Menu principal

eBay culpa Receita Federal por atraso em entregas.

Iniciado por Dede, 21 Junho 2012 às 12:37:25

tópico anterior - próximo tópico

Dede

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1107977-ebay-culpa-receita-federal-por-atraso-em-entregas.shtml

A demora na entrega de encomendas a clientes brasileiros fez com que o eBay, um dos maiores sites de venda do mundo, enviasse ontem um comunicado culpando a aduana brasileira pelos atrasos.

Desde março, a Receita Federal aumentou a fiscalização de pacotes vindos do exterior --principalmente Estados Unidos e China--, que passam agora por um pente-fino. Segundo o fisco, que não detalhou os dados, também houve um aumento no número de encomendas.

Consumidores que compram em sites como o eBay, Amazon e Deal Extreme relatam atrasos de até quatro meses na entrega de suas encomendas. Compras de empresas também foram afetadas.

A greve dos servidores da Receita agravou a situação. Desde maio, eles vêm fazendo paralisações pontuais e, na segunda-feira, anunciaram o início de uma operação-padrão que atingirá principalmente cargas.

Segundo o Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais), a paralisação já provoca filas nos postos. No porto seco de Foz do Iguaçu, que tem capacidade para 730 caminhões, havia 923 veículos na manhã desta quarta-feira, de acordo com o sindicato.

FISCALIZAÇÃO

A Receita definiu a Operação Maré Vermelha como a maior já realizada contra fraudes no comércio exterior. Ela começou em março --quando o dólar estava em queda, estimulando compras no exterior.

Segundo o órgão, a operação prevê que todas as mercadorias passem por scanner. As sujeitas a tributação ficam retidas por até 90 dias aguardando procedimentos de outros órgãos, como Correios e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Para José Augusto de Castro, diretor da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil), o governo está fazendo política contra importações por meio da aduana.

"O governo acompanha a balança comercial com lupa. Com o preço das commodities em baixa, ele não pode fazer nada na exportação, então tenta segurar a importação para manter o superavit comercial", afirmou.

O advogado Felippe Breda, especialista em direito aduaneiro do escritório Emerenciano, Baggio e Associados, recomenda que as empresas recorram à Justiça para ter suas mercadorias liberadas.

A Folha procurou o eBay, mas não obteve resposta até o encerramento desta edição.

Via Bapocalypse in R&R

Pandolfi

Eu recebi um email do eBay falando justamente deste assunto...
Abração.
Pandolfi

gilvvm

Nem precisava falar, nas minhas últimas encomendas com número de rastreamento dava para ver que o pacote levava uma semana dos EUA até o Brasil e um mês "do Brasil" até minha casa.

Abs
Gil!

www.log3d.com.br
https://www.facebook.com/Log3d

JeanClaud

Citação de: Dede online 21 Junho 2012 às 12:37:25
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1107977-ebay-culpa-receita-federal-por-atraso-em-entregas.shtml


"O governo acompanha a balança comercial com lupa. Com o preço das commodities em baixa, ele não pode fazer nada na exportação, então tenta segurar a importação para manter o superavit comercial", afirmou.



Engraçado (?) é que sempre a "lupa" que deveria atingir os elefantes, atinge as formigas, e, sempre, e sempre, e sempre... até ao final dos séculos, o brasileiro típico e pequeno consumidor sempre e sempre pagará o pato!

Para "benesses" palacianas e seus congeneres e afiliados não há lupa!
"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?"
Mateus 16 : 26 - ACF

Alberto Ferreira

Salve!

Ah!
Eu só faria algumas perguntas extras, além daquelas que os amigos têm feito aqui...

Ok. É a Maré Vermelha...   Ou seria (uma conveniente) burocracia vermelha...
Sei... Sei!

E antes, quando até há pouco tempo, a maré tinha outra cor, ou nem tinha maré nenhuma?
Como era?
Entrava tudo? Era a casa da Mãe Joana?
Ah!  Agora não mais, né?

Pois é...
E os meios de controle da tal "maré"?
Eu falo dos dispositivos, equipamentos e pessoal (em quantidade e qualidade adequadas)... Não há?  Admitem isso, portanto.

A "explicação" oficial é interessante, coibir o contrabando...
Legal... Mas não nos chamem de burros, e contem outra lorota (pelo menos melhor)...

E quem paga o pato (literalmente) os "mocinhos" (os cidadãos honestos que estão no seu direito de importar o que lhes é permitido num Estado de Direito)?...
...ou os "bandidos" (estejam eles onde for...) que continuam não se importando com o estado do Estado,... ...que no final das contas, não faz as coisas direito?
>:( >:( >:(

Meus pêsames!
Alberto

PS:
JeanClaud,
Mas este filme é antigo...
E eu falo por experiência própria...
Nos "áureos tempos" da CACEX, quando a (barra da) balança pesava para o nosso lado... Eles, como nós dizíamos então, sentavam nas licenças de importação, botavam "pelo em ovo, faziam exigências, etc... Tudo para retardar o processo
Fim de ano então...  Era uma loucura.

Quem viveu aquele período, e estava envolvido com importações, sabe de que eu estou falando.  :(

JeanClaud

Infelizmente, prezados Alberto e demais amigos!

Mas, ao menos - e não serve de consolo, mas demonstração de que nem todos são da "massa" alienada, há os que, como nós, enxergam e conhecem a realidade.

Brasil, eterno "futuro" país de 1º mundo.
"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?"
Mateus 16 : 26 - ACF

BigPaul

Eu nao compro mais nada para vir pelo correio (digo relogios baratinhos) o ultimo a RF queria me taxar o dobro do que eu realmente paguei e mandei os comprovante de quanto paguei e taxaram o imposto correto mas muitos devem cair nessa, eu sinceramente acho que fazem isso de má fé, e uma outra encomenda minha demorou 3 meses entao depois disso, só livros e dvd que compro atraves da internet


Paul

Marco

Olá amigos FRM

Essa matéria está restrita à encomendas dos correios vindo de Ebay, Amazon, etc, porem sem rastreio....ou estende-se também ao FEDEX, USPS???!!!!, (acredito que não né..., pois nesses já pagamos taxas, aí o melhor é comprar do Ebay, ou outro local por essas vias e com rastreio, com o menor prazo de entrega possível (mais garantido, paga-se mais, mas não nos encomodamos com sang....ugas..i..ompetentes).

Em tempo: Vejam o que aconteceu com o amigo Cosentino (teve o seu belo livro - literalmente violentado...), entre outros aborrecimentos com tantos colegas daqui!!!!

Um Abraço
Marco :D

JotaA

UPS e FEDEX, são courier's. Eles fazem o desembaraço aduaneiro. E você recolhe o tributo integralmente, e paga uma taxa de desembaraço.

Agora USPS é o "correio" americano. Nesse caso o produto passa pela RF, por isso a demora.

FALCO

Citação de: Pandolfi online 21 Junho 2012 às 15:21:38Eu recebi um email do eBay falando justamente deste assunto...
Abração.
Pandolfi

Pandolfi,
Caso seja possível - não seja um mail pessoal ou específico - poderia colocar aqui o conteúdo do mail?
Um "copiar + colar" seria ótimo, queria entender o "teor".
Grato
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

DonPepe

Citação de: FALCO online 22 Junho 2012 às 16:15:52
Citação de: Pandolfi online 21 Junho 2012 às 15:21:38Eu recebi um email do eBay falando justamente deste assunto...
Abração.
Pandolfi

Pandolfi,
Caso seja possível - não seja um mail pessoal ou específico - poderia colocar aqui o conteúdo do mail?
Um "copiar + colar" seria ótimo, queria entender o "teor".
Grato

Eu tbm recebi o tal e-mail. Segue abaixo o conteúdo transcrito:

Citar
   Important message for our customers in Brazil

Dear XXXX,

Thank you for shopping on eBay. Given our commitment to a great customer experience, we wanted to contact you right away – we have learned that there is a Brazilian customs operation under way that may delay delivery of the purchase you made recently. And we wanted to give you some guidance on what you can do.

What's happening?

While our sellers are doing everything they can to deliver an excellent shopping experience, if you purchased your item from a seller outside Brazil, your shipment may be delayed in transit, due to customs procedures in your country. Please note shipments through regular postal services appear to be more impacted than those through express couriers.

Advice to buyers

We recommend you stay in touch with your seller during the delivery period. Additionally purchases are covered by the eBay Buyer Protection Program, click here to learn more. When providing feedback on a purchase, please bear the impact of the public action in mind. We are working to get you and our other users information and guidance to try to alleviate the situation.

If you have already received your item, please ignore this message and we hope to serve you again soon.

We truly appreciate your shopping, and we look forward to your next visit on eBay.

Kind regards,

The eBay team

Arriba!


Alberto Ferreira

Salve!

Pois é...
Ou, em outras palavras...

Como alguns dizem por aí...
Cada um com os seus "pobrema"...

Mas, é "rir" (um risinho nervoso...), para não chorar.  :-X

Alberto

Pandolfi

Citação de: FALCO online 22 Junho 2012 às 16:15:52
Citação de: Pandolfi online 21 Junho 2012 às 15:21:38Eu recebi um email do eBay falando justamente deste assunto...
Abração.
Pandolfi
Pandolfi,
Caso seja possível - não seja um mail pessoal ou específico - poderia colocar aqui o conteúdo do mail?
Um "copiar + colar" seria ótimo, queria entender o "teor".
Grato
Falco, aqui está o teor do email:
Important message for our customers in Brazil

Dear xxxxx,
Thank you for shopping on eBay. Given our commitment to a great customer experience, we wanted to contact you right away – we have learned that there is a Brazilian customs operation under way that may delay delivery of the purchase you made recently. And we wanted to give you some guidance on what you can do.
What's happening?
While our sellers are doing everything they can to deliver an excellent shopping experience, if you purchased your item from a seller outside Brazil, your shipment may be delayed in transit, due to customs procedures in your country. Please note shipments through regular postal services appear to be more impacted than those through express couriers.
Advice to buyers
We recommend you stay in touch with your seller during the delivery period. Additionally purchases are covered by the eBay Buyer Protection Program, click here to learn more. When providing feedback on a purchase, please bear the impact of the public action in mind. We are working to get you and our other users information and guidance to try to alleviate the situation.
If you have already received your item, please ignore this message and we hope to serve you again soon.
We truly appreciate your shopping, and we look forward to your next visit on eBay.

Kind regards,

The eBay team

guilherme augusto

Existe uma mensagem interessante nessas mudanças de forma de agir da alfândega: que eles podem optar por praticar o crime previsto no artigo 318 do Código Penal( Facilitação de contrabando ou descaminho Art. 318 - Facilitar, com infração de dever funcional, a prática de contrabando ou descaminho (art. 334):
Pena - reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa. (Redação dada pela Lei nº 8.137, de 27.12.1990).

Digo isso porque servidor público tem sempre o dever de agir com os mesmos critérios, independentemente de ser uma fase de balança comercial favorável ou não.
Ato de governo não se confunde com ato administrativo.
Exemplo: os auditores fiscais que trabalham na alfândega deveriam sempre agir da mesma maneira, pois a Lei é sempre a mesma, até que a modifiquem ou revoguem.
Se a fiscalização é realizada por amostragem, não pode de uma hora para outra mudar para fiscalizar todas as encomendas, pois isto levaria à conclusão de que antes, na amostragem estavam facilitando o contrabando ou o descaminho, o que seria crime e infração funcional! rs
Ou seja: não é só saber que tem algo errado. Precisaríamos fazer algo sobre o assunto.
Até mais.

Link com notícia sobre uma mudança: http://www.overbr.com.br/fiscalizacao-alfandegaria-dos-correios-muda-tatica-de-taxacao

FALCO

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Adriano

#15
A falta de critério é total. Tenho objetos minúsculos de valores que não chegam a R$ 30,00, em envelopes, parados por 4 meses na alfândega. Em contrapartida, uma caixa grande e pesada entrou na alfândega no começo da semana e foi liberada um dia depois. Vai entender...

Caras, eu sou totalmente a favor de que tudo seja feito dentro da lei. Sei que isso está sendo feito por causa do gigantesco número de fraudes e contrabandos. O que não concordo é com o tratamento diferenciado. Faço questão de pagar cada centavo do imposto devido, desde que todo mundo pague, principalmente aqueles que abastecem os camelódromos, shoppings, galerias e tudo mais.

Agora, mais simples que tuso isso, eu acho que é o seguinte: basta abaixar o imposto de importação. Excluindo-se transações de grandes empresas, creio que 1/3 ou menos do que é importado seja taxado. O resto passa batido, até mesmo pela falta de fiscalização. Tive um monte de produtos que a alfândega não taxou porque não quis, pois havia declaração verdadeira, com valores acima da isenção. Passou batido pela fiscalização. E mais: tive objetos totalmente inspecionados, abertos e relacrados pela receita, com valor acima da isenção, e que liberaram do mesmo jeito. Soma-se à isso com a quantidade de invoices fraudulentas, o resultado é que a receita não arrecada nem metade do que deveria.

Aqui na minha singela ignorância, penso que bastaria baixar o imposto, assim o índice de fraude e contrabando vai despencar, pois será mais fácil pagar o imposto do que tentar burlá-lo, a arrecadação aumentaria, a liberação seria rápida, pois dispensaria inspeção individual...

Ou seja, mesmo sem levar em conta que o nosso I.I. não tem cunho protecionista, mesmo sem levar em conta que o valor é abusivo e beira o confisco, ainda assim, baixar o imposto parece uma ótima solução para o governo e para o contrubuinte.

Abraços!

Adriano