Menu principal

Dúvidas sobre máqinas para limpeza

Iniciado por Lourival, 02 Março 2009 às 08:52:26

tópico anterior - próximo tópico

Lourival

Bom dia a todos,
alguém por aqui saberia me dizer quais as diferenças entre máquina para lavar relógio e os tanques de ultrasom?
São mutuamente exclusivas ou complementares? Uma é melhor do que a outra?
Enfim, se for pra comprar alguma, em qual é melhor investir dinheiro?
Desde já agradeço
Forte abraço a todos
Lourival

Alberto Ferreira

Salve!

Eu diria que as de ultra-som seriam mais "modernas" (em sua tecnologia) e talvez, potencialmente, mais eficientes (e rápidas?).

Mas vamos aguardar a opinião do Adriano.

Abraços!

Alberto Ferreira

Salve!

Amigos,
Eu estou dando um "refresh" neste tópico porque eu creio que ele tenha simplesmente "passado batido".

O assunto levantado pelo colega Lourival é técnico, e talvez esteja fora da área de conhecimentos da maioria, inclusive da minha no que tange às perguntas específicas que ele fez, os comparativos, etc.

Mas é um tema interessante, sem dúvidas.

- Como evoluíram, ou estão evoluindo os equipamentos de limpeza de peças de relógios?
- Quais as eventuais vantagens e desvantagens de cada método?

O que podem nos dizer os nossos colegas profissionais, técnicos relojoeiros e os ligados à área de assistência técnica e serviços?
::)  ???

Aguardamos as (sempre solícitas) contribuições e pertinentes comentários dos nossos "universitários".  :D
8)

Um abraço a todos!

Adriano

As máquinas de limpeza modernas já possuem um sistema de ultrassom embutido. Um exemplo é a Greiner-Vibrograph ACS 900. Ela é muito bacana, permite que se programe os ciclos de lavagem (tempo e velocidade) dependendo das condições do mecanismo. Ela bate as peças nas soluções, passa por um exague e a secagem, saindo pronta para uso.

Para mecanismos muito sujos, é preciso uma prelavagem num ultrassom comum, separado, para evitar contaminação das soluções da máquina.

A lavagem sem ultrassom é suficiente na maioria dos casos. O ultrassom não é imprescindível, mas é uma ajuda a mais para garantir a perfeita limpeza.

Eis uma foto da ACS 900, tirada do site deles:



A grande vantagem de uma máquina dessa não é só a qualidade da limpeza, mas principalmente o nível de produção. Ela lava fácil no mínimo 4 mecanismos de uma só vez, em cerca de 30 minutos, com autonomia total. Pois cabem 4 cestinhas por lavagem, a julgar que se vá lavar 4 mecanismos diferentes, ficara um em cada cestinha. Pode-se aumentar o nível de produção se estiver lavando dois ou mais mecanismos iguais, que podem ter suas peças misturadas.

Abraços!

Adriano


flávio

E que fique bem claro aqui. Quando enveredei (não faço mais) no quebracabeças  de desmontar e remontar relógios, segui, por opção mesmo, até porque uma máquina de ultrasom simples não custaria mais do que 200 paus, pela lavagem tradicional, com pinceis e benzina, como descrito nos livros antigos. Eu achava até "cool", mas demorava muito mais, claro! Lavar cada peça individualmente na benzina é osso!


Flávio

Lourival

Oi Adriano e Flavio,
quando me referi a tanques de ultrasom estava falando daqueles "mais em conta"  ;). Encontra-se até de R$ 100,00 (e até por menos no mercado livre - para lavar cartuchos de impressora)! É claro que deve ser bem ordinaria, mas pra um iniciante achei que poderia quebrar o galho. ::)
Esta sobre a qual você se referiu, a Greiner-Vibrograph ACS 900, numa rápida pesquisa custa em torno de US$10.000,00 ! :o Pra iniciante é matar pulga com canhão! ;D
Existe alguma marca fabricada no Brasil mais em conta e que funcione relativamente bem? Quero usá-la para movimentos antigos de parede. ???
abraços


Adriano

Lourival, nas fornituras de São Paulo encontrará vários modelos de ultrassom pequenos, entre nacionais e importados. Não são caros e já dão uma ótima ajuda.

O ideal é que você proceda a prélavagem no ultrassom e finalize manualmente, ou finalize com mais uma lavagem. Como você está falando de máquinas grandes, de parede, o que recomendo de melhor é o seguinte:

- primeiro lave manualmente e grosseiramente na benzina ou apenas deixe de molho por um minuto ou dois, para eliminar as graxas, óleos e outras gorduras solúveis na benzina. Assim você diminui a contaminação da solução de limpeza da máquina de ultrassom. Se não fizer isso, não tem problema, mas precisará trocar mais vezes a solução de limpeza.

- em seguida, prossiga a lavagem na solução de limpeza. Use quantos minutos forem necessários para uma boa limpeza. Recomendo algo em torno de 20 minutos.

- examine tudo com lupa, especialmente mancais (buchas ou rubis) e se necessário, proceda uma lavagem manual, com pincel, escova, palito de dente e etc.

- faça uma última lavagem denovo no ultrassom, mas desta vez com benzina.

O único inconveniente é que terá que trocar o líqüido do ultrassom ou comprar dois ultrassons. Porém há uma saída: deixe o ultrassom sempre com solução de limpeza, e quando fôr lavar com benzina, coloque a benzina dentro de um copo plástico ou outra vasilha, coloque as peças dentro e mergulhe a vasilha dentro do ultrassom. Assim você não mistura os dois líquidos e o efeito é o mesmo.

Vai conseguir uma limpeza fantástica desse jeito.

Abraços!

Adriano