Relógio Casa Massom

  • 12 Respostas
  • 4395 Visualizações
Relógio Casa Massom
« Online: 26 Fevereiro 2009 às 12:03:46 »
Prezados

Primeiramente quero parabenizar os criadores e moderadores do forum. Os assuntos e trocas de informações são fantásticas.

Tenho um relógio (corda manual) cuja marca é Massom, e pelo que sei era fabricado pela casa Massom, de Porto Alegre.

Este modelo que herdei é o mesmo que vinha com a marca de uma distribuidora de publicações (no meu caso, Distribuidora Fernando Chinaglia, mas já vi da Revista Manchete, Distribuidora Nacional de Publicações, etc).

Consulto se alguém já teve ou viu sobre esses relógios, e qualquer informação a respeito será bem vinda.

Abraço

Marcos Eduardo
Ctba/PR
Abraço
Marcos Eduardo
Curitiba

*

Pandolfi

Re: Relógio Casa Massom
« Resposta #1 Online: 26 Fevereiro 2009 às 12:28:35 »
Amigo Marcos, mostre as fotos do relógio que tenho certeza que os entendidos vão se manifestar.
Abraços.
Pandolfi

Re: Relógio Casa Massom
« Resposta #2 Online: 26 Fevereiro 2009 às 16:03:35 »
Pois é, Pandolfi, pensei nisso após ter encaminhado a pergunta.

Vou tirar fotos e logo mais encaminho.

Abraço

Marcos Eduardo
Abraço
Marcos Eduardo
Curitiba

Re: Relógio Casa Massom
« Resposta #3 Online: 27 Fevereiro 2009 às 11:52:55 »
Pessoal, segue foto, desculpem a (falta de) qualidade.

O relojoeiro que fez a revisão disse que o calibre era ST964 e que a máquina era suiça. Alguém mais sabe sobre a marca?



Abraço

Marcos Eduardo
Ctba/PR
Abraço
Marcos Eduardo
Curitiba

*

Alberto Ferreira

Re: Relógio Casa Massom
« Resposta #4 Online: 27 Fevereiro 2009 às 12:13:39 »
Salve!

Marcos,
Seja bem vindo!

Na verdade, o seu relojoeiro deve estar falando deste movimento aqui.

....
Fonte da imagem: http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&&2uswk&Standard_964


Quanto à marca Masson,
Trata-se originalmente de uma relojoaria de origem "sulina" (RS), eu creio, que durante muitos anos teve lojas pelo Brasil e comercializava relógios, feitos de encomenda, com a sua própria marca no mostrador.

O logotipo que aparece pintado é uma "propaganda", possivelmente feita pela empresa em questão para presentear seus clientes selecionados.

Abraços!

Re: Relógio Casa Massom
« Resposta #5 Online: 27 Fevereiro 2009 às 16:14:12 »
Exatamente, Alberto. Foi um presente da distribuidora para o meu pai.

Sei que o valor é mais por estimação do que comercial, e gostaria de saber se esse movimento suiço seria considerado de boa linhagem, etc., ou provavelmente terei problemas em breve.

O relógio ficou parado uns 7 ou 8 anos na gaveta e o relojoeiro disse que precisou muito pouco para voltar a funcionar...

Abraço e obrigado pelas informações

Marcos Eduardo
Abraço
Marcos Eduardo
Curitiba

Re: Relógio Casa Massom
« Resposta #6 Online: 27 Fevereiro 2009 às 16:28:21 »
O relógio ficou parado uns 7 ou 8 anos na gaveta e o relojoeiro disse que precisou muito pouco para voltar a funcionar...


Marcos, vc sabe nos dizer se o relojoeiro fez a revisão completa na máquina (limpeza, lubrificação etc)?
Ou ele só abriu a caixa e fez qualquer ajuste para começar a funcionar?

Abraços!
Rafael.

Re: Relógio Casa Massom
« Resposta #7 Online: 27 Fevereiro 2009 às 16:32:41 »
Oi Rafael

Ele me passou que somente fez limpeza e lubrificação e voltou a funcionar, paguei a troca somente de uma vedação e a coroa, ao que me lembre.

Abraço

Marcos Eduardo
Abraço
Marcos Eduardo
Curitiba

Re: Relógio Casa Massom
« Resposta #8 Online: 27 Fevereiro 2009 às 16:39:25 »
Oi Rafael

Ele me passou que somente fez limpeza e lubrificação e voltou a funcionar, paguei a troca somente de uma vedação e a coroa, ao que me lembre.

Abraço

Marcos Eduardo

Olha Marcos, então acho q vc não terá problemas futuros... pense bem, o relógio antigo, máquina suíça, revisado e funcionando!
Mesmo depois de todo esse tempo na gaveta!

Vc fez muito bem em levá-lo para a revisão...

Na minha opinião, pode mandar a ver!!! USE-O  ;)

Abraços!
Rafael.

Re: Relógio Casa Massom
« Resposta #9 Online: 27 Fevereiro 2009 às 16:48:34 »
É isso mesmo.

Como falei em outro tópico, é o tipo de relógio que eu gosto.

Após um bom período usando quartz, nada como um 'corda manual' (ou em breve um automático) no pulso.

Abraço

Marcos Eduardo
Abraço
Marcos Eduardo
Curitiba

*

Alberto Ferreira

Re: Relógio Casa Massom
« Resposta #10 Online: 27 Fevereiro 2009 às 18:06:28 »
...
Sei que o valor é mais por estimação do que comercial, e gostaria de saber se esse movimento suiço seria considerado de boa linhagem, etc., ou provavelmente terei problemas em breve.

O relógio ficou parado uns 7 ou 8 anos na gaveta e o relojoeiro disse que precisou muito pouco para voltar a funcionar...
...


Salve!

O movimento é básico, mas bom.
Prova disso é que o relógio durou todo esse tempo, mesmo tendo sido deixado em uma gaveta qualquer, sem uso, e certamente, com os cuidados devidos (lubrificações, vedação, uso adequado, etc.), funcionará por muitos e muitos anos mais.
Você pode ficar "sossegado" quanto a isso.

Esta é uma característica, marcante, dos bons relógios mecânicos, sejam eles "sofisticados", ou não.
Eles "voltam à vida" numa boa, se receberem os ciuidados adequados!
 ;)

Um abraço!
 8)

*

Pandolfi

Re: Relógio Casa Massom
« Resposta #11 Online: 28 Fevereiro 2009 às 18:19:02 »
Amigo Marcos, não falei que era só mostrar a foto que o pessoal batia o martelo?
Pandolfi

Re: Relógio Casa Massom
« Resposta #12 Online: 02 Março 2009 às 10:14:31 »
É isso aí Pandolfi, vc tinha toda razão.

Agora já tenho até as fotos detalhadas do movimento.

Obrigado!

Abraço

Marcos Eduardo
Abraço
Marcos Eduardo
Curitiba