Menu principal

Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)

Iniciado por shun, 19 Janeiro 2013 às 17:25:38

tópico anterior - próximo tópico

Jefferson

Shun, estou curioso sobre que modificações pretende fazer na caixa.

Você que certamente pesquisou bastante sobre o assunto, poderia nos mostrar as diferenças entre as caixas dos modelos antigos se comparadas aos Panerais atuais e à caixa do seu.

Abraço,

Jefferson

Alberto Ferreira

Shun, e amigos...

Douglas...
Eu creio que caiba aqui o comentário, e sem chance que possa vir a parecer"babação" ou mera "batalha de confetes",...   8)

Putz, cara!
A coisa tá indo a fundo, hein? (trocadilhos à parte  ;))...
Valeu, Sô!

Eu continuo sentado na ponta de cadeira. 
Estou acompanhando, passo a passo,...
... e não abro!    ;)

Alberto

shun

Alberto, muito obrigado!  :)
Sim.. Uma vez que começamos a vontade de deixá-lo o melhor possível é inevitável! hahahaha! Obrigado pelo apoio!

Jefferson, meu amigo..!

No momento não tenho como te responder da forma como gostaria.. Tenho algumas fotos que estão no meu notebook, porém ele está em São Paulo.. Quando eu tiver acesso às fotos eu tento explicar com imagens as diferenças básicas..! Ainda não sei se tenho competência para alterar a forma da caixa do jeito que pretendo.. Talvez acabe por realizando apenas um polimento "básico"..! Veremos..!  8)

Abraços!

FALCO

Citação de: shun online 10 Março 2013 às 14:35:58...Vamos lá... A questão do fundo: Como você sabe, o caseback (CB) dos panerais vintage eram diferentes do 'cb' que veio na caixa. O desenho é completamente diferente.. E aí entra um problema... Como conseguir ser mais fiel às origens? Bom.. Um fundo original é assim:...

Este case back novo vai fazer o conjunto melhorar 1.000%, o que quebrou era o "calcanhar de aquiles" do seu projeto... na minha opinião, claro.
Este fundo novo é upgrade até para quem tem o relógio origina, sério (principalmente porque não compromete em nada, é fácil trocar e é muito mais legal).

Citação de: shun online 10 Março 2013 às 14:35:58...E no mostrador eu não fiz nada.. Porquê? Talvez seja a iluminação diferente ou algo assim...!

Não sei, me parece que está muito bom, com os "ondulados" que encontramos nos antigos, achava que este efeito havia sido feito por você, não que já teria vindo assim. Está Ótimo!
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

FALCO

Citação de: Jefferson online 10 Março 2013 às 16:25:06...Você que certamente pesquisou bastante sobre o assunto, poderia nos mostrar as diferenças entre as caixas dos modelos antigos se comparadas aos Panerais atuais e à caixa do seu...

Jefferson, vou ajudar o shun nesta, mas vou te dar os caminhos, o resto você procura, ok?

Panerai tem 3 fases (padrão aceito hoje), do mais novo para o mais antigo.
Vendome (1997~hoje)
Pre-Vendome (1993~1997)
Vintage (1936~1993)

Para identificar:
Vendome (1997~hoje)
Os modelos são identificados por letras* (que determinam os anos) e por números de até 3 algarismos (determinam os modelos).
1997 são os primeiros, os pré-A, 1998 são os A e aí segue o alfabeto, 2012 é O.

Pre-Vendome (1993~1997)
Nesta parte a empresa era MUITO pequena e produzia poucos modelos, 1 ou 2 por ano, seguem:
1993: 5218-201/A ; 5218-202/A ; 5218-301/A
1994: 5218-203/A
1995: 5218-205/A ; 5218-302 ; 5218-304
1996: 5218-207/A
1997: 5218-209 ; 5218-210
Claro que como nesta época tudo era muito mais artesanal e com rigor italiano, existem pequenas variações e discrepâncias, tudo correto.

Finalmente os Vintage (1936~1993).
Aqui, como em qualquer marca, tudo é mais difícil e precisa seguir a linha de pesquisa de 1 dos diversos entendidos.
Aqui vamos da dupla principal, VOLKER WIEGMANN e RALF EHLERS.
Basta visitar o site deles e/ou comprar os livros:
http://www.vintagepanerai.com/
Os modelos interessantes a serem procurados (e dentre estes existem variações - Type A, B - assim como os MARKxx em outras marcas)
3646
6152
6152/1
6154
2533
Egizianos (diversos) - GPF 2/56

Propositadamente não coloquei nenhuma foto, mas com esta "árvore aí de cima" e buscando as fotos pelas referências tudo será facilmente entendido e possível de comparação.
Não tem sentido comprar cada modelo Vintage com os mais novos, se fizer, vira livro.

Como aperitivo fica o link de um livro de 30 páginas (on-line) bem legal e com muitas fotos.
http://pageflip.dpsonline.it/book/view.asp?id=169

Jefferson

Olá pessoal,

Falco, muito obrigado pelas informações.

Com essa cronologia da marca começo a entender melhor as coisas. Agora é pesquisar.

Mais uma vez obrigado.

Abraços,

Jefferson

FALCO

Jefferson, o que acha destes:

6152-1 ao lado de um 372

Parecidos?

Jefferson

Olá pessoal,

Falco, o 372 é meu modelo atual preferido justamente por lembrar mais os modelos antigos.

Mas isso dito do alto de minha completa ignorância sobre a marca. Ainda não consegui dar uma pesquisada naquele material que você me passou.

Abstraindo a mecânica dos relógios, para os meus olhos de leigo eles são parecidos, mas certamente o olhar de um iniciado deve ver diferenças gritantes.

Eu vejo diferenças na grafia do nome (acho a do 6152-1 mais bonita, diga-se), no tamanho do mostrador e aro (parece maior no caso do 6152-1. O aro também parece ser mais cônico no modelo antigo, mas pode ser efeito da foto). Ponteiros também são maiores no modelo vintage. Os protetores de coroa (e as próprias) também são diferentes.

Enfim, certamente estou vendo só a camada mais superficial de diferenças entre os dois modelos.

Abraço,

Jefferson

shun

Para quem curte: http://panerai.watchprosite.com/?show=forumpost&fi=717&ti=463631&s=0

Texto maneiríssimo sobre os movimentos usados nos panerais antigos!

O projeto está parado no momento.. O fundo está sendo fabricado mas já está com 2 meses de atraso e também está me faltando um pouco de tempo ocioso para mexer em algumas pequenas modificações que ainda planejo fazer, sem contar o polimento e um leve reshape na caixa..!

Abraços

shun

Olá, pessoal.. Me sobrou um tempinho hoje e deixei a preguiça de lado...

Vamos lá!

Uma das coisas que me incomodavam é o fato do movimento ter a 'chaussée' (Cannon Pinion) muito baixo; para isso tive que comprar um jogo de ponteiros específicos para o projeto que estou levando.. Um cara produz e vende.. O diferencial dele é ter o tubo dos ponteiros longo para que possa se realizar a instalação dos ponteiros ao Cannon Pinion de maneira correta.. Esses ponteiros têm um porém: São ultra-longos para que se possa usar mostradores semelhantes ao original, de 3 partes, o que o torna mais espesso. Como meu mostrador é mais fino do que o de três partes os ponteiros ficaram lá no alto e isso me incomodava um pouco..
Antes:

Depois de uma leve modificação neles - Puxei a lima novamente e fui retirando material aos poucos, me certificando que havia deixado a base nivelada, sem obliquidades... A nova altura:

Voltando à questão do CP (Cannon Pinion): Em fotos anteriores vocês podem notar que havia um buraco na posição onde seria o CP... E isso também me incomodava... Resolvi isso moldando uma cabeça de alfinete no Dremel, criando um 'faux chaussée', e instalando essa pecinha no ponteiro dos minutos! Agora não há mais esse buraco! Eu gostei do resultado...:

Grande abraço!

Arkitekt

cara, como ta ficando legal, sem duvida uns dos melhores tópicos para se acompanhar aqui no fórum!!! parabéns shun!!!! :) :) :D :D

paulorocha

Shun, tá ficando show de bola! Chegando ai em Curitiba vou querer "ver com os dedos". :D
Um grande abraço

Paulo Rocha

shun

Paulo, quando vier a Curitiba será um prazer mostra-lo a você!

Agora quase terminando:
Com a notícia de que o fundo, finalmente, estava pronto e sendo enviado a mim; me animei puxei as limas novamente e comecei a modificar a caixa e, após isso, polir o relógio!

Aqui uma foto que acho que captura bem o perfil das garras que tinha que alterar e acredito que para uma primeira vez, ficou aceitável (notem o perfil mais rebaixado da garra à direita):

Após exaustivo processo de fazer isso em todas as garras decidi não mexer no 'cerne' dela pois notei que tinha que ter mais treinamento para deixar no formato que eu queria.. Mas gostei do resultado.

O relógio após polimento:

Não tinha experiência em polimento então perdoem alguns erros que cometi... hehehhe

Com o novo fundo! O perfil do relógio melhorou muito!

Também quis dar um toque pessoal nesse relógio: Mandei gravar meu nome no fundo dele. Muitos não irão gostar.. Mas é um relógio que me deu maior trabalhão e sinto orgulho de dizer que "Eu fiz e é meu!"..  ::)

Ainda preciso arrumar o polimento em algumas partes, especialmente nas laterais das garras e no entre-garras, usar as limas novamente para arrumar uns detalhezinhos.

Espero que tenham gostado do resultado até agora..!  :D
Grande abraço!

Clélio

paulorocha

Ficou MUITO bom! :D
A única coisa que eu faria diferente - e não sei como é no original - é o esquema de polimento: faria espelhado o aro (como está), mas o restante eu faria um escovado radial. Acho que daria um visual mais "militar" ao relógio.

Janeiro estou ai.
Um grande abraço

Paulo Rocha

shun

O original, vintage, é todo polido, Paulo!  :)

Abraços!

paulorocha

Ok, amigo! ;) Como eu disse, não sabia como era o original. apenas achei que poderia ficar mais interessante.

O polimento que eu citei é como este:

Um grande abraço

Paulo Rocha

Tiago SP

Shum

Maravilhoso!!!!!!!!!!! Parabéns!!!!!!!! eu adorei!!!

Grande Abraço

Tiago

Sifion

Citação de: Clélio online 07 Agosto 2013 às 17:26:36

" Made in Shun"  ;) ;)... Parabéns.

+1.

Toda a razão do mundo mandar gravar o seu nome no fundo. O trabalhão que deve ter dado pra deixar o relógio como está merecia o "Made in Shun" até no mostrador.

Meus parabéns! Use-o com saúde e orgulho.

Abraços.

Dorotheo

Que legal Shun.
Parabéns pela realização do projeto, isso realmente é para quem se dedica e tem habilidade, por isso com toda razão a gravação.
Grande abraço.
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire