Menu principal

Titânio - Titanium - Ti

Iniciado por murilolsd, 11 Julho 2012 às 07:24:54

tópico anterior - próximo tópico

murilolsd

Olá, pessoal!
Este é um tema bastante interessante na minha visão.
Já foi abordado algumas vezes aqui no FRM, mas em todas de forma superficial ou incompleta.
Abaixo seguem duas rápidas e interessantes leituras:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Titanio
http://www.dnpm.gov.br/assets/galeriadocumento/balancomineral2001/titanio.pdf

As principais questões que me ocorrem (e que restaram sem resposta, com respostas parciais ou eu que não entendi as respostas mesmo :-[) são as seguintes:

1) Por que fabricar relógios em titânio? Quando e quem fabricou o primeiro? Por que grande parte dos fabricantes tem ao menos um modelo em titânio?

2) Qual é a "liga" (e eu entendi liga como mistura) mais utilizada no titânio para relógios?

3) Por que o titânio utilizado nos relógios "arranha" mais fácil que o aço utilizado nos relógios? Todo titânio "arranha" mais que todo aço? Que diabos então é a tal da "resistência mecânica maior" do titânio em relação ao aço?

4) Por que o titânio "escurece" ou fica com aspecto de "velho" rapidamente (em comparação com o aço)?

5) O polimento em relógios de titânio é semelhante ao realizado em relógios de aço? É necessário algum cuidado ou produto especial antes, durante ou depois do polimento?

6) A frase "o relógio em titânio 'agarra' menos gordura ou 'junta' menos sujeira que o de aço" é folclore? Se não for, qual a razão disso?

A bola está com os engenheiros, físicos, químicos, relojoeiros e outros seres esquisitos que habitam o FRM. ;D
Nós advogados, salvo honrosas exceções, só sabemos perguntar! ::)
Agradeço desde já qualquer contribuição.
Abraço!
Murilo

Adriano

Vou responder tudo de cabeça, e por isso, respostas sujeitas a imprecisões:

1 - Por várias razões pode-se fazer um relógio de titânio: baixo peso, alta resistência à corrosão, ser uma opção para quem tem alergia ao aço mas não pode pagar por um relógio de metal precioso, mas principalmente, porque o titânio é considerado um material tecnológico e isso tem forte apelo entre o público masculino. Em outras palavras, porque vende muito bem mesmo para quem não faz idéia do que é titânio. Quem fez o primeiro? A IWC diz que foi ela, lá pelo começo da década de 1980, mas todo mundo conhece e reconhece o Seiko Professional 600m calibre 6159 de 1975, o famoso "tuna". Que eu me lembre foi o primeiro e foi feito assim principalmente por causa do baixo peso e da resistência à corrosão.

2 - A mais comum é o Titânio "CP", ou seja, o titânio "comercialmente puro", sem ser sob a forma de uma liga. Existem diferentes categorias de titânio "cp". A vantagem é que é o mais fácil de se conformar, podendo até ser prensado (com um acabamento pífio...). Suas características mecânicas não são maravilhosas e é barato.

3 - Primeiro porque existem "n" ligas de titânio. E segundo porque "resistência mecânica" é algo muito amplo. O que tem que se perguntar é: resistência mecânica a qual esforço? Tração? Compressão? Flexão? Indentação? Risco? Então isso varia de composição para composição, e o titânio é sim considerado um metal de boa resistência mecânica num geral, mas não ao risco. Além disso, muitos dos riscos do titânio ocorrem sobre a sua camada de passivação, fazendo-os aparecer bem mais do que os mesmos riscos quando ocorrem no aço inox, por causa do lustre que o aço tem.

4 - É uma característica do metal. O aço inox tem muito cromo e níquel que são metais bem lustrosos. O lustre é alto no aço inox e a camada de passivação (de maneira simplória, película que reage com o oxigênio e forma uma camada protetora sobre o metal, tornando-o inoxidável) é fina e mantém o lustre. O titânio já não é um metal naturalmente lustroso e sua camada de passivação deixa-o mais escuro que o natural. Quando se faz polimento no titânio ele clareia bastante, mas escurece denovo em questão de minutos.

5 - O processo é o mesmo. O tipo de massa de polir pode ou não ser diferente. O maior cuidado é pelo fato de ser um metal "mole"l de polir (no caso do "CP" usado em relógios) e quando a temperatura sobe ele começa a ter um comportamento plástico na superfície, que começa a enrugar. O resultado é horrível. Por isso tem que ser feito com calma para evitar que a temperatura suba muito e ocorra esse fenômeno, que não ocorre no aço. De resto, é tudo igual.

6 - Não sei responder. Nunca ouvi isso.

Abraços!

Adriano

Clélio

Muito bom... este tópico vai virar clássico.
Comprei o meu primeiro modelo em titânio a pouco tempo, um Zilla a impressão que tenho é bem positiva, seja pelo peso menor que o do aço e o aspecto de resistência... mas esta era uma opnião sem qualquer embasamento...
   Com relação a riscos a Citizen, me parece tem um modelo do Zilla em titânio com um acabamento mais resistente a riscos, certo ?

Abs

Alberto Ferreira

Salve!

Legal mesmo, o tópico.
Grato por levantar as questões iniciais de forma tão objetiva, Murilo.

E eu aproveito o gancho, no embalo do comentário do amigo Clélio, e dos conhecimentos do amigo Adriano, para levantar outra faceta da questão, o titânio tratado "contra riscos".

No caso dos componentes de relógios, caixas, pulseiras, bezéis, etc,...

1) Como é feito o tratamento para aumento da resistência aos riscos?

2) Trata-se de um tratamento superficial? A liga é, neste caso, especial?

3) Há nomes (ou apelidos comerciais) para o(s) material(is)?  Quais?

4) Nestes casos, o polimento é possível? Como?

Abraços a todos!
Alberto

JotaA

Eu tenho dois relógios em titânio, um Seiko Samurai e um Citizen Autozila.

O Citizen apesar de ser um relógio um pouco mais caro, comprei para usar no dia a dia, e uso para tudo. Mas não possui um arranhão sequer, já o Samurai, é mais antigo que o Autozila, possui vários riscos, mesmo tendo um cuidado extra ao usá-lo. Um fato a ser considerado, o Autozila possui pulseira de borracha, já o Samurai possui pulseira em titânio, onde se faz presente a maioria do riscos.

O tratamento Duratec da Citizen realmente é bem eficiente.

Uma fonte extra de informação está aqui mesmo no nosso fórum:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=4583.15

Adriano

Respondendo ao amigo Alberto:

1 - Não sei. O troço é meio segredo industrial. Como não há clara explicação internet afora de como é o processo, creio que seja proposital no sentido de manter o segredo. Tem algo a ver com a mudança da estrututra cristalográfica da superfície do metal.

2 - Sim, é um tratamento superficial. O que significa que não é uma película, não é um "coating". Mas não sei dizer se a base é de titânio comum ("CP") ou não. Apenas para exemplificar, mas sem esclarecer: o Citizen Ecozilla tem versões em titânio com e sem o tratamento. A versão sem tratamento é para mercados mais populares. Na tampa traseira vem escrito "Titanium" mesmo. Sua aparência é bem cinza e o acabamento é jateado. Na versão com tratamento, que vai para a Europa por exemplo, a tampa traseira vem escrito "Base Titanium" e sua aparência é mais clara, mais parecida com o aço e o acabamento é escovado. Então não sei explicar se a base é diferente. As incrições são, pelo menos.

3 - Tem o Duratect da Citizen, que aliás pode ser aplicado no aço ou no titânio. E tem o Tegiment da Sinn.

4 - Não é possível, a princípio. Nunca tentei. Não sei o que os fabricantes recomendam, mas creio que não recomendem polimento nesses materiais. E creio que se tentar polir, além de muito difícil (pois a dureza chega perto dos 1000 Vickers), deve estragar o tratamento.

O que posso dizer é que meu Autozilla que tem o tal Duratect, realmente não tem um risco. Nem no fecho.

Abraços!

Adriano

BigPaul

Eu conheço um amigo que tem um relogio em titanio e nunca escureceu, será que escurece mesmo?

eu por exemplo tenho o X-33 da Omega e tem quase 14 anos e nao escureceu

Paul

Adriano

Eu tenho alguns relógios de titânio e nunca mudaram de cor. Porém já vi sim alguns mais antigos criarem manchas esquisitas, como se estivesse "enssebados". Lembro-me bem de ter visto um Tutima assim. Não sei a origem disso.

Abraços!

Adriano

Passarini

Eu dei pra minha esposa um T-Touch de Titânio polido, dá a impressão de um cromo, é muito mais "espelhado" do que um polimento no aço ou até no aluminio, mas não é resistente não, já apareceram alguns riscos finos do uso.

abraço
Luciano

Adriano

Mas é porque o titânio polido da Tissot é um revestimento, como uma cromeação, sobre o titânio. É como um folheado/banhado a ouro, mas prateado, sobre o titânio. Não é um acabamento polido sobre a superfície do titânio, pois isso é muito difícil de se conseguir, e por melhor que seja, nunca obtem-se um lustre espelhado perfeito, ou pelo menos não nas ligas usuais usadas para relógios.

O que significa também que se riscar, não tem como polir, nem refazer o banho.

Abraços!

Adriano

ELIASMG

Boa tarde ! Que eu saiba, foi a CITIZEN uma das pioneiras nisso, e hoje eles tem aquele Super Titanium que tem acabamento que fica 5vezes mais resistente à riscos que o aço inox.

É mais leve, não dá alergia para alérgicos.
Tem gente que gosta da cor escura , mas está na moda o titânio mais claro com tratamento, o normal é escuro.Particularmente prefiro o escuro, mas não tem quase à venda...

É mais mole que o aço, podendo ser mais facilmente dobrado...

Dos mais de 30 relógios que tenho, não tenho nenhum de titânio ainda, mas pretendo ter uns ainda.

Abraços

Adriano

Sim, a Citizen fez um relógio em titânio, em 1970, um cronômetro com mecanismo eletromecânico. O nome era "X" alguma coisa. Porém, não sei ao certo se esse relógio teve mesmo produção normal, de foi uma série limitada, se foi só um protótipo... Sei lá, até hoje só vi uma ilustração de um livro e um que apareceu em fotos reais, não sei de quem.

Sim, tecnicamente é o primeiro, mas não sei se considera-se de produção normal, ou escala industrial. Devia custar uma pequena fortuna na época.

Abraços!

Adriano

Passarini

Adriano, obrigado pela informação, assim não faço caca no Tissot pra tentar polir neh  ;D

....outra dúvida, e o Visodate Heritage, também é banho ou é só polimento na caixa de aço ?

abraço
Luciano

Rafa_Almeida

Muito legal o tópico Murilo!  ;D

Gosto bastante dos relógios de Titânio, pois como uso relógios maiores, ficão muito legais em Titânio, leves, equilibrados!

Mas ao mesmo tempo sofro com os arranhões, principalmente do meu AP, que o bezel parece um imã para os riscos...  :(

Abração,

Rafa

Adriano

Citação de: Passarini online 11 Julho 2012 às 19:22:37
Adriano, obrigado pela informação, assim não faço caca no Tissot pra tentar polir neh  ;D

....outra dúvida, e o Visodate Heritage, também é banho ou é só polimento na caixa de aço ?

abraço
Luciano

Não, o que é aço é aço mesmo. Revestimento só no caso dos dourados. Aí é banho de ouro sobre o aço. Mas o que é aço na cor de aço, não tem banho nenhum.

O caso do T-Touch é que ele existe em aço, com todas suas vantagens mas com o peso, e tem o de titânio, confortável, mas fatalmente fosco e acinzentado. O "titânio polido" da Tissot oferece o conforto do titânio com um acabamento brilhante e polido que o titânio sozinho normalmente não permite. Mas o lado negativo é o de ser um revestimento e por isso requer os mesmos cuidados que qualquer outro revestimento, como os pretos e dourados.

A tempo: é um acabamento PVD, muito resistente, não descasca nem mancha nem sob os piores castigos. E também nem adianta querer tirar de propósito, pois não funciona.

Abraços!

Adriano

Passarini

legal, entendi, obrigado pelas explicações, nunca imaginei que fosse um tipo de banho no Touch  ;)

obrigado
Luciano

ogum777

eu tenho muita curiosidade em saber que liga de titânio é utilizada em relógios.

titânio é usado em quadros de bicicletas na liga 3al2,5v, que indica 3% de alumínio e 2,5 de vanádio. talvez seja a mesma liga usada em relógios. mas é chute meu essa afirmação.

em quadros de bicicletas é o material-fetiche. eu tenho uma bike em titânio. brincamos, no meio ciclístico, dizendo que o material é eterno.

de fato, fazem-se quadros de titânio reunindo as vantagens que procuramos em outros materiais: a resiliência e resistência à fadiga do aço cromo-molibdênio (liga 4310), a resistência à corrosão do alumínio (normalmente de ligas 6063 ou 7005), o conforto da fibra de carbono. e o preço lá nas alturas!

a minha litespeed natchez é antiga, de 1997. adoro o quadro. mas sabemos no meio do pedal que, se racharmos um quadro de titânio, dificilmente teremos conserto. um colega, que tem 4 bikes de titânio (e vendeu a minha pra mim, por uma ninharia) tem um quadro colnago (pra quem não conhece, é uma conceituadíssima marca italiana de bicicletas de competição de nível ultra-mega-hiper pro) rachado. não consegue quem solde.

a solda em titânio é complexa. mas isso é um problema da indústria ciclística, não da relojoaria.

tenho um citizen ny0054. é um relojinho interessantíssimo. é de se notar que o acabamento da caixa é diferente do acabamento do bezel. nas fotos abaixo, que não são minhas, mas da internet, dá pra notar a diferença:

no meu ny0054 tem uns risquinhos leves no bezel, e um dia dou uma polidinha e os retiro. como faço na minha bike.

é interessante que na bicicleta dá pra deixar marcas gordurosas do dedo. mas é fácil tirar. no relógio não observo essas marcas. talvez sejam de ligas diferentes. bem diferentes.

tenho vontade de colocar uma nato no meu ny0054, mas procuro uma nato que tenha os aneís e o fecho em titânio. alguém sabe onde se encontra isso?

JotaA

Este Citizen possui bezel aço, somente a caixa é de titânio.

Possuo um que inclusive já fiz o polimento do bezel.

Davi-RJ

Imagino que o titânio usado para fabricar a caixa de um relógio venha de uma barra, comprada segundo a norma ASTM B348 (Standard Specification for Titanium and Titanium Alloy Bars and Billets). Nela, o titânio e suas ligas são divididas em graus, sendo os graus 1 a 4 titânio não ligado (mas com diferenças de metalurgia e presença de contaminantes).

O quadro de bicicleta que o colega citou (3Al2,5V) corresponde ao grau—Titanium alloy (3 % aluminum, 2.5 % vanadium).

Um abraço,
Davi

Adriano

Sim, o colega Davi está correto. Não é liga, é o "CP", de "comercially pure titanium".

Não sei, contudo, qual grau é usado. Na verdade ninguém revela. E não descarto que um ou outro já possa ter usado titânio em liga. Mas a princípio, é tudo titânio puro.

Abraços!

Adriano