Menu principal

Primeiro desmonte - Orient Cal. 46941

Iniciado por Dede, 12 Abril 2012 às 12:34:51

tópico anterior - próximo tópico

Dede

Olá pessoal,
Meu nome é André, sou novo aqui no fórum porém já acompanho a um bom tempo.
Sempre me interessei por relógios e a pouco tempo começei a me interessar pelo desmonte e manutenção do mesmo.
Com este post eu quero agradecer ao meus dois mestres que estão me ajudando nessa nova jornada que é o Mestre Cigano, que passou de aluno do Meneghetti para ser o meu mestre, sempre disposto a ajudar e dando todas as luzes, e ao próprio mestre Meneghetti que está presente sempre que possível.
Não tirei foto de TODOS os processos, até porque estava escuro. Tenho foto dele montado antes, do desmonte feito e ele montado depois.
Estou postando pois queria dividir esta alegria que tenho com todos que também amam a horologia.

É isso ae! E de brinde, compartilho com todos o manual passo a passo de um desmonte com todas as descrições, feito pelo meu mestre Cigano para me ajudar com os meus desmontes.
Todos os créditos vão à ele, eu apenas organizei e criei um pdf.

Abraço a todos!

Platina até onde cheguei, não desmontei o calendário por ordens do Mestre Cigano.

Todas as peças em ordem, antes da montagem.

Relógio montado!!! \o/ \o/ \o/
P.S.: O mostrador está virado pois as hastes dele estão quebradas, então ele fica girando dentro da caixa, irei trocá-lo.

Segue link para o desmonte realizado pelo Mestre Cigano para me ajudar com os meus desmontes, espero que ajude vocês também pois este é o intuito.

http://www.4shared.com/office/23UAbmAS/Desmonte_Unitas_6497_-_Cigano.html

Espero que gostem! E mais uma vez obrigado!

Paulistano

PARABÉNS DEDE

acho sensacional quando um cara deixa de ser um mero expectador de relógios e se torna um partícipe da horologia.

parabéns ao Cigano e ao Meneguetti, que são pessoas maravilhosas, a quem respeito muito e quero muito bem.

conselho: NÃO TENHA MEDO DE MEXER NOS RELÓGIOS. Você vai ver como é fácil e gratificante ver os "velhinhos" voltarem à vida.

um grande abraço e boa sorte. se precisar de alguma coisa, pode gritar.

Dede

Citação de: Paulistano online 12 Abril 2012 às 16:10:49
PARABÉNS DEDE

acho sensacional quando um cara deixa de ser um mero expectador de relógios e se torna um partícipe da horologia.

parabéns ao Cigano e ao Meneguetti, que são pessoas maravilhosas, a quem respeito muito e quero muito bem.

conselho: NÃO TENHA MEDO DE MEXER NOS RELÓGIOS. Você vai ver como é fácil e gratificante ver os "velhinhos" voltarem à vida.

um grande abraço e boa sorte. se precisar de alguma coisa, pode gritar.

Obrigado pelas palavras, caro Paulistano. Uma das coisas que me facilitou foi a falta de medo para mexer neles... kkk
Estou aprendendo ainda e espero ressussitar muitos ainda. Nesse movimento estou com dúvida apenas em uma coisa, pois tambor de carga parece estar travado apesar de as engrenagens todas estarem rodando.. :( Tô esperando o Cigano ficar online para retirar essas pequenas dúvidas, mas o movimento está todo montado e completinho :D

Paulistano

como vc sabe que o tambor está travado?
o relógio está funcionando?
abraços.

PS: tem uma MP para vc.

Cigano

Very show caro Dede, e caro amigo Paulistano, muito obrigado pelas considerações, e tenho as mesmas por ti, pois é um dos grandes colegas do fórum!! :D

Bronca ;D ;D ;D ;D: Caro Dede, mestre eu ?? estou longe disso, apenas gosto de compartilhar o breve conhecimento que eu adquiri no fórum com os caros amigos, lendo comentários, relendo, e perguntando, as vezes sai alguma asneira de minha parte, mais como dizemos, vivendo e aprendendo!! ;)

Outra coisa, caro Dede, tive problemas no PC ontem, por esse motivo eu sumi do nada.... :-[

Então, será que é mesmo o tambor de corda ??

Faça o seguinte, pegue o tambor na mão, e e tente girar o eixo (árvore) com a pinça, veja se ele tem  elasticidade ??
Faço isso quando desconfio de algum problema com o tambor!!

Fico feliz por encarar o seu primeiro desmonte, e um conselho, não se precipite, pois você irá longe!! ;)
Abraços,
Cigano!

Dede

Citação de: Cigano online 12 Abril 2012 às 19:12:55
Very show caro Dede, e caro amigo Paulistano, muito obrigado pelas considerações, e tenho as mesmas por ti, pois é um dos grandes colegas do fórum!! :D

Bronca ;D ;D ;D ;D: Caro Dede, mestre eu ?? estou longe disso, apenas gosto de compartilhar o breve conhecimento que eu adquiri no fórum com os caros amigos, lendo comentários, relendo, e perguntando, as vezes sai alguma asneira de minha parte, mais como dizemos, vivendo e aprendendo!! ;)

Outra coisa, caro Dede, tive problemas no PC ontem, por esse motivo eu sumi do nada.... :-[

Então, será que é mesmo o tambor de corda ??

Faça o seguinte, pegue o tambor na mão, e e tente girar o eixo (árvore) com a pinça, veja se ele tem  elasticidade ??
Faço isso quando desconfio de algum problema com o tambor!!

Fico feliz por encarar o seu primeiro desmonte, e um conselho, não se precipite, pois você irá longe!! ;)

kkkkkkk humildade é seu forte... pra min é meu mestre e acabou-se! kkkk
Tranquilo... pelo o que falei com o amigo Paulistano, creio que não é o tambor não... irei realizar outro desmonte para testar as possibilidades passadas por ele.
Assim que tiver um teste mais preciso, irei postar aqui novamente.

Obrigado a todos pela atenção e vamos ver no que vai dá!

P.S.: Mestre Cigano, quero falar com vc mais tarde pra pegar umas dicas de polimento para a caixa, pois comprei as lixas novas... abração ehehehhe

Cigano

Muito obrigado caro Dede, pois o amigo Paulistano sim é um mestre, tenho umas dicas que ele me passou que é impagável, como sou quebrado mesmo, ele me passou de grátis, fazer o que !! ;D

P.S.: Ok caro Dede, no momento estou configurando um sistema operacional, enquanto baixa uns pacotes, vim aqui dar uma volta no fórum, para dar uma olhada, comentada, e uma babada nas peças dos caros amigos!! ::)

Até logo!! ;)
Abraços,
Cigano!

Meneghetti

8) 8) 8) Muito bom caro amigo e aluno  ;D ;D ;D ;D muito obrigado pela consideração  8) 8) 8)
8) 8) 8) Esse desmonte é só o começo pois haverá muitos e muitos desmontes iguais a esses  8) 8) 8)

8) 8) Abraços  8) 8)     

Meneghetti  8) 8) 8) 8)

Dede

Citação de: MENEGHETTI online 13 Abril 2012 às 01:25:33
8) 8) 8) Muito bom caro amigo e aluno  ;D ;D ;D ;D muito obrigado pela consideração  8) 8) 8)
8) 8) 8) Esse desmonte é só o começo pois haverá muitos e muitos desmontes iguais a esses  8) 8) 8)

8) 8) Abraços  8) 8)     

Meneghetti  8) 8) 8) 8)

Agradeço toda a atenção de todos vocês que estão me ajudando nesta jornada.
Como detectado, o problema não é no tambor de corda não... e sim a ancora que eu creio que não estou conseguindo encaixar ela no rubi ou não to conseguindo encaixar o eixo do balanço no leveis da âncora certinho...

Irei tentar mais uma vez... e posto aqui o resultado.

Mais uma vez, obrigado a todos.

Filipeandrade

Parabéns! Espero que faça reviver muitos velinhos... Eles merecem. ;)

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Dede

Citação de: Filipeandrade online 13 Abril 2012 às 12:01:27
Parabéns! Espero que faça reviver muitos velinhos... Eles merecem. ;)

Obrigado pelas considerações Filipe.
Mas estou só aprendendo... começando a engatinhar e aprendendo com os que já dão pirueta! kkkkk

Abração

Paulistano

Dede

Citação de: Paulistano online 13 Abril 2012 às 20:40:23
afinal, conseguiu?
abraços.

Até montar a âncora está tudo rodando beleza... depois que a monto (e parece estar tudo perfeitamente encaixado) e boto balanço... fica se o movimento tivesse travado... =/

Vou desmonta-lo e mandar uma foto da âncora pro amigo meneghetti e pra você, amigo Paulistano.

Ver se conseguem me ajudar. Semana que vem chega mais um cebolão pra min :D

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

Cigano

Caro Dede, me desculpe de eu não está acompanhando e auxiliando você no seu desmonte como eu deveria, pois estou tendo uns probleminhas no pc, além da correria desde 4ª feira, mais está tudo bem, só está me faltando um pouco mais de tempo nesses últimos dias. :-[
Abraços,
Cigano!

Dede

Citação de: Cigano online 14 Abril 2012 às 01:09:27
Caro Dede, me desculpe de eu não está acompanhando e auxiliando você no seu desmonte como eu deveria, pois estou tendo uns probleminhas no pc, além da correria desde 4ª feira, mais está tudo bem, só está me faltando um pouco mais de tempo nesses últimos dias. :-[

Sem problemas, caro Cigano. Também estou sem tempo para realizar os desmontes...
A partir de segunda-feira a coisa melhora...

Paulistano

amigos

será que alguem teria a vista explodida desse calibre, ou saberia informar onde eu porro arrumar?

outra coisa, será que alguém sabe me dizer como se tira a coroa do orient KD, aquela que move o disco interno...aquele de plástico...

abraços e muito obrigado.

Wilson

Citação de: Paulistano online 19 Abril 2012 às 18:04:03
amigos

será que alguem teria a vista explodida desse calibre, ou saberia informar onde eu porro arrumar?

outra coisa, será que alguém sabe me dizer como se tira a coroa do orient KD, aquela que move o disco interno...aquele de plástico...

abraços e muito obrigado.

A coroa é de rosca, retire o mecanismo, e segure a parte de dentro com um pequeno alicate e desenrosque a coroa,

abraços,

wilson

Paulistano

mestre Wilson
muito obrigado pela ajuda.
só falta agora a vista explodida do movimento. quero tirar uma dúvida...
mais uma vez muito obrigado e um grande abraço.

Cigano

Caro amigo Paulistano, para reforçar a dica do mestre Wilson... veja uma foto desta parte, quando fiz aquela geral no meu KD !!

Espero que lhe ajude, caro amigo Paulistano!! 8)
Abraços,
Cigano!

Paulistano

amigo cigano
muito obrigado. as fotos falam por si.
no entanto, continuo com 2 dúvidas:

1. o disco interno que gira quando se move a coroa, a pressão dele é dada pelo vidro, ou seja, para que ele fique justo e a coroa não rode em vão, o vidro deve estar justo em cima dele?

2. por baixo de uma das rodas que move o calendário exite uma bucha de nylon? digo isso pq ao desmontar o meu kd, existia uma "coisa nojenta", que se parecia com uma bucha, toda destruída....fiquei pensando se aquilo não era alguma gambiarra....

se alguém puder me ajudar....

desde já agradeço.

abraços.