[OT] Parafuso espanado

  • 24 Respostas
  • 33541 Visualizações
*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
[OT] Parafuso espanado
« Online: 10 Março 2009 às 15:33:20 »
Amigos,

Primeiramente, desculpem o off-topic.
Tentei procurar a resposta para a minha pergunta pela internet inteira, mas não consegui achar nada que se aplique ao meu caso. E como sei que aqui no Fórum tem diversos colegas com bastante habilidade manual, talvez alguém saiba me ajudar.

Meu problema é o seguinte: possuo um notebook no qual o acesso aos slots de algumas placas é feito por uma tampinha na parte inferior do mesmo. Essa tampa é presa apenas por um simples parafuso com fenda tipo philips.

Pois bem, eu precisava acessar um destes slots e, ao tentar soltar este parafuso, eu espanei sua fenda, isto é, a fenda deixou de existir e agora a chave philips gira em falso (não sei exatamente se "espanar" é o termo correto).
Isto aconteceu porque o parafuso havia sido muito bem preso, por meio de uma chave elétrica, utilizada pelo último técnico que desmontou meu computador. Ao tentar abrir com uma chave philips manual, a fenda do parafuso [que é muito mole] cedeu...

Procurei na net alguma receita para tentar abrir parafusos espanados, mas todas requerem que se lubrifique o parafuso de alguma forma (WD40, óleo de cozinha, manteiga, óleo Singer, etc.) ou utilize um alicate.
Infelizmente, nenhuma das duas possibilidades é viável: não é possível jogar óleo no notebook, por motivos óbvios, e a cabeça do parafuso é muito pouco espessa para ser pega por um alicate.

Algum dos amigos saberia algum truque, ou teria alguma dica de como eu poderia retirar este parafuso?
Fiquei pensando: se o parafuso de um relógio espanar, como um relojoeiro faria para retirá-lo? Talvez eu pudesse fazer o mesmo procedimento!

Certa vez vi uma técnica na net, mas é muito complexa e precisa de materiais que não possuo: quando a cabeça de um parafuso quebra e a rosca ainda está parafusada no relógio, faz-se um furo pequeno no cilindro da rosca e, lá dentro, cola-se uma espécie de tige com trava-rosca. Depois de seco, é só torcer a tige, no sentido de desparafusar. Voilà!
Isso é bacana, e certamente serviria pra mim, mas onde é que vou arrumar uma micro-furadeira pra fazer o tal furo?

Bom, é isso aí! Talvez ninguém saiba como ajudar, mas estou atirando pra todo lado, e quem sabe sai alguma coisa boa daqui?

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: [OT] Parafuso espanado
« Resposta #1 Online: 10 Março 2009 às 15:46:06 »
Igor, o jeito mais simples é bastante parecido com o que você descreveu, porém mais eficiente. Fazer um furo no centro da cabeça do parafuso "brigão" e usar um saca-parafusos, que é um outro parafuso, só que com rosca à esquerda.

De uma forma ou de outra, você não vai escapar de fazer "um furinho"...
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: [OT] Parafuso espanado
« Resposta #2 Online: 10 Março 2009 às 15:49:15 »
Pois é, coisa complicada. Em relojoaria, existem 2 opções. A primeira, e mais indicada, é perfurar o parafuso e retirar a "casquinha" de rosca que resta. Ela pode sair fácil, durante a própria perfuração, ou pode precisar que se use o auxílio de uma haste ou tige colada na rosca. O segundo método é pouco ortodoxo, mas funciona. É o uso da "cândida", que corroi o parafuso mas não o latão da platina. A única contra indicação é que a platina pode manchar, e se ela for banhada, já era. Se for de latão puro, pode manchar, mas a mancha pode ser removida com polimento. Basta deixar a platina de molho. Tem que se certificar de que não há mais nenhuma peça de aço junto, senão ela vai pro espaço também.

Já existiu um produto próprio para isso, próprio para relojoaria, para dissolver parafusos.

Por fim, uma tentativa, que não se usa na relojoaria, mas pode servir nesse caso, que o parafuso é consideravelmente maior, que é refazer uma fenda comum no resto de cabeça, usando algo bem pontiagudo.

De resto, só posso desejar boa sorte!  ;)

Abraço!

Adriano

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: [OT] Parafuso espanado
« Resposta #3 Online: 10 Março 2009 às 15:55:02 »
Paulo,

Por mim, não tem problema furar o parafuso. Posso destruí-lo totalmente se for preciso. O negócio é achar quem faz isso!
Eu não consigo, primeiro porque não tenho tal furadeira, e segundo porque minha mão treme mais que vara de marmelo...



Adriano,

Estava escrevendo uma resposta pro Paulo falando exatamente sobre esta sua última alternativa.
Vi algumas dicas no sentido de cavucar uma fenda nova na cabeça do parafuso. Isso é o mais próximo do que consigo e acho que é o que vou tentar.

Abraços e obrigado pela ajuda,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: [OT] Parafuso espanado
« Resposta #4 Online: 10 Março 2009 às 16:01:11 »
Salve!

Igor,
Muito provavelmente o parafuso é bem pequeno, não?

Bom, meu amigo...
A "solução" do seu problema vai exigir o que você (aparentemente...  ;)) não teve.  ;) :D
Paciência e controle dos movimentos.
 :-\

Ah!
Parafusos com fendas Philips, especialmente os pequenos, não gostam nada de chaves, digamos, improvisadas.  :-\


Bom,...
É o seguinte.
Tente conseguir uma mini furadeira com movimento de rotação reversível e, se possível, controlável. De preferência uma que permita uma boa "pega", aquelas com empunhadura do tipo "caneta" são melhores do que as do tipo "pistola", pelo simples manusear, ok?

Coloque uma broca fina (menor que o diâmetro do parafuso) na furadeira.
Centralize bem e vá acionando a furadeira com cuidado.
Como o giro será contrário ao sentido de corte da broca, há boas chances de que o parafuso saia.

Mas,...
Vá com calma!
 ;)  ;D

PS:
Não tente "cavucar" outra fenda. Isso, provavelmente, só vai agravar o problema.

Um abraço!
« Última modificação: 10 Março 2009 às 16:05:10 por Alberto Ferreira »

*

rlessa

Re: [OT] Parafuso espanado
« Resposta #5 Online: 10 Março 2009 às 16:20:38 »
Igor,

sem querer te desanimar, ate' porque eu perdi a paciencia, mas aconteceu o mesmo com o laptop da minha esposa, tentei aprofundar a fenda e nao deu em nada....
quebrei a tampa plastica  :o :o, coloquei memoria nova... e ta' la' funcionando sem tampa...  :D :D

mas o maldito do parafuso esta' la' tambem... >:( >:( >:(

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: [OT] Parafuso espanado
« Resposta #6 Online: 10 Março 2009 às 16:33:25 »
Mas eu acho que por mais que o parafuso estivesse apertado, o nosso amigo Igor caiu em um engano comum com chaves philips. Não quero subjulgar os dotes mecânicos do meu amigo Igor, mas talvez ele esteja entre os 99% da população que usa a chave philips de tamanho errado na hora de soltar um parafuso. Isso porque a chave philips engana mesmo e prega uma ilusão de ótica.

Enquanto estamos absolutamente habituados a pegar uma chave de fenda comum baseando-se que a largura da fenda deve ser igual à largura da chave, na chave philips, por sua ponta cônica, isso não procede. Na philips, a chave deve ser consideravelmente maior do que aparenta que deveria ser. É esse o segredo para evitar esses problemas. Usando a chave certa, por mais apertado que esteja o parafuso, consegue-se soltar sem danificar. A não ser, claro, que o parafuso seja muito, muito vagabundo.

E não sei disso porque sou "mais esperto", mas sim porque desde bem pequeno, com a eterna curiosidade de desmontar tudo, cansei de espanar cabeças de parafusos philips. E levei anos para me tocar que o segredo estava na escolha da chave certa.

A dica é: olhe para a chave que parece ser a certa, e pegue a sua próxima maior.

Abraços!

Adriano

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: [OT] Parafuso espanado
« Resposta #7 Online: 10 Março 2009 às 16:51:59 »
Oi Igor!

Acho que a pessoa certa para fazer o furinho no parafuso do teu note, é um dentista. Mais precisamente, um protético.
Se quiser, tenho um primo em cuja clínica há protéticos que poderiam tentar.

Abraço,


Marcos Sá
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: [OT] Parafuso espanado
« Resposta #8 Online: 10 Março 2009 às 16:56:23 »
Obrigado amigos!

Alberto,

Você está certíssimo, me faltou paciência e controle dos movimentos. Fiquei desesperado pra abrir logo a tampa e acabei f*dendo tudo! Como nosso colega Amadeu diz, tenho mão sexual... :P



Rogério,

Vou tentar a dica da broca. Aliás, vou pedir para o meu pai fazer pra mim. Ele tem muito mais habilidade do que eu. :-\



Adriano,

Não importa o quão mal você fale dos meus dotes mecânicos, eu lhe asseguro: são piores! :'(
Eu REALMENTE não levo qualquer jeito pra habilidades manuais. Nem pra pintar parede eu sirvo!

Manja videogame? Manja Street Fighter?? Manja aqueles comandos pra dar golpes especiais??? Então, eu até sei como faz os comandos, mas sou tão tosco que não consigo usá-los durante uma luta! Eu tento me virar com soco e chute, e só! :-[

Ou seja, nem pra fazer movimentos grosseiros eu sirvo, quanto mais para movimentos delicados!

Já tentei revisar uma dezena de relógios. Consegui desmontar todos, mas jamais consegui montar unzinho sequer! Nem tampa traseira eu consigo desenroscar... :(

Ai, ai, vou parar de falar que tô começando a ficar deprimido... :'(

 ;D

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: [OT] Parafuso espanado
« Resposta #9 Online: 10 Março 2009 às 16:58:30 »
Se quiser, tenho um primo em cuja clínica há protéticos que poderiam tentar.

Sá,

Obrigado pela ajuda!
Por hora, não quero lhe dar trabalho, então vou passar a tarefa ao meu pai, conforme falei na mensagem acima. Ele gosta destas coisas e tem bastante habilidade manual.
Se não der certo, te mandarei uma MP, pois de algum jeito essa porcaria de parafuso tem de sair!

Um grande abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: [OT] Parafuso espanado
« Resposta #10 Online: 10 Março 2009 às 17:07:58 »
Se tudo mais falhar...

Posso te emprestar:



 ;D ;D ;D
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: [OT] Parafuso espanado
« Resposta #11 Online: 10 Março 2009 às 17:10:35 »
Obrigado amigos!

Não importa o quão mal você fale dos meus dotes mecânicos, eu lhe asseguro: são piores! :'(
Eu REALMENTE não levo qualquer jeito pra habilidades manuais. Nem pra pintar parede eu sirvo!

Manja videogame? Manja Street Fighter?? Manja aqueles comandos pra dar golpes especiais??? Então, eu até sei como faz os comandos, mas sou tão tosco que não consigo usá-los durante uma luta! Eu tento me virar com soco e chute, e só! :-[

Ou seja, nem pra fazer movimentos grosseiros eu sirvo, quanto mais para movimentos delicados!

Já tentei revisar uma dezena de relógios. Consegui desmontar todos, mas jamais consegui montar unzinho sequer! Nem tampa traseira eu consigo desenroscar... :(

Ai, ai, vou parar de falar que tô começando a ficar deprimido... :'(

 ;D

Abraços,

Igor

Igor, minha proposta não é a de consolar mas apenas deixar claro o seguinte:  ;)

Deus lhe deu outros dons e entre eles está o de escrever muito bem e com muita clareza  ;) ... portanto não se deprima !! ;D

Grande Abraço !!!


Marcos Lima

*

Offline Tomas

  • *****
  • 568
  • Ponteiros que marcão momentos bons da vida.
    • Ver perfil
Re: [OT] Parafuso espanado
« Resposta #12 Online: 10 Março 2009 às 17:21:29 »

    Não sei se o pessoal já comentou, mas pode pegar a chave philips colar com Superbonder com algodão e colar na cabeça deixa bom tempo e depois tentar tirar.
    Uma outra coisa que pra mim dá certo (como vejo notebook todos os dias) é pegar uma mini retifica com disco de pedra bem fina  ou uma serrinha e serrar diagonal a cabeça para criar uma fenda depois com chave de fenda tirar o parafuso.


espero ter ajudado  ;D, abraços, Tomas
abraços Tomas.

*

Offline Wilson

  • ****
  • 475
    • Ver perfil
Re: [OT] Parafuso espanado
« Resposta #13 Online: 10 Março 2009 às 18:11:17 »
Igor,

esses motores que usam para gravar alianças é ideal para isso,
é só vc conseguir um ourives ou "gravador", trocando a broquinha de gravar por uma
de furar, vai ser moleza !

abraços,

wilson

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: [OT] Parafuso espanado
« Resposta #14 Online: 10 Março 2009 às 20:15:47 »
...Na philips, a chave deve ser consideravelmente maior do que aparenta que deveria ser....

GRANDE VERDADE - DICA

Igor, tente colar uma chave philips com araudite no parafuso....
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: [OT] Parafuso espanado
« Resposta #15 Online: 10 Março 2009 às 21:06:31 »
Amigos,

Muito obrigado pelas dicas. Vou tentar primeiro esse lance de colar a chave.
Se não conseguir, vou pedir para meu pai tentar fazer uma fenda com uma Dremel.
Se a fenda não der, vou pedir para ele tentar a tal broca.

Se não der, eu arrebendo a porcaria da tampinha plástica e compro outra no fabricante, porque pelo amor de Deus...



Malima,

Muito obrigado pelo elogio, amigo!
Mas vou te falar a verdade: o "dom" da escrita quem me deu foi uma professora velhinha e muito paciente, que me deu aulas de redação quando eu estava naqueles tempos de vestibular, a Professora Dona Pujol. Antes dela eu era um desastre... ;D

Um dom que eu tenho, se puder falar assim, é o da memória... quer dizer, da memória de longo prazo, de eventos que se passaram há meses, anos e décadas, porque minha memória de curto prazo é muito mais ou menos... ::)


Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: [OT] Parafuso espanado
« Resposta #16 Online: 10 Março 2009 às 23:19:22 »
Igor,

Algumas marcas de notebooks, tal como a Acer utiliza um tipo de parafuso philips com rosca louca, ou seja, por mais que se aperte nunca vai espanar e engana na hora que leigos assim como eu tentam abrir algum compartimento. Da impressão que o parafuso está espanado.

O segredo é não forçar e desapertar devagar e levemente, ai solta!

Muitas vezes o parafuso fica numa cavidade que não enchergamos direito sua fenda e ai roçamos a chave nela e pode acontecer desta escariar.

Tente fazer uma pequena fenda na cabeça do parafuso e a partir dai rodar com a chave levemente, pode dar certo.

Por mais "chula" que seja um técnico é muito improvavel que aperte um parafuso de carcaça de notebook com parafusadeira eletrica ou se o fizer colocar torque maior que o necessario.

Abs.
Edimar
BMJr

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: [OT] Parafuso espanado
« Resposta #17 Online: 11 Março 2009 às 08:22:44 »
Igor, esta dica de colar a chave no parafuso com araldite é boa mesmo. Já usei.

Voce tbm já tentou usar uma chave de fenda de relojoeiro como alavanca no parafuso espanado?

Nem precisa fazer força, o propio peso da mão já é o suficiente. E com a outra mão, use a chave philips.

Abraços,
Jose A.
« Última modificação: 11 Março 2009 às 08:25:27 por zE_ »

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: [OT] Parafuso espanado
« Resposta #18 Online: 11 Março 2009 às 11:31:20 »
Um truque que eu costumo utilizar com parafusos de uma forma geral, principalmente com os imperrados, é, além de usar a chave adequeda, iniciar a operação com um pequeno aperto para logo depois iniciar o desaperto. Este procedimento, de uma forma geral, costuma desemperrar a rosca dos parafusos facilitando sua retirada.

Lembro também que, assim como em alguns relógios, existem "notes" e desktop´s que usam parafusos com rosca invertida, isto é, para vc desapertar terá que fazer o movimento com a chave como se fosse apertar.

Dicas de um prático !! ;) :D

Grande Abraço !!



Marcos Lima

*

Offline Robson

  • ****
  • 416
    • Ver perfil
Re: [OT] Parafuso espanado
« Resposta #19 Online: 11 Março 2009 às 17:09:59 »
Vou dar a minha pequena contribuição de mecânico de Fusca. ;D

45 % dos parafusos com cabeça espanada são devido a utilização de chave de tamanho incorreto, seja ela fenda, Phillips, sextavada ou cross.

45 % são devido a força de torque sem estar devidamente pressionada a chave contra o parafuso. Tem parafuso que eu chego a deitar em cima, apoiando a chave com o ombro e torqueando devagar, quase no sentimento. Se só girar sem pressionar, vai espanar.

10 % mesmo usando a cheve adequada e de forma correta o infeliz do parafuso espana só para sacanear...
"Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades."