Joseph White Six Minutes Tourbillon ou Karrusel ?

  • 20 Respostas
  • 7355 Visualizações
*

Offline lanza

  • *
  • 41
    • Ver perfil
Joseph White Six Minutes Tourbillon ou Karrusel ?
« Online: 19 Novembro 2011 às 16:06:17 »
Olá Pessoal,

conheci um novo amigo colecionador de quem comprei um peça, na minha opinião, espetacular e queria compartilhar com vcs e tirar algumas dúvidas.

O relógio foi feito por "Joseph White & Son", que fazia relógios de alta precisão para os almirantes da marinha inglesa. Abaixo deixo um link para quem quiser saber mais sobre ele e outro que diz que o Sr. White patentou o "Six Minutes Flying Tourbillon".

História do Relojoeiro
http://earlsdon.org.uk/history/josephwhite.html

Descrição de que patentiou
http://www.antiquewatchstore.com/product_info.php?products_id=950

Pesquisando pela internet achei alguns desses relógios vendidos na Christies (interessante que foi só na Christies e um, com caixa refeita, no Antiquorum) que deixo os links abaixo:

Idêntico ao meu:
http://www.christies.com/LotFinder/lot_details.aspx?intObjectID=5367780

Idêntico ao meu com foto do movimento mas de 2006
http://www.christies.com/LotFinder/lot_details.aspx?intObjectID=4795797

O do link abaixo (lot 51) também é igual, mas, na descrição, a Christies chamou o movimento de Karrusel:
http://www.christies.com/lotfinder/white-an-unusual-and-rare-silver-openface/4982624/lot/lot_details.aspx?from=searchresults&intObjectID=4982624&sid=0e91b817-252a-4ee4-bda7-e7062ffa6ba9

Dúvida: me parece que Karrusel é uma variação de um turbilhão, certo? Percebe-se pelo movimento que todo o conjunto do balanço gira, como um corrosel, mas o meu é igual ao dos links da Christies (foto do movimento deixa isso claro) e eles chamaram de Tourbillon.

"Six Minutes" é o tempo que o carrosel (conjunto do balanço) leva para dar uma volta? Percebe-se pelo "Lot Notes" do último link acima uma comparação desse com demais "Karrusels" que levam mais tempo para dar o giro completo. Qtos relógios como esse um relojoeiro seria capaz de fazer em sua fábrica não automatizada?


Abaixo fotos e um filme da criança:

Interessante, não?







filme link:

http://s46.photobucket.com/albums/f141/lanza2004/?action=view&current=MOV08149.mp4

Abraços ... Lanza


*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Joseph White Six Minutes Tourbillon ou Karrusel ?
« Resposta #1 Online: 19 Novembro 2011 às 16:16:25 »
Lanza, que relógio fantástico!!!! Parabéns!!!!
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Joseph White Six Minutes Tourbillon ou Karrusel ?
« Resposta #2 Online: 19 Novembro 2011 às 17:05:29 »
Caro Lanza, esse relógio é fantástico mesmo!!

Parabéns pela aquisição!! ;)
Abraços,
Cigano!

*

Offline lanza

  • *
  • 41
    • Ver perfil
Re: Joseph White Six Minutes Tourbillon ou Karrusel ?
« Resposta #3 Online: 19 Novembro 2011 às 21:09:21 »
Obrigado Cigano e Michelin, alguma resposta sobre as dúvidas? Todo Karrusel é um turbilhão? Todo flying tourbillon é um karrusel? Abcs ... Lanza

*

Offline lanza

  • *
  • 41
    • Ver perfil
Re: Joseph White Six Minutes Tourbillon ou Karrusel ?
« Resposta #4 Online: 19 Novembro 2011 às 21:13:46 »
Outra coisa, revisão, que relojoeiro em Curitiba ou mesmo fora Poderia fazer revisao nele? Abcs ... Lanza

*

Offline lanza

  • *
  • 41
    • Ver perfil
Re: Joseph White Six Minutes Tourbillon ou Karrusel ?
« Resposta #5 Online: 19 Novembro 2011 às 22:10:47 »
Achei uma boa explicacao e com dados históricos sobre turbilhões e carroseis, vejam no link abaixo. Pelo q entendi, os carroseis nao sao turbilhoes, foi  uma solucao mais facil para o mesmo problema, efeito gravitacional para relógios de alta precisão.

http://www.timezone.com/library/cjrml/cjrml0008

Abcs, Lanza

*

Alberto Ferreira

Re: Joseph White Six Minutes Tourbillon ou Karrusel ?
« Resposta #6 Online: 19 Novembro 2011 às 22:29:13 »
Salve!

Parabéns pelo relógio, Lanza!
E grato por compartilhar a história e dados!

Quanto à sua pergunta, eu lembrei que o tema já foi amplamente discutido aqui, ainda nos tempos do antigo FRM...  ::)
Alguns exemplos e as devidas variações, de concepção, construção e funcionamento, foram naquela oportunidade apresentados e discutidos.

Eu tentei localizar o material, mas não consegui.

Mas eu percebo que você já conseguiu um bom link para uma matéria que trata do assunto.

Vamos aguardar para ver se algum colega acrescenta algo.

Abraços!
Alberto

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Joseph White Six Minutes Tourbillon ou Karrusel ?
« Resposta #7 Online: 19 Novembro 2011 às 23:28:34 »
Achei uma boa explicacao e com dados históricos sobre turbilhões e carroseis, vejam no link abaixo. Pelo q entendi, os carroseis nao sao turbilhoes, foi  uma solucao mais facil para o mesmo problema, efeito gravitacional para relógios de alta precisão.

http://www.timezone.com/library/cjrml/cjrml0008

Abcs, Lanza

Lanza, dá uma olhada neste site do Pahlow, que escreveu o livro Tourbilons, about my passion:
http://tourbillons.de/t_or_ke/fe.html
Lá tem um esquema do turbilhão e do karrousel, e mostra que a diferença entre eles é o caminho que o torque percorre para movimentar a gaiola, e para transmitir energia para o balanço.
Lá diz que o turbilhão tem uma solução "pior" pois no turbilhão a gaiola tem que parar totalmente e acelerar a cada tic tac.


Sobre o fliyng tourbillon, há uma explicação na wikipedia:

http://en.wikipedia.org/wiki/Tourbillon

Que diz que ai invés de possuir uma ponte que segura o turbilhão (como este GP)


Ele possui o suporte apenas na base, e na parte de cima fica solto
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline lanza

  • *
  • 41
    • Ver perfil
Re: Joseph White Six Minutes Tourbillon ou Karrusel ?
« Resposta #8 Online: 20 Novembro 2011 às 11:30:46 »
No texto da wikipedia diz q os flying tourbillon são de 1920, enquanto o meu é de 1908. Ainda estou em dúvida, pois no anúncio da Christies diz claramente Flying Tourbillon em um relógio igual ao meu, mesmo movto. E agora? Outra coisa, pelos anúncios da Christies karrusel pacem ser iguais a flying tourbillon, mas pelas descrições não são. Vejam abaixo parte da wiki para tanto ...


Rather than being supported by a bridge, or cock, at both the top and bottom, the flying tourbillon is cantilevered, being only supported from one side. The first flying tourbillon was designed by Alfred Helwig, instructor at the German School of Watchmaking, in 1920[9].

Obrigado

Abcs ... Lanza

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Joseph White Six Minutes Tourbillon ou Karrusel ?
« Resposta #9 Online: 20 Novembro 2011 às 13:51:24 »
Visualmente falando, a diferença é que no turbilhão a quarta roda é fixa e concêntrica com a gaiola; no carrossel, o que impulsiona a gaiola não é a quarta roda, mas a terceira. Posso estar enganado, mas olhando a foto do sistema do seu relógio (da pesada, diga-se de passagem!), parece-me um carrossel, não turbilhão.


Flávio

*

Offline lanza

  • *
  • 41
    • Ver perfil
Re: Joseph White Six Minutes Tourbillon ou Karrusel ?
« Resposta #10 Online: 20 Novembro 2011 às 14:07:26 »
Obrigado Flavio .... concordo, parece um carrosel, logo a descrição da Christies está errada, perceba que eles anunciam como um "Six Minute Flying Tourbillon". Acredito que seja para atrair mais pessoas, uma vez q o nome turbilhão é mais popular. Mas chamar de Flying é estranho para algo inventado somente anos após a data dos relógios anunciados. Tática de venda?

abcs ... Lanza

*

Alberto Ferreira

Re: Joseph White Six Minutes Tourbillon ou Karrusel ?
« Resposta #11 Online: 20 Novembro 2011 às 14:32:59 »
Salve. Lanza, e demais amigos!

Pois é...
Este é um dos problemas das "definições" que nós encontramos na NET.
A Wikipedia é uma excelente fonte. Aliás, o que seria dos dias em que vivemos, sem ela?  ::)
Nós temos sempre que consultá-la. Ou convém fazê-lo. Até como base para um início de pesquisa, etc.

Mas,...
Há que confiar, mas em termos... E, sempre que disponíveis, consultando outras fontes, etc.

Eu não estou com isso dizendo que aquela opinião lá postada é errada, ou talvez apenas imprecisa... ...e eu não sei mesmo.
Eu não verifiquei.
Mas eu estou apenas pondo a devida "pulga atrás da (nossa própria) orelha".

A "tia Wikky" não é "dona da verdade"... Infelizmente.

E, não raro, nem "fiel depositária" ela é.  ;)

Portanto, o melhor é sempre pesquisar, o mais possível.

Abraços a todos!
Alberto

*

Offline lanza

  • *
  • 41
    • Ver perfil
Re: Joseph White Six Minutes Tourbillon ou Karrusel ?
« Resposta #12 Online: 20 Novembro 2011 às 22:38:29 »
Obrigado Alberto ... fiz mais pesquisa e achei uma confirmação, o que não garante a verdade, sobre o flying tourbillon, como sendo de 1920 mesmo. Na pesquisa descobri que há muitos bons relojoeiros na china tbém, o site a seguir, que trata da história do flying, é de uma marca chinesa que faz cada relógio "complicado". Vale a entrada para que ainda não conhece ...

http://www.memorigin.com/en/tourbillon

[]s, Lanza

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Joseph White Six Minutes Tourbillon ou Karrusel ?
« Resposta #13 Online: 20 Novembro 2011 às 23:00:00 »
Cito o Hellwig no meu texto sobre a visita a Glashutte. E, por falar nisso, está rolando uma exposição especial sobre o cara:

http://www.uhrenmuseum-glashuette.com/english/news/detail/index.asp?id=139955C193001DEC484BE33DF573DA18541C



Flávio

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Joseph White Six Minutes Tourbillon ou Karrusel ?
« Resposta #14 Online: 21 Novembro 2011 às 10:58:01 »

Aí as diferenças....

Veja mais aqui... [...]

Eu estou penando para interpretar a diferença!! ;D :P
Abraços,
Cigano!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Joseph White Six Minutes Tourbillon ou Karrusel ?
« Resposta #15 Online: 21 Novembro 2011 às 12:17:09 »
Cigano, visualmente não me parece simples, sobretudo porque hoje todas as fábricas seguem designs semelhantes e eu normalmente não consigo ver o que está impulsionando o quê? Exemplo? O carrossel da Blancpain não tem nada, visualmente falando, diferente do turbilhão. E, como não consigo ver (pelo menos nas fotos) se a gaiola é fixa e está sendo impulsionada pela terceira ou quarta roda, nada feito.

Mas neste diagrama aí, o principal é notar que, no turbilhão, a quarta roda é o "sistema" em si. Veja que tudo está conectado ao mesmo eixo. No carrossel não, a pedra de toque é o "buraco" por onde passa o eixo da quarta roda (no carrosel), no centro do suporte. O que impulsiona todo o sistema não engrenagens diversas.

Flávio

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Joseph White Six Minutes Tourbillon ou Karrusel ?
« Resposta #16 Online: 21 Novembro 2011 às 12:33:04 »
Caro mestre Flávio, se para você já é um pouco complexo para entender, imagine para mim.... ;D ;D

Olha só um vídeo, da BlancPain, mostra algumas diferenças !!

Blancpain - The Flying Karussel


Ainda estou tentando entender... :o ::)
 
Abraços,
Cigano!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Joseph White Six Minutes Tourbillon ou Karrusel ?
« Resposta #17 Online: 21 Novembro 2011 às 22:44:45 »
Perfeito esse vídeo. Vejam que no turbilhão, a quarta roda é fixa, no carrossel, móvel; mais: o que movimento o sistema em si é a terceira roda e umas intermediárias, ao contrário do turbilhão. Olhe no seu relógio o que está movimento o que: só de ter uma outra roda à direita (na sua foto), parece-me um carrossel.


Flávio

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Joseph White Six Minutes Tourbillon ou Karrusel ?
« Resposta #18 Online: 20 Maio 2012 às 14:23:56 »
Caro Lanza,

Você conseguiu algum relojoeiro para revisar seu turbilhão?
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

Re: Joseph White Six Minutes Tourbillon ou Karrusel ?
« Resposta #19 Online: 20 Maio 2012 às 20:15:32 »


 :D :D :D