Relógio Ricoh...onde consertar?

  • 7 Respostas
  • 3641 Visualizações
Relógio Ricoh...onde consertar?
« Online: 18 Julho 2012 às 15:03:56 »
Boa tarde à todos.

Preciso de dicas, conselhos e ajuda de vocês do Fórum, muito mais conhecedores do que este pobre que vos fala...
Tenciono consertar um relógio Ricoh, que pertence a meu pai, e que esta "largado" já faz um bom tempo em uma gaveta.
O relógio em questão é este da foto abaixo. O problema com ele é o seguinte: quando se dá corda, o ponteiro dos minutos gira livremente, como se estivesse plenamente livre de suas engrenagens, mas percebe-se que a máquina esta funcionando (minha impressão, é claro), pois o ponteiro dos segundos funciona como o esperado.
Eu não conheço um relojoeiro bom e de confiança aqui na minha cidade (Campinas/SP), mas já levei alguns relógios mais simples para uma revisão em Atibaia (SP).
Vocês poderiam me indicar alguém aqui da região de Campinas? Ou é melhor eu tentar o conserto em Atibaia mesmo?
Só um detalhe, a título de curiosidade: lembro-me de dar corda neste relógio, quando meu pai estava em casa após o trabalho. Eu ficava "balançando" o relógio pra lá e pra cá, todo orgulhoso de minha tarefa,  enquanto meu pai  esperava pelo "Jornal Nacional", que começava pontualmente às 20:00 horas, para acertar o relógio. Isto foi nos idos de 1975 ou 76.

Abraços à todos.




*

vinniearques

Re: Relógio Ricoh...onde consertar?
« Resposta #1 Online: 18 Julho 2012 às 15:07:37 »
Manda pro Carregalo pelo correio que vai ficar bem satisfeito!

(11) 50518139

*

Pandolfi

Re: Relógio Ricoh...onde consertar?
« Resposta #2 Online: 18 Julho 2012 às 19:42:03 »
Será que o ponteiro náo está só solto?
Pandlfi

Re: Relógio Ricoh...onde consertar?
« Resposta #3 Online: 18 Julho 2012 às 19:51:45 »
Boa noite amigo Anjari  pelo que eu li em seu post se os ponteiros não giram e a maquina trabalha normalmente  8) 8)  só ha um defeito é que a choussê está com folga  8) 8)
Qual quer duvida me mande uma MP  8) 8)
Abraços  8)
Meneghetti  8) 8)       

*

Offline mmmcosta

  • *****
  • 1.939
    • Ver perfil
Re: Relógio Ricoh...onde consertar?
« Resposta #4 Online: 18 Julho 2012 às 23:45:58 »
Eu era louco pra ter um Ricoh digital quando era moleque. 8)
Marcelo

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Relógio Ricoh...onde consertar?
« Resposta #5 Online: 19 Julho 2012 às 09:25:00 »
Boa noite amigo Anjari  pelo que eu li em seu post se os ponteiros não giram e a maquina trabalha normalmente  8) 8)  só ha um defeito é que a choussê está com folga  8) 8)
Qual quer duvida me mande uma MP  8) 8)
Abraços  8)
Meneghetti  8) 8)       

Não há só um defeito. Há outros problemas que podem causa isso. É provável que seja isso, mas não é a única hipótese. Sem saber a total condição da rodagem das horas, não dá para afirmar isso.

Abraços!

Adriano

Ricoh
« Resposta #6 Online: 19 Julho 2012 às 18:54:15 »
Pessoal, obrigado pela dicas e sugestões de conserto.
Como disse no início, não sou um conhecedor de movimentos, apenas relatei o que eu vejo no relógio. A impressão que tenho é de que o ponteiro dos minutos esta "solto", pois gira livremente. Acredito até que esteja "desconectado". O ponteiro das horas e o dos segundos estão "firmes" no lugar, não se movendo livremente (o funcionamento parece normal).
Até onde eu sei, este relógio nunca passou por uma revisão, nem foi aberto.
Tenho esperança de que o problema seja simples, mas só saberei quando levá-lo para alguém experiente. Espero poder encaminhá-lo até o fim da próxima semana, por isso perguntei à vocês sobre um bom relojoeiro aqui na minha cidade.

Abraço à todos.

*

Alberto Ferreira

Re: Ricoh
« Resposta #7 Online: 19 Julho 2012 às 19:20:01 »
...
Tenho esperança de que o problema seja simples, mas só saberei quando levá-lo para alguém experiente. Espero poder encaminhá-lo até o fim da próxima semana, por isso perguntei à vocês sobre um bom relojoeiro aqui na minha cidade.

...


Salve!
Sim, e pode mesmo ser até algo tão simples quanto o ponteiro com folga em sua bucha, ou mal encaixado.

Mas o caminho é mesmo levá-lo a um bom relojoeiro, para uma avaliação correta.

Abraços,
Alberto