AJUDA COM OMEGA

  • 9 Respostas
  • 3479 Visualizações
AJUDA COM OMEGA
« Online: 05 Novembro 2011 às 21:54:50 »
Saudações amigos!

Esse simpático Omega foi de meu bisavô, depois do meu avô e agora é meu ;D. Recentemente passou por uma revisão e polimento.






Creio que seja um dos primeiros modelos com caixa de aço, aliás, é a única coisa que sei sobre o relógio.

Gostaria da ajuda dos mestres para obter mais dados técnicos sobre o relógio, principalmente sobre o ano de fabricação.

Ah! Compensa restaurar o mostrador?

Abraços!
BRUNO BERNARDI

*

Alberto Ferreira

Re: AJUDA COM OMEGA
« Resposta #1 Online: 05 Novembro 2011 às 22:01:56 »
Salve!

Bruno,
Muito simpático mesmo.
Grato por postar.
E parabéns pelo cuidado com a peça, de família.  8)

Uma dica...
Aquele número (serial) gravado no movimento (9814479) pode indicar o ano (período aproximado) de fabricação do mesmo (do movimento).

Eu estou sem a tabela aqui, mas outro colega certamente poderá lhe indicar esta data.

Abraços,
Alberto

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: AJUDA COM OMEGA
« Resposta #2 Online: 05 Novembro 2011 às 23:04:30 »

Esse simpático...
Creio que seja um dos primeiros modelos com caixa de aço, aliás, é a única coisa que sei sobre o relógio.


Oi Bruno,
Não é exatamente um dos primeiros modelos em aço da Omega, mas é sim um dos primeiros calibres de 30mm.......digamos que de primeira geração........máquina "branca", e aquele rubi de marajá no eixo do balanço......."sem o sistema anti-shock"(incabloc).
Nestes anos onde o número de série está na casa dos 9 milhões, é uma bagunça danada, então chutaria que o ano dele é 1940/1941.
Como vem passando de geração, eu pediria um extrato da Omega para saber o exato ano...........75,00 Francos suíços vale a pena para um exemplar desta natureza, somado a este histórico!
Está muito agradável, e ainda com a coroa original!
Parabéns!

Abs

Gravina

Ps. Um acerto na raquete iria bem, uma vez que passou por revisão.



*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: AJUDA COM OMEGA
« Resposta #3 Online: 06 Novembro 2011 às 00:06:34 »
Saudações amigos!

.............

Ah! Compensa restaurar o mostrador?

Abraços!


Eu não faria a restauração do mostrador. No meu (que fique claro: essa é somente a minha opinião!) entender, acho que se perderia um pouco da história da peça.
No máximo, uma limpeza cuidadosa.

Abraço e, parabéns pelo relógio!
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

Re: AJUDA COM OMEGA
« Resposta #4 Online: 06 Novembro 2011 às 00:21:43 »
que história legal.
lindo relógio. PARABÉNS.
eu concordo integralmente com o amigo Sá. não mexa no mostrador.
ele faz parte da história, e assim deve ser conservado.
coloque uma bonita pulseira e só.
desfile com orgulho, e diga para todos a importância que esse pequeno objeto tem na vida de sua fam´´ilia.
um grande abraço,.

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: AJUDA COM OMEGA
« Resposta #5 Online: 06 Novembro 2011 às 02:19:14 »
Bonito relógio, e linda história...
Eu não mexeria no mostrador, deixaria como estava...
Tenho um relógios que estava com dial desgastado pelo tempo, porém tempos atrás, ele levou um baita tombo, a tinta do dial descascou, e muito, além de tudo quebrou o eixo do BC, e o relógio parou, então com isso resolvi dar uma personalizada nele,  um amigo forista, me enviou uma máquina completa, do mesmo calibre do dele, então coloquei a máquina completa nele, e voltou a vida do relóginho!!

Depois vou abrir um tópico para mostrar um "antes e depois"

PS: acho que uma troca ou polimento do acrílico também cairia bem, além da regulagem da raquete do balanço, pois um relógio revisado, e com bom funcionamento, não de veria estar com ela toda virada para o "+"
Abraços,
Cigano!

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: AJUDA COM OMEGA
« Resposta #6 Online: 06 Novembro 2011 às 10:09:42 »

Esse simpático...
Creio que seja um dos primeiros modelos com caixa de aço, aliás, é a única coisa que sei sobre o relógio.


Ps. Um acerto na raquete iria bem, uma vez que passou por revisão.


 :P
Ato falho "lapsus linguae" , desculpem-me
Acho que estava com pensamentos na elegante Maria Esther Bueno

Leia-se "regulador"

Abs

Gravina

Re: AJUDA COM OMEGA
« Resposta #7 Online: 06 Novembro 2011 às 10:21:10 »
Primeiramente, quero agradecer à aula de relojoaria que os mestres proporcionaram.

Gravina e Cigano, obrigado pela observação da raquete. Depois que foi revisado, eu só abri para fotografar, e não reparei na posição.

Sá, concordo com a sua opinião, vou mantê-lo como está, trocarei apenas o acrílico.

Aliás, após a revisão usei apenas uma vez, e depois foi para a caixinha improvisada dele. Procuro reservar essa peça para ocasiões em que os antigos donos mereçam ser lembrados e estar presente de alguma forma.

Aproveitando o embalo ;D, além do simpático citado acima, tenho outro Omega, mas de bolso, que foi do meu bisavô paterno, que ganhava a vida como relojoeiro (que inveja boa eu sinto do velhinho) e ourives. Esse, infelizmente, eu não conheci, mas deixou sua história gravada nessa peça abaixo, que até hoje funciona com perfeição.





Agradeço a todos os amigos foristas pelas valiosas observações.

Abraços!
BRUNO BERNARDI

Re: AJUDA COM OMEGA
« Resposta #8 Online: 06 Novembro 2011 às 10:24:50 »

Esse simpático...
Creio que seja um dos primeiros modelos com caixa de aço, aliás, é a única coisa que sei sobre o relógio.


Ps. Um acerto na raquete iria bem, uma vez que passou por revisão.


 :P
Ato falho "lapsus linguae" , desculpem-me
Acho que estava com pensamentos na elegante Maria Esther Bueno

Leia-se "regulador"

Abs

Gravina

 :D ;)

Que isso mestre! Não tem do que se desculpar...

Abraços!
BRUNO BERNARDI

Re: AJUDA COM OMEGA
« Resposta #9 Online: 06 Novembro 2011 às 10:49:55 »
Belo Omega!!!  ;)

E siga a dica do Gravina, vale a pena pesquisar junto à Omega sobre esse relógio!!!  ;)

abs
Rafael.