1º desmonte - Orient Cal. 46941

  • 16 Respostas
  • 9338 Visualizações
*

Offline Dede

  • ***
  • 118
    • Ver perfil
1º desmonte - Orient Cal. 46941
« Online: 11 Maio 2012 às 04:08:35 »
Caros amigos foristas,
A algum tempo venho procurando aumentar meu aprendizado em relação ao mundo horológico e sempre tive vontade de aprender a desmontar e eu mesmo realizar revisões em meus relógios. Graças a três pessoas, o meu sonho tá se tornando realidade. Então gostaria de oferecer este meu primeiro desmonte à eles.
Mestre Meneghetti, Mestre Cigano e Mestre Paulistano. Muito obrigado por estarem me ensinando e me dando suporte sempre que preciso ou o desepero bate!

É um Orient Calibre 46941.




Relógio no estado em que chegou nas minhas mãos, adquirido no ML.



Tampa aberta com movimento ainda dentro da caixa.



Tige retirada para a remoção do movimento da caixa.




Caixa sem o movimento.



Mostrador danificado, sem as garras e o nome orient, aro interno que fica entre a máquina e o mostrador, e os ponteiros retirados.



Movimento fora da caixa.




Rotor retirado.




Módulo do automático retirado.




Balanço retirado.





Âncora e sua ponte, e roda de carga retirados.




Ponte do tambor de carga e rodagens retirado.




Rodas de escape, média e segundo retiradas.




Tambor de carga e mola da roda de carga retirados.



Calendário completo sem a trava do disco central.



Disco central retirado.



Disco de dias da semana retirado.



Mecânismo completo do calendário.


Espero que tenham gostado, procurei ser bem claro em cada passo do desmonte. Inicialmente fiz o desmonte apenas do mecanismo sem o calendário e após algumas aulas dos Mestres Meneghetti e Cigano, resolvi desmontar o calendário.

Ai está o resultado de tudo que venho aprendendo até agora. Espero que gostem.

P.S.: Desculpem as fotos pois estava a noite e foi feita com um celular.

Ainda não tenho todos os equipamentos necessários para realizar desmontes de maior qualidade mas estarei indo no dia 21 pra SP e farei "a feira" por lá, então nos próximos desmontes verão algo de maior qualidade.

Boa noite, ou dia né... olha a hora!! kkkkk

Abraços.

Re: 1º desmonte - Orient Cal. 46941
« Resposta #1 Online: 11 Maio 2012 às 05:46:10 »
amigo Dede
parabéns. muito legal seu aprendizado.
e o movimento está perfeitinho. este relógio tem toda condição de voltar a viver.
espero você em SP para fazermos a feira.
abraços.

*

Offline Dede

  • ***
  • 118
    • Ver perfil
Re: 1º desmonte - Orient Cal. 46941
« Resposta #2 Online: 11 Maio 2012 às 10:23:57 »
amigo Dede
parabéns. muito legal seu aprendizado.
e o movimento está perfeitinho. este relógio tem toda condição de voltar a viver.
espero você em SP para fazermos a feira.
abraços.

Muito obrigado, mestre Paulistando.
Estou aprendendo e pretendo não parar por ae... rsrs
Dia 21 eu chego por ae pra fazermos essa feira horologica kkkkkk
Raspar os cofres aqui!!!
Abraço

*

Offline Wilson

  • ****
  • 475
    • Ver perfil
Re: 1º desmonte - Orient Cal. 46941
« Resposta #3 Online: 11 Maio 2012 às 13:21:15 »
Valeu Dedé !

Excelente !  ;) :D

Nos Tópicos Clássicos tem alguns desmontes que fiz, dê uma olhadinha lá...



abraços,

wilson

*

Offline Dede

  • ***
  • 118
    • Ver perfil
Re: 1º desmonte - Orient Cal. 46941
« Resposta #4 Online: 11 Maio 2012 às 13:25:27 »
Valeu Dedé !

Excelente !  ;) :D

Nos Tópicos Clássicos tem alguns desmontes que fiz, dê uma olhadinha lá...



abraços,

wilson

Muito obrigado, Mestre Wilson. Esse elogio vindo de você é uma honra.
Eu já vi e revi seus desmontes milhões de vezes kkkkkkk
Já vi tanto que se vendar meus olhos me der tinta e uma tela... eu consigo reproduzir kkkkkk

Muito obrigado e forta abraço.

Re: 1º desmonte - Orient Cal. 46941
« Resposta #5 Online: 11 Maio 2012 às 17:41:01 »
 8) 8) 8) 8) Boa tarde Dede muito bom mesmo parabéns  8) 8) 8) seja  bem vindo ao mundo das horas ou melhor a onde se fabrica as horas 8) 8) 8) 8)  que é no interior dos movimentos  8) 8) 8)

Abraços  8) 8) 8) 8)

Meneghetti  8) 8) 8) 8)     

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: 1º desmonte - Orient Cal. 46941
« Resposta #6 Online: 12 Maio 2012 às 01:06:44 »
Muito bacana caro Dede, pois é por aí mesmo !!

Está melhor do que eu, pois eu demorei tempo para chegar até o desmonte deste movimento!!

E com certeza com os mestres Wilson, e Meneghetti, participando é muito bacana mesmo!!

Parabéns pelo esforço e dedicação!!

Até logo!! ;)
Abraços,
Cigano!

*

Offline Dede

  • ***
  • 118
    • Ver perfil
Re: 1º desmonte - Orient Cal. 46941
« Resposta #7 Online: 30 Maio 2012 às 01:58:38 »
Caro amigos foristas, é com enorme orgulho que venho apresentar meu primeiro relógio que voltou a vida....
Trata-se do meu relógio de estudo, um orient adquirido no mercado livre equipado com o movimento 46941, por isso utilizo este tópico para que fique agrupado todo o processo de restauração.
Troquei também o vidro dele na minha ida a SP, então segue fotos do seu estado atual e os vídeos atestando seu funcionamento.

Gostaria de agradecer aos Mestres Meneghetti, Cigano e Paulistano pelos seus ensinamentos e por tornarem possível esse meu sonho...




http://www.youtube.com/watch?v=_TK2e0okp6E&feature=youtu.be

http://www.youtube.com/watch?v=OflWFO9S_Lk&feature=youtu.be

http://www.youtube.com/watch?v=MMlSAjwcDc4&feature=youtu.be


Preciso trocar apenas o mostrador, pois está com as garras soltas e o nome orient caiu.
Forte abraço a todos e espero que gostem.
« Última modificação: 30 Maio 2012 às 02:02:23 por Dede »

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: 1º desmonte - Orient Cal. 46941
« Resposta #8 Online: 30 Maio 2012 às 02:48:31 »
Very, very nice caro Dede... muito bom mesmo fico feliz em citar o meu nome, pois pouco fiz, apenas algumas dicas, os "caras" mesmo foram, os mestres Meneghetti e o  Paulistano... e como foi rápida a sua evolução, estou perdendo pontos para você já... :P

Parabéns pelo esforço, e dedicação, pois se me lembro bem, você mesmo disse, que iria fazer esse Orient voltar a vida, eu acompanhei praticamente toda a empreitada, desde o arremate no ML, até o funcionamento, e sei como você deve estar muito feliz com esse resultado!!

Até o próximo desmonte, by Dede!! 8)
Abraços,
Cigano!

Re: 1º desmonte - Orient Cal. 46941
« Resposta #9 Online: 30 Maio 2012 às 07:19:49 »
Bacana Dede!
Este é um dos que está na fila de espera! Legal, vai servir como referência! ;)
Agora, já vi Citizen, Seiko e Orient ... pra mim, todos eles são muito parecidos! Ou estou enganado? ???

*

Offline Dede

  • ***
  • 118
    • Ver perfil
Re: 1º desmonte - Orient Cal. 46941
« Resposta #10 Online: 30 Maio 2012 às 07:30:16 »
Very, very nice caro Dede... muito bom mesmo fico feliz em citar o meu nome, pois pouco fiz, apenas algumas dicas, os "caras" mesmo foram, os mestres Meneghetti e o  Paulistano... e como foi rápida a sua evolução, estou perdendo pontos para você já... :P

Parabéns pelo esforço, e dedicação, pois se me lembro bem, você mesmo disse, que iria fazer esse Orient voltar a vida, eu acompanhei praticamente toda a empreitada, desde o arremate no ML, até o funcionamento, e sei como você deve estar muito feliz com esse resultado!!

Até o próximo desmonte, by Dede!! 8)

Muito obrigado, caro mestre Cigano. Fez pouco!? kkk Você que deu o primeiro empurrão na ladeira rapaz... kkk :P :P
E Perdendo pontos nada... espero um dia realizar desmontes como os seus.

Você acompanhou TODO o processo, desde a escolha da sucata... Sou muito grato a você, eu disse e eu fiz...
Vamos nessa... PRÓXIMOOOOOO... kkkkkk

Bacana Dede!
Este é um dos que está na fila de espera! Legal, vai servir como referência! ;)
Agora, já vi Citizen, Seiko e Orient ... pra mim, todos eles são muito parecidos! Ou estou enganado? ???

Opa caro Lourival, fico feliz pelas suas palavras e que o meu desmonte esteja servindo como referência para os outros...
Eu já vi Orient e Seiko, mas nunca vi um movimento Citizen... e os dois primeiros sim, tem uma semelhança kkkk
Abração

Re: 1º desmonte - Orient Cal. 46941
« Resposta #11 Online: 30 Maio 2012 às 08:20:37 »
Parabéns amigo Dede, fiquei muito feliz e impressionado com o resultado, você teve uma evolução surpreendente.

Continue assim, você nem imagina, mais cada vez que for fazendo esses desmontes, vai melhorando e aprendendo mais.

Abraços

Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

Offline Dede

  • ***
  • 118
    • Ver perfil
Re: 1º desmonte - Orient Cal. 46941
« Resposta #12 Online: 30 Maio 2012 às 09:07:21 »
Parabéns amigo Dede, fiquei muito feliz e impressionado com o resultado, você teve uma evolução surpreendente.

Continue assim, você nem imagina, mais cada vez que for fazendo esses desmontes, vai melhorando e aprendendo mais.

Abraços

Filipe


Obrigado pelas palavras caro Filipe. Realmente, cada vez que realizo um desmonte é como se estivesse desmontando pela primeira vez...
É sempre um aprendizado. Fico feliz que tenha gostado.... espero em breve ter mais para mostrar...

Forte abraço

Re: 1º desmonte - Orient Cal. 46941
« Resposta #13 Online: 30 Maio 2012 às 09:12:46 »
Opa caro Lourival, fico feliz pelas suas palavras e que o meu desmonte esteja servindo como referência para os outros...
Eu já vi Orient e Seiko, mas nunca vi um movimento Citizen... e os dois primeiros sim, tem uma semelhança kkkk
Abração
Rapaz, olha só a coincidência ... ontem postei um tópico (Calibre de relógio Orient ... é isso?) sobre um Orient que ganhei de um amigo. Estava em dúvida sobre o calibre e, seguindo recomendações do Paulo e do Cigano , retirei a tampa e lá estava o calibre na massa oscilante .... 46941 ! Exatamente este! :o
Acabei de passar ele pra frente da fila ... vai ser o próximo! ;) :D
Já baixei todo o conteúdo do seu post pra referência ... uma espécie de manual! rsrsrs
Forte abraço,
Lourival
« Última modificação: 30 Maio 2012 às 09:15:17 por Lourival »

*

Offline Dede

  • ***
  • 118
    • Ver perfil
Re: 1º desmonte - Orient Cal. 46941
« Resposta #14 Online: 30 Maio 2012 às 09:34:15 »
Opa caro Lourival, fico feliz pelas suas palavras e que o meu desmonte esteja servindo como referência para os outros...
Eu já vi Orient e Seiko, mas nunca vi um movimento Citizen... e os dois primeiros sim, tem uma semelhança kkkk
Abração
Rapaz, olha só a coincidência ... ontem postei um tópico (Calibre de relógio Orient ... é isso?) sobre um Orient que ganhei de um amigo. Estava em dúvida sobre o calibre e, seguindo recomendações do Paulo e do Cigano , retirei a tampa e lá estava o calibre na massa oscilante .... 46941 ! Exatamente este! :o
Acabei de passar ele pra frente da fila ... vai ser o próximo! ;) :D
Já baixei todo o conteúdo do seu post pra referência ... uma espécie de manual! rsrsrs
Forte abraço,
Lourival

Ele é um movimento facinho de se trabalhar... Sem muitos sustos kkkkk
Qualquer dúvida, se eu puder ajudar... ficaria grato... q q coisa manda MP...

Abração

Re: 1º desmonte - Orient Cal. 46941
« Resposta #15 Online: 27 Setembro 2012 às 19:46:03 »
muito show parabens, logo estarei desmontando o meu primeiro tambem.

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: 1º desmonte - Orient Cal. 46941
« Resposta #16 Online: 28 Setembro 2012 às 08:05:17 »
Muito, muito legal! Parabéns Dedé!
Seja bem vindo à turma dos "fuçadores"! :D
Um grande abraço

Paulo Rocha