[Desmonte] Lanco 1003N

  • 22 Respostas
  • 7265 Visualizações
*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
[Desmonte] Lanco 1003N
« Online: 23 Outubro 2011 às 00:18:32 »
Olá pessoal, hoje coloquei a mão no Lanco para desmontar, que foi enviada pelo amigo Murilo.
É uma máquina bonita, fácil para desmontar, como diz o amigo Meneghetti, (vamos ver para montar se vai ser o mesmo doce) ;D

Dados técnicos do movimento.
Nome / Calibre
Langendorf 1003N

Características:
Corda Manual
Segundos Central
Diâmetro= 23.3mm, 10.5'''
Altura= 3.9mm
17 jewels
19800 Bp/h
Reserva de Marcha 44h
Fonte dos dados acima.

Então vamos lá para as fotos... farei duas observações durante a postagem das fotos.


Mostrador em ótimo estado, ponteiros já estão esqueletizado, sem o material luminoso, mais em bom estado.


Usando o esquema do papel, para evitar danificar o mostrador.


Ponteiros já retirados, usando duas chaves de fenda, o mesmo esquema usado no Tissot, e nos demais desmontes que fiz.



Mostrador retirado, apenas com algumas pequenas sujeiras, nada que uma borracha em vinil não resolva :D, parte de baixo, em bom estado com pés inteiros e retos.


Já sem o mostrador, podemos ver a Roda de Horas, Mola da Tirete, debaixo dela parte da Báscula, e debaixo de tudo isso, Pinhão Coulant (Macho) e Pinhão de Transmissão (Fêmea).

Agora vamos para a parte mais importante...



Movimento muito conservado, e muito bonito, porém não está funcionando.



Balanço retirado, com eixo inteiro, e em bom estado.



Ancora e sua ponte, já retiradas, Âncora está em bom estado.



Retirados, Roda de Carga da Corôa, Roda do Tambor de Carga.



Retirada a Ponte do Tambor de Carga, com a Cliquet da Roda do Tambor de Carga




Tambor de Carga, retirado, e frente e verso do Tambor de Carga.
 


Retirada a Ponte da Rodagem.



Rodas de Segundos, Roda Primeira e Roda de Escapamento, já a Roda de Centro, fica presa por uma Ponte á parte no Movimento. Tem  movimentos, que essa roda fica na parte do Mostrador.


OBS 1 Roda de Escapamento, com eixo superior, quebrado :'(, por isso o movimento não reagiu, quando retirei a Âncora, parecia estar travado.



Ponte da Roda de Centro, retirada.


Fiz essa foto, para que vejam, que nessa Roda, tem um furo, o eixo da Roda de Segundos, passa por dentro dela.



Roda de Horas, retirada, para soltar a Roda de Centro, tem que tirar a Chausée, para retirar, eu uso um alicate de bico fino, não pode colocar muita força no aperto, se não pode danificar a peça, use o mínimo de força possível, o suficiente para puxar ela para cima. (primeira vez, morri de medo) ;D


[/img]https://lh6.googleusercontent.com/-wi2svZZBNVo/TqNdfrEcK5I/AAAAAAAABqI/QMdiVI6T_Kw/s640/Foto1554.jpg[/img]
Platina principal, quase "pelada", Roda de Centro, Chausèe e Roda De Horas.




Essa pequena ponte que foi retirada, segura  Pinhão de Transmissão da Minuteria, e Roda Intermediária da Minuteria




Retiradas a  Pinhão de Transmissão da Minuteria, e Roda Intermediária da Minuteria



Retirada a Mola da Tirete.



Bácula, e Mola da Báscula retirados, sobrou apenas a Tirete.



OBS2 Ao puxar a Tige, já que a Tirete estava solta, de instante,achei que a Tige era bi partida, mais olhando bem, constatei que a mesma está quebrada.



Tirete retirada, sobrou apenas o Pinhão Coulant (Macho), e Pinhão de Transmissão (Fêmea), que estão presas pelo resto que sobrou da Tige.



Consegui soltar o Pinhão Coulant (Macho), e Pinhão de Transmissão (Fêmea) que estavam presos pelo pedaço da Tige, usando um pedacinho de fio. (improviso) ;D ;D




Platina principal, totalmente desnuda.

Nesse desmonte fiz duas observações, 1ª: A Roda de Escapamento está com eixo superior quebrado, : Tige está partida no meio.

Caros colegas, quais são as dificuldades de encontrar essas peças ?? (Grato desde já pelas respostas)

Mesmo assim irei monta-la, pois creio que não será tão fácil assim achar essas peças...

Agradecimentos.
Quero agradecer todo o apoio que estou recebendo dos caros colegas para os meus desmontes, principalmente aos amigos Murilo, Meneghetti e Paulistano.


Caso colegas vejam algum erro na nomenclatura das peças, favor avisar, pois ainda estou aprendendo.  ;)

Pro enquanto é isso aí Pessoal!!

Um grande abraço a todos, e um ótimo domingo !!

Até a próxima. :)



« Última modificação: 23 Outubro 2011 às 00:28:10 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: [Desmonte] Lanco 1003N
« Resposta #1 Online: 23 Outubro 2011 às 01:01:41 »
Daqui a pouco teremos um novo relojoeiro nas paradas..!  ;)

Abraços!

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: [Desmonte] Lanco 1003N
« Resposta #2 Online: 23 Outubro 2011 às 01:08:37 »
Daqui a pouco teremos um novo relojoeiro nas paradas..!  ;)

Abraços!

Muito obrigado caro Shun !!

Quem me dera, pois tenho muito o que aprender, por enquanto, é um adendo ao nosso maravilhoso hobby !!

Tenha um ótimo domingo!! ;)
Abraços,
Cigano!

*

Offline VIP

  • *****
  • 1.576
    • Ver perfil
Re: [Desmonte] Lanco 1003N
« Resposta #3 Online: 23 Outubro 2011 às 02:25:02 »
Parabéns, cada vez melhor.
 :D
Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: [Desmonte] Lanco 1003N
« Resposta #4 Online: 23 Outubro 2011 às 11:13:56 »
Parabéns, cada vez melhor.
 :D


Muito Obrigado caro amigo VIP, ainda quero ver ela funcionando!! ;)
Abraços,
Cigano!

*

Offline leon

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: [Desmonte] Lanco 1003N
« Resposta #5 Online: 23 Outubro 2011 às 11:23:22 »
Parabens meu amigo , daqui a pouco ja posso enviar os meus relogios para fazeres a revisao.......continuas no bom caminho meu AMIGO....forte abraço
Leon
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

Re: [Desmonte] Lanco 1003N
« Resposta #6 Online: 23 Outubro 2011 às 13:29:31 »
 8) 8) 8) parabens caro colega cigano  8) 8) 8)

*

Offline leon

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: [Desmonte] Lanco 1003N
« Resposta #7 Online: 23 Outubro 2011 às 13:37:09 »
8) 8) 8) parabens caro colega cigano  8) 8) 8)


Faltou o " aluno " caro Amigo MENEGHETTI...eheheheh
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

Re: [Desmonte] Lanco 1003N
« Resposta #8 Online: 23 Outubro 2011 às 17:59:10 »
Cigano
PARABÉNS.
amanhã vou ao centro e tentarei trocar o eixo do balanço. aproveito e compro as duas peças. te mando tudo junto.
abraços.
« Última modificação: 23 Outubro 2011 às 18:47:14 por Paulistano »

Re: [Desmonte] Lanco 1003N
« Resposta #9 Online: 23 Outubro 2011 às 18:38:25 »
 ;D ;D ;D ;D valeu ai leon  8) 8) 8) 8) parabens ao meu caro aluno cigano  8) 8) 8) 8)

Abraços

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: [Desmonte] Lanco 1003N
« Resposta #10 Online: 24 Outubro 2011 às 02:12:25 »
Parabens meu amigo , daqui a pouco ja posso enviar os meus relogios para fazeres a revisao.......continuas no bom caminho meu AMIGO....forte abraço
Leon

Muito obrigado amigo Leon, e fico feliz pelas considerações!!
Opa quem sabe um dia, terei o prazer de revisar as suas belas peças amigo!!

Bom saber que está tudo bem contigo!! ;)

Muito obrigado pelo apoio, tenha uma ótima semana!! :D ;)



8) 8) 8) parabens caro colega cigano  8) 8) 8)

Muito obrigado mestre, mais o culpado é você ;D ;D ;) !!
Pois quando se perde o medo, aí já era, parece vicio!!
Valeu, tenha uma ótima semana!! :D ;)



8) 8) 8) parabens caro colega cigano  8) 8) 8)


Faltou o " aluno " caro Amigo MENEGHETTI...eheheheh

Bem lembrado amigo Leon... ;D ;D ;D ;D


Cigano
PARABÉNS.
amanhã vou ao centro e tentarei trocar o eixo do balanço. aproveito e compro as duas peças. te mando tudo junto.
abraços.

Só me resta agradecer...
Aqui vai o meu Muitíssimo Obrigado amigo Paulistano, já estou feliz por você contribuir para que essa máquina volta a funcionar, pois aqui em CG-MS, está ficando raro encontrar peças, quando encontra, querem vender a preço de ouro !!

Thanks !! Tenha uma ótima semana!! 8) ;)


;D ;D ;D ;D valeu ai leon  8) 8) 8) 8) parabens ao meu caro aluno cigano  8) 8) 8) 8)

Abraços

Agora assim, Muito obrigado mestre Meneghetti!!

Tenha uma ótima Semana!! :D





« Última modificação: 24 Outubro 2011 às 03:11:32 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: [Desmonte] Lanco 1003N
« Resposta #11 Online: 24 Outubro 2011 às 10:34:42 »
Caro Citano,
Muito bem detalhado. Tenho sempre uma certa dificuldade com a parte "da frente", abaixo do mostrador, mas acompanhando esse desmonte, acredito que vou ter mais coragem daqui pra frente.
Abraços
Átalo

Re: [Desmonte] Lanco 1003N
« Resposta #12 Online: 24 Outubro 2011 às 11:23:21 »
Pô Cigano, fala pra gente onde é o ninho de sucata que você encontrou  :D ... tô doido atrás de algumas ...  :-[ :-[ :-[
Bacana mesmo, parabéns!

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: [Desmonte] Lanco 1003N
« Resposta #13 Online: 24 Outubro 2011 às 11:26:18 »
Lourival,
Tem MP pra vc. E tenho umas sucatinhas também.
Abração.
Átalo

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: [Desmonte] Lanco 1003N
« Resposta #14 Online: 24 Outubro 2011 às 12:34:28 »
Caro Citano,
Muito bem detalhado. Tenho sempre uma certa dificuldade com a parte "da frente", abaixo do mostrador, mas acompanhando esse desmonte, acredito que vou ter mais coragem daqui pra frente.
Abraços
Átalo

Muito obrigado caro Atalo, pois é, eu ainda tenho medo, mais esse aqui é simples, pois tem apenas uma mola, que é a da báscula, é facil de voltar elas no lugar, eu uso a pinça e um palito de madeira, ou um palito de acrílico que fiz !!

Desmonte em um lugar com espaço, pois se algo voar você vai saber que está nesse espaço....
Quando eu vejo uma peça, que está em local meio complexo de gravar na cabeça, eu tiro umas fotos a mais, assim não me perco na hora de montar!!

Valeu pela visita, tenha uma ótima semana!!

Pô Cigano, fala pra gente onde é o ninho de sucata que você encontrou  :D ... tô doido atrás de algumas ...  :-[ :-[ :-[
Bacana mesmo, parabéns!

Caro Lourival, essas duas últimas foram enviadas pelo amigo Murilo, as outras anteriores foram me enviadas pelo mestre Meneghetti!!
Todas elas com algum probleminha.... mais ainda chances muito grande de voltar a viver!!
O caro amigo Paulistano, está me ajudando com as peças que faltam para isso acontecer !! 

Valeu pela visita, tenha uma ótima semana!!

« Última modificação: 24 Outubro 2011 às 12:39:55 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

*

murilolsd

Re: [Desmonte] Lanco 1003N
« Resposta #15 Online: 24 Outubro 2011 às 16:37:44 »
Bravo! ;D
Mais uma bela aula! ;)
Abraço!
Murilo

*

Offline SlacKK

  • ***
  • 194
    • Ver perfil
Re: [Desmonte] Lanco 1003N
« Resposta #16 Online: 24 Outubro 2011 às 17:28:55 »
Grande cigano, continue assim que você vai muito longe do hobby, vai virar ofício, e que belo ofício....  :D
Abraço!
_________________
Gustavo Loureiro

Re: [Desmonte] Lanco 1003N
« Resposta #17 Online: 26 Outubro 2011 às 18:53:58 »
Cigano e mestre Meneguetti
estive em duas grande fornituras de SP e não encontrei a tige e a roda de escape para o 1003n.
se o Cigano quiser, podemos mandar pivotar o eixo. o serviço sai em torno de R$20,00.
Continuarei tentando.
abraços.

Re: [Desmonte] Lanco 1003N
« Resposta #18 Online: 26 Outubro 2011 às 20:26:58 »
Op´s mestre eu  ??? ??? ??? ??? ;D ;D ;D ;D ;D  só tenho um aluno que é muito esforçado alem disso é muito  dedicado  8) 8) 8) 8) 8) 8)  então merito é dele do cigano  8) 8) 8) 8)  ;D ;D ;D ;D ;D ;D  eu sou um mero expectador  8) 8) 8) 8) 8) 8)  estou procurando uma maquina pra repor as peças quebradas   8) 8) 8) 8) 8) 8)

Abraços a todos  8) 8) 8) 8)

Meneghetti  8) 8) 8) 8) 8)

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re: [Desmonte] Lanco 1003N
« Resposta #19 Online: 27 Outubro 2011 às 00:36:02 »
Vendo os desmontes da galera e, sendo testemunha que eu também, certa feita, entrei no vício e desmontei uns 20 relógios ou mais, mas depois parei, por falta de espaço em Brasília, "prigunto" a vocês: estão limpando e lubrificando tudo?

Digo isso porque eu limpava tudo com escovinha (o método tradicional), palitos, etc, na benzina e depois fazia os troços funcionarem. Usava, claro, apenas dois óleos diferentes: fino e grosso da Microtime, porque senão era demais para brincar com sucata.

A única coisa que, mesmo na época, tomava na cabeça era retirar o balanço completo (ninguém faz isso com as máquinas, mas é impossível limpar o troço direito sem fazê-lo), limpá-lo, montá-lo e, o pior: lubrificar contra pedras. Sempre ficava mais ou menos...



Flávio