Lançamento: Primeiro relógio combinando movimento mecânico com pistão hidráulico

  • 38 Respostas
  • 30471 Visualizações
*

Offline hessel

  • *****
  • 649
    • Ver perfil
Olá pessoal:

HYT H1:





Esta é a primeira foto da parte posterior do H1, descobrindo-se a forma do relógio. O movimento de corda manual e os dois pistões para ativar o líquido, que indica as horas.

H1 é um desenvolvimento da indústira suíça. Possui reserva de marcha 65 horas, corda manual, movimentando um módulo único com tecnologia de fluídos "high-tech".

Lançamento mundial em Basel 2012.

Algumas informações técnicas (somente em inglês):

Movement: mechanical hand-wound, exclusive HYT calibre, 28,800 vph, 4 Hz, 35 jewels, bridges hand-chamfered and adorned with Côtes de Genève, rhodiumed bellows, 65-hour power reserve
Functions: retrograde fluid hours, minutes, seconds
Case: titanium; diameter: 48.8 mm, thickness: 17.9 mm brushed, bead-blasted and satin-brushed finish
Rubber-clad screw-lock crown
Titanium crown guard
Screw-locked added lugs
Metal dome at 06:00
Cambered sapphire crystal with glareproofed interior
Screw-down sapphire back
Dial: unstructured, silver-toned opaline
Fluid hours, luminescent hands and hour-markers regulator at 12:00
Small seconds wheel at 09:30
Power-reserve indicator at 02:30
Strap: hand-sewn leather-lined canvas, pin buckle
Other versions: black DLC-coated titanium case, black subdial
5N 18K red gold case, black subdial

Um vídeo do seu funcionamento em http://www.hytwatches.com

Source: www.timezone.com
« Última modificação: 10 Janeiro 2012 às 12:20:09 por hessel »
;D  Abraços,  ;D
8)  Hessel  8)



*

Alberto Ferreira

Salve!

Vixe!
Tá c'a gota da mulesta... Essi mininu...  :o
Os "cabras" continuam "complicando" as "complicação", Sô!
 ::)

Afff!  ;D


Mas, taí, ôme...
Até que é bem criativo, né?

Arre égua!


Brincadeiras à parte, eu achei muito interessante.
Grato por compartilhar, amigo Hessel.

Abraços,
Alberto

PS:
Mas eu fiquei com uma certa "pulga atrás da orelha"...
Se o treco vazar (e a definição de sistema hidráulico é... "algo que vaza..."), como se faz?
Levamos no "encanador", ou simplesmente ficamos "encanados"?  ::)

Na boa...alguém já testou na prática a precisão dele ou é só legalzinho? Custa muito caro?
O Visodate da Tissot tem 48 hrs de reserva de marcha (eu li isso pelo menos alguém confirme ou desminta se
não for verdade)....até me pergunto de uma coisa: o que impede nossos reloginhos mecânicos de terem uma
maior reserva de marcha?
Só para brincar um pouco: Será que vai ter o hidrorelojoeiro encanador? ;D ;D

*

Offline naio21

  • *****
  • 844
    • Ver perfil
Não sei dizer por quê, mas isso me lembrou o relógio d'água do Shopping Iguatemi em SP... ;D

Aliás, ele ainda existe? ???
Abs,

Ivan B. Prado

*

Alberto Ferreira

... o que impede nossos reloginhos mecânicos de terem uma maior reserva de marcha?
...


Salve!
Thomas,
Eu prefiro dizer "reserva de corda"...

Mas,...
Simplificando.
Basicamente seria o tamanho, o comprimento (da mola) da corda.
Em alguns relógios há até mais de um tambor de corda.

Abraços,
Alberto

pelo que eu entendi o liquido dentro da "mangueira" marca a hora?! acho que sim, feio pra caralho pouco convencional, mas é incrível!!!!!!!

*

Offline VIP

  • *****
  • 1.576
    • Ver perfil
Incrível  :D
Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

Sensacional!!!
Inventaram  uma clepsidra de pulso!!!!

Agora só fiquei com uma dúvida; se deixarmos o mostrador para cima como que o líquido não escorre?

Deve haver uma certa pressão planejada entre gás e líquido para não sofrer ação da gravidade.

*

Alberto Ferreira

Salve!

Eu sei que o termo clepsidra deve ter sido usado de forma figurada ou como um mero reforço de imagem...
Tudo bem, claro.

Mas,...
A bem de um melhor entendimento e para que não sejam criadas eventuais más interpretações.

No caso deste relógio, o fluido de certa forma faz (apenas) a função do ponteiro (indicador) das horas.
E logicamente o fluido não é usado para "medir" o transcorrer do tempo, como era nas ancestrais clepsidras.

Abraços,
Alberto


*

Offline VIP

  • *****
  • 1.576
    • Ver perfil
Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

Muito legal!
Deu um tom bem particular.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Sobre as reservas de marcha. Atualmente, os movimentos estão com reservas maiores, cito os novos Omega, com 65 horas, se não me falha a memória. O problema é de metalurgia e necessidade. Metalurgia, porque a corda, quanto menos tensionada, menor torque irá imprimir. Haverá variação de isocronismo. Entenda-se: um relógio com corda "cheia" funciona de um modo, com corda vazia de outro. Partindo do pressuposto que, num relógio automático, você o utilizaria diariamente, não faria muito sentido reservas superiores a pouco mais do que um dia. Citemos o ETA 2824, que nem dois dias tem de reserva, mas 38 horas (ou 36, nem lembro). Enfim, o fabricante pensa que o relógio funcionará teoricamente carregado, na primeira porção da corda, o resto é lambuja. A necessidade também aí se explica.

Nos relógios de corda manual, a história é outra mas...Sem um marcador de reserva de marcha, nada adianta. Alguém vai se lembrar de dar corda em algo com reserva de marcha de dias, como os antigos Hebdomas? Não, duvido. Melhor você criar o hábito de acordar e dar corda no relógio. E, mais uma vez, há a questão de fazer algo com uma metalurgia tal que, no primeiro dia, funcione com o mesmo torque do último. Isso não é fácil.

No final das contas, essas reservas longas me lembram o meu relógio de mesa da Hermle (novo), com corda para 16 dias. Dou corda nele todo domingo, não a cada dois domingos. Primeiro, porque sei que ele tem torque constante na primeira metade da corda. O resto foi colocado lá de lambuja. E, ademais, é mais fácil para eu lembrar que tenho que dar corda nele todo domingo a uma vez a cada dois domingos.

A título de curiosidade, porém, os reguladores astronômicos tinham corda para cerca de um mês. Porém, eles não usavam molas como fonte de energia, mas pesos! A história é outra...


Flávio
« Última modificação: 11 Janeiro 2012 às 00:27:16 por flavio »

*

Offline naio21

  • *****
  • 844
    • Ver perfil
Relógio mecânico sem marcador de reserva de marcha é como carro sem marcador do nível de combustível.  ;D

A Orient lá fora já percebeu isso. Eu chuto que uns 90% dos relógios produzidos atualmente por eles tem o recurso...
Abs,

Ivan B. Prado

Relógio mecânico sem marcador de reserva de marcha é como carro sem marcador do nível de combustível.  ;D

A Orient lá fora já percebeu isso. Eu chuto que uns 90% dos relógios produzidos atualmente por eles tem o recurso...

Acho isso uma necessidade mesmo.

Obrigado pela explicação Flavio.
Existe relógios de Parede até com corda para 31 dias!

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
....Existe relógios de Parede até com corda para 31 dias!

Existe de pulso para 31 dias...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

....Existe relógios de Parede até com corda para 31 dias!

Existe de pulso para 31 dias...

Nunca vi, já vi o Hebdomas (não sei se adaptação) para 8...mas de pulso para 31? Quem fez?

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Thomas,

É o Lange 31. Um dos meus sonhos, hoje impossível.

Dê uma olhada:

http://people.timezone.com/pchong/lange31/part1/index.html
« Última modificação: 11 Janeiro 2012 às 12:44:34 por JotaA »

*

Offline naio21

  • *****
  • 844
    • Ver perfil
Acho isso uma necessidade mesmo.

Obrigado pela explicação Flavio.
Existe relógios de Parede até com corda para 31 dias!

Desculpe desviar totalmente do tópico mas, falando em relógio de parede... hoje eu vi um relógio de parede a quartzo em uma cafeteria aqui da minha cidade que me deixou cabreiro. O ponteiro de segundos do dito-cujo tinha aquele movimento contínuo típico de relógio mecânico, em vez do tradicional "tic-tac" dos quartzo. Não sabia que isso era possível...
Abs,

Ivan B. Prado

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Sim, é possível, basta utilizar um motor que ofereça esse movimento contínuo.

O contrário também é possível: há [raros] relógios mecânicos em que o ponteiro de segundos pula de um em um.
Até a chegada dos quartzo, isso era sinal de prestígio.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES