Menu principal

Reparo de um Rolex 3135

Iniciado por zugo, 30 Janeiro 2013 às 01:48:30

tópico anterior - próximo tópico

zugo

Prezados,

Fiz uma busca rápida pelo fórum e não achei esse video. Para mim que sou um mero leigo no assunto foi muito interessante ver todo o desmonte, descoberta do problema e finalmente o conserto do relógio. A música me desagradou um pouco, mas qualquer coisa assistam sem som!

Pouco sei reconhecer se o desmonte e reparo foi feito de maneira apropriada, mas aos meus olhos tudo pareceu ok. Aguardo a opinião dos mestres aqui presentes!

Video 1 - desmonte e diagnostico do problema http://www.youtube.com/watch?v=6xn4TSULVd8

Video 2 - Conserto http://www.youtube.com/watch?v=PCE0NwtLEV8

LF

Zago,

Deve estar errado... 3135 não dá problema 8) Brincadeiras à parte, também gostei de assistir. Obrigado por compartilhar!

Abs.,

LF

Paulo Sergio

#2
Obrigado por compartilhar zugo!!! É zugo, certo?
Muito boa dica!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

jfestrelabr

Citação de: LF online 30 Janeiro 2013 às 02:22:43
Zago,

Deve estar errado... 3135 não dá problema 8) Brincadeiras à parte, também gostei de assistir. Obrigado por compartilhar!

Abs.,

LF

+111111111111111111
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

flávio

Olha, o vídeo é bom para que todos percebam a complexidade que existe mesmo num movimento como este. Porém, mesmo eu, que somente desmontei e lubrifiquei uns 20 relógios na vida, vi vários passos que me pareceram completamente inadequados. Acho uma temeridade enorme segurar chaves de fenda como o cara faz. Para trabalhos detalhados, eu usava como guia meu outro dedo, para que no giro do parafuso a cabeça da chave sempre ficasse centrada. Do modo que o cara faz, as cabeças do parafusos podem marcar. O que dizer, então, do método de lubrificação dele, enchendo até a tampa os rubis? A contra pedra não vou nem comentar...


Flávio

Adriano

Me digam onde fica esse relojoeiro, para eu nunca mandar meu relógio lá... Antes do primeiro minuto de vídeo, o cara já cometeu várias barbeiragens.

Vou tentar enumerar:

- tirar pino de mola com chave de fenda??? Ok, ok, se você é amador e não tem uma ferramenta certa, pode usar uma chave de fenda DESDE QUE essa chave de fenda seja exclusiva para isso. Mas, um profissional, deveria ter uma ferramenta própria para isso. Aliás, isso é uma regra na avaliação de qualquer profissional, de qualquer área: ele sabe usar corretamente as ferramentas, e para suas corretas funções? Eu por exemplo fico puto quando em casa tentam usar faca de cozinha como chave de fenda e chave de fenda como talhadeira. Resultado? Estraga a faca e a chave de fenda, e ambas não servem mais para suas funções básicas: cortar comida ou passa manteiga, e parafusar parafusos.

- e tudo me leva a crer que essa chave que ele saca os pinos é a mesma que ele vai meter mais tarde nos parafusos da máquina de um Rolex cravejado de diamantes...

- assim que o camarada abriu a tampa, adivinhem? Meteu A PINÇA para rodar o rotor!!!! Isso não se faz JAMAIS. E nem palitinho de dente, que solta sujeira ao fazer isso. Palitinho de plástico ou palito de laranjeira. Existem próprios para isso. Pinça serve para segurar peças, não cutucar peças. Você estraga a peça a e pinça fazendo isso. Vai vendo...

- dedeiras? Ok, usou dedeira depois de revisado. Mas não usou so pegar no mostrador.

- não gosto muito da idéia de puxar pontes para cima com a pinça. É facinho do escapar e riscar. Fez isso com a ponte do tambor e do automático. Levanta-se a ponte e segura-se com a pinça paralela à peça.

- agora, a contra-pedra foi de matar. E ele ainda fez isso com o relógio já fucionando, só para ajudar o óleo a escorrer pelo eixo do balanço.Esse relógio nunca vai funcionar direito. O camarada é bem "meia-pinça" ou é muito preguiçoso ou nunca, jamais, leu um manual sequer sobre relojoaria, para lubrificar a contra-pedra daquele jeito. Isso, sozinho, pois a perder TODA a revisão. Toda. Tudo o que foi feito foi totalmente inútil, só por causa disso.

Period.

Abraços!

Adriano

Filipeandrade

Brilhante análises dos senhores, qualquer outro relojoeiro que for examinar esse movimento ou em uma futura revisão veram que foi bem mexido (micro riscos) principalmente no tambor.

Ha um tempo atrás estava conversando com o amigo Shun e discutimos a questão do excesso de óleo nesse mesmo vídeo. ahhahaha

Abraços.

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

zugo

Por isso que é sempre ótima a opinião dos mestres por aqui! E isso só deixa a prova de que nos olhos de um leigo tudo parece estar sendo feito corretamente com o seu relógio. Obrigado pelos comentários Adriano. Cada dia aprendendo mais aqui!

ThiagoDF

Verdade zugo, aqui se aprende muito!

Obrigado Mestres! ;)
Membro do RedBarBrazil