Review IWC Portuguese Chronograph + Tag Heuer Carrera Heritage

  • 7 Respostas
  • 6224 Visualizações
*

Offline fdm79

  • ***
  • 137
    • Ver perfil
Review IWC Portuguese Chronograph + Tag Heuer Carrera Heritage
« Online: 03 Setembro 2012 às 13:50:54 »
Bom dia a todos !

Como alguns já sabem, sou novo neste Forum.

Vou fazer aqui um MINI review destas duas peças, uma vez que tenho pouca experiência com ambos.
Pretendo fazer uma descrição detalhada desde a aquisição dos relógios até a data de hoje !

Primeiramente, ao verem os 2 modelos, perceberão que meu gosto por relógios segue uma linha característica :). Não que eu não babe por outros modelos rs, mas de momento, resolvi investir nestes dois favoritos ! Mais para frente, pretendo ir para um Rolex GMT Master II, de repente um Breitling Navitimer, só que mais ainda, alguns modelos que provavelmente pouquíssimos irão conhecer aqui (espero não estar subestimando o conhecimento de diversas marcas do pessoal)... Marcas como D. Dornblüth & Sohn e uma marca de nada mais nada menos da Islândia !!! (Pois é, uma família e o cara é um renomado Watchmaker) !!! Eles fazem um relógio de mergulho com uma caixa estanque que suporta altas pressões, e usada por toda a Guarda Costeira islandesa !!! E eu ainda que sou piloto offshore, imagine rs !!

Para quem quiser ver, só colocar no Google ! "JS Co. Watch"
PS - Eles só fazem por encomenda e o preço é passado por planilha a pedido por email ! Detalhe rs, para comprar, ou vá para algum país que não tenha o enrosco ridículo de alfândega que temos em terras tupiniquins, ou......... Viaje para Reykjavik !!!!!  ;D que aliás, pretendo ir ano que vem !!!!!!


Bom, desculpem pela enrolação e devolta ao review !

Adquiri meu meu Tag Heuer Carrera Heritage CAS2111.BA0730 dia 26/07/2012 no Duty Free do Aeroporto Ezeiza em Buenos Aires (Na volta pois o Duty Free quando se chega lá é ridículo) e meu IWC Portuguese Chronograph IW371446 dia 27/08/2012, na Boutique IWC do Shopping JK Iguatemi aqui mesmo em São Paulo.

PS - Posso estar postando coisas erradas aqui ! Caso alguém encontre alguma "desinformação" rs, favor me corrigir !
Alguns dos meu critérios de julgamento são puramente meu gosto e opinião, portanto, subjetivo...

*MOVIMENTO E MECÂNICA

Como muitos sabem, o Tag calibre 16 nada mais é do que o Valijoux 7750. Até onde eu sei, sem quase nenhuma modificação. (Isso realmente é mais para puristas se incomodarem... Eu sinceramente não me incomodo se é ou não in-house movement)

Já o IWC Portuguese 3714, também ! Só que, ALTAMENTE modificado pela IWC e denominado Calibre 79350 ! (ponto para o IWC)

No quesito precisão, tenho achado ambos muito parecidos (Quando com corda total pois não sei se a quantidade de corda influencia no movimento) ! Ambos tem adiantado cerca de 3 segundos por dia. (Empate)

No quesito ruídos, o IWC é mais barulhento ! Em um ambiente silencioso, ao aproxima-lo cerca de 5 cm do meu ouvido, já escuto o bicho trabalhando ! Para o Tag, tenho que encostá-lo na orelha ! Porém, isso não diz nada para mim uma vez que o TAG tem uma caixa MUTO maior e mais "gorda" e a estanqueidade é de 100m contra  30m ou 3 BAR do IWC ! (Não vou pontuar pois isso para mim não tem um critério de pior ou melhor) Entretando, o som e a sensação do movimento do Rotor quando no braço, o do TAG passa uma má impressão pois faz um som esquisito que não me passa "firmeza"... Já o IWC faz realmente um som que é música para meus ouvidos.

PS - PARA O PESSOAL QUE NÃO É CHEGADO EM UM MANUAL, fiquem atento pois por exemplo, o Carrera Heritage tem a função de data assim como o Carrera Day Date que tem também dia da semana... Não se deve fazer ajustes de data entre 8 PM e 4 AM devido ao mecanismo de troca ser forçado e podendo assim, ser permanentemente danificado !!!

Dica - sempre leiam o manual por mais trivial que possa parecer !

*MATERIAL E SENSAÇÃO AO TOQUE

Neste caso, ambos tem suas particularidades ! O Heritage neste caso específico, tem um porte muito mais robusto e pesado ! Ainda por cima por ter pulseiras de aço ! Adoro essas pulseiras  que são padrão nos Carreras ! São pesadas, lindas... PORÉM, cuidado !! Todas essas caixas dos Carreras são um aço belíssimo só que totalmente polido ! Qualquer descuido e... Um abraço rs. Vai colecionar riscos e arranhados ! Até um pano macio com impurezas poderá riscar a caixa se não tomar cuidado ! Para se ter uma idéia, uso um paninho especial de limpar óculos para limpar a caixa do Heritage ! Sua caixa é das mais altas que já vi para um relógio de não mergulho. Se bem me lembro, 16.25mm contra 12.3mm do Portuguese !! Ou seja, uma cebola no pulso. No começo causa um pouco de estranheza mas depois acostuma. Inclusive, acostuma a um ponto de fazer os outros parecerem muito finos rs.

Agora o Portuguese... O que dizer ? Uma obra de arte ! o formato, a largura, é um aço escovado em quase toda a caixa e o que eu mais adoro, é o fino aro polido de aço ao redor do cristal ! Com certeza essa é a mágica que a IWC fez ao desenhá-lo e parecer maior do que ele realmente é ! Nas fotos no fim do review, todos pensarão que o mostrador é maior do que o do Carrera... Mas... NÃO É !!! Ambos são 41mm !! Ao vesti-lo, sinto uma peça fina e leve. Engraçado pois em contraste com o Carrera que é pesado e alto, passa uma sensação de fragilidade. E isso reforçado por ter pulseiras de couro. Quanto as pulseiras, são maravilhosas :) O modelo IW371446 é o meu (Dial Branco/Silver e ponteiros e números azuis (Como todos sabem, devido ao processo de calor com o aço... Não tenho tantos detalhes). Este modelo vem com pulseiras Couro Crocodilo azuis !! O IW371445 é o modelo igualmente lindo e igual só que com ponteiros e números em ouro, ponteiros do Cronógrafo em azul e pulseiras Crocodilo PRETAS ! (Fiquei quase uma hora pra decidir entre os dois pois são o mesmo preço rs). As pulseiras não são nem extremamente curtas nem longas ! Uso mais ou menos no meio ou na quarta posição do mais apertado para o mais solto. Tenho pulsos de cerca de 6 polegadas de circunferência e NÃO gosto de relógios "soltos" !

Resumo, AMO os marcadores em aço azulado ! Dependendo do ângulo, eles parecem pretos mas dependendo da luz ou da sombra eles ficam BEM azuis ! Um dos detalhes que mais gosto nos 2 !!!! Adoro também o cristal ovalado em ambos quando vistos na horizontal ! (Cada um com sua particularidade, ponto para os 2) !

*PREÇO/SERVIÇO/BENEFÍCIO/PRESTIGIO

Bem... Aqui são questões ainda mais subjetivas...

Este belíssimo Heritage custa menos da metade do preço do Portuguese nos EUA e Europa. No Brasil, um pouco mais do que a metade uma vez que a TAG Heuer não é tudo isso para Europeus e Americanos como é visto pelos brasileiros ! Isso é FATO... Não estou criticando TAG HEUER aqui e todos podem ver que tenho 2 ! Mas verdade seja dita, não é uma marca que fabrica modelos High End como outras ! Não comprei o Heritage por tradição ou prestígio e sim, por boa qualidade e um dos "trademarks" da TAG... Relógios muito bonitos !! Tanto é isso que muita gente que for comprar um TAG, não o primeiro mas de repente segundo ou terceiro, acaba comprando via Gray Market por sites de internet. Se fizerem isso com IWC, tenho certeza que serão poucos ou quase ninguém ! Tenho certeza que muitos estão entendendo meu ponto de vista. Defendi meu TAG com muito afinco nos Threads da IWC no Forum do WUS ! Amo muito os 2 mas em um incêndio, salvo o IWC rs !!!!
Não só pelo preço mas pelo que ele representa !

Quanto ao serviço, acredito que as duas marcas possuem o mesmo cronograma de revisões e overhaul. Desconheço qualquer Boutique da TAG no Brasil... Somente a H. Stern como representante. Já a  IWC, abriu sua primeira da America Latina aqui em SP e isso é um motivo de pura felicidade para os fãs da marca ! Para nossa grata surpresa, após cálculos e cálculos, percebi que realmente não justifica tanto comprar nos EUA comparado ao Brasil. Para um bem deste valor, os preço já começam a se alinhar levando em consideração o imposto de 6% a 8% nos EUA e mais o IOF do cartão... e sendo que no Brasil, temos a opção de parcelar e não corremos o risco de ver algum agente da Receita Federal desfilando com um relógio que era para ser seu... Fidelizar a sua pessoa em uma Boutique da IWC foi uma experiência igualmente emocionante.

PS - Não estou incluindo Gray Market pois daí, o preço realmente fica mais barato mas com o risco da procedência !


Comprar relógios destes patamares ou acima, é comprar jóias, objetos de desejo que vão perpetuar conosco ! Estamos comprando estilo e prestigio nas devidas proporções ! Se alguém aqui só precisasse saber as horas, compraria um Kinder Ovo com um relógio de plástico de surpresa dentro, certo ?

Ambos chamam muita atenção e especialmente o Carrera por ser bem brilhante e alto ! Já o IWC e ainda mais no Brasil, não chama taaaanta atenção (por enquanto) ! Aqui no Forum todos conhecem mas para os menos aficcionados, no mundo só existe Casio, Citizen, Tag e Rolex... nesta ordem RSRSS. Desculpem o sarcasmo  ;D

Aqui vão as fotos que tirei 1 hora atrás ! Espero que gostem e qualquer dúvida que eu puder ajudar, estarei a disposição !


Minha caixa ! Em ordem, Tag Heuer F1 Chornograph 1996 36mm, meu também adorado e pouco conhecido Maurice Lacroix Les Classiques Chronograph 40mm (Quartz), Omega Seamaster 300M 36.25mm (Quartz), IWC Portuguese Chronograph e Tag Heuer Carrera Heritage.






Mais uma vez, temos a nítida impressão de que o IWC tem um mostrador maior, porém, são do mesmo tamanho !






ESQUECI DE COMENTAR ! UM PONTO PARA O TAG POR TER O DISPLAY DA MÁQUINA !!!  ;D


Me parece que foi a partir de 2011 que os modelos do Portuguese tiveram disponíveis as travas "Deployment Clasp" de série !! (Ainda bem) !



Dá para ver o tijolo que temos que encarar no pulso rs ?








RESOLVI POSTAR DE BRINDE UMA FOTO DO MEU ADORADO MAURICE LACROIX (Comprado dentro do avião no Duty Free On Board da KLM quando eu retornava da Noruega, país da minha esposa, via Amsterdam ! Eles fabricam relógios automáticos de valores compatíveis com TAG e são igualmente lindos ! Quem quiser, pode pesquisar o Pontos S com NATO Strap !! Está no meu Wish List !!

Agora, não pertinente ao Review, tenho paixão por fotografia e para quem conhece, aqui vão dois "brinquedos" meus que são os ROLEX das câmeras no caso da marca e não dos modelos propriamente ditos !

LEICA DL-4 (Fiz todas as fotos com ela)


E minha AMADA LEICA X1


Ahh quase ia me esquecendo:

Quando comprei o Carrera no Duty Free de Buenos Aires, me deram de "brinde" esta caneta Caran d'Ache !!!!!!



Eu quase dei esta caneta pois tenho uma Mont Blanc que ganhei na época que fiz 18 anos... Mas quando o burro aqui foi pesquisar, descobri que esta Caran d'Ache sozinha custa US$ 470,00 !!!!!!! Não acreditei e claro que fiquei com ela pra mim rs !!! No caso do IWC, só ganhei um chaveiro e um livro  ;D


Grande abraço a todos e espero ter contribuido !!!
« Última modificação: 03 Setembro 2012 às 15:23:34 por fdm79 »

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Review IWC Portuguese Chronograph + Tag Heuer Carrera Heritage
« Resposta #1 Online: 03 Setembro 2012 às 14:15:44 »
Ótimo review Fábio!

Mais uma vez, parabéns pelos belíssimos relógios!

Legal ver um review de alguém que está tão satisfeito com sua compra, parabéns de novo! ;D
Membro do RedBarBrazil

*

Offline jokr82

  • *****
  • 611
    • Ver perfil
Re: Review IWC Portuguese Chronograph + Tag Heuer Carrera Heritage
« Resposta #2 Online: 03 Setembro 2012 às 14:30:29 »
NOssa!!!!!!

Que Review bem feito, e linda fotos por sinais!!! E dos relógios, nem preciso comentar né  :-\

Não sabia que o TAG HEUER Heritage, era Calibre 16, pensei que era igual ao do 1887!!  :P

Parabéns meu irmão, relógios de muita presença, e percebi que voce quase só tem relógios de fundo branco né  ::)

Eu pelo contrário só gosto de fundos pretos, claro salve excessões  8)

*

Offline fdm79

  • ***
  • 137
    • Ver perfil
Re: Review IWC Portuguese Chronograph + Tag Heuer Carrera Heritage
« Resposta #3 Online: 03 Setembro 2012 às 14:47:21 »
NOssa!!!!!!

Que Review bem feito, e linda fotos por sinais!!! E dos relógios, nem preciso comentar né  :-\

Não sabia que o TAG HEUER Heritage, era Calibre 16, pensei que era igual ao do 1887!!  :P

Parabéns meu irmão, relógios de muita presença, e percebi que voce quase só tem relógios de fundo branco né  ::)

Eu pelo contrário só gosto de fundos pretos, claro salve excessões  8)

Verdade jokr82

Eu nem percebo... Só agora que você falou rs... Exceto o Seamaster !

Sim, o Heritage é Cal. 16 ! igualzinho ao Carrera Day Date ! Agora, MUITO recentemente a TAG lançou o 1887 Chronograph 43mm... (Não é o 1887 41mm que "todos" conhecem)... Esse 43mm é mais bonito na minha opinião e do estilo que eu gosto !! Ele além de ser maior, tem os numerais arábicos enquanto o 41mm não tem numerais ;)

*

Offline jokr82

  • *****
  • 611
    • Ver perfil
Re: Review IWC Portuguese Chronograph + Tag Heuer Carrera Heritage
« Resposta #4 Online: 03 Setembro 2012 às 15:20:04 »
Disso eu não sabia, legal saber!!

 ;)

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re: Review IWC Portuguese Chronograph + Tag Heuer Carrera Heritage
« Resposta #5 Online: 03 Setembro 2012 às 18:21:30 »
Muito bom. Só um adendo, já que citou a marca (discutida aqui há algum tempo). A Dornbluth e Sons é saxã. Sei que sabe disso, é que a redação pode ter passado a falsa impressão que ela seria da Islândia, quando na verdade o colega está falando da outra marca, que inclusive indicou site. A DeS possui inclusive a denominação de origem no mostrador "I/SA" que significa "na Saxônia" (e não Sociedade Anônima, como já vi alguns dizerem...). A Lange e a Glashutte original ainda usam a designação de origem nos mostradores. A Nomos, a título de curiosidade, não, porque quis manter um equilíbrio estético no mostrador. Eles usam apenas o Made in Germany. E que fique claro, como o Swiss Made. Os termos I/SA e Made in Germany são legais. Há fábricas alemãs, por exemplo, que não estão na Saxônia (para dizer a verdade, lembro de poucas e, mesmo essas, na verdade não são 100% alemãs) e, assim, não podem usar o I/SA. A Nomos está e não usa por opção.


Flávio

*

Offline fdm79

  • ***
  • 137
    • Ver perfil
Re: Review IWC Portuguese Chronograph + Tag Heuer Carrera Heritage
« Resposta #6 Online: 03 Setembro 2012 às 19:55:01 »
Legal o seu adendo ! Bom este esclarecimento aos leitores.

Eu sabia disso sim... Sempre soube de todas estas marcas alemãs.... Tenho uma pasta de favoritos com MUITOS sites de fabricantes de relógios de origem alemã.
Juntando a isto, Steinhart também usa o "Swiss Made" e talvez Jörg Schauer por ser só o Designer.

A JS Co. Watches é que é a islandesa e pelo que entendi, eles se intitulam "a menor relojoaria do mundo" ! Não tenho porque duvidar ! Eles tem um menu no site com o Hall of fame bem interessante !

Falei sobre elas pois considero que mesmo se pegarmos um designer alemão ou um fabricante pouco conhecido por nós, ainda assim julgaria que a JS Co é ainda menos conhecida !

Já há tempos em que "namoro" o SIF N.A.R.T e o Islandus dos modelos que Gilbert Gudjonsson (Watchmaker) e sua família/amigos (sócios) fabricam ! São muito exclusivos e altamente elogiados por tudo o que já procurei no Google a respeito ! Tampouco são baratos ! Um SIF custa por vota de 3.000,00 Euros.

Não sei quanto ao resto do pessoal e sou suspeito para falar pois minha esposa é uma "Viking" da Noruega rs, mas me agrada muito um dia ter uma peça tão exclusiva feita por "Vikings" Islandeses ! Sou facinado por todo esse povo e antiga cultura. Tem até um modelo que vem com uma caixa de madeira toda talhada e trabalhada no aspecto de detalhes em madeira como se fosse dos povos nórdicos do século IX ou X ! Outro modelo exclusivo mas já não considero muito bonito, é o Frisland ! Seu dial contem partes de rochas daquele famoso vulcão que vira e mexe causa transtornos no espaço aéreo da Europa e norte da América do Norte... O Eyjafjallajökull rs !

http://www.jswatch.com

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Review IWC Portuguese Chronograph + Tag Heuer Carrera Heritage
« Resposta #7 Online: 03 Setembro 2012 às 21:02:17 »
Caro Fábio, que review fantástico, parabéns e obrigado por compartilhar!!

 ;)
Abraços,
Cigano!