Menu principal

Identificação. Será um KD ou um WD?

Iniciado por Duarte, 22 Junho 2012 às 08:18:43

tópico anterior - próximo tópico

Duarte

Bom dia amigos!

Comprei esse relógio com a ajuda de um amigo do forum (o relógio não era dele...somente comprou para mim).
O relógio veio judiado e ele deu um trato no mesmo e ficou lindinho rsrsrsrrs,mas reparando na caixa dele e vendo algumas fotos na net, pintou uma dúvida. Sera um  King Diver ou um World Diver? Encontrei poucos KDs com essa caixa, os WD na maioria possuem.
Como sou leigo no assunto gostaria da ajuda dos amigos, para a definição do relógio. O mostrador foi trocado... era um verde simples da orient, estava danificado e foi trocado por esse KD preto.

OBS: Já estou até vendo um mostrador WD para ele, caso ele seja um... só vai ficar faltando o aro interno. Essas imagens não são minhas, nem as ferramentas, nem o braço... apenas o relógio que ainda não chegou rsrsrsrrs.

Paulistano

Alberto Ferreira

Salve!

Pois é, caro Duarte...

Isso é o que mais acontece com este tipo de relógio da Orient.
É muito comum encontrar algum, como foi no seu caso, com o mostrador que foi "trocado", lá em algum ponto do passado, por alguém só porque estava mais "bonito" (o caso do tal verde...).

Bem,...
Tentando ajudar com a sua pergunta em específico.
Como nós já discutimos bastante aqui, a própria Orient ao criar "miríades" de variantes destes modelos e, pior, por parecer não ter muito controle disso...  :-X, deixou a questão da "originalidade" em aberto.
As saídas, a meu ver, são basicamente duas.

1) Seguir o gosto (estético) pessoal, "desencanar", modificar (sem preocupações com a tal de "originalidade") e ficar feliz.

2) Pesquisar, como você está fazendo, comparar, etc, etc, etc.  Tentar definir (o modelo original) com base naquilo que você concluir que realmente combina (considerando  basicamente a caixa e o movimento), buscar as peças que faltam (o que nem sempre é fácil) e partir para o abraço.

Agora, a minha opinião (sempre sujeita a réplicas dos mais "estudiosos", como o nosso amigo Gustavo, por exemplo...).

A meu juízo, o modelo pode tanto ter sido (originalmente) um KD, quanto um WD.
Para transformar a atual configuração para WD você vai precisar, sim, de um mostrador (adequado ao movimento e à época de produção) e um aro interno.
Das coroas (se ambas seriam "assinadas", ou não) eu nem vou falar, ok?

Os ponteiros devem ser os que equpavam o antigo original, esta seria outra "pista"...  ::)
Mas, pesquise.

Abraços e boa sorte!
Alberto

rtakami

Há diferenças na vedação entre os KD, SK, WK, e outros parecidos com esse modelo, tenho um que comprei na loja por volta de 2002, mas é bem menos parrudo que esses antigos.

Alberto Ferreira

Salve!

Rtakami,
Nós estamos falando aqui dos antigos, daqueles que começaram a ser produzidos no final da década de 1960.

Mas, você está certo, existem modelos mais recentes, com outras configurações, embora mantido o mesmo nome para a linha...
Os KD´s e família foram produzidos em larga escala, por muitos anos...

E,...
Um lembrete,...
Independente da época, se mais antigos ou se mais novos, estes relógios da Orient, KD, WD, e afins (que têm muitos fãs, e dentre eles eu  ;)), na verdade nunca foram relógios para mergulho, certo?
O "diver" nos seus nomes é uma mera, por assim dizer, "licença poética".  ;)

Mas nós os admiramos mesmo assim.  8)

Abraços!
Alberto

rtakami

Você é um mestre rápido nas respostas Adriano, vejo que aqui temos interessados com maior conhecimento que muitos relojoeiros do mercado, mas também há muitos fraquinhos como eu por exemplo que as vezes fico até meio receoso em postar algo muito simples.
Mas com relação a vedação dos simples orient, é que já ví os clássicos que indicavam coisas como, simplesmente Water proof, 3ATM e 5 ATM, no caso desses KD não lembro o que indica, no meu indica 5 ATM, mas tenho outros que se não em engano está escrito 3 ATM, por isso a dúvida, eu achava que o anel de vedação da tige fosse especificamente semelhante.

Alberto Ferreira

Salve!

Tudo bem, Rtakami.
Mas apenas para constar, ok?
Quem lhe respondeu fui eu, o Alberto Ferreira, ok?  ;) :D

Mas,...
Não se constranja em perguntar, amigo, esta é mesmo a ideia aqui no FRM.
E, a rigor, não há perguntas "tolas" ou "fracas", se elas forem relativas ao nosso tema, os relógios.

E, na medida do possível, sempre haverá quem possa responder. Não há "mestres" aqui, apenas colegas, interessados e dispostos a ajudar.

Já a eventual "rapidez", ou não, da resposta,...
...depende de quando, ou se, a questão seja lida por alguém que possa comentar algo naquele sentido de tentar ajudar.

Um abraço!
Alberto

Duarte

Obrigado amigos pelas respostas...
Eu gostei do jeito que esta, ainda não vi nas minhas mãos, mas aparentemente esta bonito.
Tem alguma forma de identificar qual o modelo, olhando o movimento ou algo parecido?

Duarte.

Alberto Ferreira

Salve!

Sim, tem...
Mas, em função daquilo que eu comentei antes (haver muita "mistura" por aí, etc...), os que conhecem um pouco melhor os modelos teriam que ver o conjunto para tentar dar alguma "dica", ou "palpite".

Eu creio que o melhor seria que você postasse umas fotos, incluindo o movimento, após receber o relógio.

Abraços,
Alberto

rtakami

Alberto, nossa que mancada minha heim foi fail mesmo, me desculpe, é que os nomes de ambos não me sai da cabeça como os melhores em postagens por aqui. Incluindo outros nomes muito de entendidos no assunto.
Obrigado, temos aqui grandes mestres em todos os sentidos, não sei se um dia eu chego lá, mas eu admiro estas qualidades.
Aos mestres.

Alberto Ferreira

;D

Fique frio, Rtakami!  ;)

Ser "confundido" com a amigo Adriano é uma honra!

Agora,...
Se um dia nós tivermos o prazer de nos encontrarmos, os três...  ::)

...você não confundirá mais,...

...o nosso penteado é bem diferente.  ;)
;D

Abraços!
Alberto

Stone Free

Salve colegas!

Permitam-me dar meu pitaco, de ajuntador de KD/WD's desde alguns anos.

A configuração ficou interessante, mas trata-se de um "Frank".
É o "miolo" de um KD, com movimento 46941, mostrador, bezel e tudo, em uma caixa de WD. Jamais vi uma caixa de WD abrigando um KD, como modelo de série. Já vi (e possuo) alguns exemplares raros e curiosos, mas pelo que conheço desses modelos, o único que não se deixou levar pelo samba do relógio doido imposto pela Orient, foi o WD. O KD por sua vez, possui uma miríade (como diria o Mestre Alberto) de variações de caixa, que acabou tornando-o totalmente sem identidade, a partir do final dos anos 70. Talvez por essa razão, eu tenha uma "queda" por todas as variações do WD, e pelos KD's produzidos somente durante a década de 70.

O engraçado é que eu achei bacana a "combinação", por assim dizer. Eu desencanaria, como sugeriu o Mestre Alberto. Já vi coisas terríveis no passado (e no presente, vide alguns anuncios no ML), e para mim, pareceu esteticamente correta a configuração, a despeito do fato de não se tratar de um modelo produzido "oficialmente". Se bem que, convenhamos, a Orient pisou muito na bola com esses modelos, porquanto o termo "oficial" talvez nem seja o mais adequado, haja visto a bagunça instaurada a partir dos anos 80.

Espero que tenha ajudado.
Abraços a todos.

Gustavo

Alberto Ferreira

Citação de: Stone Free online 22 Junho 2012 às 16:40:00
...
Jamais vi uma caixa de WD abrigando um KD, como modelo de série. Já vi (e possuo) alguns exemplares raros e curiosos, mas pelo que conheço desses modelos, o único que não se deixou levar pelo samba do relógio doido imposto pela Orient, foi o WD.
...

Salve!
Legal, Gustavo!
Legal que você esteja ajudando.

Para ser franco eu não tinha "certeza" disso. Que aquele tipo de caixa, bem característica dos WD´s, diga-se, nunca tinha sido usada em outras épocas (originalmente pela Orient, bem entendido) em qualquer KD, ou outros do tipo.
Legal saber!

Mesmo sabendo que "certeza", certeza mesmo, nós só temos com algumas possíveis (e prudentes) ressalvas, com muita pesquisa e, principalmente, com muita "trocas de figurinhas".   ;)

Mas isso é uma das graças da brincadeira com os "Cebolões". Não é?
E, ainda por cima, a um custo bem menor do que (juntar) outros vintages, por assim dizer, "mai$ votado$".   8)

Abraços, orientados, a todos!
Alberto

vinicius

Gustavo, bela explicação, parabéns. É sempre bom obter informações sobre esses icônicos Orient.

Acompanhei suas postagens no antigo Forum e nesse, sempre gostei muito do conteúdo (texto e imagens).

Brinde-nos com seus exemplares, por favor.

Abraço

Te enviei uma MP, se puder responder agradeço

Stone Free

Uh, Mestre! Salve!

Veja, em caixa de WD, só vai 1942 ou 46941, dependendo do ano, juntamente com o bezel manuseável pela coroa, "a la GMT" e com o famoso mostrador com as cidades/capitais principais da época, tendo Tóquio como a posição "central" no topo, as 12 horas, e com a linha de mudança de data, além dos dísticos do tipo "ponta" e da linha de mudança de data. E TODOS, possuem esse invólucro meio que "ovalado", e que não foi utilizado, pelo menos pelo meu conhecimento, em NENHUM outro modelo durante o período de produção compreendido entre 1970 e 1979 (acho que esse foi o último ano de produção dos WD's PUROS). Tenho em minha coleção o famoso WD-JAL de 1970, com lente cíclope, pulseira original e tudo mais. Como curiosidade, posso afirmar que o aço e polimento desses modelos, até 1971 são absolutamente FANTÁSTICOS.

De fato, nunca vi, em nenhum momento, um KD utilizando a caixa do WD, como modelo de série. Diante do balaio da Orient, talvez até possa ter existido, sei lá, mas duvido que tenha alcançado as mãos de algum aficcionado ou colecinador a ponto de torná-lo colecionável. O que sei, é que, se aparecer um modelo desses numa, digamos, "feira de rolo", ainda que com pessoas não muito conhecedoras da história dos KD/WD, muito provavelmente alguém vai dizer que se trata de uma "gambiarra".

Citação de: vinicius online 22 Junho 2012 às 23:02:58
Gustavo, bela explicação, parabéns. É sempre bom obter informações sobre esses icônicos Orient.

Acompanhei suas postagens no antigo Forum e nesse, sempre gostei muito do conteúdo (texto e imagens).

Brinde-nos com seus exemplares, por favor.

Abraço
Te enviei uma MP, se puder responder agradeço

Obrigado pelas considerações, Vinicius. Aguarde que em breve postarei fotos da coleção.

Abraços a todos.

Gustavo

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Bom,...
Como diria o Poeta...
..."porque hoje é sábado"...  ;)

E sem fugir muito do tópico, e uma vez que a pergunta do Duarte já foi, pelo menos razoavelmente, respondida, eu gostaria de voltar a levantar uma questão, que pode interessar a todos os "catadores" e "ajuntadores" (no melhor sentido, hein  ;)) dos nossos "cebolões".

Trata-se dos acrílicos...
Como nós sabemos, há os de "reposição", em geral (dos muitos que eu já vi) sem a lente do chamado "ciclope".  Lá na Barão, naqueles "andares" do 61, eles são vendidos, e tal...

Pois bem,...
Embora eu nunca tenha feito isso pessoalmente, um relojoeiro amigo meu trocou um acrílico para mim, com a tal lente...
Quando eu manifestei a minha "surpresa" e perguntei onde ele tinha conseguido o tal acrílico (novo), ele me disse que de fato era novo e que ele tinha mandado colar a lente, serviço que por sinal ficou perfeito.
Infelizmente eu não perguntei onde e nem pedi o "caminho das pedras, digo, das lentes.  :(
Quando voltar a encontrá-lo, eu vou perguntar...

Amigo Gustavo,...
Outra questão, sobre a qual eu ainda não tenho opinião formada...
Trata-se do meu WD-JAL (que, para os que nos leem, são aqueles primeiros, com movimento 1942, cuja propaganda de lançamento mostrava um comandante da Japan Airlines).

Pois bem,...
Ele está bem bonito, mas o acrílico tem um rebaixo circular, em forma de "lente", no local onde estaria a lente "normal", como se fosse um recurso para aumentar a ampliação.
Como eu sei que nos originais tem a lente, e como eu nunca vi aquele acrílico com o rebaixo em outra peça, além deste de que falo...
A princípio se aquele rebaixo for apenas daquela forma, sem a "cobertura" de um ciclope, me parece um contrassenso, pois é um ponto de acúmulo de sujeira...
E por isso ficou, para mim, a dúvida ("atroz"...  :D)...

Haveria um rebaixo (interno ao acrílico, portanto) por baixo da lente.
Eu creio que as lentes dos acrílicos originais eram coladas, nas também poderiam ser "moldadas" junto com a peça (o que me parece, industrialmente falando) um pouco menos provável.

Então, a minha pergunta.
Você, Gustavo, ou algum outro colega, tem conhecimento desta questão das lentes "coladas" e do tal "rebaixo"?

Abraços a todos!
Alberto

PS:
- Sem, obviamente, "desprezar" os nossos outros "brinquedinhos", é sempre um prazer "abrir espaço" para este tipo de relógio, de certa forma (ainda) mais acessível (se é que podemos dizer isso) a todos e "trocar figurinhas".
...mesmo que não seja sábado...   ;)

E,...
Putz!
Eu continuo tentando me adaptar às novas regras ortográficas, posto que o "prazo" para que elas entrem definitivamente em vigor é em 2012.  :-[
Portanto, desculpem quando eu ainda faço algum "rolo" entre o "novo" e o "antigo"... 
Afff!  ;D
8)

Duarte

Olá amigos...obrigado pelas respostas.
Eu gostei esteticamente do relógio...ainda não tenho o mesmo em mãos, isso deve acontecer no fim da semana que vem.
Eu realmente acho os WD mais bonitos, queria comprar um kd, mas como acho que é um WD, acho que tentarei monta-lo com WD mesmo.

Essa é a imagem do fundo do relógio ...

Pena que não consegui colocar a fotos dos mostradores...By sarica

Um abraço,

Duarte.

Jefferson

Olá pessoal,

Excelente tópico.  :D

Duarte, desejo sorte na transformação completa dele em WD.

Já vi mostradores de WD à venda no famoso site de leilões...

...a dificuldade será o aro interno, que possui marcação específica, com 24 horas.

Outro caminho seria conseguir uma caixa de KD, no modelo de caixa que confere com mostrador e aro. Talvez seja mais fácil do que conseguir as peças de WD.

Caros Alberto e Gustavo, tenho uma pergunta:

Todo WD com movimento 1942  e mostrador preto pode receber o "apelido" de JAL?

Tive a sorte de adquirir um recentemente. É um modelo que desejava muito, justamente por seu estilo Hora Mundial.

Está parado, mas com estética em bom estado. Mostrador, aro e ponteiros originais, e uma das coroas com assinatura.

Já o acrílico parece novo, mas não possui o ciclope.

Farei fotos para mostrar a vocês. Eu gostaria de descobrir se ele deveria ter o ciclope originalmente.

Abraços,

Jefferson

Stone Free

Citação de: Alberto Ferreira online 23 Junho 2012 às 09:37:57
Então, a minha pergunta.
Você, Gustavo, ou algum outro colega, tem conhecimento desta questão das lentes "coladas" e do tal "rebaixo"?

Salve, Mestre!

Tenho dois WD's com o ciclope, em dois estados distintos de conservação. O primeiro, o WD-JAL, está em ótimo estado, e o outro, certamente sofreu desgaste por conta de polimentos feito no acrílico. Em ambos os casos, percebe-se que a lente foi "agregada" ao acrílico, não necessariamente colado, eu diria, mas provavelmente por algum processo envolvendo pressão, calor, e utilização de algum solvente como agente aglutinante (o acrílico é dissolvido por exemplo, pelo clorofórmio, e é amplamente utilizado como adesivo para esse material). E acredito que durante esse processo de "soldagem", devido ao amolecimento do acrílico, e considerando que a dureza da lente plástica deva ser maior que a do acrílico, de alguma forma deve ocorrer um pequeno "afundamento" da superfície desse último, o que talvez explique o "rebaixo" na parte interna, o qual voce se referiu, Mestre.

Veja um detalhe do ciclope do meu WD-JAL:

Citação de: Jefferson online 23 Junho 2012 às 12:46:49
Caros Alberto e Gustavo, tenho uma pergunta:
Todo WD com movimento 1942 e mostrador preto pode receber o "apelido" de JAL?

Amigo Jefferson,

A resposta à sua pergunta é SIM, desde que seja fiel ao modelo apresentado no anuncio. O WD-JAL do anuncio de 1970 era de fato, um 1942, com o mostrador preto e com as inscrições "World Diver", que foi utilizada até meados de 1976-1977, quando foi substituída pelas iniciais "WD" apenas. Portanto, se voce possuir um WD 1942 com mostrador preto com as inscrições "World Diver", acrílico com ciclope, coroas assinadas e com a pulseira original (difícil de ser encontrada, principalmente em bom estado, pois os elos são extremamente fracos, e arrebentam com muita facilidade), poderá chamá-lo, seguramente, de WD-JAL ;)

Aqui, o anúncio de 1970:

Aqui, um anúncio da metade dos anos 70, já com o novo movimento 46940 :

Fonte: Google/Internet

E aqui, os anunciados (do meu ajuntamento):

Aqui, o WD-JAL 1942

E aqui, o WD circa 1975

Espero ter ajudado.

Abraços a todos.

Gustavo

Alberto Ferreira

salve!

Obrigado, Gustavo...
...mas o Meste aqui é você, meu amigo!
;)  8)

E,...
Para os demais "orientados"...

Amigos,...
Essas informações, dúvidas, questionamentos e "teorias" não são algo irrelevante não...
Óbviamente, sempre falando no nosso (mero) âmbito dos "orientados",...  É claro!  ;)

Este tipo de informação, e de 'bate-papo" não tem (tão fácil) por aí, nas "esquinas da NET", não...

Portanto, mais um ponto (neste caso de encontro...  ;)) para o nosso FRM!

FALEI!
...e (acho que) disse.   ;)

Abraços!