Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)

  • 141 Respostas
  • 33440 Visualizações
*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #20 Online: 20 Janeiro 2013 às 20:02:22 »
Parabéns Shun, muito legal mesmo!

Obrigado por compartilhar, também vou acompanhar! ;)
Membro do RedBarBrazil

Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #21 Online: 21 Janeiro 2013 às 00:25:58 »
Parabéns pelo seu lindo projeto ! Sucesso ! Fico tmb ansioso pelas próximas etapas !
Abraços

Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #22 Online: 21 Janeiro 2013 às 09:29:44 »
Espetacular!  :D
Como todos aqui, estou ansioso para ver o seu projeto concluído!!  ;)

Abs e boa sorte!
Rafael.

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #23 Online: 21 Janeiro 2013 às 11:44:19 »
Gostei!!
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #24 Online: 21 Janeiro 2013 às 16:16:54 »
 Meu, fiquei pasmo... :o :o parabéns.. :)
  Eu na minha infinita burrice* apanho para trocar as pulseiras dos meus relógios... vou acompanhar a saga  ;)

Abs

 * Como disse alguém..." A inteligencia tem limites, a burrice não" ;D ;D

Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #25 Online: 21 Janeiro 2013 às 18:51:51 »
Meu, fiquei pasmo... :o :o parabéns.. :)
  Eu na minha infinita burrice* apanho para trocar as pulseiras dos meus relógios... vou acompanhar a saga  ;)

Abs

 * Como disse alguém..." A inteligencia tem limites, a burrice não" ;D ;D

Clélio, adorei a frase! kkkkkkkkkkkkk

Shun, me diga uma coisa, e o mecanismo e caixa? De onde vieram?
''All we are is dust in the wind.''

Abraços da Watchgirl!

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #26 Online: 25 Janeiro 2013 às 01:13:27 »
Muito obrigado pelo apoio, pessoal! Fico muito agradecido e mais estimulado a enfrentar os desafios que encontro..! Mas repito.. Isso tudo sou eu que estou fazendo por minha conta e risco. Muitas coisas que faço talvez não são realizadas da maneira correta, então friso que este é o jeito que eu estou fazendo. Definivamente há maneiras mais profissionais de se realizar o projeto como um todo. Voltei de viagem hoje e por isso nao pude agradecê-los antes.

watchgirl, a caixa comprei da China e o movimento eu comprei de um cara na Bélgica, é o Molnija 3601. A escolha pelo Molnija 3601 foi por conta que, até onde me informei, a Molnija comprou os projetos de produção do movimento Cortebert 616 e passou a produzir o 3601. O Cortebert 616 tem uma relação direta com o Rolex 618, este foi usado em muitos modelos da Panerai de antigamente; logo, o Molnija, foi uma escolha economicamente viável para produzir uma homenagem. O movimento Rolex 618 que equipou alguns Panerai's nada mais eram do que um Cortebert 616 retrabalhado pela Rolex.

Hoje consegui realizar mais uma etapa; a remoção do eixo do ponteiro dos segundos no movimento. O 3601 originalmente vem com ponteiro de segundos às 6 horas, mas meu mostrador não possui segundeiro, então deveria remover ele para conseguir fixar de maneira correta o motrador ao movimento. Para isso tive que desmontar um pouco o movimento.




(Notaram a semelhança? Este é um Rolex 618 em um Panerai 3646)

O objetivo é deixar a parte superior da platina sem o pino saliente.. O objetivo é deixar assim:


Para isso, é bom desmontar o movimento e tirar a roda dos segundos e lixar um segmento do pino apenas o suficiente para ele não ficar para fora.. Removi mais ou menos na altura marcada. Tem de se tomar cuidado para náo alterar a forma do pino, ou ele vai girar errado no eixo e compromete o desempenho do relógio como um todo.. E por se tratar de peças com dimensões diminutas é complicado mexer nisso!


Após remover parte do pino foi só remontar o movimento e testar para ver se tudo estava funcionando.. E está!  :D
Agora é possível instalar o mostrador no movimento de forma correta


« Última modificação: 25 Janeiro 2013 às 01:33:00 por shun »

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #27 Online: 25 Janeiro 2013 às 01:21:43 »
Um outro problema que mencionei anteriormente é a altura do espaçador somado ao mostrador e movimento. Com apenas o aro espaçador, a caixa fecha com firmeza e o aro fica firme entre o bezel e tampa do fundo do relógio. O problema é que há a necessidade de mais espaço para o mostrador e movimento, que ficam apoiados e fixados no aro.



O aro sozinho possui 5,25 mm de altura


Porém com o mostrador e movimento acoplado ele pula para 6,90 mm


Há a necessidade de remover 1.65mm de altura do aro para o encaixe perfeito. Ainda não sei direito como fazer.. Estava pensando em marcar essa altura no aro, mascarar com fita crepe e ir usando uma lima manualmente aos poucos e depois lixar as imperfeições para atingir a altura correta.. Mas não sei se é o melhor método, acredito que há metodos melhores pois tenho receio de que sem algo para manter o aro no formato original posso acabar deformando ele. Se alguem que estiver acompanhando tiver alguma idéia..!  :)

Abraços

Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #28 Online: 25 Janeiro 2013 às 08:36:26 »
Shun, talvez desbastar com um torno bem regulado seria a melhor forma.
sic transit gloria mundi

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #29 Online: 25 Janeiro 2013 às 12:10:44 »
Boa TArde,

Estou de acordo com o colega carbonieri, marcar com uma fita adesiva e desbastar com uma lima..pode dar me...da. Obviamente não quero questionar a vossa habilidade manual, afinal você já provou que é discipulo do Macgyver...kkkk

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #30 Online: 25 Janeiro 2013 às 13:05:17 »
Com certeza com um torno eu conseguiria resultados muito bons em diversas etapas do relógio.. Porém não tenho acesso a um... E são muito caros para comprar!

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #31 Online: 25 Janeiro 2013 às 13:27:07 »
Bela atualização caro Shun, está ficando muito bacana o seu projeto!!

Eu já desbastei um acrílico para que ele ficasse mais baixo, usei lixas grossas e terminei com uma bem fina, tudo apoiado em um vidro sobre uma mesa. No meu caso ficou bom.

É claro que o material é outro, no seu caso creio que seja em latão, caso queira um alternativa, fica aí uma dica caseira !! rsrs

Boa sorte, e não vejo a hora de vê-lo vestido no seu pulso !! 8)
Abraços,
Cigano!

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #32 Online: 25 Janeiro 2013 às 13:34:15 »
Este seu projeto me deixou com vontade de trocar os ponteiros do meu por dourados, acho do modo que está meio caído... no mostrador não penso em mexer... ainda...

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #33 Online: 25 Janeiro 2013 às 13:37:05 »
A dica do amigo Cigano é a mesma minha... mas cuidado com lixas grossas pois, além do maior desbaste, poderia enroscar à passada da mesma, com possíveis danos no aro... se for usar uma lixa, melhor seria de menor gramatura! ;) ;) ;)
Já uma lima fina dá muito mais segurança!
Pense... tente fazer um desbaste em um pedaço de metal, em uma moeda antiga, enfim, "treine" o que vai fazer, para evitar danificar o aro!
Meus tostões! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio  
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #34 Online: 25 Janeiro 2013 às 13:48:45 »
Shun, muito legal o projeto, meus parabéns. Vou acompanhar com interesse o andamento.

Quanto a diminuir a altura do aro, você não poderia tentar o mesmo que fez quando precisou diminuir o diâmetro?

Prenda o aro na ponta da furadeira, já com a marcação, e encostava a ponta do aro em uma lixa. O movimento circular da furadeira deve garantir que o desgaste seja igual no aro. Depois é só passar para uma lixa mais fina para o acabamento, como foi sugerido.

Boa sorte.

Abraços.

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #35 Online: 25 Janeiro 2013 às 14:27:40 »
Fernando, acho que, por se tratar de um modelo original, eu, pessoalmente, nao mexeria em nada..! Mas nada lhe impede de comprar esses Parnis e experimentar modificar um pouco! Talvez até comprar um jogo de ponteiros que seja intercambiável (Acredito que um jogo de ponteiros que acople no ETA 6497 funcione, pois se nao me engano seu panerai usa uma versão desse movimento.) e deixar o original guardado...

A um tempão atrás eu modifiquei o mostrador e ponteiros de um outro Parnis que tenho, estilo Radiomir 3646!

Os ponteiros eram iguais aos seus e eu lixei eles.. Também fiz algumas modificacoes no mostrador, mas essa foto tem mais objetivo para mostrar o resultado dos ponteiros mesmo.. Achei que ficou melhor que o original, que tinha os ponteiros negros.


Obrigado pelas dicas, pessoal..! Eu vou ver qual das opções vai ser mais viável para ser feito e pode deixar que eu vou procurar treinar em outra coisa antes de mexer no 'real deal'. A dificuldade de usar o mesmo método da redução da espessura do aro é a de conseguir um encaixe perfeito, onde o aro gire perfeitamente reto para conseguir ir lixando pela borda.
« Última modificação: 25 Janeiro 2013 às 14:30:32 por shun »

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #36 Online: 25 Janeiro 2013 às 19:09:39 »
Amanhã vou viajar novamente então gostaria de resolver logo esse problema do aro.

Fiz a marcação da altura a ser removida, escolhi remover 1.50mm dos 1.65mm que necessitava ser removido para depois conseguir um acabamento melhor. Aqui o aro marcado e mascarado:


Resolvi tirar a foto na metade do processo..:


Cansa bastante ficar limando isso a mão livre! hahahaha Aqui uma foto do aro pronto e acabado da melhor maneira que consegui:


Fotos do movimento montado da maneira correta na caixa:



Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #37 Online: 25 Janeiro 2013 às 20:29:30 »
Bacana amigo!!!
Agora conjunto tige/coroa!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Alberto Ferreira

Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #38 Online: 25 Janeiro 2013 às 21:31:41 »
...

Cansa bastante ficar limando isso a mão livre! hahahaha Aqui uma foto do aro pronto e acabado da melhor maneira que consegui:
...




Em primeiro lugar, parabéns e grato por compartilhar, Shun!

E...
A "citação" aí acima é apenas para que nós não nos esqueçamos (ou saibamos,...  ...ou seja, para que nós tenhamos uma pálida ideia) do que seria fazer um relógio todo na mão.

Bem,... Nós sabemos que fazê-lo é coisa de Mestres, para poucos, e cada vez menos...  :(
Mas que fique o prosaico registro.  8)

Desculpe o discurso, Shun, e saiba que me tens na (mais atenta) torcida!

Alberto

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #39 Online: 26 Janeiro 2013 às 13:52:05 »
shum, um deste aqui já me sossegava... 



Eu acho que você está fazendo de forma correta o seu projeto, lima, lixa e paciência... não tem pressa... 
Estou gostando muito de acompanhar.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!