RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA

  • 97 Respostas
  • 25077 Visualizações
*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #20 Online: 10 Novembro 2012 às 15:31:38 »

Mas,...
Apenas uma brincadeira, ok?
Ainda bem que não chamaram este modelo aí acima de...
..."disquette". Né?
 ;D

Abraços,
Alberto

 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Eu ainda tenho uma porção de disquetes aqui, esses dias meus sobrinhos (3), tendo o mais velho com 10 anos, e o mais no com 3, perguntaram para mim. - Tio o que são aqueles "quadradinhos de plástico" ??

 rsrsrs ;D ;D ;D
Abraços,
Cigano!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #21 Online: 10 Novembro 2012 às 16:25:03 »
Antes: no meu entender, Pendulette é só o modelo com pêndulo. Ouso dizer que o livro de onde saiu a imagem está errado...

Agora, realmente é gratificante ver uma peça dessa voltar à vida. Melhor ainda com cordas e outras peças novas e originais. Eu assumo que não tenho mais esse pique para restaurar por conta própria um relógio meu, mesmo sabendo como é prazeroso o processo todo. Mas isso se mistura, para mim, com uma ansiedade em ser um caminho obscuro, pois já comecei restaurações que tive que abandonar no meio, ou o medo do resultado acabar aquém do esperado, mesmo após muito esforço.

Certamente não é esse o caso presente, mas decepções com restaurações me desmotivaram a tentar fazê-las denovo.

Abraços!

Adriano

Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #22 Online: 10 Novembro 2012 às 17:15:10 »
Antes: no meu entender, Pendulette é só o modelo com pêndulo. Ouso dizer que o livro de onde saiu a imagem está errado...
Agora, realmente é gratificante ver uma peça dessa voltar à vida. Melhor ainda com cordas e outras peças novas e originais. Eu assumo que não tenho mais esse pique para restaurar por conta própria um relógio meu, mesmo sabendo como é prazeroso o processo todo. Mas isso se mistura, para mim, com uma ansiedade em ser um caminho obscuro, pois já comecei restaurações que tive que abandonar no meio, ou o medo do resultado acabar aquém do esperado, mesmo após muito esforço.
Certamente não é esse o caso presente, mas decepções com restaurações me desmotivaram a tentar fazê-las denovo.
Abraços!
Adriano

muito obrigado pelas palavras MESTRE SUPREMO, pois vem de uma das pessoas que mais respeito tecnicamente aqui do fórum.
certamente vc, mais do que ninguém, tem condições de avaliar se um trabalho está sendo bem feito....e fico muito gratificado em saber que sua avaliação é positiva quanto a esta restauração.
sou detalhista, e procuro fazer as coisas como tem que ser...embora meus questionamentos possam passar a idéia de eu ser um transgressor...kkkkk
de qualquer forma saiba que fico muito feliz com suas palavras.
um grande abraço e tenha um ótimo final de semana.
« Última modificação: 10 Novembro 2012 às 18:20:32 por Paulistano »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #23 Online: 10 Novembro 2012 às 17:50:53 »
Exagero seu quanto a mim!

Eu gostaria de dizer que todos devem olhar para este tópico com atenção. Nunca tivemos antes aqui um exemplo tão claro do que é, ou como se faz uma restauração de verdade. Lamentavelmente existem inclusive "profissionais" que pensam ser restauradores, mas não entendem conceitos elementaresdo que é restaurar algo. Na verdade é simples: a restauração é técnica e estética, sempre. Se uma coisa ou outra não for restaurada, quando há essa possibilidade, não é restauração. Para mim, não passa de uma "garibada".

E em muitos casos, o profissional sabe fazê-lo, mas não faz porque lhe falta vontade, capricho ou carinho, ou tudo junto. Vejo isso acontecer com ditas "restaurações" de relógios de parece e mesa principalmente, onde ou a máquina funciona direito, mas o resto continua parecendo sucata, ou o mais comum, no qual a caixa ou gabinete ficam como novos, mas o relógio adianta dois minutos por dia, não tem amplitude, não tem isocronismo, tem mancais ovalados, eixos com "pescoços"...

Vejam aqui o que é restauração, e não uma "garibada" ou "um tapa". É recondicionar a parte estética, fazer peças novas, e conseguir peças originais, novas, corrigir defeitos técnicos, etc. Etc. Etc. Isso é um relógio e se ele não mostrar as horas mimimamente bem, mesmo que não tenha sua precisão de fábrica, pois há de se respeitar certos limites, muito embora eu já tenha cansado de ver 30T2, 565 e afins (incluindo o meu Sea 300 cal. 562) e 1010 e afins se comportarem como cronômetros após revisão, dando bucha em muito automático moderno.

Enfim, o restaurador tem que ser em primeiro lugar caprichoso, é fundamental. Segundo, tem que entender do assunto, conhecer a peça, para não cometer atrocidades com relação a originalidade. Ou, ter paixão e obsessão, que o resto é consequência.

Tive a oportunade de conhecer restauradores da mais alta estirpe, como a equipe de restauração da Omega, em Bienne, e o maior mestre de todos, Sr. Francisco Pasandin, da AP, em Le Brassus, o maior restaurador do Vale do Joux. Todos eles tem as mesmas características. Não basta ser um relojoeiro comum.

Abraços!

Adriano

Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #24 Online: 10 Novembro 2012 às 19:49:23 »
Fantástico!!!

Restauro impressionante!!!!


 :o :o :o :o :o

[ ] ´s..........................
"O homem saiu do campo e criou a cidade grande para, nela poder trabalhar, ganhar dinheiro e voltar para desfrutar o campo. Parábola estúpida! O que se pode esperar de um cérebro acanhado em um sábado à noite?" Setembro 2.005

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #25 Online: 11 Novembro 2012 às 01:59:07 »
Adriano, o livro de onde saiu a denominação é o catálogo da própria JLC. Eu sempre chamei esses relógios de pendulletes. Reclamrem com eles! ;D


Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #26 Online: 11 Novembro 2012 às 15:24:07 »
Sim eu sei! Ocorre que quem faz esses livros é o pessoal do marketing. Eu estou habituado e lidar com material de divulgação das marcas e canso de ver barbaridades. Eles erram mesmo, erram descrição, erram dados técnicos, etc.

Agora, ainda é palpite. Apenas porque não vejo sentido em chamar esse modelo de Pendulette. Alguém já foi no museu dos caras? Lá tem esse modelo descrito assim? Eu fui na JLC mas fiquei só na recepção pois nem marquei hora nem nada.

Abraços!

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #27 Online: 11 Novembro 2012 às 15:28:45 »
Adriano, em BH sempre chamamos esses relógios Pendulette. Faça uma busca no São Google que verá centenas anunciados. De qualquer forma, encontrei à venda no Ebay um mostruário oficial do relógio e...Pendulette. Veja:

http://www.ebay.com/itm/Jaeger-LeCoultre-Pendulette-Watch-Dealer-Placard-Display-Sign-/190739919461?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2c68fc3265


Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #28 Online: 11 Novembro 2012 às 15:34:15 »
Então é Pendulette mesmo. Como eu disse, era palpite meu.

Tem vezes que recebi material oficial de marcas (das acessoria de imprensa) e descartei por completo o material e escrevi tudo da minha cabeça, especialmente para o anuário da Pulso.

Abraços!

Adriano

Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #29 Online: 11 Novembro 2012 às 16:19:42 »
Então é Pendulette mesmo. Como eu disse, era palpite meu.
Tem vezes que recebi material oficial de marcas (das acessoria de imprensa) e descartei por completo o material e escrevi tudo da minha cabeça, especialmente para o anuário da Pulso.
Abraços!
Adriano

me desculpem.....mas o meu relógio é MACHO!
essa história de pendulette prá cá, pendulette prá lá aqui não vai colar não!
e como diria o personagem do Casseta e Planeta, o Maçaranduba, quem insistir nisso vai levar porraaaaaaaada! kkkk
brincadeiras a parte, continuo achando que tem algo errado.
vou investigar, e em breve volto a vocês.
enquanto isso não acontece, vou montando o BAGUETÃO! ( é assim que quero ser chamado, ops..... - disse o relógio!)
um grande abraços aos meus amigoletes e um ótimo dominguete.

*

Offline jokr82

  • *****
  • 611
    • Ver perfil
Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #30 Online: 12 Novembro 2012 às 12:05:41 »
Amigo Paulistano!

Lindo trabalho, parabéns pelo tempo desperdiçado para arrumar essa linda peça!

Parabéns pelo trabalho, pelo esforço e por tudo!!

Abraços

Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #31 Online: 12 Novembro 2012 às 12:41:41 »
obrigado Jokr.
abraços.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #32 Online: 12 Novembro 2012 às 12:43:49 »
"Tempo desperdiçado"??  :-[ :-[ :-[

Abraços!

Adriano

*

vinniearques

Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #33 Online: 12 Novembro 2012 às 12:45:16 »
"Tempo desperdiçado"??  :-[ :-[ :-[

Abraços!

Adriano

Quando li achei que iria vir esculhambação......

Ainda bem que passou batido rsrsrsrsrsrs

Em todo caso foi um tempo bem gasto!

*

Alberto Ferreira

Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #34 Online: 12 Novembro 2012 às 13:41:21 »
Um tempo bem investido.

Alberto

Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #35 Online: 12 Novembro 2012 às 14:13:13 »
 ***** que ******** se eu pegasse um desses assim!!! que ******  :D :D :D :D :D


Vou mostrar meu brinquedão para deixar vocês aborrecidos o resto do dia  ;D ;D ;D ;D ;D










Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #36 Online: 12 Novembro 2012 às 16:44:09 »
Amigo Paulistano!
Lindo trabalho, parabéns pelo tempo desperdiçado para arrumar essa linda peça!
Parabéns pelo trabalho, pelo esforço e por tudo!!
Abraços

CALMA GENTE, CALMA.....
hoje, logo pela manhã, tomei meu remédio tarja pretíssima, e estou absolutamente calmo.
EU ENTENDI o que o Jokr quis dizer.....trocamos mensagens amistosas quanto a isso.
"tempo desperdiçado" = tempo gasto........apenas uma questão de interpretação.
enfim....fiquei feliz com a manifestação dele.
e a propósito: ELE JUROU DE PÉ E MÃOS JUNTAS QUE NÃO VAI MAIS TORRAR O SACO DA GENTE COM AQUELES TÓPICOS....KKKKKKKK
grande abraço a todos, e muito obrigado pelas palavras de apoio e incentivo.

*

Offline jokr82

  • *****
  • 611
    • Ver perfil
Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #37 Online: 12 Novembro 2012 às 16:50:03 »
Amigo Paulistano!
Lindo trabalho, parabéns pelo tempo desperdiçado para arrumar essa linda peça!
Parabéns pelo trabalho, pelo esforço e por tudo!!
Abraços

CALMA GENTE, CALMA.....
hoje, logo pela manhã, tomei meu remédio tarja pretíssima, e estou absolutamente calmo.
EU ENTENDI o que o Jokr quis dizer.....trocamos mensagens amistosas quanto a isso.
"tempo desperdiçado" = tempo gasto........apenas uma questão de interpretação.
enfim....fiquei feliz com a manifestação dele.
e a propósito: ELE JUROU DE PÉ E MÃOS JUNTAS QUE NÃO VAI MAIS TORRAR O SACO DA GENTE COM AQUELES TÓPICOS....KKKKKKKK
grande abraço a todos, e muito obrigado pelas palavras de apoio e incentivo.

Hehe!!! Isso pode ter certeza!! Irei maneirar mesmo!

Tópicos meus, Prometo QUE NÃO IREI APAGAR MAIS

Paulistano mais uma vez, cara meus Sinceros Parabéns, jamais, jamais, mesmo sonhando iria conseguir fazer o que voce fez!

Abraços  ;D

*

vinniearques

Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #38 Online: 12 Novembro 2012 às 16:50:34 »
Amigo Paulistano!
Lindo trabalho, parabéns pelo tempo desperdiçado para arrumar essa linda peça!
Parabéns pelo trabalho, pelo esforço e por tudo!!
Abraços

CALMA GENTE, CALMA.....
hoje, logo pela manhã, tomei meu remédio tarja pretíssima, e estou absolutamente calmo.
EU ENTENDI o que o Jokr quis dizer.....trocamos mensagens amistosas quanto a isso.
"tempo desperdiçado" = tempo gasto........apenas uma questão de interpretação.
enfim....fiquei feliz com a manifestação dele.
e a propósito: ELE JUROU DE PÉ E MÃOS JUNTAS QUE NÃO VAI MAIS TORRAR O SACO DA GENTE COM AQUELES TÓPICOS....KKKKKKKK
grande abraço a todos, e muito obrigado pelas palavras de apoio e incentivo.

Acho que rola até um Café qualquer dia Paulistano, fala ai? quero conhecer o Johny pessoalmente!

*

Offline jokr82

  • *****
  • 611
    • Ver perfil
Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #39 Online: 12 Novembro 2012 às 17:11:29 »
Amigo Paulistano!
Lindo trabalho, parabéns pelo tempo desperdiçado para arrumar essa linda peça!
Parabéns pelo trabalho, pelo esforço e por tudo!!
Abraços

CALMA GENTE, CALMA.....
hoje, logo pela manhã, tomei meu remédio tarja pretíssima, e estou absolutamente calmo.
EU ENTENDI o que o Jokr quis dizer.....trocamos mensagens amistosas quanto a isso.
"tempo desperdiçado" = tempo gasto........apenas uma questão de interpretação.
enfim....fiquei feliz com a manifestação dele.
e a propósito: ELE JUROU DE PÉ E MÃOS JUNTAS QUE NÃO VAI MAIS TORRAR O SACO DA GENTE COM AQUELES TÓPICOS....KKKKKKKK
grande abraço a todos, e muito obrigado pelas palavras de apoio e incentivo.

Acho que rola até um Café qualquer dia Paulistano, fala ai? quero conhecer o Johny pessoalmente!

O Paulistano já me disse isso de tomar café e eu disse a ele, que irei marcar sim, também quero conhece-lo pessoalmente, se por aqui no fórum voce me ajuda pra car...., e sempre brinca comigo, imagina pessoalmente???

Abraços!

PS: é só marcar