Menu principal

RESTAURAÇÃO DE MOSTRADORES, UMA DISCUSSÃO DE CONCEITOS...

Iniciado por Alberto Ferreira, 14 Novembro 2012 às 16:20:08

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Vamos partir do pressuposto de que muitos aqui curtem um (bom) "antes e depois"...  Certo?
::)

Então, para iniciar, eu vou fazer uma colocação...
A minha proposta não é exatamente a de fazer uma "enquete", como aquelas do tipo "gostei" ou "não gostei", ou "prefiro este" (um dos exemplos mostrados).

E estes são apenas dois exemplos (digamos, intencionalmente de relógios "baratos", "não históricos" ou sem especiais "valores sentimentais"), para que nós possamos começar a debater as opiniões, com relação à eventual restauração de um mostrador, estética, portanto, ok?

Será que passou da hora, literalmente  :D?
Será que ainda dá para usar assim?

E uma cutucada (saudável)...  ;)

- Seria o Seiko um "chocolate dial"?

- Seria o Amida (eu acho que é essa a marca) um "galaxy dial"?

- Neste estado, como nas fotos, seria um "diferencial" ou seria uma "aberração"?

Como vocês veem esta questão?

Abraços a todos!
Alberto

cass

Minha Humilde opinião:

Depende do sentimento que a pessoa tem quando olha para o mostrador, mesmo sendo uma peça "barata", não especial.

Por exe. : um relógio que o filho "herdou" de seu velho. Olhar e ver as marcas do tempo e saber que aquilo sempre esteve presente junto com seu pai.

deve trazer muitas reflexões.

Ainda sou da opinião de deixar as coisas originais, acho os dois mostradores citados acima bem interessantes, só faria um belo acabamento  na caixa e nada mais,

abraços a todos os amigos 8) 8) 8) 8)

cass

QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

mestreaudi

Diferencial!!  :D

Essas marcas contam a história desses relógios, que por si só, os tornam únicos no mundo! Sem exageros...

abs!
Rafael.

Carbonieri

o mostrador do seiko ainda ta legal, daria pra dar um trato geral e deixar o mostrador como está, agora o do outro relógio, se não tiver sentimento envolvido :-*, eu reformaria também o mostrador.
sic transit gloria mundi

Alberto Ferreira

Legal, amigos!
Grato por estarem participando.  8)

Mas,...
O tema não é novo, na verdade eu o estou repetindo simplesmente porque nós temos, sim, vários colegas novos que também podem ter interesse em debater ou questionar algo sobre o assunto.

Então, como uma espécie de subsídio, vejam aqui ---> http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=2752.0
Onde eu usei os mesmos exemplos, mas vejam por onde foram os "conceitos" dos que lá participaram.  8)

Abraços!
Alberto

Neme

Pois bem, sou da opinião de manter com está, mas existe algum jeito de limpar esses mostradores (para tirar fungos por exemplo), sem alterá-los??

Abs.
Neme
Abs.
Neme!

Octávio Augusto

Caro Amigo Alberto,

Acredito que esta é uma questão totalmente pessoal.

No MEU caso, eu tentaria obter um mostrador novo, além dos ponteiros. Isso, para não perder a originalidade da peça(peças originais)

Em último caso, mandaria refazer o mostrador.

Tenho 2 relógios com mostrador refeito. Um Omega e um Rolex. O Omega veio assim, e o mostrador não ficou bom... O Rolex ficou excelente, e eu mandei fazer, pois seu mostrador também já veio reformado e estava feio e desgastado.

Tem gente que curte um mostrador envelhecido, e até mesmo com desgastes fortes. Eu sou da turma do novinho. Não gosto nem de cifras amareladas.

Acho que um dia eu posso mudar de opinião. Quem sabe eu aprenda???
Abraço,

Octávio Augusto

Alberto Ferreira

Citação de: Neme online 14 Novembro 2012 às 16:56:38
Pois bem, sou da opinião de manter com está, mas existe algum jeito de limpar esses mostradores (para tirar fungos por exemplo), sem alterá-los??

Abs.
Neme

Neme,
Se for o caso, leia o que foi dito no tópico que eu indiquei no link da minha última postagem, aí acima.  ;)

Abraços!
Alberto

Paulistano

no caso desses relógios, sem que houvesse sentimentos envolvidos, reformaria os dois, sem dó.

a menos que exista uma história por trás desses relógios, nada justifica vc colocar um relógio todo ferrado no pulso.

a não ser que fosse um relógio com significativo valor histórico (tipo os relógios do amigo Gravina, que não devem ser reformados por razões óbvias).

assim, nestes casos, SARICA neles!

abraços.

heracles

Citação de: Paulistano online 14 Novembro 2012 às 17:01:55
no caso desses relógios, sem que houvesse sentimentos envolvidos, reformaria os dois, sem dó.

a menos que exista uma história por trás desses relógios, nada justifica vc colocar um relógio todo ferrado no pulso.

a não ser que fosse um relógio com significativo valor histórico (tipo os relógios do amigo Gravina, que não devem ser reformados por razões óbvias).

assim, nestes casos, SARICA neles!

abraços.

Sou da mesma opinião e até suporto algúns desgastes mais no caso específico desse Amida "Saricava" sem dó!

Abraço ;)
Heracles

vinniearques

Reformaria os dois, perdi o preconceito com relogios reformados ( exceção dos casos que o Paulistano bem pontuou), depois que reformei alguns meus percebi que dá mais gosto de usar ( isso é particular claro) mais eu prefiro eles novinhos!

ThiagoDF

Tenho a mesma opinião dos amigos Paulistano e Vinnie, só usaria assim se tivesse sentimento envolvido, se não, restauraria.
Membro do RedBarBrazil

Alberto Ferreira

Salve!

Pois é...
Eu também não tenho nada contra os (cuidadosamente) reformados.
Que certamente não dói.

Na verdade, estes dois mostrados aqui ainda estão no meu "ajuntamento", assim mesmo como nas fotos tiradas hoje e que ilustram este tópico.
Mas digamos que eles estão na "categoria"  ;)  :D dos, se é que vocês me entendem, "didáticos"...  
Ou algo quase "kitsch"...  ;)  

Ah!
Quando eu falei em reformar cuidadosamente, eu sempre ressalto que...
... restauração, seja bem ou mal feita, é para sempre.

Abraços a todos,
Alberto

Mac1969

Pessoas, boa tarde....

Sinceramente, se não tem um valor colecionável ou afetivo, não vejo uma razão para um não restauro.....

Além de todos os detalhes envolvidos, um relógio também tem que fazer bem aos olhos!!!!

[ ] ´s..................
"O homem saiu do campo e criou a cidade grande para, nela poder trabalhar, ganhar dinheiro e voltar para desfrutar o campo. Parábola estúpida! O que se pode esperar de um cérebro acanhado em um sábado à noite?" Setembro 2.005

automatic

Se for para guardar por motivos sentimentais tudo bem. Até eu tenho uns exemplares assim.
Mas para usar, realmente não dá.

Vamos fazer uma comparação...
Você sairia com seu fusca de coleção para dar uma voltinha com a pintura descascada, fosca... ??? ??? ???

Paulo Sergio

Vamos lá...
Tomemos por base o Seiko postado!
Acreditem... paguei R$25,00 em um igual, com pulseira toda original, em uma dessas feirinhas das vida!!!
Feita a manutenção R$0,00, e tudo ficou OK! O mostrador está 95%. No ML, acham-se desses por um pouco mais do que paguei.
Somente uma reforma de mostrador na Sarica (desse Seiko), fica por cerca de R$50,00. Pergunto: compensa?
O outro, de marca, digamos, barata, para ter seu mostrador restaurado, teria um valor semelhante ao acima cobrado!
Lembremos, ainda, que a Sarica não tem as matrizes de todos os mostradores que vemos por aí...
Poderemos ter, após uma reforma, um relógio totalmente diferente em mãos!
Se não é isso que se quer, temos que bem pensar antes de uma reforma!
Tenho relógios que uso, com mostradores "baleados", que não reformo... nunca ficariam como os originais... e as marcas do tempo somente os deixam mais belos! ;) ;) ;)
Meus centavos!!!  ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Alberto Ferreira

Salve!

Legal, amigos!
Esta é mesmo a ideia...
Apresentarmos as nossas ideias e visões.  8)

E...
Com a permissão do amigo Cigano...
E esta...

Vale, não é mesmo?
8)

Abraços a todos,
Alberto

heracles

Acho que vale Alberto.......não acho, tenho certeza... eu vou fazer algo muito parecido com um 6139-7060
não acho um mostrado rdecente para por nele e a Sarica não tem matriz desse modelo e quem tem um
mostrador desses em estado NOS ( raros mais existem ) "quer os olhos da cara"
Por tanto vou personaliza e fazer um relógio único...com a minha cara!

Abraço ;)
Heracles

Alberto Ferreira

Huuummmm...

Sim,...
E talvez não, Heracles!  ;)

É um posicionamento...

Mas, já outros, como eu  ;)  :D, jamais fariam isso em um relógio que (e eu, a meu próprio "risco" de avaliar) considerassem um "clássico".
Digamos que neste caso eu encontraria prazer em procurar...   :-[

Mas, por favor, nem de longe leia estas minhas palavras como "críticas", pois elas não são.
Elas apenas procuram ressaltar o fato de que as cabeças pensam (e os nossos sentimentos a respeito são) de formas diferentes.

Simples, digo, "complicado" assim.  :D

Abraços!
Alberto

heracles

Também acho um clássico..e verdadeiramente é... por fatos... por relevância histórica... por pionerismo
e mais importante...eu acho que é ....além disso é uma das famílias que mais gosto ( 6139..6138 )
e tem mais ...tenho vários 6139 com diversas configurações, já postei algúns aqui.
Mas a configuração 7060 eu não tenho, nem por isso vai ficar no meu ajuntamento...
Pra ter um com o mostrador e ponteiros "caindo aos pedaços" prefiro personalizar
Além do fato..( espero )...a modificação seria reversível ....achando um dial em estado
compatível com os meus "padrões de qualidade" que não são nada de mais eu posso efetuar a troca
e retomar a originnalidade da peça....não vou deixar parado em uma gaveta por estar "feio" fora dos meus padrões
meus relógios mesmo os vintages são para uso no dia a dia ..com raras exceções.
Em resumo...preciso de um mostrador 7060 para não fazer essa M...( reversível ) com esse 6139..

Abraço  ;)
Heracles