[REVIEW] Citizen NY 0040

  • 51 Respostas
  • 22680 Visualizações
Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #20 Online: 29 Janeiro 2013 às 19:33:38 »
Alberto,

Obrigado pela dica.

Vou passar a indicação do Sarica para o meu colega.

Abraços,

Marco Y
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #21 Online: 30 Janeiro 2013 às 01:19:19 »
nossa! nem sabia que a inversão poderia ser feita dessa forma. sério.

mas o relógio que eu gostaria que fosse lefty/destro, ou seja, com a coroa à esquerda, é o orient poseidon. daquele tamanhão, ficaria muito confortável. mas ele tem janela com mostrador de data e dia. portanto, naõ se trata apenas de inverter a posição do dial e reposicionar ponteiros, pelo menos o minuteiro.

meus dois citizen são leftys. e sempre, com eles, o conforto é muito bom, coisa que nem sempre acontece com meus seiko, mesmo com a coroa a 3:45.

sou meio agitadinho, e meu transporte é bicicleta, e sim, os relógios com bracelete acabam descendo e cutucando o dorso da mão. aí os leftys fazem sucesso comigo. mais confortáveis...

e obrigado big paul, cigano e watchgirl, pelos elogios.
 

*

Alberto Ferreira

Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #22 Online: 30 Janeiro 2013 às 15:42:36 »

...
mas o relógio que eu gostaria que fosse lefty/destro, ou seja, com a coroa à esquerda, é o orient poseidon. daquele tamanhão, ficaria muito confortável. mas ele tem janela com mostrador de data e dia. portanto, naõ se trata apenas de inverter a posição do dial e reposicionar ponteiros, pelo menos o minuteiro.

...
 

Não. Não haveria problema, ogum777.
Se o relógio não tiver "subdials" e se tiver o "segundeiro" central a inversão pode ser feita sem problemas.


Tome a foto aí abaixo como referência (foto meramente ilustrativa).



Observe que nesta posição da foto o que apareceria nas janelas do calendário seria JUE e 1, correto?
Com o mostrador invertido, passaria a aparecer MON e 16, e na posição relativa correta (não de "ponta-cabeça), pois as janelas dos calendários permaneceriam à direita.

Alberto

Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #23 Online: 30 Janeiro 2013 às 16:29:37 »
Alberto,

Mais um detalhe interessantes sobre esta operação.

Obrigado!
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #24 Online: 31 Janeiro 2013 às 01:05:06 »
Um Seiko Monster com modding, e case invertido !!


Fonte: Seiko Clube Singapura !

Eu tinha visto, um tutorial completo, aonde o sujeito inverteu a caixa do relógio, porém não estou achando, e não lembro se foi com Seiko SKX007/9 ou um Monster... Se eu achar eu posto aqui, ok !!
Abraços,
Cigano!

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #25 Online: 31 Janeiro 2013 às 15:25:16 »

...
mas o relógio que eu gostaria que fosse lefty/destro, ou seja, com a coroa à esquerda, é o orient poseidon. daquele tamanhão, ficaria muito confortável. mas ele tem janela com mostrador de data e dia. portanto, naõ se trata apenas de inverter a posição do dial e reposicionar ponteiros, pelo menos o minuteiro.

...
 

Não. Não haveria problema, ogum777.
Se o relógio não tiver "subdials" e se tiver o "segundeiro" central a inversão pode ser feita sem problemas.


Tome a foto aí abaixo como referência (foto meramente ilustrativa).



Observe que nesta posição da foto o que apareceria nas janelas do calendário seria JUE e 1, correto?
Com o mostrador invertido, passaria a aparecer MON e 16, e na posição relativa correta (não de "ponta-cabeça), pois as janelas dos calendários permaneceriam à direita.

Alberto

alberto, note que nessa foto, mon e 16 não estão alinhados, ao contrário de jue e 1. e note que como o disco tem 31 dias marcados, quando do lado da coroa está alinhado o dia, no outro lado está o intervalo entre dois dias.

e noto um segundo problema. como movimento com a coroa à direita, esses discos giram apenas quanto o ponteiro de hora está próximo a 12 hs (24 hs, obviamente), passa uma vez por essa posição e não gira os discos, passa a segunda vez e gira os discos.

simplesmente invertendo o movimento, ele passará a girar os discos na segunda vez que o ponteiro passar pela antiga posição de 12 hs, agora posição de 6 hs.

a não ser que se possa alterar isso, não sei como proceder essa inversão mantendo dia e data.

o que pode explicar esse mod que o cigano colou - obrigado cigano! - cujo dial esconde dia e data.

*

Alberto Ferreira

Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #26 Online: 31 Janeiro 2013 às 22:03:43 »
...
alberto, note que nessa foto, mon e 16 não estão alinhados, ao contrário de jue e 1. e note que como o disco tem 31 dias marcados, quando do lado da coroa está alinhado o dia, no outro lado está o intervalo entre dois dias.
...


Bem observado, ogum777.

Mas este problema me parece ser menor.
A foto é ilustrativa, e eu nem sei qual seria a qualidade do movimento mostrado (o desalinhamento que você notou pode ser um problema, ou não).
Mas, apesar do "desalinhamento” observado, eu creio que os calendários poderiam (ou seriam) alinhados na janela sim, uma questão de ajuste.


Citar
...

simplesmente invertendo o movimento, ele passará a girar os discos na segunda vez que o ponteiro passar pela antiga posição de 12 hs, agora posição de 6 hs.

a não ser que se possa alterar isso, não sei como proceder essa inversão mantendo dia e data.

o que pode explicar esse mod que o cigano colou - obrigado cigano! - cujo dial esconde dia e data.

Sim.
Aqui a questão é mesmo relevante

Teria que haver uma alteração no (ponto de) acionamento dos discos, a peça que faz isso é chamada de "finger" e é ela que "engrena" nos discos e os move, quando na posição adequada.
Neste caso, eu creio que vá depender do projeto do sistema (ou a maneira específica como os discos de calendário são movidos).
O uso do mostrador sem as janelas, sem dúvidas, elimina este problema.

Mas se daria para modificar, ou não, me parece ser uma questão interessante, a respeito da qual eu não tenho referências concretas (como seriam os detalhes dos diversos movimentos, etc).

Mas será que alguém pode contribuir com ilustrações do acionamento dos calendários, para uma melhor visualização e esclarecimentos visando estas nossas discussões?




Uma reconsideração e uma correção!

Ogum777,
Por favor, desconsidere tudo o que eu escrevi aí acima...

Eu explico, a minha avaliação e comentários estão errados, na verdade eu fui induzido ao erro ao ler de forma superficial o seu comentário.
Desculpe!

A coisa é mais simples.

Basta que os ponteiros sejam remontados na nova posição das 00H00, mesmo que para o movimento o acionamento do calendário continue sendo feito como antes (na posição que fica agora na parte inferior do mostrador, mas a troca vai de fato ocorrer quando os ponteiros se cruzarem, na nova posição 00H00.

Portanto, não é necessário alterar nada, além da remontagem do mostrador (não esquecer os pezinhos) e dos ponteiros.


Alberto
« Última modificação: 01 Fevereiro 2013 às 13:19:48 por Alberto Ferreira »

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #27 Online: 31 Janeiro 2013 às 23:54:35 »
alberto!

a questão do disco de data parece pedir outro disco. o mês tem 31 dias. assim, se fosse apenas 30, os números estariam alinhados quando contrapostos. por serem pares. com é número ímpar - 31, não alinha.

sobre o acionamento dos discos, como eu não sou lá muito conhecedor do assunto, me pergunto se não se pode simplesmente colocar os ponteiros invertidos.

explico: colocar apontando em sentido contrário ao que apontavam antes.

não sei se isso é possível, se for, a questão do acionamento dos discos tá corrigida.

só falta um novo disco de data com os números reposicionados. não deve ser tão difícil assim de se conseguir fazer, se se trata de um relógio em produção.

e claro, reposicionar os ponto de apoio e encaixe do dial.

falando assim fica fácil. mas deve dar um trabalho do cão... hehehehe

*

Alberto Ferreira

Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #28 Online: 01 Fevereiro 2013 às 13:24:51 »
alberto!

a questão do disco de data parece pedir outro disco. o mês tem 31 dias. assim, se fosse apenas 30, os números estariam alinhados quando contrapostos. por serem pares. com é número ímpar - 31, não alinha.

sobre o acionamento dos discos, como eu não sou lá muito conhecedor do assunto, me pergunto se não se pode simplesmente colocar os ponteiros invertidos.

explico: colocar apontando em sentido contrário ao que apontavam antes.

não sei se isso é possível, se for, a questão do acionamento dos discos tá corrigida.

só falta um novo disco de data com os números reposicionados. não deve ser tão difícil assim de se conseguir fazer, se se trata de um relógio em produção.

e claro, reposicionar os ponto de apoio e encaixe do dial.

falando assim fica fácil. mas deve dar um trabalho do cão... hehehehe


Ogum777,
Por favor, veja as correções que eu fiz na minha mensagem anterior.

Eu corrigi lá para que a informação errada que eu havia dado (lá na mensagem anterior) não se propague e cause confusão.


Citar
...
...a questão do disco de data parece pedir outro disco. o mês tem 31 dias. assim, se fosse apenas 30, os números estariam alinhados quando contrapostos. por serem pares. com é número ímpar - 31, não alinha.
...

Eu não creio que seja necessário.

Alberto

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #29 Online: 01 Fevereiro 2013 às 13:59:11 »
a questão passa a ser: quem fari auma inversão num relógio como, por exemplo o orient poseidon?

*

Alberto Ferreira

Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #30 Online: 01 Fevereiro 2013 às 14:17:04 »
Eu creio que qualquer bom relojoeiro poderia fazer.

A inversão dos pezinhos em si, alguns até poderiam fazer, mas ela necessitaria de um dispositivo específico, para fazer a “ressoldagem” sem danificar a pintura do mostrador.

Esta solda dos pezinhos é feita pela passagem de uma corrente elétrica de valor adequado, como disse, com um dispositivo específico, que nem todos os relojoeiros têm.

Na Sarica eles fazem o serviço e o técnico pode levar o mostrador lá, mas junto com o movimento (para marcação dos novos locais de solda).


Ah!
Uma dica...
É muito importante que todas as partes envolvidas entendam bem a proposta e aceitem claramente fazer o serviço.

Alberto

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #31 Online: 01 Fevereiro 2013 às 14:19:41 »
Eu creio que qualquer bom relojoeiro poderia fazer.

A inversão dos pezinhos em si, alguns até poderiam fazer, mas ela necessitaria de um dispositivo específico, para fazer a “ressoldagem” sem danificar a pintura do mostrador.

Esta solda dos pezinhos é feita pela passagem de uma corrente elétrica de valor adequado, como disse, com um dispositivo específico, que nem todos os relojoeiros têm.

Na Sarica eles fazem o serviço e o técnico pode levar o mostrador lá, mas junto com o movimento (para marcação dos novos locais de solda).


Ah!
Uma dica...
É muito importante que todas as partes envolvidas entendam bem a proposta e aceitem claramente fazer o serviço.

Alberto


 e não se pode levar o relógio diretamente na sarica para fazer isso?

*

vinniearques

Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #32 Online: 01 Fevereiro 2013 às 14:30:30 »
Eu creio que qualquer bom relojoeiro poderia fazer.

A inversão dos pezinhos em si, alguns até poderiam fazer, mas ela necessitaria de um dispositivo específico, para fazer a “ressoldagem” sem danificar a pintura do mostrador.

Esta solda dos pezinhos é feita pela passagem de uma corrente elétrica de valor adequado, como disse, com um dispositivo específico, que nem todos os relojoeiros têm.

Na Sarica eles fazem o serviço e o técnico pode levar o mostrador lá, mas junto com o movimento (para marcação dos novos locais de solda).


Ah!
Uma dica...
É muito importante que todas as partes envolvidas entendam bem a proposta e aceitem claramente fazer o serviço.

Alberto


 e não se pode levar o relógio diretamente na sarica para fazer isso?

respondendo!

se levar o movimento e o mostrador pode sim!

Mais ai vai ter que desmontar voce mesmo e levar pois eles não desmontam pra voce! ou levar num relojoeiro pra fazer isso, mais ai normalmente o próprio relojoeiro já leva na Sarica!

*

Alberto Ferreira

Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #33 Online: 01 Fevereiro 2013 às 14:59:50 »
Mas não se esqueça de confirmar bem tudo antes (os detalhes, as dúvidas, etc) com o seu relojoeiro de confiança.

Para que não persistam dúvidas ou, pior, eventuais maus-entendidos, entre as partes envolvidas.

Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #34 Online: 01 Fevereiro 2013 às 16:54:54 »

Citar
...
...a questão do disco de data parece pedir outro disco. o mês tem 31 dias. assim, se fosse apenas 30, os números estariam alinhados quando contrapostos. por serem pares. com é número ímpar - 31, não alinha.
...

Eu não creio que seja necessário.

Alberto


O amigo Ogum está correto. Se há calendário, o mesmo disco não serve, pois não é simétrico: a data fica desalinhada na posição de 9h.

Existe um exemplo clássico, onde existe essa opção de fábrica: o Omega PloProf original. E mais: os mostradores não são diferentes, pois a posição dos pés é simétrica. Se você quer um com coroa à esquerda (que é feito para usar no pulso esquerdo), você monta de um jeito. Se quiser usar com a coroa para a direita, é só montar o mesmo mostrador ao contrário. PORÉM, o disco do calendário é diferente para ambas as versões. Ou seja, se você quiser transformar um PloProf canhoto em destro ou vice-versa, não precisa trocar nada EXCETO o disco do calendário.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #35 Online: 01 Fevereiro 2013 às 17:02:13 »
Legal!

Grato pelo esclarecimento, e correção, amigo Adriano!

E, de minha parte, desculpem as considerações erradas que eu acabei fazendo.

Alberto
 8)

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #36 Online: 01 Fevereiro 2013 às 17:25:23 »
Amigo Alberto, ah vá!

 ;D

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #37 Online: 01 Fevereiro 2013 às 18:21:24 »
A todos os demais colegas e ao amigo Adriano.

O meu comentário foi sério, no sentido de ter me retratado, mesmo, não houve nem um pingo de sarcasmo (ou de "beicinho"  :D) nas minhas palavras, ok?
Eu gostaria que isso ficasse muito claro.

E eu vou aproveitar o momento para fazer uma consideração, que eu entendo ser importante.
E vou falar especificamente do meu caso, ok?

Pois bem...
Eu creio que eu não preciso demonstrar que as minhas intenções (nos comentários e informações) são sempre as melhores.

Mas...
Diz o velho deitado...   "de boas intenções as discotecas e casas noturnas estão cheias..."  :P

O que eu quero dizer com isso?
Uma opinião, uma análise, pode ser emitida com a melhor das intenções (e com rapidez - e aí já mora um certo perigo), mas conclusões (como aquelas a que eu cheguei) podem estar baseadas em erros. Em simples e básicos erros.

Nada, absolutamente nada supera a prática, daqueles que estão com as mãos na massa ou diariamente ao lado dos que lá as têm.

Aqui, amigo Adriano, está a diferença que eu quero enfatizar.
As minhas tentativas de conclusões teóricas, são bem intencionadas e baseadas em algum conhecimento, mas ficam longe dos seus conhecimentos, também teóricos, e os adquiridos no dia-a-dia e na sua prática.
Para mim é simples assim.

O meu pedido de desculpas (técnicas) e agradecimentos pela correção são absolutamente sinceros.
E, mais que isso, eles são de ordem prática!

Um abraço a todos, em especial ao amigo Adriano!
Alberto

Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #38 Online: 02 Fevereiro 2013 às 10:44:22 »
Alberto,

Não sou um colaborador do forum, mas sempre circulo por aqui como consumidor de conhecimentos e sempre percebi a sua boa vontade em contribuir e debater.

Acredito que o debate é a melhor forma de evoluir o conhecimento, tanto é que as defesas acadêmicas são baseadas neste tipo de mecanismo. A banca contribui com questionamentos para obrigar o pesquisador a aprofundar seus estudos e procurar enxergar sua pesquisa através de outras perspectivas.

Foi gratificante ver um questionamento meu se transformar em um debate saudável e técnico entre indivíduos com profundo conhecimento técnico e aprender muito com isso.

Obrigado a todos pelas aulas deste tópico.

Marco
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Citizen NY 0040
« Resposta #39 Online: 02 Fevereiro 2013 às 23:09:01 »
A minha experiência do dia-a-dia, contudo, não é páreo à simples atenção, o tempo dispensado, a tentativa de ajudar, nesta ocasião e sempre na história de nosso fórum, o que o dispensa de qualquer necessidade de pedir desculpas! A mim, menos ainda! Seu crédito é amplo demais, mas sei que sua fineza não o permite de deixar de pedir desculpas.

Um grande abraço, Alberto!

 :D

Adriano