ROLEX Sea-Dweller Challenge 12.000m.

  • 59 Respostas
  • 14287 Visualizações
*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: ROLEX Sea-Dweller Challenge 12.000m.
« Resposta #20 Online: 21 Março 2012 às 11:32:36 »
Eu também acho que a Rolex marcou pontos, como bem diz o amigo Alberto.

E muitos!

Colocar um relógio a -12.000 metros não é brincadeira...

Eu acho um relojão em todos os sentidos...

14,3 mm :o de safira é de outro mundo...só o vidro tem a grossura de um...Submariner 300... :-* :-\
ps: o 3135 fica a boiar na imensidão de aço da caixa :o
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Re: ROLEX Sea-Dweller Challenge 12.000m.
« Resposta #21 Online: 21 Março 2012 às 12:27:13 »
Realmente é um relogio de respeito, imagino o tamanho do cabra para esse monstro ficar proporcional no pulso.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: ROLEX Sea-Dweller Challenge 12.000m.
« Resposta #22 Online: 21 Março 2012 às 13:10:12 »
 Vixee.... relojão para 12.000 m  :o :o, do tamanho dos relógios do Faustão ???
 Duvido que tenha muita utilidade além de impressionar...mas como diz meu garoto
" As minas piram em precisão..."
 E acrescento: Ainda mais de der para ver a kilometros de distancia e tiver uma coroinha como simbolo...

Abs

Re: ROLEX Sea-Dweller Challenge 12.000m.
« Resposta #23 Online: 21 Março 2012 às 13:15:22 »
Gostei do relojão!
Eu achava o DeepSea gigante, interessante como encolheu de uma hora para outra.   8)

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: ROLEX Sea-Dweller Challenge 12.000m.
« Resposta #24 Online: 21 Março 2012 às 14:45:54 »

" As minas piram em precisão..."


Simplesmente ÓTIMA!!!!!!!  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Abraços!

Adriano

Re: ROLEX Sea-Dweller Challenge 12.000m.
« Resposta #25 Online: 21 Março 2012 às 20:10:53 »
Tá, tudo bem, belo vídeo de marqueting, mas o relógio foi no pulso do Cameron ou pendurado no lado de fora???

Abraços ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D do Mário

psé tenho essa mesma duvida ;D ;D, aguentar tudo isso só se foi pelo lado de fora mesmo, mesma coisa que fazerem um relógio de cerâmica resistente a reentrada na atmosfera, qual a utilidade?! ;D ;D ;D ;D ;D, eu preferiria descer com um Seiko Marinemaster!!!!!

*

vinniearques

Re: ROLEX Sea-Dweller Challenge 12.000m.
« Resposta #26 Online: 21 Março 2012 às 20:15:58 »
1..2..3 vai dar polemica rsrsrsrs  :o :o :o

acho legal pra testar onde eles podem chegar, não é útil pra nós pobres mortais, mais é útil como pesquisa!

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: ROLEX Sea-Dweller Challenge 12.000m.
« Resposta #27 Online: 21 Março 2012 às 21:39:32 »
Goste-se ou não, é realmente um marco! :)

Só para não perder a piada, um mergulhador com um destes no pulso pode dispensar algum peso extra em lastro... ;D

[[]]'s

Re: ROLEX Sea-Dweller Challenge 12.000m.
« Resposta #28 Online: 21 Março 2012 às 22:08:15 »
Ja estou na fila!  ;D

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: ROLEX Sea-Dweller Challenge 12.000m.
« Resposta #29 Online: 21 Março 2012 às 22:10:20 »
Goste-se ou não, é realmente um marco! :)


Bingo!!! ;)

+1 marco!
                                                      
Aqui a minha manifestação:

Não sei porque "cargas d'águas" (putz! esta é velha :P), a Rolex conseguiu angariar tantos desafetos..........., mas os que conhecem, mesmo que não gostem, têm que tirar o chapéu para este fabricante!

Os caras são soda!!!......com PH!

Achei o troço simplesmente "maravilhoso"!!! :-* :-* :-* :-* :-*


Abs

Gravina




*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: ROLEX Sea-Dweller Challenge 12.000m.
« Resposta #30 Online: 21 Março 2012 às 22:45:02 »
No dia que eu vi esse vídeo, fiquei pensando !!

O que esse senhor iria pensar à respeito disso !?!?! Mais infelizmente ele partiu em julho de 1960.

Fonte: Google Imagens ::)
Abraços,
Cigano!

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: ROLEX Sea-Dweller Challenge 12.000m.
« Resposta #31 Online: 21 Março 2012 às 23:02:04 »
No dia que eu vi esse vídeo, fiquei pensando !!

O que esse senhor iria pensar à respeito disso !?!?! Mais infelizmente ele partiu em julho de 1960.

Acredito que ele sonhou com isso, aliás, sempre esteve voltado para isso, basta ver a história
Tenho um amigão :-*, que trabalhou por 50 anos na Rolex (49 anos e três meses como ele faz questão de ressaltar ;D), e teve o prazer de conhecer  a figura acima pessoalmente!
Ele esteve uma única vez em sua filial em SP (isso na época que a Rolex era na Matiniano de Carvalho), mas este meu amigo diz  que foi o suficiente para constatar que era um verdadeiro Lorde!!!........ um pessoa muito gentil, e carismática........sempre alegre!

Abs

Gravina

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: ROLEX Sea-Dweller Challenge 12.000m.
« Resposta #32 Online: 21 Março 2012 às 23:10:25 »
Muito obrigado pelo grande adendo caro Gravina, eu cheguei de ler algo a respeito, mais nada melhor do que uma opinião mais concreta de um mestre, para ter a certeza do que eu li, estava correto!! 8)

Pelo pouco que li, e sei dá história, além de muitíssimo inteligente, ele é era um grande Lord !!

Obrigado!! ;)
Abraços,
Cigano!

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: ROLEX Sea-Dweller Challenge 12.000m.
« Resposta #33 Online: 22 Março 2012 às 08:32:47 »
Babei.....

Achei o relógio e a conquista um grande marco......Um espetáculo.......
Wadley

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: ROLEX Sea-Dweller Challenge 12.000m.
« Resposta #34 Online: 22 Março 2012 às 10:30:51 »
O causo aí é o seguinte: gostem ou não, achem bobagem ou não, esse relógio é resultado de muita pesquisa, entre engenharia elementar e materiais, que levou ao resultado magistral do sistema Ring Lock, que permitiu a construção do SD Deep Sea como ele é. O Challenge é um ensaio da mesma tecnologia usada no Deep Sea (ou vice-versa, quem sabe).

É o sistema Ring Lock que permitiu que se pudesse fazer um relógio com a resistência do Deep Sea mas com dimensões "usáveis". Utilizando-se a construção tradicional, dos antigos Sea Dweller, o relógio teria que ter dimensões inaceitáveis. A ciência de relógios resistente a água não é simples e nada é proporcional. Um relógio que resiste a 2.000m não vai resistir a 4.000m simplesmente dobrando suas dimensões. Um dos motivos é a maneira como a pressão age sobre as peças da caixa, em especial a diferença de como a força é aplicada no vidro e fundo comparado com como ela é aplicada na lateral da caixa.

Nesse sistema, o que se vê por fora do relógio é apenas uma casca que não tem que suportar pressão além daquela aplicada pela água sobre ela mesma. Já o interior da caixa, que é o anel Ring Lock propriamente dito, tem que suportar o esmagamento ao intermediar a pressão entre o vidro e o fundo. Esse aro tem que ser muito duro para suportar esse esmagamento, bem mais que o aço. Para ser mais científico, estipulou-se que os materiais aplicáveis à essa finalidade deveria possuir um módulo de elasticidade (ou módulo de Young, mais cientificamente falando, se preferirem) superior a 100.000 MPa e uma resistência a compressão ou flexão superior a 500 MPa. O problema do aço (no caso, o 904L) é que ele até possui módulo de Young superior a 100.000 MPa, quase o dobro na verdade, mas sua resistência à compressão e flexão não atendem ao mínimo exigido para esse sistema.

Um dos materiais ideais para isso seria um material cerâmico ou safira, cujas resistências ultrapassam com folga os limites mínimos necessários. Ocorre que, de acordo com a própria patente, há um pequeno problema: fatalmente o aro tem que possuir um furo, por onde deve passar a tige e isso pode ser um problema nesses materiais. A opção por um metal de alta resistência foi a solução. É usado uma liga de aço inoxidável, da classe dos austeníticos, sem níquel e com alta taxa de nitrogênio. Na publicidade da marca é citado apenas como "nitrogen-alloyed steel", mas é uma liga comercialmente chamada Biodur 108. Sua principal função é resistir à compressão entre o vidro e o fundo. Sua capacidade de resistência à compressão é de 770 MPa.

O vidro e o fundo têm que ter uma alta resistência à flexão, mais importante que a compressão. O vidro, que é de safira, não oferece nenhum desafio técnico, já que é um material ótimo para essa aplicação. Já para tampa de fundo, chegou-se à conclusão de que o titânio seria a melhor opção, com resistência de 1.100 MPa à flexão. O titânio usado é o TA6V grade 5.

Ou seja, o sistema resistente no relógio é o conjunto entre o vidro, o Ring Lock e a tampa do fundo. Tudo isso recebe uma carrure em aço 904L, que é o que se vê por fora do relógio, fixados pelo aro rosqueável que se vê na parte traseira do relógio. Isso elimina inclusive a responsabilidade das juntas de vedação à resistirem aos esforços.

Sem essa tecnologia, não conseguiriam fazer do Deep Sea, um relógio usável, ou mais especificamente, de acordo com a patente, um relógio resistente a 50 MPa de pressão. E mesmo assim, vê-se que esse sistema tem limite no que tange o dimensionamento. O Challenge é a prova disso. É sabido que os benefícios dimensionais desse sistema só aumenta conforme se aumenta a pressão a ser resistida. O que significa que sem essa tecnologia, o Challenge seria totalmente inutilizável. Com esse sistema, ele é bem menor do que poderia ser. O que ainda assim, não sei se é usável ou não. Mas esse é o limite dessa tecnologia e foi conseguido com um produto final, ainda que experimental. É um tremendo "breakthrough", é espetacular. E aliás, não me surpreende que tal feito tenha vindo da Rolex. Só podia ser.

Ainda em outras palavras, a diferença entre o Deep Sea e o Challenge é apenas uma questão de dimensionamento. A tecnologia é exatamente a mesma.

A única coisa que lamento nisso tudo é que tão pouca gente, entre eles, proprietários de SDDS's, tenham ciência da tecnologia e da engenhosidade humana envolvida nesse relógio.

Abraços!

Adriano

« Última modificação: 22 Março 2012 às 10:37:25 por Adriano »

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: ROLEX Sea-Dweller Challenge 12.000m.
« Resposta #35 Online: 22 Março 2012 às 10:57:06 »
Valeu pela bela explicação Adriano, realmente após saber de toda engenharia e tecnologia por trás do relógio muda-se o conceito sobre o mesmo.

Em relação ao primeiro Deepsea, aquele do visor bolha, este é em mais usável.

Só fez crescer meu desejo de ter SDDS.

Re: ROLEX Sea-Dweller Challenge 12.000m.
« Resposta #36 Online: 22 Março 2012 às 11:19:46 »
Gostei de seu texto Adriano, para mim uma otima explicaçao pois gosto destes tipos de relogios de grande capacidade de estanquidade e não tinha conhecimento, realmente há muita pesquisa para se construir uma peça desta.

Re: ROLEX Sea-Dweller Challenge 12.000m.
« Resposta #37 Online: 22 Março 2012 às 11:30:59 »
A única coisa que lamento nisso tudo é que tão pouca gente, entre eles, proprietários de SDDS's, tenham ciência da tecnologia e da engenhosidade humana envolvida nesse relógio.

Eu tinha uma noção... Mas realmente não sabia disso tudo, obrigado pela bela explicação Adriano!

Fiquei ainda mais feliz em ter comprado um recentemente, e olhe que quase já tinha passado pra frente.  ;D

Abraços,

Rafal
« Última modificação: 22 Março 2012 às 11:36:16 por Rafa_Almeida »

Re: ROLEX Sea-Dweller Challenge 12.000m.
« Resposta #38 Online: 22 Março 2012 às 11:40:50 »
Que aula, muito obrigado pelo post cara.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline VIP

  • *****
  • 1.576
    • Ver perfil
Re: ROLEX Sea-Dweller Challenge 12.000m.
« Resposta #39 Online: 22 Março 2012 às 11:55:57 »
Obrigado pela aula.

Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil