[Montagem] Felsa 4007n - Ainda tentando montar.

  • 11 Respostas
  • 4238 Visualizações
*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
[Montagem] Felsa 4007n - Ainda tentando montar.
« Online: 19 Janeiro 2012 às 19:33:11 »
Olá caros colegas do fórum, estou em um novo desfio, graças ao caro forista Paulistano [ele o enviou], mais gosto desses tipos desafios, pois nas pesquisas, descobri que a Breitiling usou algumas variações deste calibre, e um de seus modelos da década de 60.

Esse movimento, é montado originalmente em um Mirvaine, além do movimento, tenho mostrador e ponteiros, caixa completa com acrílico novo, com a tampa e corôa assinadas.

Olha como eu recebi ele.


E não vou mentir que estou penando para montá-lo.

Colocando as rodas.


O módulo do automático é praticamente integrado com a ponte da rodagem. [Demorei alguns minutos, montando essa parte, pois a rodagem é teimosa para encaixar...] ;D


Tambor de corda, tem uma mola que segura o cliquet de carga, está ausente, tentei adaptar uma, até agora sem muito sucesso.


Ancora e sua ponte, já estão no lugar.


O certo era eu começar a montar pela tige, pinhões, tiret e báscula, mais como não tem a tige, vou ter que segurar os pinhões em  com algum objeto, para que eu consiga montar essa parte.


Já com algumas das engrenagens do calendário montado.

Até agora, percebi, que faltam, a tige, uma mola do clique da roda de carga, e o antichoque inferior do eixo do balanço, está sem a mola de pressão que segura o rubi, vou tentar fazer uma adaptação, já que os rubis não se perderam.

Bom, como ainda estou montando, assim que tiver alguma novidade, eu posto aqui, ok pessoal..

Se tiverem dicas, sugestões e críticas, podem mandar... serão bem vindas!!

Por enquanto é só pessoal, agradeço desde já pelas visitas e comentários!! ;)
Abraços,
Cigano!

Re: [Montagem] Felsa 4007n - Ainda tentando montar.
« Resposta #1 Online: 20 Janeiro 2012 às 14:31:54 »
Bacana Cigano  ;)
Sempre tive vontade de pegar uma sucada desmontada e tentar montá-la do zero, sem antes não ter visto montado ... deve ser interessante.
Meu "tutor" me disse uma vez que uma peça não cabe no lugar de outra ... aí, na época, fiquei pensando ... deve ser legal "achar" o lugar de cada coisa entre as platinas! :D
Boa sorte e estamos torcendo por aqui para vê-lo voltar a funcionar.
Parabéns 8)
Abração
Lourival

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: [Montagem] Felsa 4007n - Ainda tentando montar.
« Resposta #2 Online: 20 Janeiro 2012 às 16:46:04 »
Bacana Cigano  ;)
Sempre tive vontade de pegar uma sucada desmontada e tentar montá-la do zero, sem antes não ter visto montado ... deve ser interessante.
Meu "tutor" me disse uma vez que uma peça não cabe no lugar de outra ... aí, na época, fiquei pensando ... deve ser legal "achar" o lugar de cada coisa entre as platinas! :D
Boa sorte e estamos torcendo por aqui para vê-lo voltar a funcionar.
Parabéns 8)
Abração
Lourival


Muito obrigado caro Lourival, pois é, parece um quebra cabeças para se montar com auxilio de uma pinça e uma chave de precisão ;D ;D ;D

Ela está faltando algumas peças, que dá para improvisar, vou tentar fazer isso, para ver se ela funciona... pois o conjunto está muito bom, a espiral do balanço "cabelo" estava meio torta, com um pouco de paciência e calma, eu consegui arrumar...
Coloquei só ela na platina para ver como ficou, e está livre, leve e solta !! 8)

Assim que eu tiver novidades postarei aqui!!

Vou mexer nela mais tarde!! ;)


Abraços,
Cigano!

Re: [Montagem] Felsa 4007n - Ainda tentando montar.
« Resposta #3 Online: 20 Janeiro 2012 às 17:48:58 »
Bacana Cigano  ;)
Sempre tive vontade de pegar uma sucada desmontada e tentar montá-la do zero, sem antes não ter visto montado ... deve ser interessante.
Meu "tutor" me disse uma vez que uma peça não cabe no lugar de outra ... aí, na época, fiquei pensando ... deve ser legal "achar" o lugar de cada coisa entre as platinas! :D
Boa sorte e estamos torcendo por aqui para vê-lo voltar a funcionar.
Parabéns 8)
Abração
Lourival
Amigo Lourival
exatamente por isso mandei esse relógio desmontado para o amigo Cigano.
ele já está num bom estágio, e precisa de novos desafios. ele vai conseguir.
o divertido é achar o lugar das peças...é uma terapia.
vamos aguardar o resultado.
abraços.

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: [Montagem] Felsa 4007n - Ainda tentando montar.
« Resposta #4 Online: 20 Janeiro 2012 às 19:57:42 »
Amigo Lourival
exatamente por isso mandei esse relógio desmontado para o amigo Cigano.
ele já está num bom estágio, e precisa de novos desafios. ele vai conseguir.
o divertido é achar o lugar das peças...é uma terapia.
vamos aguardar o resultado.
abraços.


Muito obrigado caro amigo Paulistano, muito obrigado mais uma vez, pela força que você vem me dando entre outros caros colegas.... a cada desmonte meu, aprendo uma coisa nova !!

Esse 4007N, ao mesmo tempo que está me dando trabalho, mais está me divertindo também, pois como você disse caro Paulistano, é uma grande terapia !!

Obrigado, tenha um ótimo final de semana!! ;)
Abraços,
Cigano!

Re: [Montagem] Felsa 4007n - Ainda tentando montar.
« Resposta #5 Online: 21 Janeiro 2012 às 16:59:10 »
Grande cigano, mais um desafio!!!
a felsa tem uma historia interessante, muito bacana, vale a pena os amigos pesquisarem,

Vai que é sua "cigano" ;D ;D ;D

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: [Montagem] Felsa 4007n - Ainda tentando montar.
« Resposta #6 Online: 25 Janeiro 2012 às 00:02:53 »
Grande cigano, mais um desafio!!!
a felsa tem uma historia interessante, muito bacana, vale a pena os amigos pesquisarem,

Vai que é sua "cigano" ;D ;D ;D


Muito obrigado caro Anderson, vou terminar a postagem do restante agora...

Bom continuando... 8)

Caros colegas, eu terminei de montar o movimento, só que para minha surpresa, a roda de escape está com parte inferior do eixo inferior quebrado, mesmo assim montei, e valeu muito a experiência, se não fosse esse probleminha, mesmo com a ausência da tige, seria possível dar corda, e mostrar o funcionamento em um vídeo.

Mesmo assim montei ele dentro da caixa, faltando apenas a roda de escape.


A parte que acho mais difícil nessa parte, já está montada, que á tirete, báscula e suas respectivas "molinhas". Sem a tige, tige que usar um fio bem fino para segurar o pinhão macho, e a de transmissão fêmea.


Roda do calendário e as platinas que as seguram, roda intermediária da menuteria, cannon e roda de roas montados.


Mostrador já fixo no lugar, ele é fixado por dois micro-parafusos que se encontra na lateral no movimento.


Por precaução, deixo para colocar o balanço depois de ter posto o mostrador. Ele estava com a mola meio torta, com a pinça deixei ele no lugar.



Ponteiros, caixa e tampa, polidos...


Já tudo montado dentro da caixa.


Coloquei a corôa para ter uma idéia de como fica.


Coloquei uma pulseira para ver como irá ficar, pois terei *(novidades dentro de alguns dias.) ::)


Reparei que a posição dos ponteiros mudaram, só de mexer eles giram normalmente.


Novidades, eu ganhei de um amigo do fórum uma máquina completa, exatamente igual a essa, dentro de alguns dias eu terei novidades do "relójinho"....


Agradecimentos: Ao amigo Paulistano por ter cedido esse relógio todo desmontado e passado algumas dicas, pois adorei montar um mecanismo do "ZERO", nunca tinha montado um antes, ao caro mestre Wilson *(ele que, me doou a máquina que provavelmente irá trazer a vida do relógio novamente), e ao caro mestre Meneghetti, que desde o 1º desmonte vem me passando os ensinamentos, para que eu continue mostrando aos colegas, os meus simples desmontes e remontes e também ao caro Adriano, pois ele me passou umas dicas de lubrificação das partes de um movimento. E todos os colegas pela visita ao tópico.

Caso os colegas vejam algo de errado, dicas ou críticas, estou aqui para ouvi-los!!

Obrigado à todos desde já!!
Abraços,
Cigano!

Re: [Montagem] Felsa 4007n - Ainda tentando montar.
« Resposta #7 Online: 25 Janeiro 2012 às 00:16:29 »
MEU CORAÇÃO PULA DE ALEGRIA.
SABIA QUE VOCÊ IRIA CONSEGUIR.
PARABÉNS.
só falta grand finale.
abraços.

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: [Montagem] Felsa 4007n - Ainda tentando montar.
« Resposta #8 Online: 25 Janeiro 2012 às 01:49:35 »
MEU CORAÇÃO PULA DE ALEGRIA.
SABIA QUE VOCÊ IRIA CONSEGUIR.
PARABÉNS.
só falta grand finale.
abraços.

Muito obrigado caro amigo, pois é consegui montar, foi muito legal, pois com isso aprendi muito, até mesmo poque eu pesquisei muito sobre esse calibre, não vi nenhum desmonte dele na "net"....
Eu gostei, pois foi um exercício e tanto para minha mente...

Daqui uns dias ele volta a viver, e postarei aqui novamente uma 2 faze da montagem do outro movimento.

Obrigado pelo elogio, e por colaborar com essa máquina, para meus exercícios...
Achei bonita esse movimento, tem um acabamento legal!!

Valeu! ;)
Abraços,
Cigano!

Re: [Montagem] Felsa 4007n - Ainda tentando montar.
« Resposta #9 Online: 25 Janeiro 2012 às 10:21:04 »
Bacana demais, Cigano! Parabéns ;)
« Última modificação: 25 Janeiro 2012 às 10:36:01 por Lourival »

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: [Montagem] Felsa 4007n - Ainda tentando montar.
« Resposta #10 Online: 25 Janeiro 2012 às 12:03:43 »
Bacana demais, Cigano! Parabéns ;)

Muito obrigado caro Lourival... ;)

Tenha um ótimo dia!! :D
Abraços,
Cigano!

Re: [Montagem] Felsa 4007n - Ainda tentando montar.
« Resposta #11 Online: 27 Janeiro 2012 às 17:34:31 »
 8) 8) 8) 8)  Parabens caro amigo e aluno 8) 8) 8) 8) 8)
 8) 8) 8) Continue assim sempre dedicado pois o ramo da relojoaria está sempre precisando de bons profissionais e logo, logo voce será um deles 8) 8) 8) 8)

Abs  8) 8) 8) 8)

Meneghetti  8) 8) 8) 8) 8)