Menu principal

[Desmonte] Orient - 46943 - O 1º de 2012 !!

Iniciado por Cigano, 05 Janeiro 2012 às 13:53:53

tópico anterior - próximo tópico

Cigano

Olá pessoal, ainda na 1ª semana do ano, já fiz um desmonte de um Orient 46943, o relógio, é aquele que ganhei do meu estimado Paizão!!

Eu não tinha feito o desmonte ainda por eu estava sem óleo para lubrificar, então ontem passando pela relojoaria de um conhecido do meu pai, para trocar uma bateria, ele me cedeu mais umas gotinhas de óleo, então fiz o desmonte ontem por volta das 23hs... ;D

Dados Técnicos:

Orient 46943

Features
automatic
no manual wind
sweep second
day: set by pusher at 2h
date: quickset

Data
12''', Dm= 27.0mm
H= 5.45mm
21 jewels
f = 21600 A/h
power reserve 41h

Fonte: www.ranfft.de

Então vamos as fotos... 8)

Sacando os ponteiros...

Mostrador retirado...

Visão oposta do movimento, sema amassa oscilante.

Balanço retirado...

Âncora e sua ponte, retirados...

Módulo do automático, retirado...

Roda de cargas, retirado...

Ponte, da rodagem e tambor de cordas, [uma peça só] retirado...

Tambor de corda, e mola da roda de cargas, retirados...

Roda Média, de Escape e de Segundos retirados...

Retirando os discos do calendário...

Roda de horas, e mola cliquê do calendário, retirados...

Dedo do calendário, retirado...

Bom pessoal, o mecanismo já está limpo, lubrificado, e funcionando....

Um vídeo para provar o funcionamento do "bichinho" !! [Me desculpem a qualidade do vídeo]
Orient - 46943 - pós montagem

Agradecimentos: Desde já a todos os colegas do fórum, ao mestre Meneghetti, Adriano, Wilson, Paulistano, entre outros....
Muito obrigado mesmo, pela força, incentivo que os caros amigos vem me dando para eu ir além do "ajuntar" peças....

Pessoal, se encontrar algum erro, favor me avisar, pois ainda estou no modo aprendiz !! ;D ;D

Tenham um ótimo dia pessoal !!
Abraços,
Cigano!

Lourival

vinniearques

um dia se Deus quiser eu aprendo, parabens cigano

Anderson79

Obrigado amigo cigano, muito bom mesmo, valeu!!!!!!!!!!!

Paulistano

não me entendam mal, mas eu conheço o pauzinho da 22 foto. :o
PARABÉNS AMIGO.
grande abraço.

Cosentino

Parabens Cigano, pela sequencia de fotos, e pelo excelente trabalho. Um dia.. Quem sabe.. Chegarei lá. Abraços.

Cigano

Citação de: Lourival online 05 Janeiro 2012 às 13:59:34
Bacana mesmo Cigano! Parabéns!  8)

Muito obrigado caro Lourival, já estava na hora de um novo desmonte...rsrsrs  8)
O movimento está funcionando perfeito, mais tive que trocar umas pecinhas do módulo automático, pois estava com algum problema que estava evitando de carregar pelo automático, percebi isso antes do desmonte, pois eu tinha que balançar muito para carregar, coisa que não é normal nos Orients !!

Vou montar na caixa dele ainda!!.
Obrigado pela visita!! ;)

Citação de: vinniearques online 05 Janeiro 2012 às 14:07:40
um dia se Deus quiser eu aprendo, parabens cigano

Muito obrigado caro Vinnie, espero em breve ver seus desmontes por aqui também, comece pelo relógios de bolso, além de ser corda manual, as peças são maiores !!

Citação de: Anderson79 online 05 Janeiro 2012 às 14:40:42
Obrigado amigo cigano, muito bom mesmo, valeu!!!!!!!!!!!

Muito obrigado caro Anderson, pois agradeço sua visita!! ;)

Citação de: Paulistano online 05 Janeiro 2012 às 15:26:35
não me entendam mal, mas eu conheço o pauzinho da 22 foto. :o
PARABÉNS AMIGO.
grande abraço.

Hehe... é aquele mesmo caro amigo Paulistano.... escrevi até o meu nome nele !!
Eu que agradeço pela sua visita e pelas ferramentas, pois estão sendo muito úteis para mim!!
Obrigado pela visita! :D

Citação de: Cosentino online 05 Janeiro 2012 às 16:03:43
Parabens Cigano, pela sequencia de fotos, e pelo excelente trabalho. Um dia.. Quem sabe.. Chegarei lá. Abraços.

Muito obrigado caro Cosentino, pois é, como eu disse ao caro colega lá em cima, espero ver os seus por aqui também!!
Abraços,
Cigano!

Atalo

Muito bom, Cigano
Estou com um parente desse aí, o 46941 que já desmontei, lavei, lubrifiquei e montei mas o bichinho se recusa a voltar à vida. Aparentemente está tudo certo com ele, então vou refazer o trabalho todo outra vez. Estou saindo de férias, e vou me divertir com algumas tralhas...
Abraços
Átalo

Cigano

Citação de: Atalo online 05 Janeiro 2012 às 16:33:02
Muito bom, Cigano
Estou com um parente desse aí, o 46941 que já desmontei, lavei, lubrifiquei e montei mas o bichinho se recusa a voltar à vida. Aparentemente está tudo certo com ele, então vou refazer o trabalho todo outra vez. Estou saindo de férias, e vou me divertir com algumas tralhas...
Abraços
Átalo

Olá caro Átalo, muito obrigado!!
No seu caso: como está o balanço dele ?? Como está o escape no todo??

Faz assim, tire o Balanço, a Ancora e sua ponte, tente dar umas cordas nele, devagar.... veja se o conjunto da rodagem irá girar... se girar sem peso, pode ser alguma problema com escapamento, ou âncora, ou roda de escape com algum dano!!

Espero que seja umas férias muito produtivas pra você caro Átalo!!
Também espero ver algum dos seus desmontes por aqui!!... ;)
Abraços,
Cigano!

Atalo

Cigano,
Isso eu já fiz, tirando o balanço, eu movimento a âncora e a rodagem toda corresponde; até já experimentei outro balanço, e nada! ???
O jeito é desmontar tudo e refazer passo a passo novamente.
Abraços
Átalo

Cigano

Citação de: Atalo online 05 Janeiro 2012 às 16:48:01
Cigano,
Isso eu já fiz, tirando o balanço, eu movimento a âncora e a rodagem toda corresponde; até já experimentei outro balanço, e nada! ???
O jeito é desmontar tudo e refazer passo a passo novamente.
Abraços
Átalo

Deve ser alguma coisa mínima, isso estava acontecendo no meu 6119... desmontei de novo, remontei e voltou a funcionar normalmente !!
Abraços,
Cigano!

Meneghetti

8) 8) 8) Excelente trabalho caro colega e aluno  8) 8) 8) 8) se tiver alguma duvida estou a disposição   8)  8) 8) 8) 8)

Abs  8) 8) 8)

Meneghetti  8) 8) 8) 8)