Menu principal

Dei um trato na minha Cebola Mecânica Verde (Orient KD) !!

Iniciado por Cigano, 14 Março 2012 às 01:04:14

tópico anterior - próximo tópico

Cigano

Olá caros colegas, em quanto não chega a minha outra Cebola Mecânica, para receber um trato estético, resolvi fazer no meu 1º KD, eu já pequei ele meio judiado esteticamente na época, tinha feito apenas um polimento de leve, ou seja os arranhões se manteve.

E como ele já estava mais bonito, com o mostrador vindo do mestre Wilson, hoje resolvi desmontar e dá um trato na "carcaça dele"

Movimento fora da caixa

Caixa, já vazia!!

Observem o trinco no acrílico, foi uma queda que ele levou, em novembro do ano passado, comentei aqui em algum lugar a respeito!! :'( O relojoeiro que revisou ele a 2 anos atrás, me disse que pela qualidade do acrílico, não era genérico, e sim original.

Sem o acrílico e aro!!

Reparem na sujeira, pois usaram uma cola emborrachada para fixar o aro.

Aro, com o acrílico!!

Viu a cola com a sujeira ?!?!

Frente e verso do bézel interno.

Fiz uma arte com ele, mais frente tem fotos!! ;D

Caixa sem o bezel, com a pequena engrenagem que é movida para corôa que fica as 4hs, que gira o bézel pela cremalheira.

Corôa e engrenagem que move o bézel fora, viram a oxidação??

O bézel já limpo e com a "arte" que fiz, não ficou bonito, mais só para preencher o vazio que a tinta vermelha deixou com o desgaste do tempo!!

Reparem que o "pip" está mais clarinho, e agora brilhando muito!!  ::) 8)

Movimento já dentro da caixa, puxa não tirei fotos da caixa já limpinha, antes da montagem. Que lesado eu fui hein!! :-\ :(

O relógio prontinho e montado...

Agora o resultado do polimento fosco que fiz...

A tampa deixei do jeito que estava!!

Vou providenciar outro cristal para ele, então ele está apenas encaixado e sem cola, não sei se o procedimento no caso dos KD, é usar colas mesmo para fixar o cristal!

Espero que gostem, apesar das imagens estar ruins, por conta que foram feitas com celular.

Qualquer dica, pergunta ou sugestão, fiquem a vontade.

Até logo pessoal!! ;)
Abraços,
Cigano!

VIP

Veio com essa pulseira? não vai colocar uma de metal?

Parabéns, esse modelo é muito legal.

;)
Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

Cigano

Citação de: vip.imports2010 online 14 Março 2012 às 01:16:38
Veio com essa pulseira? não vai colocar uma de metal?

Parabéns, esse modelo é muito legal.

;)

Esse aqui faz tempo que tenho, ainda não é a nova aquisição, ele veio com uma em aço toda ferrada, então na época eu coloquei esta, ela é de silicone, as que achei na medida dele, não tinha os terminais, aí fica feio sem os terminais das garras.

Mais pretendo sim colocar uma, quando eu achar eu colocarei!!

Obrigado pelo elogio caro Vip!! Gosto dessas cebolas.. hehee
Abraços,
Cigano!

Jansen

Cigano... Bem legal... Que materiais usou no polimento? Usou micro retifica? Utilizou algo p. Retirar ou minimizar as oxidacoes?
Parabens.
Abs
" Se todos seus esforços foram vistos com indiferença, não desanime, pois o sol ao nascer dá um espetáculo todo especial e no entanto a maioria da platéia continua dormindo..." Autor Desconhecido

Cigano

Citação de: Jansen online 14 Março 2012 às 01:26:05
Cigano... Bem legal... Que materiais usou no polimento? Usou micro retifica? Utilizou algo p. Retirar ou minimizar as oxidacoes?
Parabens.
Abs

Olá caro amigo Jansen, no polimento a famosa "Scotch Brite" no popular, "esponja de lavar louças" na mão mesmo  ;D ;D ;D
Eu até tenho MR, mais estou sem os apetrechos dela para polir!!

Para retirar as sujeiras e oxidação, uma solução de relojoeiro, e depois benzina. tudo antes de polir!!

Muito obrigado, qualquer dúvida é só perguntar!! 8)
Abraços,
Cigano!

O Cara

Parabéns parceiro, ficou muito legal o trabalho e o tópico.

Um abraço
Fábio

Cigano

Citação de: O Cara online 14 Março 2012 às 01:54:31
Parabéns parceiro, ficou muito legal o trabalho e o tópico.

Grande Fábio, muito obrigado, estou esperando outra Cebola chegar, então fiz esse de cobaia para o outro, hehehe
Assim que o outro chegar farei algo parecido, mais limpeza e polimento de leve.
Assim que for feito, postarei aqui!!
Valeu!! ;)
Abraços,
Cigano!

RÔMULO FÓZ

Lindo relógio Cigano, ;)
Eu sempre adimirei esses relógios no pulso de meus tios/avós mesmo antes da cachaça braba...rsss
Abs
Romulo Foz

automatic for the people

vinniearques

Cigano

Citação de: Rômulo Fóz online 14 Março 2012 às 07:38:22
Lindo relógio Cigano, ;)
Eu sempre adimirei esses relógios no pulso de meus tios/avós mesmo antes da cachaça braba...rsss
Abs
Romulo Foz

Muito obrigado caro Rômulo, eu também, eu me lembro dessas cebolas assim, pois um tio tinha 2, um verde com degradê para cinza escuro, e um vermelho para o preto, achava e acho lindos.. nem sei que fim levaram aquelas belas cebolas que ele tinha!!

Citação de: automatic for the people online 14 Março 2012 às 10:04:24
Muito legal! E acho essa "cebola" bem bacana.

Abs

AFTP

Muito obrigado caro AFTP, por comentar!!
Quando eu entrei no fórum, eu babava nos KD dos caros colegas, até que consegui este aqui, o preço que paguei na época, é o preço da revisão completa deles hoje... raramente acha um por 100,00 mangos!!

Citação de: vinniearques online 14 Março 2012 às 10:11:00
Ai sim ein Cigano parabénsss!
Muto obrigado caro Vinnie, estou treinando para a chegada do outro...
Irei postar no "antes e depois" depois do trato!!
Obrigado por comentar!! :D
Abraços,
Cigano!

Cosentino

Parabéns Cigano,
Renascido em todo seu esplendor como uma Fênix! :D
Abraços

Cigano

Muito obrigado caro Cosentino, sempre gostei desses Orientões, agora só falta um cristal novo para melhorar!!
Obrigado pelo elogio, e por comentar!! :D 8)
Abraços,
Cigano!

Stone Free

Beleza de trabalho, Cigano  ;) Parabéns.
Admiro muito quem se aventura a recuperar os nossos amados Orientões. Por serem relógios campeões em fazer a maioria torcer o nariz, fica mais divertido ainda quando expomos nossa admiração e carinho por eles, fazendo das tripas o coração para deixá-los em forma de novo. Parei de expor meus orientões e de falar sobre eles por aqui pois senti que começou a haver pouco interesse no assunto, só alguns poucos de fato pareciam se interessar. A coisa era muito frenética no fórum antigo, no "Clube do Orient KD/WD", mas aqui, o tópico criado acabou sendo que meio "diluído" com assuntos sobre outros modelos que na minha opinião, acabaram por fugir do tema principal.
Venho estudando e tentando há algum tempo, maneiras diferentes para "silkar" os bezeis comprometidos dos KD/WD, no sentido de dar-lhes uma aparência de novo. Bezeis ruins acabaram por ser uma constante nos KD/WD disponíveis atualmente. Um KD ou WD com bezel com aparência de novo, mesmo contrastando com um mostrador desgastado, por assim dizer, fica OUTRA COISA :o Assim que eu chegar a uma fórmula eficaz, que para mim significa deixar o bezel com aparência que, pelo menos, não pareça óbvia a recuperação, prometo que posto alguma coisa.

Só pra ilustrar, vejam a beleza de um bezel em estado mint em dois de meus KD de "caixa redonda":

Abraços a todos

Gustavo

kaiuka

Parabéns caro amigo Cigano Igor.

Belo trabalho no teu Orient Hulk!

;D

Cigano

Caro Gustavo, que maravilhas de KD esses seus, 2 lindas peças do caramba.. Parabéns, eu não diria "mint" e sim "NOS" !!
Super 0km, ver um com o bézel assim, só os seus, ou em fotos antigas...
Esses dias apareceu um lote de sucatas no ML, eram 2 caixas completas com dial, mais sem movimento, em uma delas o bézel, estava muito bonito, o dou outro estava meio desgastado, ambos eram igual ao do seu primeiro modelo, e as caixas em estado muito bom, vendeu rapidão, nem deu tempo de eu consultar o porquinho!! ;D ;D Se eu não me engano, acho que pedia R$30,00 pelas duas!! :D :D

Parabéns pelas suas 2 peças de museu!! ;)
Abraços,
Cigano!

Cigano

Citação de: kaiuka online 14 Março 2012 às 15:31:01
Parabéns caro amigo Cigano Igor.

Belo trabalho no teu Orient Hulk!

;D

Olá cara Sandrinha "Dara" sumida!! Bem em vê-la por aqui....
Ahh, muito obrigado pelo elogio ao meu velho relógio!!

Tá aí um apelido bom para ele, se eu não me engano, quando troquei o mostrador e postei aqui, falaram isso... hehehehe

Cebola do Hulk!! ;D ;D ;D

Obrigado por comentar!! :D :D
Abraços,
Cigano!

Stone Free

Citação de: Cigano online 14 Março 2012 às 17:17:41
Caro Gustavo, que maravilhas de KD esses seus, 2 lindas peças do caramba.. Parabéns, eu não diria "mint" e sim "NOS" !!
Super 0km, ver um com o bézel assim, só os seus, ou em fotos antigas...
Esses dias apareceu um lote de sucatas no ML, eram 2 caixas completas com dial, mais sem movimento, em uma delas o bézel, estava muito bonito, o dou outro estava meio desgastado, ambos eram igual ao do seu primeiro modelo, e as caixas em estado muito bom, vendeu rapidão, nem deu tempo de eu consultar o porquinho!! ;D ;D Se eu não me engano, acho que pedia R$30,00 pelas duas!! :D :D

Parabéns pelas suas 2 peças de museu!! ;)

Beleza, Cigano!

Voce tem razão, esses meus dois orientões são NOS mesmo. Eu gosto de usar o termo "mint" por conta da numismática, gosto dos termos "flor de cunho" das moedas e "flor de estampa" das notas novas, que não foram circuladas ;D
Eu não sou o único que possui KD's/WD's nesse estado. Alguns colegas nossos aqui de fórum tem, conforme sei, peças ainda mais bonitas e em quantidades muito maiores do que a minha humilde coleção. E esse é talvez um dos motivos da minha decepção com relação ao desejo de compartilhar idéias, fotos e impressões sobre esse tema aqui no fórum. A grande maioria dos que possuem exemplares dignos de museu (como voce se referiu aos meus ;)) NUNCA postaram uma foto sequer aqui. Um dia desses, quase abri um tópico "Que Orientão KD/WD voce está usando hoje?", mas acabei me segurando :-X

Voltando à recuperação, além dos bezeis, outro ítem difícil de arranjar, por incrível que possa parecer, são os ponteiros, principalmente os de formato em "calha", que aparecem tanto nos primeiros WD de 1970 até os KD, a partir de 1977. Ponteiros novos para os movimentos 469XX não são difíceis de encontrar, mas também não são iguais aos originais. Tá cheio de KD/WD no ML canibalizado, um mais horroroso que o outro, com ponteiros finos, com bezel de WD em KD (esse é o pior! :'(), com mostrador de Orient normal em caixa de WD, putz...

Por essa razão, reitero o registro de meu elogio inicial pelo seu trabalho de restauração.
Boa sorte e não deixe de postar os Orientões e de registrar as aventuras de resgate desses bichos tão amados por alguns de nós aqui  ;)

Abraços.

Gustavo

Cigano

És verdade caro Gustavo, pois vejo muito Frakie no ML em cima dos KDs/WDs !!

Um exemplo que acabo de ver lá...

E os "canibais" nas mãos destes vendedores mal intencionados, valem preço de um original!!

Tem que garimpar muito que acha, sem contar que mutos estão explorando no valor, vi um de 600,00 eu dei risada!! hehe
Estou ansioso para a chegada do outro KD....  :D :D ;D

Abraços,
Cigano!

Duarte

Amigos... esse relógios são lindos. Parabens
Meu falecido pai tinha um ... acho que era azul e eu achava maravilhoso. Quem sabe um dia encontro um parecido ao do velho rsrsrsrrsrs.

Acha lindo esse polimento fosco, um dia trento fazer um rsrsrsrrs

Um abraço,

Duarte.