Menu principal

Meu primeiro Desmonte.... Lanco de bolso com calibre UT-287

Iniciado por vinniearques, 03 Agosto 2012 às 14:43:35

tópico anterior - próximo tópico

vinniearques

Bem amigos do FRM....... finalmente chegou a minha vez, meu primeiro desmonte saiu, é simples é pobrinho mais é meu  ;D ;D ;D ;D

O relógio em questão é um Lanco de bolso com maquina UT-287, não está completo, falta tige e roda do tambor basicamente! Mais mesmo assim serviu sem igual para o meu aprendizado!

Alias já desmontei e montei ele umas 4 vezes pra criar a pratica e daqui a pouco poder criar coragem e voltar para o meu proximo desafio...... um Vacheron Constantin Tour de I'lle  ;D ;D ;D ;D....... brincadeira, o desafio são os calibres 46941/3 da Orient que serão meus próximos se tudo der certo!

No fim tem alguns agradecimentos em forma de narrativa 8) rsrsrsrs... não deixem de ler por favor!

Vamos ao Desmonte:

Olha o bixinho:

Tirando o balanço:

Vidro e parafusos de fixação da Maquina retirados:

Fora da casinha:

Ponte da ancora e ancora retirados:

Ponte do Tambor de corda ou platina superior  ??? ??? retirados:

Ponte das rodagens retirada:

Ponteiros retirados:

Mostrador picando a mula da platina:

Rodas de escape, Tambor, Media e de segundos retiradas:

Roda central ainda na platina:

Não me lembro o nome retirados  ;D ;D ;D:

Retirando as ultimas peças:

Roda central e Chaussé retirados:

E por fim a platina toda Peladinha:

E tudo junto pra montagem:

Bem esse foi meu primeiraço e espero criticas aos montes, podem fazer sem dó!

Vamos aos agradecimentos:

A lista é longa e se esqueci alguem por favor me puxa a orelha!

Quando começei a querer desmontar tive o apoio de algumas pessoas, Minha Noiva que me apoiou muito, o Carregalo ( grande mestre dos mestres), E o querido amigo ( pois realmente considero um amigo de verdade) Paulistano que me deu algumas broncas tambem, quando perdi peças  ;D ;D ;D!
   Mais ai deixei meio parado até que apareceu o Dede e me colocou pilha novamente, Foi ai que tive o prazer imenso e que não tem nem como explicar de ter contato com o Meu professor Meneguetti, ele foi o maior responsável por tudo isso sem duvidas, ele que me mandou as sucatas, me ensinou, respondeu todas minha duvidas, arrumou minha cagadas, sinceramente até hoje não sei como agradecer, alem de vários presentes que ganhei dele!
   Nessa empreitada também não posso esquecer do Cigano, sempre disposto a responder minha duvidas e me ajudar da melhor forma possível, sensacional como pessoa também e sempre querendo saber dos meus desmontes e eu claro sempre estudando os dele e do MAc1969 um completo MALUCO, explico: ele negociou comigo um Zenith de bolso ZERO e queria que eu começasse nele, é maluco ou não é?  ;D ;D ;D
  E o Mestre Adriano que mesmo sem querer ( no sentido de não saber que o fazia) me inspirou muito também!
  Sem esquecer claro todos os outros membros que vejo por aqui se aventurando nos desmontes! agradeço a todos do FRM pela paciência também claro rsrsrsrs

Abraços a todos  8) 8) 8)

Cigano

F-A-T-Á-S-T-I-C-O !!
Não tenho outra palavra no momento para expressar o seu esforço, mais pode ser reforçado por um... Meus Parabéns, muito bacana, gostei mesmo da ordem do desmonte, bem explicado e de bom entendimento até para os mais leigos.
Muito bacana Parabéns mesmo caro Vinnie.. eu me lembro quando eu vi uma pontinha do seu interesse nessa arte dos desmontes!!

Muito bacana mesmo, e valeu por me citar em seu texto, pois também sou afilhado do caro Meneghetti !! ;D 8) 8)

Outra coisa, pelo visto esse relógio pode voltar a funcionar, e achei bem parecida com UT-6497, olhando por cima, sem colocar lado a lado para uma comparação, parecem as mesmas, vou comparar com a minha para ver o que diferencia uma da outra.
Abraços,
Cigano!

vinniearques

Caramba agora fiquei feliz ein, depois de um elogio desses, dá até outro pique pra fazer os desmontes!

te citei no texto pois você é uma das partes essenciais pro meu aprendizado!

voltar a funcionar até dá cara o problema é que vai sair caro, pois preciso do tambor, tige, balanço, roda de escape e roda media pois tem coisa quebrada e coisa torta!

abração amigo!

Paulistano

PARABÉNS VINNIE
não exatamente pelo desmonte, mas pela coragem. é isso aí...faça sem medo.
e por favor, nunca mais numere as peças....kkkk
grande abraço

Mario_Fpolis

Show, Vinnie!

Como disse o Paulistano, pela coragem! Eu nem sonho em fazer um desmonte.
Amplexos do Mário

Jmm

Parabéns!
A organização ficou muito bacana!
Com certeza minha vontade de realizar o primeiro desmonte aumentou. Ainda estou ensaiando, as cobaias estão à espera. Coragem até que já tenho mas faltam ferramentas.

Alberto Ferreira

Salve!

Legal, Vinnie!
Como você constatou, o "receio" (palavra forte...) e aquela natural "inércia", são mesmo os maiores empecilho, para não dizer os únicos.

Quebrada esta "barreira" a coisa vai ficando mais fácil.

Mas,...
Uma pergunta, não voou nenhuma "molinha" por aí, não?  ::)  ;)

E eu faço coro com o Paulistano...
Se for para numerar, tudo bem...
...mas use apenas a canetinha marcadora, né?  :D   E não a pinça.  As platinas e a própria pinça, agradecem.  ;)

Mas, eu repito, valeu!
Parabéns e grato por postar!

Abraços,
Alberto

Filipeandrade

Parabéns grande amigo, também aprendi os desmontes com relógios de bolso, no meu caso foi um doxa, hje tenho cinco doxas.

Abraços e acredito que esteja pronto para pegar alguns automáticos...

Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Paulo Sergio

Parabéns amigo!!!
Sorte, sorte, sorte em sua empreitada!!!
Posso apresentar algumas sugestões?
Bem, vamos lá:
a. retire o relógio da caixa primeiro, antes de retirar o balanço;
b. após, retire os ponteiros, o mostrador, as peças que ficam sob o mesmo, incluindo a chaussée;
c. a seguir, a âncora e as demais rodas; e
d. por último a ponte do tambor.
Pelo que tenho visto, é mais seguro nessa ordem! ;) ;) ;)
Para montar, o contrário!
Ah, se for um automático, retire primeiro o volante do auto! ;) ;) ;)
Espero ter ajudado em algo!!!
E que fique claro... são somente meus tostões!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio

Abraço
Paulo Sergio

Filipeandrade

Citação de: Paulo Sergio online 03 Agosto 2012 às 20:29:51
Parabéns amigo!!!
Bem, vamos lá:
b. após, retire os ponteiros, o mostrador, as peças que ficam sob o mesmo, incluindo a chaussée;
Abraço
Paulo Sergio

+1

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

VIP

Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

Paulistano

Citação de: Filipeandrade online 03 Agosto 2012 às 22:00:52
Citação de: Paulo Sergio online 03 Agosto 2012 às 20:29:51
Parabéns amigo!!!
Bem, vamos lá:
Abraço
Paulo Sergio

+1

+1

Meneghetti

8) 8) muito bom  e parabéns  ao meu mais novo aluno é assim  que se começa gostei de ver  8) 8) 8)
8) 8) Aos amigos do forum foi eu que fiz as marcações para o meu amigo é aluno para ele ter uma base por onde começar os seus desmonte  8) 8) concordo com o amigo Paulo Sergio  8) eu já dei o primeiro "puxão de oreia" nele ;D ;D  8) 8)  mas ele só está começando pessoal ele é novo ele chega lá aninda  8) 8)
Abraços a todos  8) 8)
Meneghetti 8) 8)   

Paulo Sergio

"eu já dei o primeiro "puxão de oreia" nele... mas ele só está começando pessoal ele é novo ele chega lá aninda"

Sabemos disso que foi dito amigo Meneghetti...  ;) ;) ;)
E nossa torcida vai para que, a cada novo desafio, mais experiência e confiança cheguem a todos os que se dedicam a essa verdadeira aventura, que é manutenir nossas peças!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Meneghetti

Citação de: Paulo Sergio online 03 Agosto 2012 às 23:09:58
"eu já dei o primeiro "puxão de oreia" nele... mas ele só está começando pessoal ele é novo ele chega lá aninda"

E nossa torcida vai para que, a cada novo desafio, mais experiência e confiança cheguem a todos os que se dedicam a essa verdadeira aventura, que é manutenir nossas peças!!!
Abraço
Paulo Sergio
Valeu ai amigo Paulo Sergio se depender de mim vou criar mais um  mosntrinho 2  hehehehehe  pois o primeiro já está criado que é o Cigano hehehehheheh ;D ;D
Abraços
Meneghetti 8) 8)

Cigano

Que nada caro Vinnie, eu disse apenas a verdade, e nada mais além disso!! Parabéns e até o próximo!!

Citação de: MENEGHETTI online 03 Agosto 2012 às 23:26:46
Citação de: Paulo Sergio online 03 Agosto 2012 às 23:09:58

Abraço
Paulo Sergio
Valeu ai amigo Paulo Sergio se depender de mim vou criar mais um  mosntrinho 2  hehehehehe  pois o primeiro já está criado que é o Cigano hehehehheheh ;D ;D
Abraços
Meneghetti 8) 8)

;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Abraços,
Cigano!

vinniearques

Desculpa não poder agradecer a todos individualmente, no fds só consigo usar a net do celular!

Mais pode ter certeza que vou seguir essas dicas que os amigos me deram a risca, to gostando muito do retorno e aprendendo pra caramba!

Estou feliz de verdade pelas palavras!

Abração

Wilson

Parabéns Vinnie !

me fez recordar meu primeiro desmonte...ST96 Mondaine ;D
a poucos anos atrás... ::)eu tinha uns 14 anos quando ganhei
umas máquininhas de Mondaine ST96 e Orient 46941...

algumas pecinhas sairam voando ;D ;D
mas depois de desmontar várias vezes, foi ficando mais fácil
e fui perdendo o medo,

é isso aí !

continue assim !

abraços,,

wilson

vinniearques

Wilson fico muito feliz com suas palavras!

Bom que te lembrou como começou, quem sabe um dia não chego a pelo menos 15% do seu conhecimento, já vou ficar satisfeito!

Obrigado de verdade pelas palavras

Cigano

Citação de: Wilson online 04 Agosto 2012 às 08:03:12
Parabéns Vinnie !

me fez recordar meu primeiro desmonte...ST96 Mondaine ;D
a poucos anos atrás... ::)eu tinha uns 14 anos quando ganhei
umas máquininhas de Mondaine ST96 e Orient 46941...

algumas pecinhas sairam voando ;D ;D
mas depois de desmontar várias vezes, foi ficando mais fácil
e fui perdendo o medo,

é isso aí !

continue assim !

abraços,,

wilson

Isso eu posso confirmar, pois ouvi o mesmo dele pelo telefone ontem, o que nos deixa mais animado, pois nós sabemos, dos serviços dele de hoje!!

Foi uma honra para mim, em receber uma ligação e falar contigo caro Mestre Wilson!! Valeu ! :D
Sem contar que minutos antes, de receber a ligação do caro Wilson, eu estive falando com outro Mestre, o Meneghetti !!:D
Abraços,
Cigano!