Menu principal

Setor de relojoaria atrai cada vez mais jovens suíços ao mercado de trabalho

Iniciado por ogum777, 14 Fevereiro 2013 às 17:06:12

tópico anterior - próximo tópico

ogum777

http://br.financas.yahoo.com/noticias/setor-relojoaria-atrai-vez-jovens-123007261.html

Setor de relojoaria atrai cada vez mais jovens suíços ao mercado de trabalho

EFE Brasil – 6 horas atrás

Genebra, 14 fev (EFE).- O setor de relojoaria continua despertando grande interesse nos jovens suíços, que, diante da possibilidade de se garantir no mercado de trabalho, acabam esgotando as vagas nas escolas relojoeiras do país.

Somente no ano de 2012, quando o setor voltou a quebrar recordes, esses centros de formação acolheram um total de 463 novos alunos, o que representa uma procura de 9% a mais que no ano de 2011.

Uma pesquisa da Convenção Patronal da Indústria Relojoeira Suíça (CP) aponta que esta procura está diretamente relacionada com o avanço do setor, já que as empresas necessitarão formar e recrutar pelo menos 3,2 mil novos colaboradores até 2016.

Atualmente, cerca de 2 mil aprendizes estão matriculados em cursos de formação que garantem que suas competências e também se adequam ao tipo de empregados que as empresas relojoeiras buscam.

O número de diplomas outorgados a aprendizes de profissões relacionadas com a relojoaria aumentou um 15% no último ano.

"A relojoaria suíça constitui um viveiro que gerou cerca de 3 mil postos de trabalho apenas em 2012, sendo que atualmente o setor emprega mais de 50 mil pessoas no país", apontou a patronal relojoeira.

Embora as perspectivas positivas acabem incentivando os jovens a escolher a relojoaria como profissão, nem todas as suas vertentes possuem essa grande procura.

A formação "profissional" é a mais popular entre os novos estudantes, pois os mesmos adquirem os conhecimentos para trabalhar com todo tipo de relógios (eletrônicos ou mecânicos), controlar a qualidade nos diferentes períodos de produção e corrigir os eventuais defeitos.

Esses são tidos como os profissionais mais polivalentes nesse meio, já que são capazes de assumir todas as operações, que vão desde a produção (montagem, colocação das agulhas e esferas, embalagem e regulagem) até o trabalho particular de relógios de alta gama e fabricados em pequenas séries.

No entanto, outras especialidades, como a de relojoeiro industrial, reparador, polidor e desenhista-construtor não registraram o mesmo aumento no número de matriculas.

Alheio aos embates da crise econômica internacional, o valor das exportações de relógios manufaturados na Suíça aumentou 10,9% em 2012, sendo que o conjunto do setor obteve lucros superiores aos 17,4 bilhões de euro.

"Em um contexto econômico muito pouco propício, a relojoaria suíça registrou um bom crescimento durante o ano 2012. Segundo a Federação de Relojoeiros da Suíça, o ano 2013 deverá manter este mesmo nível de crescimento. EFE

Carbonieri

Matéria legal...será que os paises emergentes (BRICS) é que estão comprando mais relógios do suiços? É o que aparenta devido as lojas que estão chegando no Brasil (Omega, IWC...). Porque na europa acho que a coisa tá meio devagar em todos os sentidos...
sic transit gloria mundi

Alberto Ferreira

O colega Cigano já havia postado uma referencia a esta matéria.
Mas como o tópico dele está lá no "botequim", e pelo teor da matéria, eu creio que nós podemos prosseguir com a conversa aqui.

Abraços a ambos, Cigano e Ogum777!
Alberto

ogum777

emergentes compram.

chineses encomendam tudo coberto de diamantes. os neo-milionários chineses adoram ostentar e competem entre si. relógios de 400 mil dólares é com eles.

ogum777

Citação de: Alberto Ferreira online 14 Fevereiro 2013 às 17:33:53
O colega Cigano já havia postado uma referencia a esta matéria.
Mas como o tópico dele está lá no "botequim", e pelo teor da matéria, eu creio que nós podemos prosseguir com a conversa aqui.

Abraços a ambos, Cigano e Ogum777!
Alberto

opa, não tinha visto! desculpem!

Alberto Ferreira

Citação de: ogum777 online 14 Fevereiro 2013 às 17:45:42
...

opa, não tinha visto! desculpem!

Sei que não havia visto, Ogum777.
Pelo teor do assunto e interesse, eu creio que podemos seguir aqui...
8)

O Cigano não vai ficar triste.  ;)

Alberto

Alberto Ferreira

Esperemos que seja algo "sustentável".
Eu me refiro aos que (eventualmente) irão para as áreas técnicas, principalmente novos projetos de movimentos e desenvolvimento destes.

Mas, o setor de luxo (mais para o lado estético) deve atrair uma boa parcela dos candidatos.

E não nos esqueçamos, a profissão de Mestre Relojoeiro, por lá, tem nível superior.

Alberto

ogum777

sim...

mas cada vez mais relógio se torna acessório de luxo. hoje mesmo em aula citei o assunto, por cima, sobre bens importados, diferenças entre indústrias europeias e do oriente, e um aluno citou que só compra relógio pra combinar com a roupa, que um relógio tava parado um tempão e ele nem tinha percebido, pq só olha as horas no celular mesmo...

a citizen é que acertou ao criar aquele modelo que sincroniza com iphone, vibrando quando há atualização de mensagem e etc.

afora isso, o relógio servirá de jóia ou bijouteria. poucos continuarão usando como ferramenta de marcação de tempo, como eu uso, para dar aulas por exemplo. meus colegas professores preferem deixar o celular na mesa, ficando mais fácil ver as horas durante a aula.

temo que aconteça com a relojoaria o que aconteceu com o setor de roupas. o prêt-a-porter matou o alfaiate de bairro. apenas uma seleta minoria de alfaiates sobreviveu. cobrando fortunas, mas uma minoria.

essa explosão do relógio suíço acompanha uma expansão do mercado do luxo nos países emergentes, e do luxo de ostentação.

sobrarão rolex cheios de diamantes. pois de nada  adianta ter o caro e ostentá-lo, se os outros não conhecem...

por isso, rolex, relógio de patrão como diz a gíria, é objeto de desejo de tanta gente. não se vê mais quem usa um rolex sub pra mergulhar hoje em dia...

tool watches sobreviverão. o mercado do luxo é sazonal, e portanto sujeito a flutuações no decorrer do tempo. uma indústria pode não sobreviver a sazonalidades.

tanto que o perfil de profissional descrito na matéria é o polivalente, mais apto a sobreviver a sazonalidades.

ogum777

em tempo.

uma das maiores provas de que o relógio se torna desimportante como ferramenta de marcação de tempo é a falta de isocronismo dos mecanismos 7sXX da seiko.

é de se pensar por que diabos a seiko não faça relógios como um skx007 com um mecanismo melhor, mais preciso, pelo menos. tem condições de fazer.

mas não importa. todos tem meia dúzia desses relógios acertam todo dia mesmo, mudam o relógio como peça de roupa - eu mesmo faço isso - e atrasos ou adiantamentos de marcha não vão importar pra quem usa um dia por semana só....

então, não há importância nesse relógio como ferramenta de marcação de tempo. se ela houvesse, em vez de eu ter 3 seikos, um orient, dois citizens e um casio, eu juntaria esse dinheiro gasto e mais outro tanto e teria um omega co-axial....

é fato, sinal dos tempos. o relógio ou virará celular, mp3 e etc, ou deixa de ter importância. quem tá sincronizando relógios com satélites está enxergando o caminho.

Alberto Ferreira

Citação de: ogum777 online 14 Fevereiro 2013 às 18:36:29
...

...uma das maiores provas de que o relógio se torna desimportante como ferramenta de marcação de tempo é a falta de isocronismo dos mecanismos 7sXX da seiko.

...

Ogum777,
Com a transformação, ou mudança de enfoque, da(s) aplicação(ões) dos relógios (especificamente como tais, como ferramentas), sim, eu concordo.
Mas com o exemplo eu não posso concordar.
A Seiko não está nessa.

Os 7Sxx são, sim, conceitualmente criados para ser assim, quase descartáveis (ou isso mesmo, na prática).
Mas a própria Seiko tem movimentos contemporâneos aos 7Sxx, ou até mais recentes, onde isso não ocorre.

Portanto, eu não acredito que o exemplo valha.  ;)

Alberto

zugo

Citação de: Alberto Ferreira online 14 Fevereiro 2013 às 18:58:55
...

...uma das maiores provas de que o relógio se torna desimportante como ferramenta de marcação de tempo é a falta de isocronismo dos mecanismos 7sXX da seiko.

...

Ogum777,
Com a transformação, ou mudança de enfoque, da(s) aplicação(ões) dos relógios (especificamente como tais, como ferramentas), sim, eu concordo.
A Seiko não está nessa.

Os 7Sxx são, sim, conceitualmente criados para ser assim, quase descartáveis (ou isso mesmo, na prática).
Mas a própria Seiko tem movimentos contemporâneos aos 7Sxx, ou até mais recentes, onde isso não ocorre.

Alberto

Concordo com o amigo alberto, os SKX são simplesmente feitos para serem verdadeiros "tool watches" na minha opinião. Um relógio que você paga 200 dólares e não liga se ele bate em pedra, cascalho, areia etc e ainda é ISO 200m. Se ele atrasa 20 segundos por dia, o mergulhador ou a pessoa que utiliza não liga muito. E como alguém ja disse por aqui, mas não lembro quem foi, quem procura precisão compra um Quartz e vive feliz. Relógio mecânico, não importando o "price range" pra mim é pura questão de luxo e paixão pessoal pelos movimentos, história e/ou marca.

ogum777

Citação de: zugo online 14 Fevereiro 2013 às 19:32:53
Citação de: Alberto Ferreira online 14 Fevereiro 2013 às 18:58:55
...

...

Ogum777,
A Seiko não está nessa.

Alberto

Concordo com o amigo alberto, os SKX são simplesmente feitos para serem verdadeiros "tool watches" na minha opinião. Um relógio que você paga 200 dólares e não liga se ele bate em pedra, cascalho, areia etc e ainda é ISO 200m. Se ele atrasa 20 segundos por dia, o mergulhador ou a pessoa que utiliza não liga muito. E como alguém ja disse por aqui, mas não lembro quem foi, quem procura precisão compra um Quartz e vive feliz. Relógio mecânico, não importando o "price range" pra mim é pura questão de luxo e paixão pessoal pelos movimentos, história e/ou marca.

eu concordaria com isso se um skx007 fosse de fato direcionado ao mercado efetivo de mergulho, como aqueles oem que são ofertados por 15 marcas diferentes, que coloquei em outro post. mas um relógio com data e dia, ofertado com bracelete jubilee, também se presta ao uso diário. slimed case idem.

eu mesmo tenho skx007. gosto do relógio. tenho dois monsters também. o monster é até, sob o ponto de vista do mergulho, um tool watch melhor: mais protegido das porradas pelas guardas que a caixa possui. eu mesmo testei o meu laranjão num tomobo de bike...

mas comparemos com os 469 da orient. mais bem regulados. mesmo a linha 82XX da citizen.

mas tool watch hoje em dia é casio, g-shock. a fama da seiko, de seus divers veio pela confiabilidade que os modelos apresentavam nas décadas de 60 e 70, entre os americanos que lutaram no vietnã. hoje isso acontece com os g-shocks. o que não falta é foto de soldado americano usando g-shock. capitão nascimento usa g-shock...

quem hoje tá usando skx007 pra mergulho? tanto não se usa, que vem com bracelete jubilee sem extensão pra mergulho. um ny0040 da citizen ou vem com pulseira de borracha ou com bracelete simples, de elo dobrado, mas com extensão pra mergulho....

seiko tá deixando de ser tool  watch. é fato. e daí, como relógio de uso diário...

bom, por enquanto continua vendendo. tem seus admiradores - eu inclusive, tenho 3 - mas como diz a piada do administrador de empresas que pula do 15º andar de um prédio, a cada andar que ele passa, ele pensa: "até aqui tudo bem".

mas um dia o chão chega.

zugo

Citação de: ogum777 online 15 Fevereiro 2013 às 00:38:00
eu concordaria com isso se um skx007 fosse de fato direcionado ao mercado efetivo de mergulho, como aqueles oem que são ofertados por 15 marcas diferentes, que coloquei em outro post. mas um relógio com data e dia, ofertado com bracelete jubilee, também se presta ao uso diário. slimed case idem.

eu mesmo tenho skx007. gosto do relógio. tenho dois monsters também. o monster é até, sob o ponto de vista do mergulho, um tool watch melhor: mais protegido das porradas pelas guardas que a caixa possui. eu mesmo testei o meu laranjão num tomobo de bike...

mas comparemos com os 469 da orient. mais bem regulados. mesmo a linha 82XX da citizen.

mas tool watch hoje em dia é casio, g-shock. a fama da seiko, de seus divers veio pela confiabilidade que os modelos apresentavam nas décadas de 60 e 70, entre os americanos que lutaram no vietnã. hoje isso acontece com os g-shocks. o que não falta é foto de soldado americano usando g-shock. capitão nascimento usa g-shock...

quem hoje tá usando skx007 pra mergulho? tanto não se usa, que vem com bracelete jubilee sem extensão pra mergulho. um ny0040 da citizen ou vem com pulseira de borracha ou com bracelete simples, de elo dobrado, mas com extensão pra mergulho....

seiko tá deixando de ser tool  watch. é fato. e daí, como relógio de uso diário...

bom, por enquanto continua vendendo. tem seus admiradores - eu inclusive, tenho 3 - mas como diz a piada do administrador de empresas que pula do 15º andar de um prédio, a cada andar que ele passa, ele pensa: "até aqui tudo bem".

mas um dia o chão chega.

Nesse caso, tenho que concordar. Cada dia que passa eu acho que a fase dos mecânicos como tool watches morreram. Hoje é a vez dos Quartz e dos relógios que sincronizam com deus e o mundo. Nunca me verei correndo com um relógio mecânico, seja ele qual for, no lugar do meu garmin forerunner com GPS. E estou trazendo agora um skx009 justamente para uso diário, já que como percorro um grande caminho a pé até o trabalho, não arriscaria com nada mais caro que isso.

Mas confesso que uso relógios mecânicos hoje puramente pelo prazer, paixão e história dos mesmos e não por sua funcionalidade ou precisão. Me encanta saber que em alguma época alguém sentou para pensar em como fazer um instrumento puramente mecanico para marcar o tempo. E num mundo de tool watches na casa dos milhares de dólares, haja coragem para raspar em areia e pedra hehehe

Voltando ao assunto do tópico, sou muito cético com matérias sobre mercado de trabalho. Pelo menos n meu ramo, a maioria dessas matérias sao voltadas com intuito de baratear mão de obra por parte das empresas. Lançam dizendo que o mercado esta super aquecido, dão uma direcionada para o que eles estão precisando e os jovens vão com tudo. Quando estiverem formados daqui a alguns anos encontrarão um mercado saturado, logo com salários menores e normalmente horas maiores de trabalho.

So ouvindo a opinião de alguém que esteja trabalhando lá na Suíça nesse mercado para sabermos realmente, infelizmente eu não tenho acesso à ninguém, apesar de ter alguns amigos que moram em Genebra, mas eles não trabalham com nada nem relacionado ao mercado relojoeiro.

Alberto Ferreira

De fato, os mecânicos não estão mais nessa de ferramentas de precisão.
Aliás, já faz muito tempo que é assim.
Ou, melhor dizendo, na real?  Eles nunca foram.

Ok, então, e eu concordo, eles estão passando a símbolos de status, de poder, ou seja lá o que for de menos "prático".
Não há como sofismar aqui.

Mas,...
Tem outra vertente de interesse.
De uma minoria, eu sei.
A daqueles que curtem a micromecânica. Simples assim.

Vocês querem saber de uma coisa...
Eu sou engenheiro mecânico, sempre tive atração por aquelas maquininhas fantásticas e, creiam, uma das coisas que me atraem em um movimento é justamente o "esforço" nele dispendido para "marcar" o tempo com precisão aceitável, com suas engrenagens e molas...

Eu gosto, como sabem, dos vintages, pela história e por isso aí acima.

Como eu, há outros, claro!
Mas nós nunca sustentaremos uma Indústria, não nos moldes daquilo que estamos discutimos neste tópico.

Aí, como eu disse antes, me parece que as "praias" serão, ou já são, mesmo as do luxo e a da exclusividade, com suas complicações e maior valor agregado.
Eu não vejo outras.

Por isso, se há mesmo a tal "tendência" entre os jovens profissionais, parte, ou a maior parte, do foco das empresas contratantes, eu creio será mesmo este.
Foi neste sentido aquela minha primeira manifestação.

Alberto

Carbonieri

acho que a indústria suiça tera força, principalmente para os paises emergentes. Levando por exemplo o Brasil, um relógio como um Tissot, para a classe média é "um luxo, um certo estatus", o que em outros paises mais desenvolvidos não seria. Tal exemplo fica claro com carros, no Brasil um Corolla é "carrão" nos EUA não é. Talvez a industria suiã esteja com essa ideia para os emergentes: relógios "de luxo" que possam ser adquidos pelo padrão aquisitivo do pais.
sic transit gloria mundi