Menu principal

ERSO

Iniciado por edulpj, 07 Maio 2012 às 15:25:11

tópico anterior - próximo tópico

edulpj

Ganhei de meu pai... Ele, por sua vez, ganhou de uma de suas primeiras clientes, quando ganhou uma causa para ela... Eu nem lembrava mais desse relógio quando o "veínho" me deu.

Procurei a marca na Internet sem sucesso em vários fóruns gringos.

Atrás está escrito:

18K GOLD - SWISS MADE - INCABLOC - RESSORT INCASSABLE

O texto acima, está disposto circularmente, não sei qual é a seqüência correta de leitura.

No centro da tampa traseira, a marca ERSO e logo abaixo um número que creio seja um número de série: 539300

Parado há anos, bastou acertar e dar corda e tá funcionando... Mas tem um porém... A coroa está saindo com eixo e tudo e quando volta, às vezes mesmo na posição de dar corda, ainda ocorre o acionamento dos ponteiros. É necessário puxar novamente e levar de volta. Chega um momento em que ele "dá corda"...

Primeira Pergunta: Alguém conhece a marca???

Segunda Pergunta: O problema descrito acima "tem cura"???

Terceira Pergunta: Algum profissional "encara"???

Abraços fraternais!!!

Ah!!! Quase esqueci... O "rétratinho" da criança...

vinniearques

Das perguntas a terceira respondo pra ti!

manda ele num dos melhores profissionais daqui de São Paulo, que se ele não der um jeito acho que ninguém mais dá, é um velho conhecido do fórum e já fiz uns 4 serviços nele alem de comprar relógio com ele e posso te afirmar sem medo de errar que o cara é MUITO bom! e acha coisa antiga que até Deus duvida!

José Carregalo
fica na rua jandira em moema!
tel: 50518139

Paulistano

fácil de resolver..
a graxa ou óleo da tiret (uma peça interna que alterna o acinamento dos ponteiros/corda) virou uma espécie de cola, e não está permitindo que essa peça funcione perfeitamente.
torna-se necessária uma boa revisão.
o profissional indicado pelo amigo Vini é mais que qualificado para isso.
entre me contato e envie o relógio para ele. vai ficar novo.
abraços.

solano

Dá um trato no bicho! ;)

Carregalo na veia!!! :D :D :D :D :D :D

abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

edulpj

Buenas!!!

Já entrei em contato com o Sr. Carregalo e amanhã estou despachando pra ele... Aliás, vão dois relógios no mesmo pacote. Este ERSO e um Tissot Militar (que era do meu sogro).

Pretendo trocar ambas as pulseiras que já não eram mais originais e comecei por retirá-las para mandar apenas os relógios.

Ao retirar a pulseira do ERSO notei um detalhe que nunca havia visto em nenhum relógio. A "barra de mola" da pulseira, não termina em pontas, pois as pontas estão fixas nas quatro saliências do corpo. Em outras palavras, as barras de molas terminam em orifícios.

1a. Pergunta: Consegui explicar direito???

2a. Pergunta: Essas barras são facilmente encontráveis??? Estou preservando as originais, mas gostaria de colocar barras novas...

Paulistano

deixa chegar o relógio aqui que o JC avalia para você. nada melhor que a avaliação de um expert.
pode ter certeza que está em boas mãos.
abraços.

Alberto Ferreira

Citação de: edulpj online 10 Maio 2012 às 20:08:07
...

Ao retirar a pulseira do ERSO notei um detalhe que nunca havia visto em nenhum relógio. A "barra de mola" da pulseira, não termina em pontas, pois as pontas estão fixas nas quatro saliências do corpo. Em outras palavras, as barras de molas terminam em orifícios.

1a. Pergunta: Consegui explicar direito???

2a. Pergunta: Essas barras são facilmente encontráveis??? Estou preservando as originais, mas gostaria de colocar barras novas...

Salve!

Sim, eu creio que deu para entender.

Estes pinos expansíveis (ou "pinos mola", como alguns chamam) são conhecidos por aqui, no jargão local, como pinos mola fêmea.

Eles são assim...

Conhecidos no jargão em inglês como "female spring bars".

Esta foto é de um conhecido site internacional de vendas de fornituras, ferramentas e complementos para relógios, a OTTO FREI.

http://www.ofrei.com/page1466.html

Mas estes pinos também são encontrados em algumas fornituras locais, procure por aquele nome.

Abraços,
Alberto

edulpj

São exatamente assim, Alberto!!!

Os pinos que eu removi, estão funcionando, mas já estão bem velhos e oxidados. Pretendo trocá-los por pinos novos. Quando vi o esquema de extremidades-fêmea, gelei na base... Como nunca tinha visto isso, cheguei a temer que não fosse fácil de encontrar.

Amanhã estou despachando os dois relógios pra Sampa. Conversei com o Sr. Carregalo por telefone e já combinamos o "start" da coisa.

Um dos relógios, foi do meu pai (o ERSO). O Tissot pertenceu a meu finado sogro. Na verdade, não pretendo usar nenhum dos dois. Como meus dois filhos têm o nome dos avôs, pretendo deixar um para cada um deles...

Filipeandrade

edulpj, como tudo foi se inchando em?? :o

Com gestos desses, pode ter certeza que tudo isso vai valer muito mais apena.

Só não se esquece de mandar as fotos de como eles vão ficar.

Abraços

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

vinniearques

Vixi tá na mão do Carregalo?

Depois de pronto você queria que ele fosse alem de relojoeiro, tambem mecanico, assistencia de eletronicos, marcineiro, eletricista, entre outros de tão bom que fica a coisa, serio mesmo, queria um Carregalo pra mexer nos meus carros antigos, ficaria com bem menos cabelos brancos!

O cara é fera.

E não, não sou parente dele, sou só um cliente bem satisfeito!

Alberto Ferreira

Pois é...

E estes antigos não "morrem" assim tão facilmente, não!
Pode crer!    ;)

Você pode estar certo de que o Erso terá cura.
Possivelmente a tige está saindo porque a mola que a retém quebrou, mas provavelmente deve se tratar de um movimento conhecido e de boa qualidade, afinal, pois pelo que você nos disse a caixa é de ouro.
E isso denota, provavelmente, não ser um relógio propriamente "comum", mal construído, etc.

Eu creio que possivelmente eu já tinha visto esta marca... Mas, sem dúvidas, não se trata de uma marca muito comum aqui no Brasil.
Mesmo recorrendo aos meus "implacáveis bookmarks" e afins..., eu não consegui lembrar da referência de onde eu a teria visto.  ::)

Vamos aguardar, na torcida, o bom resultado final que certamente virá.

Abraços,
Alberto