Motivos das coleções

  • 26 Respostas
  • 7117 Visualizações
*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Motivos das coleções
« Resposta #20 Online: 25 Março 2009 às 21:39:32 »
Eu acho legal sempre ter um tema para a coleção (ou vários temas no caso de múltiplas coleções pequenas que se somam para uma grande coleção).

Mas mesmo sem ter um tema, o ato do colecionismo nos tras muito prazer.

Se eu fosse escolher hoje, meu tema seriam os Cronógrafos mecânicos (vintages e modernos) e os vintages sociais, mas quando eu puder evidentemente começar uma coleção muita coisa pode já ter mudado em minha cabeça, hehehe.
Um abraço
Fábio

*

Alberto Ferreira

Re: Motivos das coleções
« Resposta #21 Online: 25 Março 2009 às 22:05:11 »
Eu acho legal sempre ter um tema para a coleção (ou vários temas no caso de múltiplas coleções pequenas que se somam para uma grande coleção).

Mas mesmo sem ter um tema, o ato do colecionismo nos tras muito prazer.

Se eu fosse escolher hoje, meu tema seriam os Cronógrafos mecânicos (vintages e modernos) e os vintages sociais, mas quando eu puder evidentemente começar uma coleção muita coisa pode já ter mudado em minha cabeça, hehehe.


Salve, Fábio!

Sim.
Mas saiba que "cronógrafos" (com os "vintages" incluídos) será um tema "caro", no sentido do custo das peças em si e principalmente da sua manutenção, se bem feita.
Por outro lado, há quem tenha como "tema", por exemplo, simplesmente "relógios baratos", "acessíveis" para o seu bolso, melhor dizendo,...

O que eu estou procurando dizer, é que mesmo com peças "mais acessíveis", financeiramente falando, alguém pode encontrar muita satisfação.

Enquanto outros preferem "colecionar" modelos novos, saídos das lojas, com garantias, etc., talvez com o mesmo grau de satisfação.

Um abraço!

*

Enéias

Re: Motivos das coleções
« Resposta #22 Online: 26 Março 2009 às 00:08:26 »
Gostei das respostas, mas eu quis dizer o seguinte, vocês criam um TEMA para sua coleção? (talvês eu tenha trocado o "Tema" pelo "Motivo")

Alguns falaram aí que gostam muito de Dives, outro de Seikos, outro de Vintages, outro anos 70 etc.

Lógico que mesmo dentro desses "Temas" a pessoa só compra o que gosta, mas respeitando o Tema da coleção ou vocês não tem disso e compram qualquer coisa?
Não tenho resposta quanto ao tema. Meu gosto é eclético e conforme o período em me centro mais num estilo e época...

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Motivos das coleções
« Resposta #23 Online: 26 Março 2009 às 14:11:50 »

Salve, Fábio!

Sim.
Mas saiba que "cronógrafos" (com os "vintages" incluídos) será um tema "caro", no sentido do custo das peças em si e principalmente da sua manutenção, se bem feita.

To ciente disso Ferreira, já andei vendo uns cronógrafos e indepentende de ser moderno ou vintage todos são caros.

Como disse, se eu "pudesse" escolher um tema hoje, seria esse porque é um dos que acho mais bonitos dentro do tema relógios, não que eu vá fazer isso.

Outro tema que acho bacana também é colecionar relógios de uma determinada época, no meu caso escolheria o ano de 1974 pois foi quando nasci, imagine ter uma coleção de relógios onde todos foram fabricados em 1974, seria lindo hein, além de mais acessível ao bolso.

No geral, toda coleção no início geralmente é feita sem tema e com o tempo esse tema vai aparecendo, o gosto vai se apurando por um determinado tema (mesmo que inconscientemente) e no final você percebe que tem um tempa principal e vários secundários.

Um abraço
Fábio

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Motivos das coleções
« Resposta #24 Online: 26 Março 2009 às 14:35:27 »

Outro tema que acho bacana também é colecionar relógios de uma determinada época, no meu caso escolheria o ano de 1974 pois foi quando nasci, imagine ter uma coleção de relógios onde todos foram fabricados em 1974, seria lindo hein, além de mais acessível ao bolso.



Rapaz, bateu na trave... O relógio que eu vou te mandar é de fevereiro de 86...  ;D

Você já estava na pré-adolescência...
« Última modificação: 26 Março 2009 às 14:38:50 por paulorocha »
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Alberto Ferreira

Re: Motivos das coleções
« Resposta #25 Online: 26 Março 2009 às 16:29:24 »
...
Outro tema que acho bacana também é colecionar relógios de uma determinada época, no meu caso escolheria o ano de 1974 pois foi quando nasci, imagine ter uma coleção de relógios onde todos foram fabricados em 1974, seria lindo hein, além de mais acessível ao bolso.
...



Salve, Fábio!

Sem dúvida, por ano de fabricação é um "tema" interessante. Mas, certamente implicaria em muita pesquisa.

Nem todos os fabricantes nos dão meios (fáceis) de verificar (com exatidão) o ano de fabricação dos seus relógios.
Em alguns casos há "códigos" na própria caixa (a Seiko, por exemplo) que nos permite uma avaliação da data de fabricação.
Em outros casos, Omega e outros, há um número de série que nos diz quando o movimento foi fabricado, mas não necessariamente o relógio.

No caso de alguns fabricantes, com uma solicitação (por vezes paga) a "ficha" do relógio pode ser levantada, por exemplo, a Omega pode dizer para quem (um distribuidor, por exemplo) o relógio foi enviado quando saiu da fábrica.

Dependendo de como o "tema" seja encarado, haverá muita "pesquisa", trabalho e incertezas,...

Abraços!

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Motivos das coleções
« Resposta #26 Online: 26 Março 2009 às 19:09:31 »
Rapaz, bateu na trave... O relógio que eu vou te mandar é de fevereiro de 86...  ;D

Você já estava na pré-adolescência...

Cavalo dado não se olha os dentes, kkkkkk.
Eu tinha 12 anos em 86, na verdade tinha 11, pois faço aniversário em dezembro, mas a década de 80 me encanta até hoje, as festinhas de adolescente, voltar andando de madrugada pra casa sem medo de ser assaltado, primeiro beijo, primeiro relógio (lembro que foi um casio digital, me foi roubado na porta de casa  :'( ,primeira trep****.... Ops. kkkkkkkk.

Como o Ferreira falou, por data de fabricação é complicado então que seja por década, década de 70 seria o caso, assim a pesquisa já ficaria um pouco mais fácil.
Entretanto, não posso escolher um tema antes de começar, até porque não sei se me agradariam os relógios dessa década, vi só alguns modelos então não se poderia definir nada agora, foram apenas sugestões de tema que eu dei.

Como disse uns posts acima, acho que devemos começar pelo gosto mesmo e com o tempo a própria colegão vai tomando um determinado rumo. Minha única ressalva é que não comprarei nada que não vá colocar no pulso, seja vintage, moderno etc. A não ser que compre um de bolso, aí não tem como colocar no pulso mesmo né...kkkkkkkkk.

Um tema que o Ferreira falou que achei bem interessante, nem que seja para uma coleção paralela é estipular uma faixa de preço, o legal seria o garimpo, a busca pelas peças, nos leilões torcer para que ninguém supere seu lance (para não sair da faixa) etc. Tá aí um tema bacana, mesmo para quem já tenha uma coleção formada.

Viu só como esse vírus é f****, ainda nem estou com meu primeiro mecânico em mãos e já to falando em coleções, logo eu que disse que não ia colecionar nada....

Fui.
Um abraço
Fábio