Menu principal

Longines 12.68Z stop second flyback será ?

Iniciado por bdalla, 16 Abril 2009 às 23:44:31

tópico anterior - próximo tópico

bdalla

Boa noite !

Como alguns amigos já sabem, eu comprei este relogio em março do ano passado, e desde então venho tentando encontrar informações dele na NET  ( são pouquíssimas). O meu objetivo é restaurá-lo de modo a deixá-lo o mais próximo possível do original.

O mestre Gravina, como sempre muito solícito e cordial, me colocou em contato com o pessoal da Sarica para reformar o mostrador,( que foi trucidado pelo antigo dono, diga-se de passagem :( ) mas eu não achava nenhum relogio parecido na web, sempre a caixa ou o acionador do conógrafo eram diferentes. 

Hoje achei um relogio muito semelhante ao meu, tanto a máquina quanto o visual da caixa, coroa e acionador, verifiquei as medidas pelo site e são as mesmas ( o ponteiro do segundeiro é idêntico e ambos são azuis), e queria a opinião dos amigos antes de enviar o mostrador para a SARICA e a máquina para revisão.  :D :D :D

OBS: Será que este relógio é flyback ?

Peço ajuda aos universitários e principalmente à galera dos cronos antigos, pois o meu desejo de restaurá-lo é tão grande que cheguei a escrever para a Longines, e eles responderam !!! é fantástico quando isto acontece...  eu me apaixono mais ainda pela marca !!!  segue abaixo a resposta:

Dear Mr. D B FOLADOR,

Thank you for your e-mail as well for your interest in LONGINES watches.

We have pleasure in giving you below the information we found in our old, hand-written production register regarding your LONGINES watch

#serial number 7'105'580 wristwatch in steel, reference number 23.274, with leather band

It has a movement calibre L 12.68Z

It was invoice on 05.05.1947 to Messrs Japercia, who were then our agents for Brazil .

Hope this information is convenient to you, we remain on your disposal and send you our best regards.

Frédéric Donzé
Documentaliste

Foto do meu:                                                                                                                                                                    Foto Internet 

Foto máquina meu                                                                                                                                                                     Foto máquina internet

Forte abraço a todos !

Bruno

O valor perfeito é fazer sem testemunhas o que se faria diante de todo mundo ( La Rochefoucauld)

dyeego

bruno, o antigo dono do relogio tinha que ser preso, assassinou o conjunto estético. quando vc fizer a reforma ficará lindo, entendo pouco, mas pela máquina dá pra perceber que é um relógio fantástico.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."
Rui Barbosa

Gravina

Oi Bruno,

Beleza!!!!

Existem duas versões do calibre 12.68Z

1ª) Com apenas um segundeiro central............fazendo a função "Stop Watch"..reseta, volta a zero.....e sai de novo (flyback)
2ª) Com dois ponteiros centrais, onde um deles faz a função de contador (depois de 1941).....................................( "      )

Em sendo de 1947 o seu exemplar, suponho que seja igual ao da foto da NET............veja que há uma pequena diferença entre as peças, e note ainda que o seu exemplar tem uma mola faltante

Abs

Gravina

bdalla

Mestre,

Muito obrigado pelas informações ;) ;) ;), me impressiona como existe pouco material sobre este relógio na net, você teria algum link sobre ele ?

Devo lhe confessar que o meu " olho leigo" não consegue visualizar a diferença entre as peças, eu consegui sim perceber que no canto superior direito falta uma peça no meu... ( será que consigo peças de reposição? me falaram da Fornitura Nova Campinas) se puderes me indicar, se preferir por MP, algum relojoeiro  que entenda do assunto eu ficaria bastante agradecido.

Em sendo assim, após o seu " quase veredito" acho que já posso mandar o bichinho para " saricar"......

Ah, e pelo jeito terei que encontrar alguns ponteiros similares  porque original vai ser dureza...

Forte abraço
O valor perfeito é fazer sem testemunhas o que se faria diante de todo mundo ( La Rochefoucauld)

Gravina

Salve Bruno,

Vou entrar em contato com um amigo, e solicitar a ele todas as informações deste modelo.......catálogos, etc.. (colecionador italiano)
Como eu já te disse àquela altura, este modelo vale ser recuperado a qualquer tempo, todo dia ;)..............é um exemplar importante!
Disse ainda que, talvez, a sua maior dificuldade estará em encontrar os tais ponteiros :-\, mas tudo que é procurado aparece!!!....e pode ser amanhã........quem sabe?
Creio que anters do envio do mostrador à Sarica, seria mais aconselhável a apreciação do mesmo por um profissional competente para a devida observação técnica (o que está precisando para funcionar?......Eis a questão.

Um forte abraço

Gravina

bdalla

Citação de: Gravina online 17 Abril 2009 às 09:27:19
Salve Bruno,

Vou entrar em contato com um amigo, e solicitar a ele todas as informações deste modelo.......catálogos, etc.. (colecionador italiano)
Como eu já te disse àquela altura, este modelo vale ser recuperado a qualquer tempo, todo dia ;)..............é um exemplar importante!
Disse ainda que, talvez, a sua maior dificuldade estará em encontrar os tais ponteiros :-\, mas tudo que é procurado aparece!!!....e pode ser amanhã........quem sabe?
Creio que anters do envio do mostrador à Sarica, seria mais aconselhável a apreciação do mesmo por um profissional competente para a devida observação técnica (o que está precisando para funcionar?......Eis a questão.

Um forte abraço

Gravina

Salve Mestre Gravina !

Ebaaa !! :D :D :D

Ficarei esperando ansiosamente as informações para dar início ao processo de ressucitação do bichinho,  ::) ::)  tomara que, com muito carinho e um baita desfibriliador ele torne a pulsar vigoroso como nos tempos de outrora..  dedinho cruzado e aguardando informações, estarei por aqui  !!!!

Agradeço imensamente o interesse em ajudar e me coloco 100 % à disposição do amigo para o que precisar em terras capixabas ...

Se puderes me indicar um relojoeiro de sua confiança eu agradeço.. se depender destes carniceiros da minha região eu tô lascado !

Forte abraço !!

Bruno

Gravina

Beleza Bruno!!!! :D
Acabo de enviar uma MP para o amigo!!!!

Qualquer coisa, por favor, entre em contato via e-mail, pois não me dou bem com estas MPs.........nem com as do Barba ;D

gravina@uol.com.br

Abração

Gravina

Alberto Ferreira

Salve!

Amigo Bruno,

Parabéns pelo relógio!

Eu faço minhas (ou tento...  :D) as (sábias) palavras do Douglas.

Vá com (muita) calma!
Este seu relógio, definitivamente, merece.

Ele foi mutilado por alguém,...  >:(
Mas quiseram os "deuses da horologia" que ele caísse nas mãos de quem cuidará, com o devido conhecimento e carinho.

Se você me permite, antes de "saricar", estude-o bem.

Talvez, (e aqui vai uma mera opinião a ser submetida ao seu próprio critério) uma alternativa seja fazer a restauração do mostrador em outro local (fora do Brasil).

Parabéns pela peça e um grande abraço!

rlessa

Bruno, movimentos Longines 12.68xx

ANO   CAL       BASE            SPEC
1929 12.68 Z   Base Sav.      Small sec. 18000 vph ø27.00 h4.25
1938 12.68 Z   12.68Z         Stop second ø27.00 h5.90
1939 12.68 N   12.68Z         Mvt. Center sec. ø27.00 h5.45
1940 12.68 ZS 12.68Z          Mvt. Center sec. ø27.00 h5.45

Serial number
1944 6,500,000
1945 7,000,000-July
1950 8,000,000-May
1953 9,000,000-July

Logos usados
1940
1942
1954

Daniel

Olá !!

Pois é ... estava lendo este tópico e o que me chamou a atenção é o calibre 12.68Z ... eu tenho um Longines com este calibre, corda manual, somente com a função de horas  ??? sem crono ....

Pesquisei no site do ranfft :

http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&&2uswk&Longines_12_68Z

O movimento igual ao meu, sem crono ...

Podemos dizer que este calibre ( 12.68Z ) então é base para o crono ? ou estou confundindo tudo ??

abraços,

Daniel

rlessa

Eu tambem nao entendi a resposta da Longines...  ??? ???
O movimento parece mais com o 13ZN que com 12.68Z ou ZN ou ZS... eu estou aguardando ancioso a resposta do contato do Gravina para entender melhor tambem...

13ZN

Gravina

Companheiros,

13ZN é outra coisa ;)..........é um cronógrafo.........é o primeiro flyback de pulso do mundo.......lançado em 1936! (ponto!!!)

Este do Bruno é um calibre 12,68Z, um Stopsecond, lançado em 1938!

Este mesmo calibre, ou seja, o 12,68Z (STOPSECOND), é a denominação de outro que é apenas relógio ;)

O amigo Daniel falou muito bem: O calibre de "relógio" 12,68Z, é o movimento base do chamado Stopsecond igual ao do Bruno

Se todas as peças do "crono" 12,68Z  fossem retiradas, teríamos um relógio Longines com calibre 12,68Z........e um furo na caixa ;D

Ok?

Abs

Gravina

Daniel

Ok ! ;)

lido, entendido e compreendido !!  :D

Abraços,

Daniel

bdalla

Citação de: dyeego online 16 Abril 2009 às 23:53:49
bruno, o antigo dono do relogio tinha que ser preso, assassinou o conjunto estético. quando vc fizer a reforma ficará lindo, entendo pouco, mas pela máquina dá pra perceber que é um relógio fantástico.

Obrigado Amigo Dyeego, pois é, uma pena, mas depois de um tratamento ultra VIP ele voltará a se parecer com o que era nos idos dos anos 40.. estou buscando na NET o correto mostrador deste modelo. Toda ajuda é muito bem vinda ! ;)  vi que és de Guaçui no ES ?? sou de Vitória..

Abraços

bdalla

Citação de: Gravina online 20 Abril 2009 às 23:09:13
Beleza Bruno!!!! :D
Acabo de enviar uma MP para o amigo!!!!

Qualquer coisa, por favor, entre em contato via e-mail, pois não me dou bem com estas MPs.........nem com as do Barba ;D

gravina@uol.com.br

Abração

Gravina

Combinado Mestre, farei contato por email sim,  não vejo a hora de ver ele "apresentável", :) ;)  a propósito..   em novembro do ano passado eu fui apresentado a um relojoeiro chamado Sr. João recém chegado de Portugal por onde residiu por uns 15 anos e foi relojoeiro de um famoso colecionador daquelas bandas chamado Savorna ou Saborna, você o conhece ? 

Fiquei bastante impressionado com a quantidade de máquinas que ele trouxe da Europa ( vários tornos, uma máquina para fazer guillochet) segundo informações ele produzia relógios mecânicos na Europa..   não deve ser mentira porque na ocasião ele trabalhava em muitas peças de colecionadores da Europa... Hoje reside em Vitória e faz, basicamente, serviços para o exterior... parece surreal mas é verdade !!

abraços..

bdalla

Citação de: r.lessa online 21 Abril 2009 às 12:28:40
Bruno, movimentos Longines 12.68xx

ANO   CAL       BASE            SPEC
1929 12.68 Z   Base Sav.      Small sec. 18000 vph ø27.00 h4.25
1938 12.68 Z   12.68Z         Stop second ø27.00 h5.90
1939 12.68 N   12.68Z         Mvt. Center sec. ø27.00 h5.45
1940 12.68 ZS 12.68Z          Mvt. Center sec. ø27.00 h5.45

Serial number
1944 6,500,000
1945 7,000,000-July
1950 8,000,000-May
1953 9,000,000-July

Logos usados
1940
1942
1954

Obrigado pelas informações amigo. estou à caça do mostrador exato des modelo, se souberes de algo me fale ok ?  ;)

Abraços

bdalla

Citação de: Alberto Ferreira online 21 Abril 2009 às 11:56:20
Salve!

Amigo Bruno,

Parabéns pelo relógio!

Eu faço minhas (ou tento...  :D) as (sábias) palavras do Douglas.

Vá com (muita) calma!
Este seu relógio, definitivamente, merece.

Ele foi mutilado por alguém,...  >:(
Mas quiseram os "deuses da horologia" que ele caísse nas mãos de quem cuidará, com o devido conhecimento e carinho.

Se você me permite, antes de "saricar", estude-o bem.

Talvez, (e aqui vai uma mera opinião a ser submetida ao seu próprio critério) uma alternativa seja fazer a restauração do mostrador em outro local (fora do Brasil).

Parabéns pela peça e um grande abraço!

Obrigado pela gentileza Mestre Alberto !

Verdade, o antigo dono moeu o mostrador de uma forma inexplicável e deve ter usado os ponteiros como palito de dente  :'( :'( :'( :'( :'(, mas o restante da peça está bastante integro, falta umas peçinhas, mas tenho certeza que na mão de um bom relojoeiro este não será o maior problema...

Estou buscando na NET o mostrador original deste modelo, confesso que não havia pensado nas hipótese de mandá-lo para fora para fazer o mostrador, você teria alguma informação sobre quem poderia fazer o serviço ?

O amigo não faz idéia de como estou me coçando para vê-lo prontinho !!!

Achei este outro modelo de mostrador.. o desenho da caixa é idêntico...o que achas ?

forte abraço,

Bruno

Alberto Ferreira

Citação de: bdalla online 22 Abril 2009 às 23:09:16
...
... você teria alguma informação sobre quem poderia fazer o serviço ?
...

Salve!

Bruno,
Eu não tenho um endereço ou uma indicação mais precisa, de site, etc.
Pelo que eu entendi de algumas conversas que tivemos aqui mesmo no fórum, há alguém que faz isso (bem), no sul da França, eu creio.
Mas, certamente, haverá outros.

Talvez o Douglas (embora o comentário dele na ocasião se referisse a um Omega) saiba mais a este respeito e o Bruno Recchia também deve conhecer, ou talvez possa até recomendar alguém.
Aguarde os comentários ou mande uma MP para eles.

Um abraço a todos!

Gravina

Bem, a parte que me cabia..........eu fiz!
Enviei uma mp há dias para o amigo Bdalla com a minha sugestão para o problema (o que eu faria, se fosse meu), mas ele como eu ..........não deve se dar bem com as MPs

Abs

Gravina

bdalla

Citação de: Gravina online 23 Abril 2009 às 12:18:28
Bem, a parte que me cabia..........eu fiz!
Enviei uma mp há dias para o amigo Bdalla com a minha sugestão para o problema (o que eu faria, se fosse meu), mas ele como eu ..........não deve se dar bem com as MPs

Abs

Gravina

Amigo Gravina !!!!

Desculpas formalmente apresentadas por não ter respondido a sua MP. Não posso jamais abrir mão da sua tão valiosa ajuda, senão eu to fufu de pai e mãe e este moribundo stopsecond estaria fadado a viver o resto dos seus dias neste precário estado em que se encontra atualmente, dentro de uma caixa de tênis conga... ;D ;D ;D 

Forte abraço !