um aço com resistência a corrosão mais "all around", com destaque à resistência a ácidos clorídricos. Já o 904L se destaca pela resistência a ácidos sulfúricos e fosfóricos. Ele é mais resistente à corrosão sim.

Mas como já vi Rolex com esses mesmos problemas... E o Rolex tem um problema a mais: a "aba" da tampa é mais larga que o da maioria dos relógios, o que faz com que mais sujeira se acumule antes de chegar na junta e na rosca. Ali ocorre um estrago ao longo dos anos.

Abraços!

Adriano

VIP

Citação de: Adriano online 18 Outubro 2011 às 16:34:05
Aparentemente para esse tipo de problema, não. Mas não tenho estatísticas, nem experiência diária com Rolex para confirmar.

O aço que todo mundo usa, o 316L, é um aço com resistência a corrosão mais "all around", com destaque à resistência a ácidos clorídricos. Já o 904L se destaca pela resistência a ácidos sulfúricos e fosfóricos. Ele é mais resistente à corrosão sim.

Mas como já vi Rolex com esses mesmos problemas... E o Rolex tem um problema a mais: a "aba" da tampa é mais larga que o da maioria dos relógios, o que faz com que mais sujeira se acumule antes de chegar na junta e na rosca. Ali ocorre um estrago ao longo dos anos.

Abraços!

Adriano

E no caso do DeepSea, o fundo é aço e titânio?

Membro do RedBar Brazil

Adriano

Nao sei, não conheço o modelo o suficiente para dizer qualquer coisa sobre ele.

Abraços!

Adriano

VIP

Citação de: Adriano online 18 Outubro 2011 às 19:51:24
Nao sei, não conheço o modelo o suficiente para dizer qualquer coisa sobre ele.

Abraços!

Adriano

Valeu!! ;)

foto do fundo do Deep Sea

Membro do RedBar Brazil