Quem gosta de pimenta?

  • 98 Respostas
  • 28175 Visualizações
*

Offline jokr82

  • *****
  • 611
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #40 Online: 22 Agosto 2012 às 11:17:35 »
Paulo Rocha  ;)

Obrigado, pelas Pimentas, por todo o Carinho, Atenção e por toda a sua dedicação!!  :-*

Abraços!!

Vix to vendo que a minha gastrite vai ficar Punk, depois dessas pimentas  :-X minha esposa está me mandando dizer, muito Obrigada pelas Pimentas.


Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #41 Online: 24 Agosto 2012 às 00:11:07 »
Boa noite amigos, estou sem tempo para compartilhar como queria com o fórum.

No jardim da minha casa tem um pé de pimenta que não arde, chega a ser doce. heheh Segue as fotos:





Agora me resta saber qual pimenta é essa, ta querendo ficar madura.
Abraços

Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #42 Online: 24 Agosto 2012 às 15:14:15 »
Filipe, veja se consegue tirar uma foto macro da flor desta pimenteira.
Pelo que dá para ver na foto as flores tem 5 pétalas brancas. Se forem completamente brancas se trata de uma variedade da espécie Capsicum chinense. Já se tiver pequenas "manchas" verdes ou verde-amareladas no interior das pétalas trata-se de alguma variedade da espécie Capsicum baccatum.
Eu pessoalmente arrisco por alguma baccatum, pois normalmente as chinense são extremamente picantes e esta tua é doce. Mas pode ser chinense também, ou algum cruzamento...
A maioria das pimentas "doces", incluindo o pimentão, possuem flores com 7 pétalas, totalmente brancas.

Abração
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #43 Online: 24 Agosto 2012 às 20:48:06 »
 Amigo Paulo

 Se eu comer uma pimenta BACCATUM como fica o meu "forever" no dia seguinte ????  ;D ;D ;D ;D ;D ;D

 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #44 Online: 25 Agosto 2012 às 06:49:49 »
Filipe, veja se consegue tirar uma foto macro da flor desta pimenteira.
Pelo que dá para ver na foto as flores tem 5 pétalas brancas. Se forem completamente brancas se trata de uma variedade da espécie Capsicum chinense. Já se tiver pequenas "manchas" verdes ou verde-amareladas no interior das pétalas trata-se de alguma variedade da espécie Capsicum baccatum.
Eu pessoalmente arrisco por alguma baccatum, pois normalmente as chinense são extremamente picantes e esta tua é doce. Mas pode ser chinense também, ou algum cruzamento...
A maioria das pimentas "doces", incluindo o pimentão, possuem flores com 7 pétalas, totalmente brancas.

Abração

Vou tirar a tal foto macro!

Esse pé de pimenta nasceu de uma hora para outra, já faz algum tempo, mais todo mundo aqui passa despercebido por ele.

É doce mesmo!

Abs

Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #45 Online: 25 Agosto 2012 às 14:14:29 »
Solano, vai depender da tua "abertura cultural"... ;D ;D ;D
Na verdade você já deve ter comido muita pimenta baccatum. Um exemplo é a dedo-de-moça. Outra bem conhecida é a pimenta-de-cheiro.

Filipe, assim que der mostre a foto macro para nós. É através das flores que se identifica a espécie da pimenta, embora a variedade seja bem mais difícil de identificar, tanto pela grande quantidade quanto pela possibilidade de cruzamentos.

As principais espécies domesticadas são:

Capsicum annuum - jalapeños, pimentões, etc.


Capsicum frutescens - malaguetas, tabasco, etc.


Capsicum chinense - habaneros, bhut jolokia, trinidad scorpion - são normalmente as mais "violentas", mas existem variedades doces


Capsicum baccatum - dedo-de-moça, pimenta-de-cheiro, chapéu-de-bispo, etc.


Capsicum pubescens - rocotos e apenas rocotos. São as pimentas usadas antigamente pelos incas, fortes e aromáticas. Fabulosas em molhos! E são as únicas com sementes pretas.
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #46 Online: 25 Agosto 2012 às 17:22:24 »
Boa tarde,

Seguem as fotos:


Não pude resistir!

Tamanho da planta!


Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #47 Online: 26 Agosto 2012 às 05:19:42 »
Filipe, meu amigo, esta deu trabalho para identificar... :o Mas quanto mais difícil, mais divertido! :D

Trata-se de uma sub-espécie da Capsicum annuum, parente muito próxima do pimentão. O interessante é que normalmente os estames das annuum são azulados e desta são amarelos. E são poucas annuum que tem apenas 5 pétalas.

Fiz a identificação através do trabalho do Dr. Paul Smith, http://pt.scribd.com/doc/9669307/Key-to-Pepper-Species (bem no final ele cita a possibilidade dos estames amarelos)



Abração
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #48 Online: 26 Agosto 2012 às 17:46:29 »
 Essa pimenta do ANNUUM quero não !!!!!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

 Pimenta no ANNUUM dos outros é REFRESCO !!!! :-* :-* :-* :-* :-* :-*


 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Pandolfi

Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #49 Online: 26 Agosto 2012 às 19:45:38 »
Vou dar o meu pitaco aqui.
Primeiro um pé de pimenta que já está com algumas amadurecidas. Agora estou com puco espaço mas já plantei muita pimenta.

Agora duas fotos das minhas curtidas.


Da esquerda para a direita:
Cumari curtida no vinagre;
Cumari curtida no óleo;
Cumari curtida no Azeite extra-virgem (fera!);
Variadas curtidas no vinagre;
Jurubeba curtida no vinagre;
Molho tipo lanchonete feito por mim;
Bode curtida no vinagre.
Grande abraço.
Pandolfi

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #50 Online: 26 Agosto 2012 às 21:32:40 »
Bela pesquisa do caro Paulo Rocha... vou mostrar para minha mãe, ela vai adorar !!

Bela coleção em caro Pandolfi, eu também adoro jurubeba, em um terreno que meu pai tem, 2 duas qualidades, tem uma super amarga, ela é verdinha bem escura, a outra é mais clara, e tem um amargo mais brando, com um leve adocicado no final!!

Gosto de colocar umas na salada e na sopa !! 8)
Abraços,
Cigano!

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #51 Online: 27 Agosto 2012 às 11:26:30 »
Grande Pandolfi, como vai meu amigo?

Linda pimenteira! Me corrija se estiver errado, mas trata-se de uma cumari verdadeira, não é? Capsicum praetermissum (flores roxas com manchas amarelas).

E bela coleção de pimentas. A cumari-do-pará é uma das minhas favoritas, com um aroma fabuloso! E pela quantidade vejo que o amigo também é um apreciador dela.

Solano, já te disse que é uma questão de "abertura CUltural"  ;D ;D ;D
« Última modificação: 27 Agosto 2012 às 11:29:31 por paulorocha »
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #52 Online: 27 Agosto 2012 às 11:32:18 »
Veja se a flor não é assim:



Aliás, cumari pollux e não cumari verdadeira.
« Última modificação: 27 Agosto 2012 às 11:34:52 por paulorocha »
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #53 Online: 28 Agosto 2012 às 00:20:36 »
Filipe, meu amigo, esta deu trabalho para identificar... :o Mas quanto mais difícil, mais divertido! :D

Trata-se de uma sub-espécie da Capsicum annuum, parente muito próxima do pimentão. O interessante é que normalmente os estames das annuum são azulados e desta são amarelos. E são poucas annuum que tem apenas 5 pétalas.

Fiz a identificação através do trabalho do Dr. Paul Smith, http://pt.scribd.com/doc/9669307/Key-to-Pepper-Species (bem no final ele cita a possibilidade dos estames amarelos)



Abração

Muito obrigado caro paulorocha, as pimentas estão quase madurinhas, amanhã vou tirar do pé e comer umas 8 na hora! srrs tipo comendo pitanga e jabuticaba.. ;)

Em relação à pesquisa, eu não enviei mensagem ates, pois queria falar de uma pimenta muito rara que vi na internet e depois n achei mais, de todo jeito obrigado por esclarecer a duvida, minha mãe adorou...

Abraços e muito grato

Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

Pandolfi

Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #54 Online: 28 Agosto 2012 às 17:14:22 »
Oi, Paulo Rocha, aquelas curtidas são das cumari pequenas, existem aquelas maiores, acho que as do Pará...

Aqui estão as fotos das pétalas do meu pé de pimenta:





Grande abraço.
Pandolfi

*

Offline - STR -

  • *****
  • 1.139
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #55 Online: 31 Agosto 2012 às 21:31:36 »
Paulo!!

Recebi a pimenta... É pimenta pra macho!!! Do jeito que eu gosto!!!

Das brabas!!!

Muitíssimo obrigado

Grande abraço

Rodrigo STR

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

*

Offline rtakami

  • ***
  • 190
  • Bushido
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #56 Online: 31 Agosto 2012 às 22:05:27 »
Eu também gosto de pimenta, mas na dosagem moderada, já plantei várias pimentas e eu mesmo fiz desde molhos, conserva em vinagre ou azeite, antes de colocar no vinagre e ou azeite eu lavo bem, depois deixo secar, as vezes retiro as sementes, depois fervo água em uma panela e coloco algumas pimentas dentro durante 1 ou 2 minutos a fim de esterilizar o fruto, só então coloco no molho, já fiz um preparado com cachaça, vinagre, sal e algumas ervas como orégano, folha de louro, deixo de molho uma semana, depois filtro e só então coloco a pimenta esterilizada nesse preparado durante mais uma semana, as vezes retiro a pimenta desse preparado e passo para o azeite, nesse caso deixo pelo menos um mês, para reforçar o ardume no azeite e aprecio o azeite em outros alimentos, fica com um leve sabor das especiarias, o problema do azeite é deixar muito tempo, tipo mais de um ano, pois após abrir o azeite e expor ao ar atmosférico inicia-se a oxidação do azeite perdendo as qualidades benéficas, outra coisa que evito é usar vidros com tampas metálicas de ferro, pois com o tempo elas acabam oxidando, principalmente quando em contato com vinagre e ou sal. Quanto a Naga jolokia, tenho vontade de experimentar, mas ouvi dizer que ela é a matéria prima para fabricação do spray de pimenta.

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #57 Online: 01 Setembro 2012 às 01:36:59 »
Paulo!!
Recebi a pimenta... É pimenta pra macho!!! Do jeito que eu gosto!!!
Das brabas!!!
Muitíssimo obrigado
Grande abraço
Rodrigo STR

Hehe, falei que era forte... ;D
Que bom que gostou!

Grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #58 Online: 01 Setembro 2012 às 01:44:40 »
Eu também gosto de pimenta, mas na dosagem moderada, já plantei várias pimentas e eu mesmo fiz desde molhos, conserva em vinagre ou azeite, antes de colocar no vinagre e ou azeite eu lavo bem, depois deixo secar, as vezes retiro as sementes, depois fervo água em uma panela e coloco algumas pimentas dentro durante 1 ou 2 minutos a fim de esterilizar o fruto, só então coloco no molho, já fiz um preparado com cachaça, vinagre, sal e algumas ervas como orégano, folha de louro, deixo de molho uma semana, depois filtro e só então coloco a pimenta esterilizada nesse preparado durante mais uma semana, as vezes retiro a pimenta desse preparado e passo para o azeite, nesse caso deixo pelo menos um mês, para reforçar o ardume no azeite e aprecio o azeite em outros alimentos, fica com um leve sabor das especiarias, o problema do azeite é deixar muito tempo, tipo mais de um ano, pois após abrir o azeite e expor ao ar atmosférico inicia-se a oxidação do azeite perdendo as qualidades benéficas, outra coisa que evito é usar vidros com tampas metálicas de ferro, pois com o tempo elas acabam oxidando, principalmente quando em contato com vinagre e ou sal. Quanto a Naga jolokia, tenho vontade de experimentar, mas ouvi dizer que ela é a matéria prima para fabricação do spray de pimenta.

Olá amigo

Eu não sou muito fã de conservas com azeite. Pra falar a verdade eu até gosto, o problema é que o azeite é o melhor ambiente para desenvolver as bactérias que liberam a toxina botulínica. Com o processo de esterilização que você faz minimiza o perigo mas não elimina de todo. O ideal mesmo é ambiente ácido (conservas de vinagre).
Quanto ao spray de pimenta, dá pra fazer de qualquer pimenta, até de pimentão. Claro que quanto mais forte for a pimenta, mais eficiente é o processo.
Mas este não é o principal uso da capsaicina. Ela é muito utilizada em cosméticos e medicamentos analgésicos, incluindo o famoso "Emplastro Sabiá".
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #59 Online: 01 Setembro 2012 às 09:56:22 »
Queria agradecer publicamente ao amigo Paulo Rocha, a pimenta é fantástica. Adorei, já tem uns três dias seguidos que estou testando ela.  ;D

O cheiro o sabor e o ardor são espetaculares.

Se eu viciar, vc tá lascado... ;D

Parabéns.