Menu principal

Ajustando uma mola de balanço

Iniciado por paulorocha, 19 Março 2009 às 14:56:33

tópico anterior - próximo tópico

paulorocha

Olá amigos

Hoje eu tentei dar um "upgrade" na minhas técnicas "consertadorísticas" de relógios. Ajustar uma mola de balanço.

Mas antes de tudo (e para não apanhar dos mais experientes...  ;D ;D ;D) eu quero deixar bem claro: utilizei uma SUCATA... Um balanço que já havia recebido atestado de óbito definitivo e que, portanto, se fosse completamente detonado não traria  nenhum prejuízo.

Utilizei uma pinça fina e uma agulha e fui bem devagar ajustando as irregularidades da mola, desentortando e tentando deixar ela com o formato original.

Demorei um bocado, quase duas horas, mas no final a mola voltou ao formato correto (ou quase).

Instalei o balanço novamente na máquina e pude revogar o atestado de óbito: ela voltou a funcionar! Não está perfeita, a amplitude está terrível (não chega a 100 graus) e provavelmente não irei conseguir fazê-la voltar às condições normais. Mas foi bem divertido, isto eu garanto!

Um grande abraço

PS.: infelizmente não fiz fotos. Na próxima tentativa eu fotografo.
Um grande abraço

Paulo Rocha

Enéias

Continue assim meu amigo. Mais alguns meses e começará desmontar, lubrificar e remontar um Patek...

Parabéns! ;D

Alberto Ferreira

Salve!

Parabéns, Paulo!
Este seu "passo-a-frente", além do conhecimento (saber o porquê das "curvinhas" etc.), necessita mesmo de muita concentração, paciência, mãos (muito) firmes e, como talvez dissesse o Nelson Rodrigues,...
"...olhos rútilos".
Sim, "rútilos", não no brilhar, mas aqui no sentido da acuidade mesmo.

Aliás, meus amigos, eu aproveito esta homenagem à iniciativa do Paulo, para declarar a minha completa solidariedade a tantos e tantos técnicos relojoeiros, que todos os dias "rezam" aos seus deuses da Horologia, pedindo só uma coisa,...

Que eles lhes conservem as mãos e olhos firmes.
A cabeça eu nem falo, pois dizem que o uso do cérebro e da concentração reduz os riscos de danos (aqueles da senilidade), não?

Mas que esta profissão, como algumas outras, tem sempre essa espada de Dâmocles sobre a sua cabeça, infelizmente, lá isso tem mesmo.
:-\

Abraços a todos!

igorschutz

E eu invejo a capacidade de concentração e destreza do amigo... ;)

Está de parabéns pelo avanço, e obrigado por compartilhar conosco. É legal ver que o FRM está fazendo escola.

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

paulorocha

Obrigado pessoal, mas não é para tanto. Ainda estou LONGE de ficar pelo menos "mais ou menos"  ;D ;D

E não é modéstia não. É pura e simplesmente constatação da realidade... Mas ainda chego lá! Aos pouquinhos, mas chego.

Um grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Alberto Ferreira

Salve!

Paulo,
O legal da história é mesmo a "curtição" e o aprendizado.
Afinal, tentando "desentortar" uma espiral de balanço se aprende muita coisa, inclusive exercitamos um pouco o dom da paciência.

Eu bem sei como é.
No curso que eu fiz, já vai algum tempo, eu passei "dias" (literalmente) tentando fazer isso, num ETA 2688 (automático e feminino). pequeno paca´s!
Com a ajuda de um microscópio, muito "saco" e "teimosia", no bom sentido, é claro!

Até que no final da "maratona", a minha qualificação, dada pelo professor, foi,...

"Bom,...
Está melhor do que estava."
;) :D

Mas o espírito não era, de fato, fazer a coisa (e o professor bem sabia que a minha "proposta" não era me tornar um profissional, mas sim sentir o problema e aprender).

Aliás, eu iria até um pouco mais longe.
Ajustar uma espiral um pouco "fora de forma", eu creio que eles, os profissionais, fazem.
Mas dependendo do caso, e do movimento (custo), nem os profissionais fazem isso, eu acho que eles simplesmente colocam um conjunto novo e partem para o abraço.

Mas,...
Há sempre um "mas", não?
E se o movimento for muito antigo, se não houver mais a peça, e se o seu custo for "fora de cogitações"?
Pois é,...
::)

Um grande abraço e grato por compartilhar conosco o seu entusiasmo e progressos!
8)

Mauro

Oi Paulo,

O seguinte a espiral pode estar até centralizada sem erro algum, mais a amplitude, provávelmente seja problema de lubrificação ou problema com a corda,

A corda muito antiga e velha faz com que baixe a amplitude,

A espiral só vai interferir na amplitude se ela tiver muito fora do plano e muito descentralizada na virola, caso contrário não iria influenciar muito,

Caso queira postar foto da espiral , damos dicas e ficariamos grato,

Mais parabéns pelo desempenho,

Abs,

Mauro

Tomas

Muito bom Paulo, eu tentei mexer com um espiral de um Seiko feminino não consegui  :'( mas persistinto um dia consegue né deixei de lado.

é isso ai parabens, abraços. Tomas
abraços Tomas.

Lallo

Sadações Paulorocha!

Dois dias atras eu entrei no teu blog e estou acompanhando os teus relatos e trabalhos em breve vou começar a perdir algumas dicas a você. Considero pura higiene mental aprender manuseando estes relógios, no caso vou iniciar com algum relógio que se eu mexer não poderá ficar pior do que estava, hehe. 
Lallo