OSCAR NIEMEYER...

  • 42 Respostas
  • 10691 Visualizações
*

Alberto Ferreira

OSCAR NIEMEYER...
« Online: 06 Dezembro 2012 às 10:51:26 »
Salve!

Sim...
E o Brasil perdeu mais um dos seus gênios e referência.

http://tvuol.uol.com.br/assistir.htm?&tagIds=25308&time=all&orderBy=mais-recentes&edFilter=editorial&video=oscar-niemeyer-poeta-do-concreto-e-comunista-convicto-04028D993764C4914326

Como disse o Ziraldo,...
"Foi um privilégio ter a presença de Niemeyer nas nossas vidas".

E quem viveu, viu.

Alberto

Re: OSCAR NIEMEYER...
« Resposta #1 Online: 06 Dezembro 2012 às 11:05:22 »
Morreu o nosso Sabio mais antigo

Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: OSCAR NIEMEYER...
« Resposta #2 Online: 06 Dezembro 2012 às 11:23:16 »
Pois é... Como arquiteto e urbanista por formação, demorei um pouco a entendê-lo. Sério. Precisei não apenas lê-lo, mas ouvi-lo, em depoimentos, documentários...

Tive a oportunidade de vê-lo ao vivo quando recebeu a chave da cidade de São Paulo. Mas mais, tive a oportunidade de pisar, dentro e fora, de várias de suas obras. Só aí é que se entende por completo. De todas, certamente, a que mais me marcou foi o Palácio do Itamaraty. Poucas pessoas podem pisar lá dentro pois ele é um dos poucos que não são abertos ao público em Brasólia. É realmente deslumbrante, do saguão de entrada com sua escada de acesso ao mezanino, ao jardim na cobertura. E ainda o Palácio da Alvorada. Conheci por fora, obviamente não por dentro. Seria um sonho conhecer aquilo por dentro. Mas pelo jeito, só se eu me canditadar para o cargo... E por fim o Palácio Nereu Ramos, o pouco conhecido nome oficial do Congresso Nacional.

Acho que todo brasileiro deve conhecer Brasília. Esqueçam o que tem dentro. Estou falando de arquitetura. Todo brasileiro tem que conhecer. E eu diria que todo estudante de arquitetura de qualquer escola do planeta, um dia tem que pegar um avião, e vir para Brasília.

Enfim, todo gênio um dia tem que partir. Isso é uma merda, palavrão que ele adorava repetir. Temos que nos sentir privilegiados por um gênio desse ter ficado entre nós por tanto tempo, e mais do que qualquer outro, produzindo, até o último dia. Nesse quesito, desconfio que não houve outro arquiteto igual na história.

Mas, também parafraseando o mestre, "isso não importa...". Importa o que ele deixou para a humanidade.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 06 Dezembro 2012 às 11:24:49 por Adriano »

*

edulpj

Re: OSCAR NIEMEYER...
« Resposta #3 Online: 06 Dezembro 2012 às 11:46:18 »
Mudar sua cidade, é moleza... Mudar seu estado, é um pouco mais difícil, mas ainda dá pra tentar... Mudar seu país, aí tem de ter bala na agulha... MUDAR O MUNDO, não é pra qualquer um... Aliás é pra MUITO POUCOS... E a maioria dos cidadãos do mundo que fizeram a diferença, viveram pouco. Niemeyer mudou o mundo e viveu 105 anos... Um fenômeno da natureza.

Sou fã desde o primeiro momento. Fui ativista político em meu tempo de jovem. Tive a oportunidade de conhecê-lo juntamente com Luiz Carlos Prestes.

Se fosse só um arquiteto, já teria honrado seus 105 anos. Transcendeu... Foi um dos maiores HUMANISTAS de todos os tempos.

Descanse em paz, camarada...

*

heracles

Re: OSCAR NIEMEYER...
« Resposta #4 Online: 06 Dezembro 2012 às 11:54:36 »
É uma pena mesmo...mais um insubstituível que fará muita falta.
Eu como sou de Niterói tenho o privilégio de ver algumas de suas obras pessoalmente
O  "Caminho Niemayer" circuito que já tem alguns equipamentos culturais prontos para visitas
e com certeza um excelente passeio, para quem gosta de arquitetura é obrigatório.
O MAC...não é brincadeira.....não há quem olhe e não fique impactado.
O teatro popular também não deve nada....
Quem puder, vale o passeio!

Abraço
Heracles

Re: OSCAR NIEMEYER...
« Resposta #5 Online: 06 Dezembro 2012 às 12:22:59 »
Olha, não quero aqui criar nenhuma celeuma, mas não sou tão fã assim de Niemeyer não ... embora ache algumas de suas criações verdadeiras "obras de arte" ... como a Igreja da Pampulha, aqui em BH ... lindíssima!

Mas aí, quando se vai a Diamantina ou Ouro Preto topa-se com hotéis projetado por ele ... Nunca vi nada mais feio e agressivo do que isso ... ele socou no meio de uma cidade história (no caso de Ouro Preto, um monumento ao barroco) uma CAIXA DE SAPATOS ... isso mesmo, a arquitetura destes hotéis é uma caixa de tijolos e mais nada! E aqui em Minas esta cheio destas "obras", homenagens ao horrível e ao absurdo ... ainda em BH tem o Condomínio JK ... uma imensa favela vertical ... uma caixa de sapatos de pé! Horripilante!
O próprio Edifício Niemeyer na Praça da Liberdade, pra mim, é um exemplo vivo de mau gosto ... o prédio se parece com motor de motos ... todo curvo com aquelas aletas de refrigeração no pistão do motor ... feio demais!

E, por último, o Centro Administrativo ... uma apologia ao absurdo!
Enquanto o mundo todo fala em arquitetura sustentável, economia de energia etc etc etc ... ele projeta 4 imensos caixotes de vidro ... dois caixotes curvos, um redondo e um retangular ... além de um caixote retangular de concreto!
Bonito pode até ser, embora eu não ache lá estas coisas ... mas o pior do tal Centro Administrativo é o absurdo de gasto de energia que ele proporciona ... para se ter uma ideia do que estou falando, ao meio dia, de um dia de céu de brigadeiro (pra quem não conhece o termo, se refere a um céu sem nuvens ... absolutamente ensolarado), se não acederem as luzes, ninguém consegue trabalhar ... fica um breu total !!!
E isso pra não falar do ar condicionado! :P Apesar de estar localizado em um lugar descampado, sem nenhuma construção de relevância no seu entorno (digo relevância, me referindo a tamanho  ... que possa barrar a circulação de ar), onde o vento é forte o dia todo, independente da época do ano, ainda assim não se beneficia disso aqui ... é ar condicionado bombando o dia todo ou os 4 caixotes se transformam em saunas! >:( o caixote de concreto a que me referi antes, um prédio de mais ou menos uns 40 a 50 metros de frente, é o prédio do ar condicionado! ... é mole???? ) :P 
E dá-lhe gasto de energia! Li há pouco tempo no jornal, que o governo de Minas está pegando dinheiro emprestado para pagar a conta! A dívida com a CEMIG, só no Centro Administrativo, já é da ordem de milhões!!!! :P :P :P
Ou seja ... bonitinho mas ordinário e absurdo ... pelo menos para se passar o dia todo lá dentro!!!
Fazer uma obra de arte é uma coisa ... agora morar ou trabalhar nelas ... sei lá ...  ::)
De qualquer forma, que Deus o tenha!
« Última modificação: 06 Dezembro 2012 às 12:43:19 por Lourival »

Re: OSCAR NIEMEYER...
« Resposta #6 Online: 06 Dezembro 2012 às 12:41:54 »
Grande brasileiro! Deixou seu legado no mundo.
Gosto das obras dele, ainda mais por ter seu próprio e único estilo!

Não importa a moda nem a onda do momento, seu trabalho é atemporal e ele sabia disso...

abs!
Rafael.

*

Offline lucius

  • *****
  • 1.167
    • Ver perfil
Re: OSCAR NIEMEYER...
« Resposta #7 Online: 06 Dezembro 2012 às 12:48:47 »
Um poeta.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

*

Offline Jmm

  • ***
  • 222
  • A vida é curta mas é larga.
    • Ver perfil
Re: OSCAR NIEMEYER...
« Resposta #8 Online: 06 Dezembro 2012 às 12:53:56 »
Realmente alguns projetos dele parecem caixotes. Mas isso, digo, esse modelo de construções, também foi importante para o desenvolvimento urbano, verticalizando as cidades.

Mas suas obras mais conhecidas foram inovadoras e originais, incomparáveis. Tem estilo próprio e não necessitam assinatura.

Insubstituível!

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: OSCAR NIEMEYER...
« Resposta #9 Online: 06 Dezembro 2012 às 13:21:09 »
 Como engenheiro estrutural tive o privilégio de trabalhar na equipe que projetou os projetos do "arquiteto das formas ". Lembro-me que ele enviava os desenhos para os nossos desenhistas trabalharem na forma definitiva e estruturalmente correta. Um dos legados do Niemeyer foi colocar a engenharia estrutural de nosso país no topo. A Universidade de Argel foi condenada pela equipe técnica da França e " ele " bateu pé: " lá no Brasil tem engenheiro que executa meus desenhos! " E fizemos o impossível! Aliás, várias vezes! Sempre um desafio a mais! 8)

 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: OSCAR NIEMEYER...
« Resposta #10 Online: 06 Dezembro 2012 às 13:23:52 »
Bem, se obras que se parecem caixotes são exemplos de má arquitetura, então devemos passar uma borracha no movimento modernista na arquitetura, leia-se, quase tudo que foi produzido de 1920 a 1970. Temos que queimar todos os livros de Mies van der Rohe e Le Corbusier, e implodir a Ville Savoye, a Bauhaus de Dessau, o Seagram Building de NY e o IBM de Chicago.

Abraços!

Adriano

*

edulpj

Re: OSCAR NIEMEYER...
« Resposta #11 Online: 06 Dezembro 2012 às 13:31:08 »
E também todo o movimento De Stijl...

Re: OSCAR NIEMEYER...
« Resposta #12 Online: 06 Dezembro 2012 às 13:56:22 »
Bem, se obras que se parecem caixotes são exemplos de má arquitetura, então devemos passar uma borracha no movimento modernista na arquitetura,  ...
Bom, apear de ter dito que não queria criar celeuma ... lá vem porvra!!!  ;D ;D ;D
Não disse que achava "exemplos de má arquitetura" .. e sim que nunca vi nada demais nestes "caixotes" que ele criou! Além de serem feios pra burro! Só isso!
Agora Niemeyer, pra mim pelo menos, não era sinônimo de maravilhas ... o cara fazia um caixote e todo mundo babando ... nossa, que linhas ... que formas etc etc. Pra mim eram apenas "formas de caixote" ... e que fique bem claro: ALGUMAS OBRAS e não todas!!!!!!
Desculpe-me se não sou "tiete dele" !  ::)
Já vi coisas bem mais bonitas do que as dele em arquitetura ... e coisas bem mais feias também! ;) :D
« Última modificação: 06 Dezembro 2012 às 14:04:35 por Lourival »

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: OSCAR NIEMEYER...
« Resposta #13 Online: 06 Dezembro 2012 às 14:14:36 »
   
 Olá a todos.
    Talvez seja impossivel gostar de tudo que ele projetou, mas sua importância dentro da arquitetura e para o Brasil é inegável..  Outra coisa digna de nota foi sua capacidade de trabalho, basta citar o Museu Pelé que ele concebeu aos 102 anos.

Abs 

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: OSCAR NIEMEYER...
« Resposta #14 Online: 06 Dezembro 2012 às 14:16:09 »
O próprio cara já disse que você podia não gostar, mas não veria nada igual. Como moro em Brasília, falo de carteirinha que há coisas dele que são muito feias para meu gosto. Mas são diferentes. O único problema do Niemeyer foi que ele próprio tinha um estilo (o que é bom), mas que passou a se repetir, ainda que no cerne, de tempos para cá. Não sou arquiteto, mas não sou burro. É impressão minha ou o prédio do TST em Brasília é absolutamente idêntico ao do Centro Administrativo de BH, guardadas as devidas proporções? E, conquanto não tenha nada a ver plasticamente falando, prédio da PGR usa o mesmo sistema de pilar centrar distribuindo cargas mantendo o prédio suspenso que...o anexo do Centro Administrativo!

Tenho mais críticas ao Lúcio Costa como urbanista (e a ele também que, convenhamos, era farinha do mesmo saco), do que na arquitetura de prédios, que em sua maioria são bem bacanas!

Flávio

*

Alberto Ferreira

Re: OSCAR NIEMEYER...
« Resposta #15 Online: 06 Dezembro 2012 às 14:16:27 »
Salve!

E, de minha parte, também sem aceitar a "celeuma"... 
Pois não é mesmo o caso!  ;)

E afinal nós estamos homenageando o arquiteto e o conjunto da sua obra, e não apenas "tietando", como bem colocou o Lourival.

Mas,...
Claro que num campo assim, o do "modernismo", o da "vanguarda" ou até da arte chamada moderna (à sua devida época), nunca haverá unanimidades...
...e talvez menos ainda lá "no seu tempo".

Não raro, as obras podem até demorar um pouco para serem apreciadas, entendidas ou até mesmo aceitas.
E, a depender do enfoque, há os eventuais erros também... Porque não?

Mas, vejamos...
Apenas para exemplificar.
A Ville Savoie não foi implodida, mas talvez alguns até pudessem achar que seria uma boa ideia...  ;)
 ::)  :P  :-X

Para os que não acompanharam a sua história, aqui há um breve histórico dela...
http://arquitetablog.blogspot.com.br/2011/04/villa-savoye-antes-da-restauracao.html

Abraços a todos!
Alberto


Re: OSCAR NIEMEYER...
« Resposta #16 Online: 06 Dezembro 2012 às 14:26:04 »
Flávio, pra mim você acertou na mosca! ;)
O problema dele, pelo menos pra mim, era que ele sempre repetia ... ou alterava uma merrequinha e mandava bala! Os hotéis da Hidrominas em Diamantina e Ouro Preto, por exemplo, se não forem idênticos são fruto do mesmo desenho ::)
Você está certo quanto ao Palácio Tiradentes ... o caixote retangular de vidro do Centro Administrativo ... é idêntico ao prédio do TST em BSB.

PS. E nossa cerveja ... decidiu-se alguma coisa?


Re: OSCAR NIEMEYER...
« Resposta #17 Online: 06 Dezembro 2012 às 21:56:47 »
Ao morrer uma personalidade fica aquele clima de 'essa era uma pessoa especial'.

Não é o caso de Niemeyer, pois ele era realmente uma personalidade não só especial mas excepcional.
A visibilidade de uma figura brasileira reconhecida internacionalmente como artista de vanguarda
e ainda mais, sua militância política e humanista, está mais que provada.

Quem dera tivéssemos mais brasileiros desta categoria!  :(
“O mundo intriga-me. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro.” ― William Paley

*

Offline aguiar

  • *****
  • 1.281
    • Ver perfil
Re: OSCAR NIEMEYER...
« Resposta #18 Online: 06 Dezembro 2012 às 22:24:19 »
              Grande perda, se foi talvez o único gênio brasileiro deste século.

                 

Re: OSCAR NIEMEYER...
« Resposta #19 Online: 07 Dezembro 2012 às 09:59:10 »
Registro aqui mais uma revolta contra esta revistinha de meia-tigela:

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/morre-oscar-niemeyer-metade-genio-e-metade-idiota/

Não é a primeira vez que vemos coisas esdrúxulas publicadas na Veja.
E eu não leio o site, vi através desse blog:

http://www.pavablog.com/2012/12/06/reinaldo-azevedo-morre-oscar-niemeyer-metade-genio-e-metade-idiota/


E pior ainda foi o excelente colunista se re-explicando:

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/niemeyer-e-os-zurros-dos-100-idiotas/


Não sou comunista nem ateu, só acho que há colocações que não cabem em certos momentos.
Parece muito com o 'querer aparecer' é tipo uma 'RafinhaBastice'.

Desculpem se me excedi.
« Última modificação: 07 Dezembro 2012 às 10:16:49 por marcosdavid »
“O mundo intriga-me. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro.” ― William Paley