Isqueiro Zippo!

  • 16 Respostas
  • 8543 Visualizações
*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Isqueiro Zippo!
« Online: 18 Novembro 2011 às 14:02:38 »
Caras, acesso pouco o botequim, mas esses dias lembrei de um troço bacana: alguém aqui gosta, tem ou coleciona Zippo's?

Eu tenho uma pequena coleção deles. Nem sou propriamente um colecionador, mas tenhol um bocado. E ao contrário dos colecionadores, que procuram peças com as pinturas especiais, todos os que tenho são dos modelos básicos, tradicionais.

O meu preferido, de uso diário, é um Vintage (modelo, não propriamente antigo) de prata esterlina. Ele fica belíssimo de duas maneiras: ou totalmente limpo e polido, ou o mais manchado possível!

O meu segundo preferido é um tradicional de cobre maciço. Assim como o de prata, ele só fica lindo totalmente limpo e polido ou totalmente patinado.

Tenho outros clássicos, como o Vintage todo de latão, tenho um Solid Brass clássico todo polido, tenho alguns Replica 1941, cromados e de latão, que são réplicas perfeitas na forma e nos detalhes dos modelos 1941, e vários outros, inclusive para cachimbo.

Um legal é o modelo Armor, que tem a chapa com o dobro da espessura. Indestrutível! Tenho um cromado polido bacana.

Uso-os para acender charutos, embora muitos charuteiros não recomendem. Ocorre que o antigo fluido tinha aquele cheiro de combustível de aviação. O fluido moderno tem muito menos cheiro e menos ainda depois de queimado. Para mim não interefere no aroma, então os uso.

Já tive também dois Zippo Blu, que são do tipo maçarico, próprio para charuto, mas são o maior fiasco que já vi. Muito estiloso, mas extremamente problemático. Um dos piores isqueiros maçarico que já vi. Tudo que o Zippo clássico tem de qualidade e confiabilidade, no Zippo Blu é o completo oposto. Desde novo, falha em pelo menos 30% das tentativas de acender. Fora que, uma vez quente (pois o acendimento do charuto é demorado), precisa esperar esfriar para usar denovo. Um fiasco.

Considero os Zippo um objeto meio cult, e são análogos aos relógios mecânicos e canetas tinteiro: existem os Bic, descartáveis e práticos. Mas o "barato" é justamente o fato de ter que "cuidar" do Zippo, colocar fluído, trocar a pedra, o pavil, e por aí vai.]

Vou tirar umas fotos e postar!

Abraços!

Adriano

« Última modificação: 18 Novembro 2011 às 14:04:23 por Adriano »

Re: Isqueiro Zippo!
« Resposta #1 Online: 18 Novembro 2011 às 20:03:05 »
Parei de fumar há anos... mas a paixão por Zippo é eterna, e supera o tabaco!!! Tenho alguns amigo Adriano, e fico feliz que tenhamos essa mesma paixão!!!
Não estou com os meus por aqui... mas assim que com eles estiver, posto algo!!!
Ah... o cheiro do combustível é a diferença em se ter e usar um desses!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Re: Isqueiro Zippo!
« Resposta #2 Online: 18 Novembro 2011 às 21:19:25 »
Tenho um único, o tradicional, aço escovado com a bandeira do Canadá, que já desbotou toda, presente dos meus pais quando lá estiveram. Made in Niagara Falls, se é que isso faz alguma diferença...

Como parei de fumar há 14 anos, nem sei onde está. Em alguma gaveta por aqui, junto com outras reminiscências...

Mas amava meu Zippo, trocar a pedra, alimentar ele com um bom fluido, o cheiro característico desse fluido queimando, e aprendi um ou dois ou três truques para impressionar. O triste era quando a pedra se ia e o bobo no truque era eu.... :-X

Os truques que eu dominava era o estalar de dedos para abrir a tampa e outro estalar para acender; o outro como se fosse estalar o próprio Zippo e depois acender em um movimento só.

http://www.youtube.com/watch?v=m8uX4vssWBY

Gostei do post, Adriano.

Abraços sem alcatrão e nicotina do Mário
Amplexos do Mário

Re: Isqueiro Zippo!
« Resposta #3 Online: 18 Novembro 2011 às 21:25:23 »
Eu também gosto muito dos Zippo.  Tenho dois, ambos de aço, um polido e outro, escovado.

Um abraço,
Leandro

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Isqueiro Zippo!
« Resposta #4 Online: 18 Novembro 2011 às 23:16:24 »
Legal! Mas amigos Mario e Leandro, acho que os vossos Zippo são de latão cromado e não de aço, pois em aço só existiram no período pós Segunda Guerra e são raríssimos!

Apesar do novo fluído ser melhor n prática, eu gostava muito do cheirinho de aeroporto do antigo!  :D

Tenho tambem um com aplique em madeira na face, muito legal!

Mas tem um que é um sonho de consumo: o de titânio sólido! É um que falta na coleção. É muito raro e é mais caro que os de prata!


Abraços!

Adriano
« Última modificação: 18 Novembro 2011 às 23:20:17 por Adriano »

*

Offline VIP

  • *****
  • 1.576
    • Ver perfil
Re: Isqueiro Zippo!
« Resposta #5 Online: 18 Novembro 2011 às 23:46:24 »
Eu não fumo, mas cheguei a colecionar Zippos, infelizmente com mudanças acabei perdendo ... hoje tenho apenas 1 .... é muito legal que existem formas diferentes de acender um Zippo e isso na época que levou alguns amigos a comprarem e ficarem treinando ....  ;)
Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

*

Offline Aero

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
Re: Isqueiro Zippo!
« Resposta #6 Online: 19 Novembro 2011 às 01:42:09 »
 Adriano... você me fez voltar no tempo e me lembrar do terraço do aeroporto de Congonhas e do cheiro dos Electras, quando eles viravam em direção à pista e vinha aquele cheiro delicioso de querosene queimado. Isso pra mim, foi um dos aromas mais significativos da minha infância. Felizmente, hoje esse perfume de aeroporto faz parte da minha vida !

 Valeu pela menção !

Re: Isqueiro Zippo!
« Resposta #7 Online: 19 Novembro 2011 às 18:30:08 »
Tive um Zippo de cobre que desenvolveu uma pátina magnífica, após anos morando no meu bolso. Quando parei de fumar, já faz tempo, dei para um amigo que iria manter o Zippo em atividade. Uma semana depois, esse amigo me contou que perdeu o isqueiro em uma balada.

Acho que esses fatos nos ajudam a exercitar o desapego aos bens materiais...
  :D

*

Alberto Ferreira

Re: Isqueiro Zippo!
« Resposta #8 Online: 20 Novembro 2011 às 20:44:34 »
Salve!

Bem,...
Eu não fumo e nem coleciono Zippo´s.
Tenho apenas um...  ;)

Mas eles são, de fato, verdadeiros ícones.
Além do cheiro do fluido ao queimar, que foi muito apropriadamente mencionado, uma das coisas que eu mais curtia era os filmes com eles.

Sim, filmes!
Quem aí lembra daqueles filmes da WWII, em geral em preto e branco, onde um "comando" (tipo Robert Mitchun, com aquele capacete de aço com as correias soltas...  ;)) sabotava o acampamento dos "Boches" e para acender o rastilho, que iria mandar tudo pelos ares, acendia o Zippo e jogava lá na poça de "gasosa"?
Era um barato!
 8)

Abraços s todos!
Alberto

PS 1:
Os Zippo´s têm uma característica fantástica, eles não costumam apagar com o vento... Não é?
Daí, creio eu, a idéia (de efeito plástico) de serem "lançados" daquela forma naqueles velhos filmes.
Se os verdadeiros comandos de fato faziam isso, sem receber nenhum tiro... Eu já não sei...

PS2:
Outra coisa que me veio à lembrança... Seção "Memories"...  ;)
Tinha uns caras lá no colégio que conseguiam dar um "pescotapa", meio de esguelha na tampa...
E faziam o Zippo voar e acender, pegando-o já aceso com a outra mão.
Impressionava pacas!  :D

« Última modificação: 20 Novembro 2011 às 20:46:17 por Alberto Ferreira »

Re: Isqueiro Zippo!
« Resposta #9 Online: 30 Dezembro 2011 às 02:35:33 »
Eu fumo, e uso um zippo a quase 3 anos, é um excelente isqueiro.

*

Offline kaiuka

  • ****
  • 257
    • Ver perfil
Re: Isqueiro Zippo!
« Resposta #10 Online: 30 Dezembro 2011 às 02:41:11 »
Eu tenho um zippo, aço escovado.

lindo!

Re: Isqueiro Zippo!
« Resposta #11 Online: 11 Janeiro 2012 às 00:56:24 »
Acho lindo os Zippos, como não fumo não tenho, mas meu pai tem um dourado todo detalhado que é muito bonito.

Re: Isqueiro Zippo!
« Resposta #12 Online: 11 Janeiro 2012 às 13:16:41 »
confesso que adoro os Zippo.
não fumo, nunca fumei...mas colecionaria eles facilmente.
o problema é que os relógios já me dão grande trabalho.
enfim, parabéns ao mestre Supremo. esperamos fotos da coleção.
aos demais amigos, parabéns também.
só, por favor, parem de fumar.
abraços.

*

vinniearques

Re: Isqueiro Zippo!
« Resposta #13 Online: 13 Janeiro 2012 às 13:37:05 »
Eu tenho dois da banda Kiss, mais tbm nem fumo, eles ainda tem até os selinhos de segurança

*

Offline Cosentino

  • *****
  • 1.318
    • Ver perfil
Re: Isqueiro Zippo!
« Resposta #14 Online: 13 Janeiro 2012 às 14:08:14 »
Tenho um que pensava ser de aço escovado, mas já atualizado pelo Adriano, descobri que é latão cromado. Nunca fui fumante constante, mas dava uns "pitos" de vez em quando. O que realmente diferenciava, eram os malabarismos que fazíamos com o Zippo. Abria a tampa pressionando a parte superior com dois dedos, e acendia estalando os dedos. Quando vejo um Zipoo de um amigo, continuo fazendo com os deles, isso me faz voltar ao passado. Abraços.

Re: Isqueiro Zippo!
« Resposta #15 Online: 18 Janeiro 2012 às 19:01:06 »
Caramba,
Coleciona-se de tudo aqui.

Bem, infelizmente eu fumo, quando eu começei a voar guanhei um Zippo do meu velho, era comemorativo à operação Desert Storm, e desde então eu comecei a comprar as séries limitadas, devo tem um monte, e um monte de simples também, acho um clássico, assim como o Ronson de fluido.

Tenho o de prata, o de titânio, o comemorativo de 60, 65, 70, 75 anos (acho), e mais um monte. Porém, o fluido começou a irritar minha garganta, e passei a usar Dupont e Dunhill, que também tenho umas par aqui.

Eu gostava tanto de isqueiro à fluido que cheguei a comprar um Dupont de prata à fluido, que tenho e funciona até hoje.

Gosto tanto de Zippo, que recentemente comprei um Zippo Blu, aquele Torch da Zippo, mas não é a mesma coisa e o bicho falha para caramba.

Hoje uso um Dupont X-tend, que é o Torch da Dupont, é bastante confiável e nesse mundo em que temos que fumar ao vento, ele funciona sem erro.

Bem, é isso, ainda coleciono canetas e canivetes/facas, vou procurar um tópico sobre esses assuntos.

Max

*

Alberto Ferreira

Re: Isqueiro Zippo!
« Resposta #16 Online: 18 Janeiro 2012 às 19:55:02 »

...
... O que realmente diferenciava, eram os malabarismos que fazíamos com o Zippo. Abria a tampa pressionando a parte superior com dois dedos, e acendia estalando os dedos. Quando vejo um Zipoo de um amigo, continuo fazendo com os deles, isso me faz voltar ao passado. Abraços.


Exatamente, Cosentino!

Era disso que eu falava no meu post anterior...

...

PS2:
Outra coisa que me veio à lembrança... Seção "Memories"...  ;)
Tinha uns caras lá no colégio que conseguiam dar um "pescotapa", meio de esguelha na tampa...
E faziam o Zippo voar e acender, pegando-o já aceso com a outra mão.
Impressionava pacas!  :D




E impressionava mesmo!
Tanto que eu lembro até hoje.
 8)

Abraços!
Alberto