Lançamento: Primeiro relógio combinando movimento mecânico com pistão hidráulico

  • 38 Respostas
  • 30398 Visualizações
Thomas,

É o Lange 31. Um dos meus sonhos, hoje impossível.

Dê uma olhada:

http://people.timezone.com/pchong/lange31/part1/index.html


..."é novo não vale" ;D ;D

Hessel,
obrigao pelo tópico, muito legal. Eu gosto de ver inovações(ou tentativa delas),
Valeu :D

Gostei!! Teria um fácil fácil!!!  ;)
Rafael.

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Sim, é possível, basta utilizar um motor que ofereça esse movimento contínuo.

O contrário também é possível: há [raros] relógios mecânicos em que o ponteiro de segundos pula de um em um.
Até a chegada dos quartzo, isso era sinal de prestígio.

Igor, eu estava pensando se isso seria possível exatamente por esses dias....quando em algum lugar eu vi um relógio Quartzo de movimento contínuo (que eu já sabia existir)

Fiquei pensando se seria possível um relógio automático que funcionasse "pulando" igual a um quartzo, como um recurso de economia de corda talvez.
No fim achei que deveria ser um tanto trabalhoso criar isso e não achei que tivessem produzido. Bom saber que eu estava errado.  ;D

Abraços.


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Que existe, existe, mas não serve para economizar corda. O único jeito de economizar corda é deixando o escapamento parado.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Sim, é possível, basta utilizar um motor que ofereça esse movimento contínuo.

O contrário também é possível: há [raros] relógios mecânicos em que o ponteiro de segundos pula de um em um.
Até a chegada dos quartzo, isso era sinal de prestígio.

Igor, eu estava pensando se isso seria possível exatamente por esses dias....quando em algum lugar eu vi um relógio Quartzo de movimento contínuo (que eu já sabia existir)

Fiquei pensando se seria possível um relógio automático que funcionasse "pulando" igual a um quartzo, como um recurso de economia de corda talvez.
No fim achei que deveria ser um tanto trabalhoso criar isso e não achei que tivessem produzido. Bom saber que eu estava errado.  ;D

Abraços.




Sifon, dê uma olhada no relógio do Greonefeld
http://www.ablogtoread.com/gronefeld-one-hertz-1912-dead-beat-seconds-watch/

O video do funcionamento:
http://www.youtube.com/watch?v=uFpegL8PPyw&feature=related

O nome disso em ingles é dead beat seconds,


Abraço

MIch
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
+1 videozinho, melhor que o último
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Por isso o "talvez" xP

Eu não tinha ideia do porque alguém ia querer um relógio automático que não tivesse um movimento contínuo, só pra lembrar depois que não existiam os relógios a Quartzo. Fazendo isso justamente um grande diferencial no relógio.

Se não serve nem pra economizar corda era mesmo só um "charme" do relógio, uma complicação para diferenciar....pra você ver como as coisas mudam....depois do Quartzo não se usa ou quase não se usa mais essa complicação..

Sim, dead beats. Achei um link, depois que vi o post do Igor, que usava justamente essa nomeclatura.

Obrigado Mitch e Igor pelos esclarecimentos.

A cada dia eu vejo o porque os colegas tem tanto orgulho de pertencer a este fórum. Tanto o nível de conhecimento é altíssimo como a disposição em ensinar e ajudar.

Abraços.

a marcação da hora é feita pelo líquido, logo o relógio tem que estar somente na vertical, se colocarmos de cabeça pra baixo sera que o liquido escorrerá dentro do tubo ;D ???
sic transit gloria mundi

*

Alberto Ferreira

 ;D ;D ;D

Pois é...  ::)

Bom,...
Eu imagino que você esteja brincando, né?  ;)

Mas...
De qualquer forma...
Uma pergunta...
E nos termômetros?  Por que será que o mercúrio não escorre, se não for  balançado com força? ;)  ::)

Abraços,
Alberto

putz quanto ao termômetro não sei dizer não, mas vou chutar feio em...será que o mercúrio dilata com o calor e ai tanto faz se colocarmos de cabeça para baixo, nada aconteceria, desde que não alterada a temperatura ??? ;D, tem alguem que manja de física/química ai ???
sic transit gloria mundi

*

Alberto Ferreira

;D

 ::)
É...
Tem que "manjar", né?   ::)

Mas, enquanto isso não acontece, nós só podemos dizer o seguinte.
Taí um grande mistério...  Transcendental... ::)

 ;D ;D ;D

Abraços mil!
Alberto
 8)

Re: Lan
« Resposta #33 Online: 27 Outubro 2012 às 15:20:06 »
Caro Carbonieri;

Eu tinha feito esta pergunta logo que este tópico foi criado.

O Alberto em tom jocoso corretamente diz que não precisamos de um físico teórico para saber isto. COM TODA RAZÃO!!!

Primeiro a questão do termômetro. Este é um capilar fechado a vácuo em que a própria tensão superficial do mercúrio líquido garante que não escorra ou volte a menos que dê uma pancada.

No relógio em questão é (imagino) a mesma coisa. Mas vamos piorar um poquinho.

Usando no relógio um capilar, ou seja um tubo fininho, o volume de líquido deslocado é mínimo. Então como que é feita correção de temperatura e pressão no relógio para que não varie a escala. Veja, se aumentar a pressão atmosférica o negócio funcionará como um barômetro, pois o fole irá ser comprimido. E a temperatura a mesma coisa. OU EXISTE CORREÇÃO OU NÃO FUNCIONA PARANDO O LÍQUIDO EXATAMENTE NA HORA. 

Alguém arrisca alguma saída para o problema?

Ou o mistério continua?

Um abraço.

*

Alberto Ferreira

Salve!

Sim...
O mistério continua.

Mas, e aqui vai uma suposição, pois eu não conheço o movimento (o mecanismo) do relógio...

Eu acredito que temos dois pontos a serem considerados.

1) O que marca (indica) a hora é na verdade a superfície de contato entre os dois líquidos coloridos.

2) O que desloca, a tal superfície de contato é um "bombeamento do líquido, de um lado ou do outro...
Portanto, se isso for mesmo verdadeiro, a tal "bomba" estará "calibrada" para uma determinada vazão, que será proporcional ao tal deslocamento.

Agora o mistério que para mim permanece é...

- Isso (a leitura) seria mesmo afetado pela variação de temperatura?

- Dados os mínimos volumes envolvidos, até que ponto esta variação seria relevante (naquela vazão)?

Um grande abraço a todos!
Alberto

PS:
Por vezes, a(s) minha(s) brincadeira(s) é(são) mesmo para provocar. Mas jamais para calar os curiosos.  8)
Obrigado, rpaoliello.
Valeu!

Alberto a brincadeira faz parte senão o negócio fica chato....depois de ler as postagens posteriores a minha a dúvida ficou maior ainda  ;D, mas esse é um dos motivos que deixam mais interessante os relógios, ou seja ver todas essas complicações e imaginar como funciona e a criatividade pra fazer, funcionar tais relógios....
sic transit gloria mundi

*

Alberto Ferreira

Alberto a brincadeira faz parte senão o negócio fica chato....
...


Salve!

Sim, mas com uma insofismável condição, desde que feita com o devido respeito.


Mas a "moeda" tem outro(s) lado(s)...

- A "provocação" sadia e respeitosa pode nos fazer pensar... 
Ela pode tentar induzir à leitura ( à pesquisa e ao raciocínio), e tentar evitar que aconteça não apenas aquela (leitura) "dinâmica", com frequência feita muito "por alto", e consumida como se fosse um mero PF (prato feito).
Ou, em outras palavras, ter a pretensão daquela velha história de não dar o peixe, mas sim a vara de pescar...

- Há aqui no FRM, por parte de alguns, a pretensão (e até a "preocupação") de manter as informações postadas aqui da forma mais adequada possível (correta ou até mesmo posteriormente corrigida), pois, queiramos nós ou não, o FRM se tornou uma espécie de referência para muitos, que por vezes nem postam...
Alguns destes que nos "visitam" apenas leem, e de certa forma confiam, para tirar dúvidas e/ou aprender.
Então, para a coisa não ficar demasiadamente "pedante", "professoral" e consequentemente "chata"  ;), uma eventual (respeitosa) "cutucada" nos nossos neurônios, vai bem, não é não?  ;)

Mas a ideia dessas tais "brincadeiras", além da piada pela piada, é mesmo a de criar interesse, para que nós leiamos mais (seja no próprio tópico ou não) e, como eu disse, e se vocês me permitem repetir, eu gostaria que ficasse bem claro...
Jamais para "calar" os curiosos.

Ou seja,...
E lembrando o Mestre...   
"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."


Um grande abraço a todos!
Alberto  - Dando uma de "filosofo" matinal,... ... e "domingueiro".   :D

Fui!
 8)

Desencavando o tópico, por conta deste ótimo vídeo do CEO explicando o sistema.

https://www.youtube.com/watch?v=vVrMWGO-qH4
Amplexos do Mário

*

Alberto Ferreira

Fiat Lux.

Não, não!... Sem a pretensão de citar as bíblicas palavras, longe disso.
No sentido "sueco" mesmo... Os inventores do prosaico fósforo.



E no bom sentido de, na medida do possível, sempre acendermos uma vela na penumbra das nossas mentes.  ;)

Um amplexo, meu (quase cometa) amigo!
Alberto

PS:
O FRM pode até tardar na informação séria,...
...mas não falha.  8)