Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?

  • 95 Respostas
  • 65668 Visualizações
Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Online: 07 Abril 2009 às 12:00:40 »
 
 Pessoal, dei uma procurada usando o sistema de pesquisa do forum mas não achei nenhum tópico com referências.
 Tenho um Seamaster e estou planejando comprar algumas pulseiras para poder variar o visual do mesmo, mas não gostaria de ter que visitar o relojoeiro toda vez que precisasse trocar a pulseira!
 Sendo assim, dei uma lida e vi que preciso de uma "spring-bar tool" (seria o nosso saca-pinos?) para fazer a mudança de puleseira, e os gringos recomendam uma ferramenta da Bergeon, chamada 6767F! Dei uma procurada online e não encontrei-a a venda em nenhum lugar!
 
 Creio que vou ter que recorrer à lojas da área mesmo, acho que devo encontrar o que procuro, mesmo que não seja a da Bergeon.
 Poderiam entao os amigos foristas me indicar onde encontrar ferramentas deste tipo aqui em São Paulo?

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #1 Online: 07 Abril 2009 às 12:18:00 »
Eu uso um estilete para fazer a troca de pulseiras ou abrir caixas com fundo de pressão.

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #2 Online: 07 Abril 2009 às 12:30:04 »
 Olá,
 Sem duvidas vc poderá achar as ferramentas adequadas na rua Barão de Paranapiacaba, perto da praça da Sé, a maior fornitura da rua se chama Luis de Lucia, se vc for com um pouco mais de tempo aproveite para conhecer a Sarica .

Abs

*

Online igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #3 Online: 07 Abril 2009 às 12:36:43 »
É isso aí!
Desça no Metrô Sé e vá à Rua Barão de Paranapiacaba. A Luis de Lucia é bem no começo da rua. Lá tem tudo o que você precisa, é só falar com um vendedor.

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #4 Online: 07 Abril 2009 às 12:43:48 »
 Muito obrigado pessoal! Vou dar uma passada lá no Fórum Central amanhã, aí aproveito e desço a pé!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #5 Online: 08 Abril 2009 às 08:26:19 »
Infelizmente a Luis de Lucia não tem tanta coisa assim, estão bem longe de ter de tudo. Aliás, não há fornitura que tenha nem 30% de tudo que um relojoeiro mediano precisa aqui no Brasil. Recomendo também a Santarelli, caso não ache o que precisa na Luis de Lucia.

De todo modo, vá na Bergeon 6767F. Nem perca tempo tentando usar outra ferramenta desse tipo, principalmente se não for suíça. Jogará seu dinheiro fora. Vá por mim.

www.luisdelucia.com.be
www.santarelli.com.br

Abraços!

Adriano

*

Online igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #6 Online: 08 Abril 2009 às 09:17:58 »
Ah Adriano! Mas eu quis dizer que tem de tudo pro colega, entusiasta e amador, que só quer ter ferramentas pra trocar pulseiras!

Infelizmente, é claro que nenhuma fornitura brasileira tem de tudo que um profissional de alto nível precisa, e, se tivesse, ficaria com o estoque encalhado, pois é difícil um relojoeiro que possua ferramentas sofisticadas, em virtude do alto preço... Quanto custa uma dessas máquinas de testar a vedação com líquido, que vai até uns 1.000 m? Uns R$ 15 mil?

Um oficina completinha, para um relojoeiro apenas, com ferramentas de boa qualidade, sem contar o imóvel, deve custar quanto aqui no Brasil? Uns R$ 100 mil? R$ 150 mil? É difícil um profissional desta área ganhar tanta grana assim para investir no trabalho...

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #7 Online: 08 Abril 2009 às 16:25:44 »
Este tópico muito me interessa pois quero investir em ferramentas "essenciais" de boa qualidade.

Já possuo um kit de ferramentas que adquiri no eBay antes de conhecer o forum, mas os amigos podem imaginar a (falta de) qualidade das mesmas... ::))

Além do "spring-bar tool" Bergeon 6767F, quais marcas e modelos de ferramentas/lupas os amigos indicam para tarefas corriqueiras como remoção de elos de pulseiras, abertura de fundos rosqueados, etc?

Grato e um abraço!

Marcelo.

Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #8 Online: 08 Abril 2009 às 17:00:33 »
Já possuo um kit de ferramentas que adquiri no eBay antes de conhecer o forum, mas os amigos podem imaginar a (falta de) qualidade das mesmas... ::))

Marcelo, será q o seu kit é igual ao meu?



Comprei no eBay tb:
US$ 0.99 pelo kit
US$ 15.00 pelo envio diretamente de Hong Kong!!

Não é grande coisa, pelo contrário....  :-\

Mas para um aspirante a relojoeiro mirim como eu já é o suficiente!  ;)

Abraços!
Rafael.

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #9 Online: 08 Abril 2009 às 19:08:15 »
Rafael, o meu saiu mais caro e é um pouco pior, pois não acompanha alicate e o martelo de inércia é todo em metal... ::)

Abraço!

Marcelo.

Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #10 Online: 08 Abril 2009 às 19:32:30 »
 Pessoal, realmente minha visita ao Luis de Lucia e Santarelli foi um tanto frustrante! Não achei a ferramenta da Bergeon em nenhum dos lugares, só no Luis de Lucia tinha pra vender como parte de um kit, igual ao que foi mostrado acima, com certeza mais caro do que foi pago por eles e sem muita utilidade para mim!
 Parecia que o pessoal lá mal sabia do que eu estava falando!
 Comprei um saca-pinos avulso de qualidade duvidosa por R$ 5,00, a despeito da recomendação do colega, só para não desperdiçar a viagem, mas sinto que devo ter desperdiçado é dinheiro!

 Acho que vou é procurar algum lugar onde possa encomendar essa ferramenta direto do exterior, quem sabe junto de algumas pulseiras interessantes!

*

Online igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #11 Online: 08 Abril 2009 às 19:53:30 »
Heaven7,

Lamento não ter localizado a tal ferramenta nos lugares indicados. Parece-me que, realmente, o Adriano tem razão (como de costume, o cara sabe das coisas, não tem nem o que discutir).

Bom, se você está disposto a importar tal ferramenta, a conversa muda. Na internet você consegue achar de tudo.
Um bom ponto de partida pode ser aqui: http://www.ofrei.com/page252.html

Mas, claro, não é o único local disponível. É possível que existam lugares mais baratos.

Boa sorte na sua busca e, se possível, por favor, nos conte o resultado!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #12 Online: 08 Abril 2009 às 20:52:25 »
Também sou viciado em ferramentas, tenho um armário e uma "caixa de ferramentas" cheios, tanto manuais como elétricas e to a fim de investir em alguma coisa para relógios (que também poderão ser usadas para qualquer outro trabalho delicado).

Quais as mais básicas para começar?

Alguém conhece este site?
www.fornituracentral.com.br

Vale a pena comprar lá?
Um abraço
Fábio

*

Pandolfi

Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #13 Online: 08 Abril 2009 às 21:41:13 »
Infelizmente a Luis de Lucia não tem tanta coisa assim, estão bem longe de ter de tudo. Aliás, não há fornitura que tenha nem 30% de tudo que um relojoeiro mediano precisa aqui no Brasil. Recomendo também a Santarelli, caso não ache o que precisa na Luis de Lucia.

De todo modo, vá na Bergeon 6767F. Nem perca tempo tentando usar outra ferramenta desse tipo, principalmente se não for suíça. Jogará seu dinheiro fora. Vá por mim.

www.luisdelucia.com.be
www.santarelli.com.br

Abraços!

Adriano
Amigos, o site www.luisdelucia.com.be leva você até a Bélgica.
O certo seria www.luisdelucia.com.br
Abraços
Pandolfi

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #14 Online: 09 Abril 2009 às 08:31:45 »
Foi mal!

O problema das fornituras é a falta de conhecimento da necessidade do bom relojoeiro. Eles não importam muitas ferramentas pois simplesmente acham desnecessárias. A própria loja fala isso. E importam um monte de ferramentas de baixíssima qualidade pois para eles é tudo a mesma coisa. Pinça Dumont, para esses caras, é frescura... Chave de fenda AF ou Bergeon, idem. E lupa então?

Comprei agora na Suíça um jogo de chave de fendas AF e uma lupa de madeira da mesma marca. A diferença da qualidade da lupa é um abismo comparado com as que vendem por aqui. A chave, tem rolamentos na base onde se apoia o dedo. As pontas são todas de aço duro, azulado.

Aquelas pinças de R$ 5,00 não servem para absolutamente nada. Nada. Tenho uma única pinça Dumont #3 que uso há mais de 5 anos (em casa). Nunca precisei encostar ela na pedra de afiar.

É complicado. Eu já tinha esse conceito de que a ferramenta precisa ser boa, mas dentro do meio tirei todas as conclusões das diferenças brutais entre a ferramenta mais ou menos e as ferramentas top.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #15 Online: 09 Abril 2009 às 10:07:59 »
Salve, amigos!

Eu vou fazer uma "constatação" e dizer o que eu penso a respeito das fornituras citadas (válido em especial para a Luis de Lucia).

O atendimento, no que tange a fornituras para relógios, caiu. E muito.
O mesmo me parece ter ocorrido com os estoques.

Tempos atrás, nos balcões, ainda havia funcionários (mais antigos e experientes) que sabiam "de que se tratava", agora a coisa parece ter mudado, e estes são a total exceção.
Hoje, se você não souber exatamente o que quer, poucos poderão (ou quererão) ajudá-lo.

Uma pena!
Posto que, queiramos ou não, isso denota a inexorável "degradação" deste tipo de negócio aqui no Brasil.

Eu não gosto de fazer "avaliações" catastróficas, mas,...
Francamente, eu vejo com muita preocupação como ficarão as coisas neste setor, incluindo o fornecimento das necessárias peças para os profissionais relojoeiros, etc.
E, sobretudo, ver que quando a atual "geração" sair de cena, a coisa vai ficar "preta".

Lamentavelmente, mais do que "pessimismo", isto pode infelizmente ser realismo.
 :-\

Um abraço a todos.

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #16 Online: 09 Abril 2009 às 10:26:51 »
Fui algumas vezes na de Lucia, em uma vez tive uma experiência parecida com a relatada anteriormente, levei a referência exata da chave bergeon que queria (nada de mais, uma fenda 1,2mm) não sabiam nem o que era, perguntei sobre uma fenda 1,2mm a única que tinham era uma bem vagabunda de R$ 1,00, acredito que seja mais fácil achar estas chaves de qualidade em conjuntos, mas precisava só da 1,2mm.
Teve outra oportunidade que um funcionário da loja (mas não vendedor - era diferenciado) me deu uma ajuda ENORME em um problema que estava tendo. perdeu uns 15 minutos comigo e me indicou onde comprar a peça que precisava e ele não tinha, neste dia não comprei nada lá.

A chave 1,2mm até hoje não achei, acho que um dia vou de e-bay, até lá uso uma chave excelente que vem no sea-dweller que tem uma ponta 1,2mm e outra um pino.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Online igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #17 Online: 09 Abril 2009 às 10:56:06 »
Como dizem... "A primeira impressão é a que fica"!

Fui na Luis de Lucia apenas uma vez, há uns 5 anos atrás. Lá, fui muito bem atendido por um vendedor que demonstrou entender do assunto. Comprei algumas poucas ferramentas básicas, de variadas qualidades, como, por exemplo, um conjunto de chaves AF (exatamente a descrita pelo Adriano) e umas pinças vagabundas. No entanto, todas as ferramentas que pedi tinham de boa e de má qualidade. As que levei de má qualidade foi porque eu quis.
O vendedor de ofereceu pinças Dumont ao invés da vagabundas que comprei. Ofereceu também óleo Moebius aos invés da gororoba vermelha que adquiri. Ele tinha pica-óleo e lente da Bergeon, mas levei uns nacionais mesmo. Fora outras coisas...

Daí minha impressão de que lá poderia ser encontrado todo tipo de instrumento, de boa qualidade inclusive. Errei feio... :-[

Realmente é triste ver que a qualidade decaiu, ao invés de aumentar... :(
Acredito que futuramente o único meio de se conseguir ferramentas boas será por importação direta. Uma pena! :-\

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #18 Online: 09 Abril 2009 às 13:55:53 »
Acredito que futuramente o único meio de se conseguir ferramentas boas será por importação direta. Uma pena! :-\

E quanto aos profissionais?
Vamos importar profissionais também?

============================================

Mas até entendo o pensamento "comercial" da loja, a grande maioria das pessoas compra mesmo material de baixa qualidade, seja ele qual for, poucas pessoas estão preocupadas com a qualidade dos objetos, vemos isso no nosso dia a dia, quem procura um material com mais qualidade e está disposto à pagar o preço é minoria hoje em dia e as lojas não querem vender para a minoria, concordam comigo?

Pergunte a uma fornitura (como essa Luis de Lucia), quanto tempo uma chave Bergeon ficou lá esperando que alguém a comprasse e nesse mesmo tempo, quantas chaves de R$1,00 foram vendidas.

Vamos ser sensatos, a loja quer o lucro e o lucro para eles provavelmente é vender a chave de R$1,00.

Profissionais qualificados idem, de que adianta manter profissionais qualificados (e mais caros) enquanto a maioria das pessoas só compram chaves de R$1,00, qualquer vendedorzinho saberia vender uma chave de R$1,00. Basta manter um profisisonal qualificado (um gerente ou o próprio dono da loja) para atender àqueles mais exigentes (que são minoria).
Um abraço
Fábio

*

Alberto Ferreira

Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #19 Online: 09 Abril 2009 às 14:32:46 »
Salve!

Fábio,
Você está começando a "sentir" a questão.
Lucro, oferta, procura, etc.  ::)

Mas vamos tentar "aprofundar" um pouco a questão, ok?

Pense numa coisa.
Nós estamos falando das chamadas "Fornituras", ou seja, empresas, de base técnica, que deveriam prover o "mercado" com peças e produtos técnicos e para técnicos relojoeiros.

Mas,...
Como caminham as coisas?
Como você mesmo colocou, e em muitas delas você verá muitos produtos que nada têm de "fornituras" reais, aquelas para relógios e relojoeiros reais.

São "chavinhas balatinhas" (sejam elas chinesas ou mesmo brasileiras), são pulseirinhas de terceira linha, são "pilhas", são "caixinhas de embalagem" para quem vende correntinhas "douradas", etc.
Há também o (crescente) atendimento a outros setores, como "ourivesaria", bijuterias, etc, etc, etc.

Imagine-se entrando em um concessionário ou fornecedor independente de peças de automóveis, à procura de peças para o seu carango.
Nos primeiros, ainda, tudo bem.
Se o modelo não foi "descontinuado", a peça pode ser cara, mas pode existir.
Nos outros,...
Capas de tecido, "paralelas", acessórios e coisa e tal.
È isso que talvez vá ocorrer com a fornituras.

Peças? Só nos representantes oficiais (as autorizadas).
E mesmo assim,...
"Seu relógio saiu de linha, há dois dias, senhor,... Lamentamos. O senhor quer comprar um outro, novo?"

É isso o que nos "preocupa" (embora saibamos ser "impotentes"), aos que se interessam pelo futuro dos relógios mecânicos.

Ah!...
Seu relógio é antigo? Ele é "vintage"?
Pois bem, então guarde aí umas sucatas, pois o futuro das fornituras "tupiniquins", infelizmente, me parece selado.

Eu sinto muito ter que dizer isso.
 :-\

Abraços!
 8)