PEGWOOD ou PITHWOOD? Você sabe para que eles servem?

  • 12 Respostas
  • 4155 Visualizações
*

Alberto Ferreira

PEGWOOD ou PITHWOOD? Você sabe para que eles servem?
« Online: 11 Novembro 2011 às 12:21:09 »
...Ou na verdade, qual seria a diferença entre eles?   ::)


Salve, amigos.
Este assunto surgiu em meio aos relatos das experiências de colegas nossos em um dos tópicos de desmontagens.

Para que o assunto eventualmente não se desenvolva lá, atrapalhando o foco daquele interessante tópico...
Eu transcrevo a parte de que falo para cá...


Átalo,
Eles pegam um pedaço de madeira com uns 5 mm de diâmetro e fazem um "chanfro" em uma das pontas com se fosse uma chave de fenda (com mais ou menos 5 mm de largura). Os caras colocam a maldita molinha no lugar, seguram a danada com este pedacinho de madeira apertando contra o movimento e, com a pinça, chegam a famigerada no lugar. Deu pra entender?

Eu faço isso também, só que fiz esta ferramenta, com um pedaço de acrílico de 5mmx5mm !!
Com ela, as molinhas pararam de voar !! ;D ;D
Pois é Cigano,
se você assistir alguns videos de relojoeiros japoneses eles usam uma ferramenta que me pareceu acrílico .... parece uma caneta de vidro mas acho que é o tal policarbonado ou sei-lá-o-que! Com madeira fica mais fácil  ;D ;D ;D no começo usava aqueles pauzinhos que os japas usam para comer mas fiquei com medo pois o troço é feito de bambu e bambu solta fiapos pra caramba aí mudei pra madeira comum mesmo. ;) o tal pegwood


Sim Lourival, percebi já em alguns videos... vou tentar fazer um "pegwood".... pois como a madeira é menos lisa que o acrílico, pode mesmo facilitar, assim evita de uma "escorregada" na hora de forçar para encaixar a mola no lugar!!

Obrigado pela dica....

Tenho novidades a respeito desmonte, hoje uma ST 69 (calibre meio sexual né??  ;D ;D)...
Até mais tarde com tópico novo!! 8)


Salve, amigos!

Apenas com o objetivo de deixar mais claro, e evitar que eventualmente quem nos acompanha possa ficar com uma impressão equivocada.

Ok. Eu sei que o termo "pegwood" foi usado de forma, digamos, figurada.

Mas, para quem não conhecia o termo, saibam que o "pegwood" é um material específico, ok?
Uma espécie (um tipo específico) de madeira com características, digamos, bastante "plásticas" (meio "borrachenta", se é que podemos dizer isso...  ;)).





Portanto não é apenas uma haste de madeira (de qualquer tipo) usada para "segurar" peças, na sua aplicação pelos relojoeiros é mais que isso.

É certo que ela também pode ser usada para a função de que estamos falando aqui, no caso de segurar as molas, etc, mas ela tem características próprias.

Na verdade, além de pegar (reter) peças, as hastes de "pegwood" são muitas vezes usadas para "limpar" o movimento, removendo algo indesejável que lá esteja, etc.

Ou para limpar a ponta de pinças e chaves.




O que não poderia ser feito com uma haste de plástico, ou outro tipo de madeira.

Um abraço a todos!
Alberto



Apenas com o objetivo de deixar mais claro, e evitar que eventualmente quem nos acompanha possa ficar com uma impressão equivocada.
Ok. Eu sei que o termo "pegwood" foi usado de forma, digamos, figurada.
Na verdade, além de pegar (reter) peças, as hastes de "pegwood" são muitas vezes usadas para "limpar" o movimento, removendo algo indesejável que lá
Bom dia Alberto,
me desculpe o uso do termo mas é que, até hoje, não consegui descobrir o equivalente em português ... já li uma vez que o tal pegwood seria derivado de laranjeira .. o bom e velho pau de laranjeira que as manicures usam aqui no Brasil ... mas depois que comprei nos EUA vi que é muito diferente ... ou então qui no Brasil não usam pau de laranjeira mesmo ... e sim pedaço de ripa  ;D ;D ;D

Na verdade, além de pegar (reter) peças, as hastes de "pegwood" são muitas vezes usadas para "limpar" o movimento, removendo algo indesejável que lá esteja, etc.
Ou para limpar a ponta de pinças e chaves.

O que não poderia ser feito com uma haste de plástico, ou outro tipo de madeira.

Aqui acho que aqui você se enganou .... este utilizado para limpar pinças, pica óleos (ou seria pinga óleo?  ??? ??? ???), chaves de fenda etc etc é o tal PITHWOOD, este sim é o nosso bom e velho SALGUEIRO .... depois de seco o danado vira uma bucha!
Tem um texto aqui pra quem tiver saco de ler ... http://mb.nawcc.org/showthread.php?t=2750 ... e se confundir todo !:0) :) :)
Abraços a todos,
Lourival


Salve!

Lourival, grato pelo reparo.
Para isso nós nos esforçamos aqui, para aclarar e principalmente não passar informações imprecisas adiante.
Este é sempre o objetivo de quem leva o nosso FRM a sério.

Realmente, há a dúvida (ou confusão de termos) sobre o que são e quais as funções, no uso por relojoeiros, do pegwood e do pithwood.
Não exatamente quanto ao uso, mas quanto às características dos dois materiais, que muitos realmente confundem.

A minha postagem, no ponto em que eu "exemplifiquei" o uso para a limpeza de ferramentas, foi mesmo imprecisa e pode causar a confusão que eu pretendi evitar.
Mais uma vez eu agradeço o seu comentário.  8)

Mas,...
Aquele site que o amigo indicou é um "fórum", como o nosso FRM.
Portanto, sem desmentir... Não é isso, mas eu apenas uso o exemplo aqui como um alerta (um toque) para que nós vejamos como, de fato, uma "informação" pode ser "propagada" e apresentada como "prova", como fato...
E isso foi apenas um comentário, ok?

Mas voltando ao ponto...
Eu acho interessante que nós voltemos ao tema "pegwood vs. pithwood" para que eventualmente, à luz das informações de que outros colegas disponham, possamos tirar (se for o caso, mais alguma conclusão.


De novo, apenas para exemplificar...

Vejam como o conhecido site de vendas de acessórios e ferramentas para relojoeiros, o Otto Frei, trata e descreve os dois "produtos".





Fonte:
http://www.tztoolshop.com/FB_Catalog_Cleaning_Suppllies.html

Abraços a todos!
Alberto



Ok?
E aí?

Vamos continuar o "papo" aqui?

Abraços a todos,
Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: PEGWOOD ou PITHWOOD? Você sabe para que eles servem?
« Resposta #1 Online: 11 Novembro 2011 às 12:50:10 »
Vou à minha definição:

Pegwood é o conhecido palitinho de laranjeira. Usamos suíços. É uma madeira ótima para travar molas, segurar peças, "cutucar" peças para ver se se movem, pois é delicado com o metal, ou seja, não risca as peças, coisa que aconteceria se usasse uma pinça ou chave de fenda para a mesma função. Com a vantagem de ser uma madeira muito sólida, que pouco absorve oleosidade e especialmente não solta ferpas ou lascas. Pode ser usada também para limpeza em alguns casos, esfregando o palito na peça.

Já o Pithwood é aquela madeira bem esponjosa, uma espécie de sabugo. Não é usada no relógio, mas para limpar a ponta das ferramentas ou espetar o pica-óleo nele, tal como o Rodico.

Abraços!

Adriano

Re: PEGWOOD ou PITHWOOD? Você sabe para que eles servem?
« Resposta #2 Online: 11 Novembro 2011 às 13:00:04 »
complementando a aula do mestre Adriano, segue fotos do "pegwood", os quais uso para tudo isso que ele falou, e mais para palitar os rubis, já que devido à dureza da madeira ele pode ser muito afiado, a ponto de entrar nos buraquinhos dos rubis e mover a sujeira, antes da lavagem, ou após.



não tenho uma máquina muito poderosa, mas se vocês vissem como fica a ponta da vareta iriam ficar impressionados.
é uma grande aquisição para quem quer fazer um trabalho bem feito.
os meus me foram presenteados por um grande relojoeiro aqui de SP, que por sua vez os recebeu de presente de um grande mestre, dono de uma das fornituras mais antigas de SP.

abraços.

Re: PEGWOOD ou PITHWOOD? Você sabe para que eles servem?
« Resposta #3 Online: 11 Novembro 2011 às 13:09:48 »
Perdão pela falha ... respondi lá no outro tópico antes de ver que você havia aberto um só pra isso ... repito aqui o que disse lá.
Abraços
Lourival


Citação de: Alberto Ferreira em Hoje às 10:38:27
...
Aquele site que o amigo indicou é um "fórum", como o nosso FRM.
Portanto, sem desmentir... Não é isso, mas eu apenas uso o exemplo aqui como um alerta (um toque) para que nós vejamos como, de fato, uma "informação" pode ser "propagada" e apresentada como "prova", como fato...
...
Pois é, Alberto, coloquei o link e acrescentei no final  "... e se confundir todo" ... quis mostrar com isso que nem os gringos se entendem quanto à nomenclatura ou mesmo origens dos dois 
Quando disse que o pithwood era Salgueiro foi porque o meu "tutor" de relojoaria aqui em BH, um velho relojoeiro que está se aposentando foi quem me disse  ... segundo ele, antigamente vendiam estes sob o nome de sabugo ... que segundo ele era caule de salgueiro seco...
Como sou um autodidata no assunto, pra mim Alberto, no estágio em que me encontro, ainda não existem verdades em relojoaria ... ainda truco tudo o que leio ou vejo! São Tomé é pouco pra mim   
Abraços,
Lourival
« Última modificação: 11 Novembro 2011 às 14:19:13 por Lourival »

Re: PEGWOOD ou PITHWOOD? Você sabe para que eles servem?
« Resposta #4 Online: 11 Novembro 2011 às 13:35:32 »
Vi que o Peg Wood é encontrado em diversas medidas, como por exemplo, 2mm, 2,5mm, 3mm, 4mm, 6mm, etc.

Pergunta: Qual(is) a(s) medida(s) mais útil(eis) nos serviços usuais?

Abs,   

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: PEGWOOD ou PITHWOOD? Você sabe para que eles servem?
« Resposta #5 Online: 12 Novembro 2011 às 01:25:23 »
Grande aula caros colegas, pois para nós novatos ao ofício, ficamos meio perdidos por falta dessas informações,ou até mesmo pela diferença de temos usando entre línguas nas quais são escritas...

Vi que o Peg Wood é encontrado em diversas medidas, como por exemplo, 2mm, 2,5mm, 3mm, 4mm, 6mm, etc.

Pergunta: Qual(is) a(s) medida(s) mais útil(eis) nos serviços usuais?

Abs,   

Também tenho essa dúvida!!
Abraços,
Cigano!

Re: PEGWOOD ou PITHWOOD? Você sabe para que eles servem?
« Resposta #6 Online: 12 Novembro 2011 às 09:40:41 »
na verdade as varetinhas francesas ou suiças que me foram dadas possuem diâmetros variáveis.
contudo, dependendo do uso, você afia da grossura que quiser.
não sei se vocês entenderam, mas a cada limpeza de rubis, por exemplo, você tem que afiá-las de novo.
e tem macete para palitar os rubis: começe sempre pelo lado concavo, e depois que fizer todos, passe para o lado convexo.
vc vai receber, também, uma varetinha.

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: PEGWOOD ou PITHWOOD? Você sabe para que eles servem?
« Resposta #7 Online: 13 Novembro 2011 às 00:26:24 »
na verdade as varetinhas francesas ou suiças que me foram dadas possuem diâmetros variáveis.
contudo, dependendo do uso, você afia da grossura que quiser.
não sei se vocês entenderam, mas a cada limpeza de rubis, por exemplo, você tem que afiá-las de novo.
e tem macete para palitar os rubis: começe sempre pelo lado concavo, e depois que fizer todos, passe para o lado convexo.
vc vai receber, também, uma varetinha.


Gostei da dica, mais uma para mim aprimorar as futuras "revisões"..
Muito obrigado caro Paulistano!! 8)
Abraços,
Cigano!

Re:PEGWOOD ou PITHWOOD? Você sabe para que eles servem?
« Resposta #8 Online: 09 Março 2022 às 13:08:01 »
Onde encontrar no Brasil??
Grato
"Diante de soluções simples, os homens são cegos como morcegos diante da luz"

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:PEGWOOD ou PITHWOOD? Você sabe para que eles servem?
« Resposta #9 Online: 09 Março 2022 às 16:42:22 »
Nas minhas brincadeiras de "revisão", eu usava palitos de dente mesmo, cortados com canivete na medida que precisava. O pithwood, que parece uma cortiça menos denso, eu não tinha, usava uma bolotinha de Rodico. Mas quem está na bancada talvez indique substitutos para isso...

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:PEGWOOD ou PITHWOOD? Você sabe para que eles servem?
« Resposta #10 Online: 09 Março 2022 às 22:08:50 »
Você encontra nas fornituras do Centro de SP.

São materiais que ajudam para várias coisas e eu uso. As possibilidades de uso são infinitas, mas pela mesma razão, para quase todas há substitutos. Dá para viver sem.

Agora vamos considerar que desde a minha postagem neste tópico passaram-se 11 anos. E agora eu sou oficialmente um relojoeiro profissional. Eu parei de usar pith para limpar pica óleo e passei a usar Rodico. Dura mais tempo e não solta resíduo. A única coisa que ainda uso às vezes é para limpar cifras ou ponteiros em raros casos em que os bastões emborrachados próprios para isso não funcionam.

E os palitos de pegwood (palitos de laranjeira) só uso em raros casos para palitar algum orifício. Parei de usae para seguras peças pois mesmo os de boa qualidade às vezes soltam resíduo. Hoje uso um colocador de ponteiros com ponta de nylon para essa função.

A vantagem do palito de pegwood é que por ser uma madeira muito densa, não solta "farelos" como o palito de dente. Mas dá para usar palitos de dente sim no lugar deles, especialmente aqueles de bambú, que hoje estão bem fáceis de encontrar.

Abs.,

Adriano
« Última modificação: 09 Março 2022 às 22:11:41 por Adriano »

Re:PEGWOOD ou PITHWOOD? Você sabe para que eles servem?
« Resposta #11 Online: 10 Março 2022 às 14:21:31 »
Nas minhas brincadeiras de "revisão", eu usava palitos de dente mesmo, cortados com canivete na medida que precisava. O pithwood, que parece uma cortiça menos denso, eu não tinha, usava uma bolotinha de Rodico. Mas quem está na bancada talvez indique substitutos para isso...

Obrigado,Flávio!!
"Diante de soluções simples, os homens são cegos como morcegos diante da luz"

Re:PEGWOOD ou PITHWOOD? Você sabe para que eles servem?
« Resposta #12 Online: 10 Março 2022 às 14:22:35 »
Você encontra nas fornituras do Centro de SP.

São materiais que ajudam para várias coisas e eu uso. As possibilidades de uso são infinitas, mas pela mesma razão, para quase todas há substitutos. Dá para viver sem.

Agora vamos considerar que desde a minha postagem neste tópico passaram-se 11 anos. E agora eu sou oficialmente um relojoeiro profissional. Eu parei de usar pith para limpar pica óleo e passei a usar Rodico. Dura mais tempo e não solta resíduo. A única coisa que ainda uso às vezes é para limpar cifras ou ponteiros em raros casos em que os bastões emborrachados próprios para isso não funcionam.

E os palitos de pegwood (palitos de laranjeira) só uso em raros casos para palitar algum orifício. Parei de usae para seguras peças pois mesmo os de boa qualidade às vezes soltam resíduo. Hoje uso um colocador de ponteiros com ponta de nylon para essa função.

A vantagem do palito de pegwood é que por ser uma madeira muito densa, não solta "farelos" como o palito de dente. Mas dá para usar palitos de dente sim no lugar deles, especialmente aqueles de bambú, que hoje estão bem fáceis de encontrar.

Abs.,

Adriano

 Valeu,Adriano!
Particularmente, curto ressuscitar tópicos antigos :)
ABC!
"Diante de soluções simples, os homens são cegos como morcegos diante da luz"