Menu principal

POSICIONAMENTO DE CONTRA PEDRA - ORIENT WD 1942

Iniciado por Paulistano, 21 Dezembro 2012 às 21:20:19

tópico anterior - próximo tópico

Paulistano

prezados amigos

estou com uma dúvida:

estou reformando um WD, cujo movimento é um 1942.

ao desmontar, verifiquei que as contra pedras dos incablocs do balanço possuem espessuras diferentes, à exemplo de alguns omegas etc.

ao remontar, fui tirar a dúvida do posicionamento delas em outra máquina 1942, e para minha surpresa, elas estavam invertidas, ou seja, a contra pedra mais espessa num movimento estava na ponte do balanço, e no outro estava na platina.

não satisfeito, consultei um amigo relojoeiro, que me disse que o certo era a pedra mais espessa ficar na ponte do balanço. Outro amigo relojoeiro, que tem bastante prática nesses movimentos de orient, me falou que a pedra mais espessa ficaria na platina principal....

e agora? quem está certo? o meu mestre e amigo JC está de férias.........

Mestre Adriano, alguma dica?

mais alguém?

desde já agradeço a ajuda de todos.

Paulistano

ninguém?

caramba......quando o assunto é mais técnico, todo mundo boia.

enfim, minha última esperança é o Mestre Adriano e o Enéias...vamos ver.

abs

Paulo Sergio

Amigo...
Desculpe, mas eu já desmontei várias contrapedras, e nunca reparei em algo semelhante... já vi diferenças de diâmetro, e creio serem mais comuns...
Claro, sei que é plausível o que o amigo propõe, mas diga-me: ao montar, você verifica "folga" de altura? Seria uma forma, digamos, "empírica" de se avaliar onde iria uma e outra!!!
Ah, há também o esforço em se montar o conjunto... se a mola de fixação da contrapedra oferecer maior tensão à montagem, eis uma resposta!!! ;) ;) ;)
Será que em manuais técnicos desse calibre (os quais nunca vi  :-\ :-\ :-\) algo seria mencionado? ? ?
Abraço
Paulo Sergio

PS: 12:00 horas para ter uma opinião sobre o tema, mesmo que ela não ajude muito, não é muito tempo, certo amigo!!! ;D ;D ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio

Paulistano

Citação de: Paulo Sergio online 22 Dezembro 2012 às 10:13:24
Amigo...
Desculpe, mas eu já desmontei várias contrapedras, e nunca reparei em algo semelhante... já vi diferenças de diâmetro, e creio serem mais comuns...
Claro, sei que é plausível o que o amigo propõe, mas diga-me: ao montar, você verifica "folga" de altura? Seria uma forma, digamos, "empírica" de se avaliar onde iria uma e outra!!!
Ah, há também o esforço em se montar o conjunto... se a mola de fixação da contrapedra oferecer maior tensão à montagem, eis uma resposta!!! ;) ;) ;)
Será que em manuais técnicos desse calibre (os quais nunca vi  :-\ :-\ :-\) algo seria mencionado? ? ?
Abraço
Paulo Sergio
PS: 12:00 horas para ter uma opinião sobre o tema, mesmo que ela não ajude muito, não é muito tempo, certo amigo!!! ;D ;D ;D ;D ;D

Paulo
pois é, apesar de vc não ter reparado, essa diferença existe.
e das duas uma: ou vc sempre teve muita sorte ao montar os incablocs (acertando de primeira a posição), ou tem alguns relógios seus com a pedra invertida...enfim...
claro que estou considerando o esforço em colocar a mola, até pq sei que a mola ficaria muito mais curvada no lugar errado...
contudo, o intúito da abertura do tópico não é, somente, saber como montar a contra pedra, mas trazer este assunto à baila.
manual técnico dos Orients? hummmmmm......isso é igual filhote de pombo...enterro de anão.....

e uma última consideração: quando o assunto é técnico, a participação é diminuta.....
se fosse uma discussão sobre "qual pulseira usar no show da Madona", já teríamos300 postagens....ISTO É FATO, OK?

de qualquer forma, muito obrigado pela participação e tentativa de ajuda.

grande abraço e ótimo final de semana.

Paulo Sergio

Valeu!!! ;) ;) ;) ;) ;)
Ah... só como informação... não tenho nenhuma pedra invertida em meus relógios...  ;) ;) ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Alberto Ferreira

[...
......quando o assunto é mais técnico, todo mundo boia.

...
[/quote]

Uma lástima...

Alberto

Paulo Sergio

Citação de: Alberto Ferreira online 22 Dezembro 2012 às 15:19:20
[...
......quando o assunto é mais técnico, todo mundo boia.

...

Uma lástima...

Alberto
[/quote]

??? ??? ??? ??? ???
Abraço
Paulo Sergio

flávio

Isso não é característica do movimento, mas dos anti choques. O mais espesso SEMPRE vai no balanço; o mais fino na platina.
Há um sistema, porém, que pega relojoeiros desavisados e é específico de marca, o Exactomatic da Vulcain e Revue Thommen (dos Crickets): a parte plana da contra pedra não fica voltada para o pivô, mas a piramidal.

Flávio

Adriano

Só estou lendo agora! Calma gente!  ;D

Vejamos alguns pontos: os mecanismos podem ter blocos iguais dos dois lados, ou diferentes. Vejam, estou falandodo bloco todo, não da contra-pedra. E desse modo, normalmente, o bloco da platina é mais esbelto. E o diâmetro também pode mudar, até, para queas peças não sejam confundidas.

Não sei dizer nada de cabeça sobre o 1942. Primeira pergunta: é certeza de que os blocos são diferentes? Pois há um problema: esses relógios são tão mexidos por aí que nunca sabemos se essas peças são originais. Pois blocos e contra-pedras são umas das peças mais "perdíveis", e aí, os negos metem um parecido.

Mas se os blocos são iguais mesmo, as contra-pedras deveriam ser também. Dificilmente vai afetar o funcionamento pois quem limita a altura da contra-pedra é o bloco. Se você usar uma pedra "errada", duas coisas podem acontecer. Se for fina demais, vai ficar com jogo entre o bloco e a mola, alterando o endshake do eixo do balanço o tempo todo e correndo o risco da mola de soltar sozinha, seja um Diashock ou um Incabloc. Se usar uma espessa demais, o endshake não vai mudar, pois como disse, o bloco limita a profundidade de assentamento da contra-pedra. Porém, a contra-pedra muito espessa pode não permitir que a mola seja montada ou que ela seja montada tão justa que o bloco perde seu efeito amortecedor.

Logo, se a tal contra-pedra, mesmo sendo ligeiramente diferente uma da outra, se tiver o diâmetro certo, e a espessura não der jogo nem esprema demais a mola, vai embora.

Agora, analise bem os blocos com uma lupa 15x ou 20x observando o batente e a altura da latera do bloco. Se as pedras tivessem que ser diferentes, os blocos também seriam, e aí deduz-se qual é qual. Mas se os blocos forem iguais, é porque uma das duas pedras está errada. E desde que não cause problemas que citei, tá tudo certo.

Abraços!

Adriano

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Eu também achei que o caminho seria analisar o anti choques, como dito, mas como estes movimentos são realmente encontrados com "alterações", e sem ter acesso ao seu manual técnico, eu preferi aguardar os comentários dos que têm a informação precisa, o nosso objetivo.

E eu acho isso normal.
E não vi falta de interesse na parte técnica.

Alberto

Paulistano

amigos
não disse em nenhum momento que houve desinteresse....mas, curiosamente, quando a questão é técnica, a reserva nas opiniões é um fato.

aproveitei o silência e dei uma cutucada, como um peão, que monta num touro bravo e dá-lhe uma cutucada com as esporas.....kkkkkkkkk

bem, quanto a questão em si....

ousarei discordar de todos.

as três máquinas que estão aqui comigo, completas e em bom estado, sem grandes sinais de intervenções malfeitas, TODAS estão com as contra pedras montadas da mesma forma.

explicarei: os blocos são exatamente iguais, e as contra pedras diferentes, sendo uma mais espessa que a outra. TODAS estão montadas com a mais espessa no lado da ponte do balanço.....eu disse todas as 3 máquinas estão montadas exatamente desta forma.

eu fiz a experiência de colocar uma contra pedra mais fina no lugar da mais espessa, e "voilà", a mola fica solta, ou seja, REALMENTE, no 1942 e no 1961 a máquina "calça" um conjunto mais espesso de um lado do que o outro e, a princípio, fica do lado do balanço.

a menos que as 3 máquinas tenham passado pelo mesmo relojoeiro ao longo dessas décadas de existência, acho muita coincidência que as três estejam erradas em sua posição e tamanho.

contudo, gostaria de me certificar analisando o detalhamento técnico do 1942 e do 1961...seria muito interessante.

enfim, vamos prosseguindo na pesquisa.

Mestre, é sempre bom descobrir coisas novas, e fico feliz por lhe dar esta oportunidade....sério...sei que vc é um pesquisador, e isso é sempre gratificante.

amigos, muito obrigado pelas participações.......de coração. vamos tentar esclarecer este "mistério".

grande abraço.

rpaoliello

Paulistano;

O único motivo que vejo nesta maior espessura é para ter uma resistência maior a força transmitida pelo balanço a pedra em eventual choque.

Talvez, como o Adriano citou, seja para compensar o maior diâmetro do bloco, resistência mecânica da pedra.

Agora uma pergunta o diâmetro do pivo é maior em alguma das pontas?

Um abraço.

Renato.

P.S: tópicos técnicos quase sempre são as mesmas pessoas que participam, acho que não por falta de interesse, mas por conhecimento específico na matéria. 

Paulistano

amigo

as pontas são exatamente do mesmo diâmetro.

abraços.

Alberto Ferreira

Tentando ajudar com algumas imagens, para que todos saibamos de que componentes nós estamos eventualmente falando...

...

Imagens genérica, ilustrativas, de Incabloc´s, obtidas na NET.

Alberto

Adriano

Bem, por isso falei, não conheço nada de cabeça da 1942. Se você afirma que é assim mesmo, a coisa muda um pouco. O bloco pode ser o mesmo mas o assentamento então do bloco muda. Tem que haver alguma diferença. O bloco da pedra mais espessa tem que sentar mais baixo em relação à mola. É só observar.

Além disso, você já respondeu: se de um lado a pedra ficou frouxa, é porque está do lado errado.

Agora, a espessura da contra-pedra é só para dar altura entre o bloco e a mola e a contra-pedra em si serve apenas de apoio para a ponta do eixo. Não é para resistir ao choque pois o choque vertical é absorvido pelo bloco todo, que recebe a porrada do ombro do pivô e não da ponta dele.

Abraços!

Adriano

Paulistano

é....mas ainda não estou totalmente convencido do posicionamento correto.....

pedi ajuda ao Enéias.....quem sabe ele pode ajudar....não é ele que é chamado de Dr. Orient?

muito obrigado.

Alberto Ferreira

Eu não entendi esta parte...

Citação de: Paulistano online 21 Dezembro 2012 às 21:20:19
...

ao remontar, fui tirar a dúvida do posicionamento delas em outra máquina 1942, e para minha surpresa, elas estavam invertidas, ou seja, a contra pedra mais espessa num movimento estava na ponte do balanço, e no outro estava na platina.

...

Citação de: Paulistano online 22 Dezembro 2012 às 17:19:00
...

as três máquinas que estão aqui comigo, completas e em bom estado, sem grandes sinais de intervenções malfeitas, TODAS estão com as contra pedras montadas da mesma forma.

explicarei: os blocos são exatamente iguais, e as contra pedras diferentes, sendo uma mais espessa que a outra. TODAS estão montadas com a mais espessa no lado da ponte do balanço.....eu disse todas as 3 máquinas estão montadas exatamente desta forma.

...

Ok, pelo dito as contra pedras são diferentes, mas afinal elas estão montadas da mesma forma, ou não?

Alberto

Paulistano

mestre Alberto

qual parte não entendeu?

tentarei ser mais claro:

nas três máquinas que tenho aqui, em todas elas os conjuntos estão montados da mesma forma, ou seja: a cada par, de cada máquina, exite uma contra pedra mais fina e outra mais grossa, e em todas as máquinas, o conjunto que contém a contra pedra mais grossa está do lado da ponte do balanço.

entendeu?

abraços.

Alberto Ferreira

;D
Sim, eu entendi, é claro.

Mas, então não seria o caso de cogitar ser esta a forma correta?

Ou a sua dúvida continua me escapando? Qual seria ela?
Se nestes movimentos da Orient, as contra pedras são diferentes, como em outros...

Citação de: Paulistano online 21 Dezembro 2012 às 21:20:19

...
ao desmontar, verifiquei que as contra pedras dos incablocs do balanço possuem espessuras diferentes, à exemplo de alguns omegas etc.

...

Eu creio que sejam mesmo assim...

Ou não?

Alberto

Paulistano

isso foi o que eu deduzi....não quer dizer que esteja certo....entendeu meu ponto?

há diversas opiniões, inclusive a minha....mas nenhuma peremptória.

enfim....será que o dr. Orient pode nos ajudar?

ai que saudade do meu Mestre e amigo JC.......está de férias, para meu desespero.....

vamos em frente.

grande abraço.