Menu principal

Som de um 6105...

Iniciado por Henk, 14 Janeiro 2013 às 15:51:29

tópico anterior - próximo tópico

Henk

Amigos,

Adquiri recentemente um Seiko 6105-8000 que se disse recém revisado e máquina em ordem. Não sei se é verdade, mas aparentemente funciona bem.

Bom, ontem fui dormir com ele no pulso, estava com minha mão apoiada no travesseiro e comecei a escutar um som que inicialmente parecia um despertador eletrônico bem baixinho, tipo  "tu, tu, tu" mais agudo... Procurei meu celular achando que fosse ele mas logo me dei conta que era o seikinho automático.

Ora, sou totalmente ignorante nesse mundo de relógios mas fiquei surpreso com esse som inusitado para mim, pois nada me remetia ao som que tenho em memória num relógio mecânico e principalmente com o volume, perfeitamente audível.

Tenho outros mecânicos, mas é difícil ouvi-los trabalhando e quando possível seria o famoso "tic, tic tic" de pecinhas se movimentando. Esse é um som mais consistente.

Tem algo de errado, batendo onde não deveria? Espero que não pois esse som me deixou mais fascinado nesse 6105! É como presenciar o fim dos filmes mudos no cinema  ;D

igorschutz

Bem, acho que fica um pouco difícil dar um diagnóstico baseando-se em "tu, tu, tu" e "tic, tic, tic", eheheheheh...

Só tem um jeito de você saber: leve num relojoeiro de confiança, e que possua bons equipamentos de diagnósticos. Um passada num vibrograph responderá boa parte da sua dúvida.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Henk

Hahaha... fica esse tópico pra dizer que descobri o mundo sonoro dos relógios mecânicos.

Mais um pouco levava num médico... ;D

Alberto Ferreira

E os a quartzo também fazem ruídos... Fora os das nossas próprias mentes.  ::)   ;)

Na verdade o problema é dar-lhe ouvidos...  Em qualquer dos casos.   :D

Mas chamar o 6105-8000 de "seikinho automático" só pode dar nisso mesmo...
Ele está é protestando!
;D ;D ;D

Alberto

shun

Se tem uma coisa que me incomoda é dormir de relógio.. Especialmente se ele for enorme que nem o 6105-811X..! hahahaha

flávio

Como disse o Igor, difícil saber pela onomatopéia!  ;) Mas dois relógios meus antes da revisão rangiam! Ao invés do Tic Tac, era "nhéc nhéc"! :P
Juro!

Flávio

Henk

Caramba gente, sei que parece idiota tentar reproduzir um som, então vamos lá: Imaginem alguem batendo freneticamente uma haste metálica numa latinha vazia de creme nivea... Hahahaha....

Minha ignorância não permite imaginar que raios de tamborzinho tem lá dentro pra fazer esse barulho! Por isso que imaginei inicialmente um som pulsante eletrônico.

Então vamos lá... Todo mundo pegando o creme da mulher pra dar uma batucada...  ::)

Hahaha, obrigado a todos, vou curtindo esse som e espero que nenhum relojoeiro acabe com ele.

Alberto Ferreira

Citação de: Henk online 14 Janeiro 2013 às 19:12:37
...Imaginem alguem batendo freneticamente uma haste metálica numa latinha vazia de creme nivea... Hahahaha....
...

Ah! Creme Nivea...
Da latinha azul, né?
Ah! bom...     Sei...   Sei.     Agora ficou claro...   ;)
;D ;D ;D

Ainda bem que o coitado do Seiko não tem a "latinha" tipo "tuna" (o sólido...)...   ::)

Affff!    ;D ;D ;D

Abraços, Henk!  Na boa!
;D ;D ;D

Alberto

Ah!
Teria umas moedinhas (de cobre) soltas lá dentro da tal latinha de Nivea?
Tipo...   Ching-chang-ching-chang-ching-chang...
::)

igorschutz

Mas qual o tamanho da latinha, a pequena ou a grande?
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Iiiiiiihhhhh, Henk...

"Tamborzinho"?  O de corda?  Tá fazendo barulho...   Tipo assim... Meio Olodum??
Acho que não, né?   :D

Rapaaazzzz!
Aquele carimbo da ASA pode ficar meio em risco, aí... Hein?
;)

Alberto
8)

Paulistano

odeio creme nívea....

e quanto ao barulho, tenho um relógio que faz plunc, plact, zuummm......

abraços

vinniearques

É que tá chegando o carnaval, ai o tamborzão de corda já ta no ritmo!

Henk

A ASA não perdoa nem brincadeiras. :P

Tenho 6r15 que faz o tic, tic... 6138 e 6139 que fazem o mesmo tic, tic... Um 7s26 (monster) que mal dá pra escutar o tic, tic... Um skx 007 que não ouvi ainda... ( Alberto, minhas credenciais. Carimba? 8)

E tenho agora um seikão  :-* de respeito que faz tuc, tuc em alto e bom som. O fato de ser melhor tem haver com o som que produz? Ou até mesmo no volume que o faz?

Eu fico atento aos sons e ruídos do meu carro e assim identifico muitos problemas, principalmente porque ele é esportivo e exijo muitas vezes o seu limite.

Acho que até mesmo o barulho dos nossos mecânicos revelam muito do seu funcionamento. Ou não?

Alberto Ferreira

Sim. Revelam.
Mas pode ser muito tarde.

Sem com isso dizer que o seu 6105 tem problemas, mas não podemos fazer esta avaliação.

O correto, se sairmos do âmbito das brincadeiras para um mais técnico é, sempre que comprarmos um relógio usado, submetê-lo a uma revisão cuidadosa, em mãos qualificadas e bem equipadas.

Tentar fazer ou pedir diagnósticos (e aqui a brincadeira é séria), como diz o Flávio, baseados na onomatopeia, não dá...
Ou melhor, dá sim...    Mas só de brincadeira.

Na boa!   :D  8)
Alberto

E para que você não pense que eu sou um chato de galochas (e eu não uso galochas...   ::)  ;)), veja este "diagnóstico"...

Tic do Céu! Eu acho que o Tac morreu!   :o

;D

Paulistano

Citação de: Henk online 14 Janeiro 2013 às 23:48:57
Acho que até mesmo o barulho dos nossos mecânicos revelam muito do seu funcionamento. Ou não?

o meu mecânico é super silencioso...não flatula, não arrota, come de boca fechada........uma graça.

abraços.

Paulo Sergio

Citação de: Paulistano online 15 Janeiro 2013 às 02:40:40
Citação de: Henk online 14 Janeiro 2013 às 23:48:57

o meu mecânico é super silencioso...não flatula, não arrota, come de boca fechada........uma graça.

abraços.

;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio

Henk

Alberto, obrigado, é bom contar com sua espirituosidade, pois é ingrato ficar teclando tic, tic e tu, tu, tu, esperando respostas inteligentes.

E, claro, revisão é de praxe, mas confesso que relaxo muito depois que adquiro esses clássicos.

Mas, infelizmente... digamos assim... meu 6105 não está bradando para seus irmãos 6138 e 6139 e primos mais novos 7s26 e 6r15 que é melhor que eles. Como um bom nipônico, deve trabalhar discretamente e no mesmo tom!

Vou antecipar a revisão e deixá-lo parado até lá.

Alberto Ferreira

Henk, eu vou me permitir fazer uma suposição...

Talvez, como disse, você esteja mesmo "teorizando" algo como...
...Se o som do meu 6105 é mais forte (audível) ele deve ser melhor (mais robusto?) que aqueles outros, com os seus sons "baixinhos"...

Bem,...
O 6105 é melhor mesmo, mas o seu "som" ouvido externamente, se normal (e não me peça para descrevê-lo...  :D) é uma característica do movimento, da caixa, etc.
Não há, não necessariamente, uma relação direta com a "qualidade", menos ainda em qualquer sentido comparativo.
O único diagnóstico possível através de um som é o feito com equipamentos específicos, no caso um "vibrograf". E isto vale para qualquer movimento, marca ou modelo de relógio.

Uma dica...  
Não compre relógios necessitando de restauração, como em geral ocorre com quaisquer "vintages", se em pouco tempo você mesmo sentir que não terá a devida gana (paciência, talvez) para levar o processo adiante. Ele, o processo, pode ser (e normalmente é mesmo) lento.
A gratificação completa vem... Mas só lá no final.
Os bons "vintageiros" não se esquecem disso mas também curtem o durante.

Um abraço! E, repito, numa boa!  8)
Alberto

Henk

TOUCHÉ! Obrigado Alberto.