Menu principal

COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?

Iniciado por Paulistano, 17 Outubro 2011 às 15:44:29

tópico anterior - próximo tópico

Carbonieri

obrigado Flavio, mas pelo que parece, se o relógio é automático o ideal é dar o mímino passivel de corda pela coroa 8)
sic transit gloria mundi

SOCRAM

8)Assunto interessante e quase nunca bem esclarecido!Tenho um mido ocean decada 70,aproximadamente,ele é automatico,mas nescessita corda manual,que quando esta totalmente descarregada,da cerca de 20 voltas para carregar total,mas costumo dar so a metade disso,e ele trabalha normalmente por 24hs,agora adquiri um novo de calibre eta 2836-2,e gostaria de saber,ele também tem corda manual além da automática?Obrigado!

SOCRAM

Boa noite, Obrigado por me incluirem no Fórum,fiquei contente! Tenho um Mido commander,com ETA2836-2,mesmo sendo automático,gostaria de saber se ele possue também corda manual,pois durante a semana fica na gaveta!Obrigado!

ThiagoDF

É só vc testar SOCRAM!

Deixe ele parar completamente, depois de corda pela coroa. Se ele começar a funcionar, sua pergunta tá respondida.

Lógico que dá pra saber se o relógio recebe corda pela coroa, só pela "resistência" que se sente, mas desse jeito dá para ter certeza.

Inclusive, acho que li em algum lugar, talvez aqui, que todo ETA automático dá corda pela coroa.

Por fim, sempre existe nosso amigo GOOGLE, se digitar o movimento, irá dizer se tem corda pela coroa ou não.

Abraço e seja bem vindo ao FRM. ;)
Membro do RedBarBrazil

vinniearques

Mais que Eta Thiagão, normalmente todos os Suiços aceitam corda pela coroa, mesmo os vintages!

ThiagoDF

Membro do RedBarBrazil

SOCRAM

Obrigado pela resposta,Thiago!sabe é que tenho bastante curiosidade mas não tive esta ideia,até ja tentei dar corda pela coroa,mas estava muito pesada,talvez por ele estar totalmente carregado pelo automático,vou esperar parar e verificar cuidadosamente!muito grato!

SOCRAM

Perfeito,dei corda muito macia,diferente do mais antigo, esta trabalhando até agora!Obrigado pela dica,Quem sabe,sabe!OK.

Rafaexp

Citação de: Carbonieri online 12 Julho 2013 às 08:47:27
não sei se estou perguntando o mesmo que o Rafa, vamos lá: quando usamos pouco um automático, sempre que formos retornar a usa-lo é mais indicado dar um pouco de corda para colocá-lo no braço ou é mais indicado apenas coloca-lo no braço e deixar que o mecanismo automático carregue a corda?

Então carbonieri, acho que vai depender mesmo, muito do movimento, por ex, os japas normlamente não possuem corda pela coroa, então, é ajustar a hora, e mandar pro pulso....

Obviamente posso estar falando besteira....hahah mas pelo menos os japas que eu tenho, Orient e Seikos, é nesse esquema, e os bixinhos vão que vão!! heheh

Abraço

Rafa

Carbonieri

sim Rafa, mais a minha pergunta era levando em consideração movimentos automáticos que tem tb a corda pela coroa. Os japas mais simples não tem outra solução, tem que dar aquela balançada...a minha pergunta parece meio idiota, mas eu fiz porque sempre ouvi falar para se evitar ao maximo dar corda pela coroa em relógios automaticos e que tal recurso seria só pra ultimo caso.....abração... 8)
sic transit gloria mundi

Carbonieri

Rafa meus japas tb são sem corda pela coroa, só tenho um mido véio que tem corda mas ele ta meio baqueadão....
sic transit gloria mundi

Neme

Tem algum problema dar corda algumas vezes de 24 em 24hs e outras de sei lá,  de 30 em 30 ou 36 em 36 ou 40 em horas, ou seja, cada dia com intervalos diferentes mas sempre com o mínimo de 24 hs?
Abs.
Neme!

rpaoliello

Senhores;

Vejo este tópico com pessoas muito preocupadas com o assunto em tela. Devemos ter em mente antes de tudo apenas uma palavra ao dar corda: DELICADEZA.

Após, devemos pensar; necessitamos dar corda todos os dias na mesma hora? Seria necessário contar o número de voltas dadas na coroa?

Usando de prolepse digo que seria sim necessário caso estivéssemos a bordo de uma embarcação operando um cronômetro marítimo, e cumprindo normas para extrair o máximo de precisão. Agora, se não estiver preocupado em alterar, sei lá alguns segundos/dia em seu relógio dê corda somente uma vez enquanto não acabar a reserva de marcha, lembrando da tal delicadeza !!! (sem forçar, com o relógio fora do pulso...)

Abraço.

Renato