RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA

  • 97 Respostas
  • 25079 Visualizações
RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Online: 09 Novembro 2012 às 18:15:10 »
amigos
resolvi abrir este tópico para que fique mais fácil a visualização da restauração deste lindo JLC.
trata-se de um modelo pouco comum (apesar de existir à venda em um site de vendas).
a JLC usou este movimento em muitos modelos de relógios de mesa. chama-se "baguette", como vocês podem conferir no manual de peças da própria JLC, fornecido a mim por um grande amigo e colecionador aqui do fórum (que está tomando um suco muito prolongado).
é um belo modêlo, e espero que vcs gostem das fotos (feitas por um Nokia 95 - 8gb)

alguns detalhes interessantes:

as cordas são originais, e foram compradas em um site de compras no EUA;
a roda danificada(terceira roda), foi comprada de um vendedor na austrália...ela é original do relógio;
os pés que estão colocados são protótipos. os definitivos serão produzidos ainda, pois serão levemente diferentes;
o escovado da caixa foi feito com lixa para ferro 100, e depois todo o conjunto será invernizado, a fim de evitar oxidação.
o cristal foi refeito, e o bizotado feito numa fábrica de vidros, com equipamento industrial...custou 20 reais;
o nome foi pintado duas vezes: um mais fino e outro mais largo. prevalecerá o mais largo.
o acabamento do mostrador é feito em prata (banhada) e o fundo dele dourado sobre o escovado, e depois envernizado. não será alterado ou restaurado;
o pivot do balanço foi feito pelo mestre Alberto (ninguém mais para fazer isso, diante da finura do eixo)...ficou perfeito.
o meu mestre JOSÉ CARREGALO é que me dá suporte para algumas questões, como acerto do escape etc...não tenho como agradecer tanta paciência.
a ponta da corda foi dobrada para se fazer a "brida", que é o "engate" no tambor. a corda original não é dobrada, mas tem a brida soldada nela, a fim de ficar mais assentada ao tambor, propiciando uma rodagem e um descarregamento da corda mais suave.
o movimento todo está sendo lubrificado com azeite de oliva extra virgem..................kkkkkkk

SEGUEM AS FOTOS:





































































































grande abraços a todos, inclusive ao amigo Jokr, a quem dedico este tópico, como forma de aceite às desculpas dele.
« Última modificação: 09 Novembro 2012 às 18:20:48 por Paulistano »

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #1 Online: 09 Novembro 2012 às 18:27:00 »
Caracas... que bacana está ficando esse JLC, parabéns pelo serviço feito até o momento!!

Estarei acompanhando !! ;)

Abraços,
Cigano!

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #2 Online: 09 Novembro 2012 às 18:27:32 »
Grande trabalho!

Paciência, esforço e perseverança não faltaram para que a ressureição esteja se consumando com esse nível de perfeição!

O relógio está ficando MUITO bonito!

Parabéns e, bom final de semana!
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #3 Online: 09 Novembro 2012 às 18:34:47 »
Fantástico! Muito legal mesmo..! Falta pouquíssimo!

Um belo trabalho.. De primeira mesmo!  8)

Um abraço, amigo!


Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #4 Online: 09 Novembro 2012 às 18:38:13 »
Rapaz é um belo serviço tambem que voce fez neste JLC.
Um dia eu chego lá.. 8)
Um grande abraço amigo.
Meneghetti 8)     

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #5 Online: 09 Novembro 2012 às 20:26:18 »
Vocês não sabem a felicidade que me traz ver um trabalho de restauração. Algo que estaria fadado ao lixo acaba de novo na mesa de uma pessoa, fantástico!

Alguns dados curiosos para os que desconhecem o modelo. O nome dado pela Le Coultre é "Pendulette" e, acreditem se quiser, até pouco tempo era fabricado (meu catálogo de 1999 tem). Na época, um colega meu comprou um na H Stern e, para padrão atual, não foi caro, cerca de 3 mil reais (os Atmos custavam uns 5 na época. Não preciso ir longe: há uns 6 anos os caras da H Stern me ligaram e quiseram me vender de qualquer modo um com fases da Lua por cerca de 10 mil reais. Vejam quanto custa hoje...).

Esse relógio é lindo! Esse mesmo colega que comprou o normal, que usava um cristal em forma de abôbada, também havia adquirido um vintage que estava montado em uma pedra de mármore desenhada. No catálogo que tenho da Le Coultre há modelo instalado em uma caixa que imitava um aquário, com desenhos de peixes e tudo!

Se eu tivesse uma casa grande, talvez comprasse outro relógio de mesa de corda. Por hora, basta-me o meu Hermle que comprei BARATÍSSIMO para algo feito na Alemanha. Paguei uns 300 dólares nele, já mostrei foto aqui. O preço normal era de 700 dólares, mas comprei quando saiu de linha. O vi este ano na Europa por 800 euros!  ::)  Barato!




Flávio

Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #6 Online: 09 Novembro 2012 às 20:43:10 »
Belo trabalho! Aguardando desenvolvimentos ;D

Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #7 Online: 09 Novembro 2012 às 22:11:32 »
Vocês não sabem a felicidade que me traz ver um trabalho de restauração. Algo que estaria fadado ao lixo acaba de novo na mesa de uma pessoa, fantástico!
Alguns dados curiosos para os que desconhecem o modelo. O nome dado pela Le Coultre é "Pendulette" e, acreditem se quiser, até pouco tempo era fabricado (meu catálogo de 1999 tem). Na época, um colega meu comprou um na H Stern e, para padrão atual, não foi caro, cerca de 3 mil reais (os Atmos custavam uns 5 na época. Não preciso ir longe: há uns 6 anos os caras da H Stern me ligaram e quiseram me vender de qualquer modo um com fases da Lua por cerca de 10 mil reais. Vejam quanto custa hoje...).
Flávio

Flávio
não entendi uma coisa: vc está dizendo que este meu relógio era denominado pela JLC como "pendulette"? caso positivo, gostaria de ver este catálogo, pois o material original da JLC, sobre este meu modelo, indica como sendo "BAGUETTE" (veja no manual técnico da JLC que juntei´às fotos).

quanto a restaurar, tenho que te falar que REALMENTE é uma coisa fantástica ver um lixo ser trazido à "vida". é muito gratificante.
já tenho esta experiência de muitos anos...quando restaurei o acervo do museu do telefone no RJ, a diretora geral, quando viu os aparelhos restaurados e funcionando, chorou de felicidade....e ela nem imagina a dificuldade que foi restaurar aqueles aparelhos.
enfim, fico grato pelas palavras dos amigos, que sei que vibram com todas as postagens sobre restaurações, que são feitas por mim e outros colegas, como Cigano, Meneghetti, Mauro etc, etc.
mais uma vez obrigado pelo carinho de todos.
abraços.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #8 Online: 09 Novembro 2012 às 22:21:49 »
Paulistano, o movimento chama-se "Baguette 8 days". O relógio, porém, chama-se "Pendulette". O modelo que era vendido até os anos 2000 era o Etrier, referência 215.005.1


Flávio

*

heracles

Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #9 Online: 09 Novembro 2012 às 22:22:54 »
Trabalho lindo :o.....o processo de transformação de quase nada para quase tudo
é de deixar o queixo caido...Parabéns e ficamos todos no 'aguardo' para ver essa peça pronta!

Abraço ;)
Heracles

Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #10 Online: 09 Novembro 2012 às 22:27:05 »
Paulistano, o movimento chama-se "Baguette 8 days". O relógio, porém, chama-se "Pendulette". O modelo que era vendido até os anos 2000 era o Etrier, referência 215.005.1
Flávio

tem alguma coisa errada......gostaria de ver a foto do catálogo. será que vc tem como postar aqui?

o "pendulette", até onde eu sei, é um outro tipo de relógio....E TEM PÊNDULO...rsss

enfim, gostaria de ver o catálogo.

grande abraço.


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #11 Online: 09 Novembro 2012 às 22:39:19 »
Seu desejo é uma ordem! Como disse, o movimento se chama Baguette (aliás, todo movimento nesse estilo se chama Baguette). O relógio, porém, chama-se Pendulette, apesar de não ter pêndulo algum! hahaha




Flávio

Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #12 Online: 09 Novembro 2012 às 22:45:10 »
 :D :D Parabéns amigo Paulistano, que belíssima restauração  ;) ;)

Abraços,

MOSca

Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #13 Online: 09 Novembro 2012 às 23:18:27 »
Seu desejo é uma ordem! Como disse, o movimento se chama Baguette (aliás, todo movimento nesse estilo se chama Baguette). O relógio, porém, chama-se Pendulette, apesar de não ter pêndulo algum! hahaha
Flávio

que era "baguette" eu já sabia.......agora, "Pendulette" só pode ser este modelo específico....

enfim, o movimento é lindo, e como eu disse, foi utilizado em MUITOS modêlos da JLC (basta ver a quantidade de relógios anunciados no Ebay e que usam este movimento.

de qualquer forma, muito legal esta informação, e mais ainda, a imagem.

muito obrigado pela foto.

grande abraço.

*

Alberto Ferreira

Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #14 Online: 10 Novembro 2012 às 00:08:24 »
Salve!

O prazer de uma restauração é mesmo grande...
E até mesmo para quem só acompanha!

Portanto, grato por nos mostrar os resultados, Paulistano.

E, a meu ver, fica outra constatação...
A satisfação (e responsabilidade) de restaurar uma peça histórica ou de valor sentimental (ou mesmo que apenas estético) é mesmo algo importante...

Mas por vezes, um trabalho "menor" pode também ser muito gratificante.
Os custos, mesmo que pequenos (ou razoáveis), podem ser contrapostos ao exercício da "paciência", que deve ser grande.  ;)

E, acima de tudo isso, vale a nossa famosa "troca de figurinhas", haja vista o que estamos experimentando aqui.

Abraços!
Alberto

*

Alberto Ferreira

Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #15 Online: 10 Novembro 2012 às 00:26:33 »
Outro Pendulette...


Crédito da foto na própria imagem.

Abraços!
Alberto

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #16 Online: 10 Novembro 2012 às 01:36:56 »
Creio eu que se chama Pendulette, pelo desenho, e da forma que o movimento fica exposto, parece um pêndulo !! ::)

Abraços,
Cigano!

*

Alberto Ferreira

Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #17 Online: 10 Novembro 2012 às 10:07:42 »
Salve!

Realmente, pode até ser, faz sentido, amigo Cigano...  ::)

Mas,...
Apenas uma brincadeira, ok?
Ainda bem que não chamaram este modelo aí acima de...
..."disquette". Né?
 ;D

Abraços,
Alberto

Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #18 Online: 10 Novembro 2012 às 12:16:45 »
continuo achando muito estranha essa denominação...
vou escrever para a JLC para saber alguma coisa....
ou pesquisar sobre isso....quem sabe acho algum colecionador que saiba a história.
se conseguir algo, falo para vcs.
grande abraço.

Re: RESTAURAÇÃO JLC CAL. 19" - RELÓGIO DE MESA
« Resposta #19 Online: 10 Novembro 2012 às 15:21:29 »
Muito legal! Deu bastante prazer acompanhar firmemente esse processo!

Ótima idéia criar esse tópico!

Fiquei muito feliz por você amigo!

Espero ver o mais rápido possível ele funcionando!

Abraços

Filipe.

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!