Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)

  • 141 Respostas
  • 33233 Visualizações
*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Online: 19 Janeiro 2013 às 17:25:38 »
Olá, pessoal..! Como algumas pessoas gostaram do projeto e se interessaram em saber um pouco mais, criei esse topico e vou torná-lo em uma espécie de diário onde vou compartilhar com vocês os progressos e dificuldades que encontrar durante a peregrinagem até a finalização do relógio!

Como postado anteriormente as peças principais estão reunidas, mas ainda falta muita estrada pela frente:


Hoje de madrugada resolvi juntar o que tenho, da maneira que está para ter uma idéia de como vai ficar.. um aperitivo, digamos. O projeto final tem como objetivo um relógio completamente diferente do que esse, mas a essência está aqui!

Peço perdão pela qualidade das fotos pois não tenho habilidade nenhuma com uma camera na mão e ela foi tirada quase as 8 da manhã.. Eu ainda não tinha dormido. hahahaha




*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #1 Online: 19 Janeiro 2013 às 17:38:33 »
Como o título do tópico diz, meu objetivo não é fazer um relógio que seja igual a um Panerai atual. Tenho apreço pelos Panerais antigos. Com um pouco de pesquisa é possível diferenciar muitas coisas, que vou acabar compartilhando aos poucos com voces.

Todo bom projeto necessita de boas peças.. Começo com o mostrador:



Ele foi feito sobre uma chapa metálica, a inscrição é gravada, não é apenas pintada. Ela foi gravada no metal e preenchida por uma espécie de cera branca, após isso foi realizado a pintura do mostrador, preencheu-se os espaços dos numerais com "resina" (Não é resina, mas não sei bem ao certo qual material foi usado para criar essa camada transparente). Em uma outra chapa de aço, foi aplicado material luminoso (embora esteja enfraquecido pelo processo de envelhecimento) e essas duas chapas então, são coladas uma na outra.

Os mostrador foi feito dessa forma com o objetivo de simular os mostradores dos panerais de antigamente, em que eram feitos na verdade com 3 chapas. Uma foto ilustrativa:



Logo, podemos perceber que a tal camada de "resina" foi feito para simular a chapa do meio. Há a possibilidade de comprar esses mostradores de 3 peças, mas com meu orçamento preferi comprar esse de duas chapas. Eu não conheco o processo de envelhecimento, mas, para mim, o mostrador está muito bem feito, para o objetivo que se propõe..!

Mais para frente vou detalhando mais coisas.. Desculpe o texto mal escrito.. Estou sem tempo mas gostaria de compartilhar com voces o processo todo.. hehehe! Não conseguirei atualizar com frequencia esse tópico, pois vou ter que conciliar o projeto com a minha vida, então tenham paciencia..!

Um abraço!

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #2 Online: 19 Janeiro 2013 às 19:25:31 »
Muito legal o projeto, vou acompanhar.
Acho legais os parecidos com os 6152-1, base dos 372, mas com os valores passando dos us$150k... É a úncia forma...
« Última modificação: 19 Janeiro 2013 às 19:32:49 por FALCO »
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #3 Online: 19 Janeiro 2013 às 19:48:35 »
Obrigado, Fernando! A minha inspiração também é um 6152/1! Mesmo se algum dia eu tiver grana para comprar um.. Não conseguiria gastar tudo isso para um desses! Sem contar que eles possuem 47mm de diâmetro! O meu projeto é de 44mm! Meu pulso não suporta mais que isso! hahaha

Vou viajar amanha mas conseguir arrumar minhas malas rapidamente, então sobrou um tempo para eu tentar resolver um dos probleminhas que surgem quando não se compra um relógio montado... Diferenças nas dimensões!

A vítima: O aro espaçador. O diametro interno da caixa do relógio é de cerca de 37.28mm medidos com paquímetro eletronico, o aro veio com 37.7mm



Tinha que remover em torno de 0,42mm para conseguir o encaixe perfeito.. Pensei comigo: "- Vou usar lixas dágua e fazer manualmente para ter um controle do que estou fazendo..." Bom.. Comecei com lixa 600.. parecia que estava fazendo cócegas no aro.. Tentei grana 360 da lixa.. Depois de uma hora havia removido praticamente nada.. 0.04mm, aproximadamente.. Deixei pra lá por um tempo mas hoje resolvi encarar o problema.

Não recomendo voces fazerem isso pois foi completamente Tabajara! Eu acoplei o aro em um mandril de furadeira, tive que usar fita crepe no mandril pra ter o diametro correto. E liguei a furadeira em um alternador... Usei o alternador para ter controle na velocidade do giro da furadeira.. É melhor trabalhar com giros mais baixos.. Aqui a geringonça:


A partir daí foi só ligar a furadeira e trabalhar com a lixa.. Mesmo assim a grana 360 estava muito devagar.. Mas mostrava resultados infinitamente superiores ao trabalho manual..! Troquei pela lixa 240.. E voilà! Atingi os mágicos 37.28mm com precisão!




Ainda há trabalho a ser feito no aro, mas vou deixar para depois! Adianto: O cara que fez o aro esqueceu de contabilizar 1.50mm de altura do mostrador + movimento acoplado ao aro. Minha idéia inicial é marcar essa altura no aro e, com uma lima, remover o que está sobrando..!

Um abraço a todos!

*

Offline Heu

  • ***
  • 247
    • Ver perfil
Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #4 Online: 19 Janeiro 2013 às 20:02:37 »
Muito legal Shun,
fui um dos que pediu para mostrar o projeto
vou acompanhar  8)

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #5 Online: 19 Janeiro 2013 às 20:06:10 »
Vai ficar lindo! Termina logo isso.  :D

Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #6 Online: 19 Janeiro 2013 às 20:17:53 »
Estou também louco para ver o resultado final, que ansiedade, imagino você como está?

Abraços e continue compartilhando.

Ps: achei muito valido as idéias em pratica!  ;)

Abração amigo!

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

Alberto Ferreira

Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #7 Online: 19 Janeiro 2013 às 20:23:58 »
Eu, como curto o durante, vou acompanhar.

Na boa...
Sentado, e atento, na ponta da cadeira.  ;)   8)

Um abraço, Shun!
Alberto

Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #8 Online: 19 Janeiro 2013 às 22:26:04 »
fantástico e nada mais

Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #9 Online: 19 Janeiro 2013 às 22:53:12 »
ESPETACULAR!

aguardo mais fotos.

PARABÉNS AMIGO.

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #10 Online: 19 Janeiro 2013 às 23:00:23 »
Também estou de olho. 8)
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #11 Online: 19 Janeiro 2013 às 23:01:05 »
Parabéns pela iniciativa Shun...servirá de exemplo para muitos e será com certeza uma grande homenagem...vou acompanhar os passos...valeu por compartilhar com todos....abraços BC :) :) :)
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #12 Online: 19 Janeiro 2013 às 23:13:20 »
Shun,

Parabéns pela coragem de entrar em uma empreitada dessas.

E obrigado por compartilhar conosco.

Tenho isso aqui favoritado no meu navegador há anos, mas tenho certeza de que obterás resultado superior: http://anton-c.blogspot.com.br/2008/07/marina-militare.html
Amplexos do Mário

Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #13 Online: 20 Janeiro 2013 às 00:39:05 »
Parabéns pela coragem shun...
Empreitada boa essa... dará trabalho... mas a recompensa será grande, na medida em que você se satisfizer com e evolução e com o resultado que obtiver!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio

Abraço
Paulo Sergio

*

BigPaul

Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #14 Online: 20 Janeiro 2013 às 12:02:57 »
Muito legal Shun, olha eu nao seria capaz de fazer tudo isso rsrsrsr


abracos

Paul

*

Offline rguga

  • *
  • 23
    • Ver perfil
Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #15 Online: 20 Janeiro 2013 às 12:46:16 »
Boa iniciativa, Shun. Parabéns
Fico aqui , assim como muitos, acompanhando a realização desse belo projeto
Obrigado por compartilhar conosco

ABs

Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #16 Online: 20 Janeiro 2013 às 13:59:58 »
Parabéns pela iniciativa Shun e compartilhar o projeto
espero ver o completo em breve
abraço

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #17 Online: 20 Janeiro 2013 às 14:29:48 »
Isso aí caro Shun, falow e fez, parabéns pelo projeto... só vi sua postagem agora, estou longe de casa desde do dia 10, então não tenho entrado na internet.

Meus parabéns, está ficando show sua homage, nos mesmo modos e nível internacional.

Boa sorte, e acompanharei quando possível !! 8)
Abraços,
Cigano!

Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #18 Online: 20 Janeiro 2013 às 16:39:09 »

Shun, obrigado por compartilhar! Irei acompanhar!

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

Re: Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)
« Resposta #19 Online: 20 Janeiro 2013 às 19:42:29 »
Caraca Shun! Muito legal!! Quem sabe um dia eu chego lá!   ;D ;D ;D
''All we are is dust in the wind.''

Abraços da Watchgirl!