Olá pessoal, hoje coloquei a mão no Lanco para desmontar, que foi enviada pelo amigo Murilo.
É uma máquina bonita, fácil para desmontar, como diz o amigo Meneghetti, (vamos ver para montar se vai ser o mesmo doce)
Dados técnicos do movimento.
Nome / Calibre
Langendorf 1003N
Características: Corda Manual
Segundos Central
Diâmetro= 23.3mm, 10.5'''
Altura= 3.9mm
17 jewels
19800 Bp/h
Reserva de Marcha 44h
Fonte dos dados acima.Então vamos lá para as fotos... farei duas observações durante a postagem das fotos.
Mostrador em ótimo estado, ponteiros já estão esqueletizado, sem o material luminoso, mais em bom estado.
Usando o esquema do papel, para evitar danificar o mostrador.
Ponteiros já retirados, usando duas chaves de fenda, o mesmo esquema usado no Tissot, e nos demais desmontes que fiz.
Mostrador retirado, apenas com algumas pequenas sujeiras, nada que uma borracha em vinil não resolva
, parte de baixo, em bom estado com pés inteiros e retos.
Já sem o mostrador, podemos ver a Roda de Horas, Mola da Tirete, debaixo dela parte da Báscula, e debaixo de tudo isso, Pinhão Coulant (Macho) e Pinhão de Transmissão (Fêmea).
Agora vamos para a parte mais importante...
Movimento muito conservado, e muito bonito, porém não está funcionando.
Balanço retirado, com eixo inteiro, e em bom estado.
Ancora e sua ponte, já retiradas, Âncora está em bom estado.
Retirados, Roda de Carga da Corôa, Roda do Tambor de Carga.
Retirada a Ponte do Tambor de Carga, com a Cliquet da Roda do Tambor de Carga
Tambor de Carga, retirado, e frente e verso do Tambor de Carga.
Retirada a Ponte da Rodagem.
Rodas de Segundos, Roda Primeira e Roda de Escapamento, já a Roda de Centro, fica presa por uma Ponte á parte no Movimento. Tem movimentos, que essa roda fica na parte do Mostrador.
OBS 1 Roda de Escapamento, com eixo superior, quebrado
, por isso o movimento não reagiu, quando retirei a Âncora, parecia estar travado.
Ponte da Roda de Centro, retirada.
Fiz essa foto, para que vejam, que nessa Roda, tem um furo, o eixo da Roda de Segundos, passa por dentro dela.
Roda de Horas, retirada, para soltar a Roda de Centro, tem que tirar a Chausée, para retirar, eu uso um alicate de bico fino, não pode colocar muita força no aperto, se não pode danificar a peça, use o mínimo de força possível, o suficiente para puxar ela para cima. (primeira vez, morri de medo)
[/img]https://lh6.googleusercontent.com/-wi2svZZBNVo/TqNdfrEcK5I/AAAAAAAABqI/QMdiVI6T_Kw/s640/Foto1554.jpg[/img]
Platina principal, quase "pelada", Roda de Centro, Chausèe e Roda De Horas.
Essa pequena ponte que foi retirada, segura Pinhão de Transmissão da Minuteria, e Roda Intermediária da Minuteria
Retiradas a Pinhão de Transmissão da Minuteria, e Roda Intermediária da Minuteria
Retirada a Mola da Tirete.
Bácula, e Mola da Báscula retirados, sobrou apenas a Tirete.
OBS2 Ao puxar a Tige, já que a Tirete estava solta, de instante,achei que a Tige era bi partida, mais olhando bem, constatei que a mesma está quebrada.
Tirete retirada, sobrou apenas o Pinhão Coulant (Macho), e Pinhão de Transmissão (Fêmea), que estão presas pelo resto que sobrou da Tige.
Consegui soltar o Pinhão Coulant (Macho), e Pinhão de Transmissão (Fêmea) que estavam presos pelo pedaço da Tige, usando um pedacinho de fio. (improviso)
Platina principal, totalmente desnuda.
Nesse desmonte fiz duas observações,
1ª: A Roda de Escapamento está com eixo superior quebrado,
2ª: Tige está partida no meio.
Caros colegas, quais são as dificuldades de encontrar essas peças ?? (Grato desde já pelas respostas)
Mesmo assim irei monta-la, pois creio que não será tão fácil assim achar essas peças...
Agradecimentos.
Quero agradecer todo o apoio que estou recebendo dos caros colegas para os meus desmontes, principalmente aos amigos Murilo, Meneghetti e Paulistano.
Caso colegas vejam algum erro na nomenclatura das peças, favor avisar, pois ainda estou aprendendo.
Pro enquanto é isso aí Pessoal!!
Um grande abraço a todos, e um ótimo domingo !!
Até a próxima.