Menu principal

OMEGAS VINTAGE... UM PEQUENO QUIZ...

Iniciado por Alberto Ferreira, 22 Fevereiro 2013 às 19:14:13

tópico anterior - próximo tópico

Adriano

Citação de: KrioK online 26 Fevereiro 2013 às 19:05:47
Citação de: Adriano online 26 Fevereiro 2013 às 18:57:17
Amigo Alberto, percebi agora, relendo o tópico, que chamei seus relógios de sucatas...  :-[ :-[ :-[ :-[

Não sei onde enfiar a cara...

Abraços!

Adriano
No teclado do computador? ;D

É um bom começo!

Aliás uma explicação honesta que certamente será interpretada por mim como uma tentativa de me desculpar ou amenizar a mancada.

Sucata, no jargão relojoeiro, não é sinônimo de lixo. Pelo contrário, é fundamental para restaurações e etc. Mantenho minha opinião de que um relógio só com caixa e máquina originais é sucata, pois foi-se embora seu valor histórico. Serve, no entanto, como fonte de peças ou base para projetos. Cansei de comprar sucatas para essas finalidades e por muito tempo tentei arrumar uma sucata de 30T2 para fazer dele um "Chronometer look-alike".

Outra prova: todo mundo conhece meu Seiko 6105-8000. Ele era uma sucata: tinha caixa e máquina originais, e coroa. Todo o resto adaptado. Fiz dele um belo projeto. Com peças aftermarket, ele virou o que virou. Por isso mesmo, tenho na minha cabeça a consciência de que ele não é valioso, do ponto de vista do colecionismo, que o meu exemplar 6105-8110. Vide:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=2271.90

Abraços!

Adriano

Octávio Augusto

Querido Amigo Alberto,

Que felicidade ler esta boa notícia da comemoração dos 40 anos de casado. Meus Parabéns!!
Felicidades e longevidade aos pombinhos!
Abraço,

Octávio Augusto

Alberto Ferreira

A Dupla agradece os cumprimentos de todos os amigos, de coração!
8)

Mas, voltando aos Omega´s...

Adriano,
Meu amigo, suas colocações são válidas! Portanto nada a ser corrigido. Sério!
Tanto que até agora eu não reformei nenhum deles.  ;)
Eles estão aqui, na devida "reserva técnica" (de "sucatas" ou quase...), talvez venham a se tornar doadores... 
Ou receptores...  Não sei.

Na verdade o espírito deste meu post é justamente que nós discutamos os vários aspectos da questão.
Como eu disse antes, sem maior pretensão (educativa) de minha parte, simples debates.

E talvez para dar um certo "fecho" na questão do tal Estrela Vermelha fajuto, que não é Teddington...  ;)

Eu sugiro a todos uma boa lida neste tópico, clássico,...
http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=7489.0

Alberto

Dorotheo

Não sei se me perdi no decorrer do tópico, mas e os outros dois omegas, o que há de certo ou errado com eles?
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

Carretera18

Dorotheo,

Acho qye ficou vago mesmo, mas pelo que entendi o Alberto concordou com as colocações dos outros colegas.

Alberto,

Este tipo de tópico ajuda os ajuntadores estilo hot rods a se sentirem melhor...

Abraços
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

Alberto Ferreira

Dorotheo,

O "ajuntamento", ou a fase do ajuntamento, é parte do processo de formação de um "vintageiro".
A têmpera.    ;)  :D

O que nós estamos conversando aqui é, eventualmente, como passar por ela sem maiores traumas ou distúrbios emocionais permanentes...  ;D

Saber, ou tentar saber, garimpar, já é parte de um outro "processo"...   ::)
8)

Mas vamos continuando com o papo, sim,...
Digamos,...   
Assim, como quem não quer nada...
  ;)

Alberto

Dorotheo

Ah sim, Alberto.
Garimpando hoje comprei um calibre 332. Número de serie com início 11.
Só o mecanismo e caixa. Sem ponteiro ou mostrador. O mecanismo está como novo.
Amanhã eu posto fotos.
Abs.
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

Alberto Ferreira

Sempre ressalvando o espírito deste tópico, o debate, a troca de ideias ou, na pior das hipóteses, a reflexão.  8)
Eu repito que não estou "dando aulas", ok?

Pena que o nosso amigo Douglas, este sim professor catedrático na matéria, não esteja participando aqui...
Para corroborar ou, principalmente, corrigir algo.  ;)

Mas,...
Sem mais churumelas, vamos à segunda vítima.  :D

Também equipado com um movimento 265.

Para começar, o mostrador foi reformado, nitidamente repintado (não por mim, e não sei onde foi, talvez na Sarica).
Aquele verniz super brilhante e novo não condiz com a peça, e as cifras estão pintadas... Talvez elas fossem em relevo (aplicadas) no mostrador original.

Os ponteiros foram trocados, cada um tem um "estilo" e provavelmente são até de épocas diferentes.

Eu chutaria que os ponteiros deveriam ser do tipo "leaf", como é o das horas, talvez algo assim...

E vejam aí neste exemplo as tais cifras em relevo que eu comentei...

Ah!
Esta imagem (chupada do Otto Frei) ilustra os ponteiros originalmente usados pela Omega, com alguns dos seus nomes mais conhecidos...

Fonte destas imagens: Site da Otto Frei

Algum comentário?

shun

Alberto Ferreira

Citação de: shun online 02 Março 2013 às 00:27:01
... Passa no teste?

;D

Shun,...
A depender de quem testa...  ::)
E certamente com que objetivo o teste é feito, exceção feita ao "durex"  :P, e ao "miolo" (que não dá para ver na foto - mas não esperemos muito, não...) eu até diria que "passa".
Por que não? ;)

O relógio é original.
Mas não é tão raro assim (como tentam nos fazer crer por aí...), eu já vi alguns.

Para mim, é um caso típico para figurar no setor "kitsch" do ajuntamento.
Ele é quase uma sátira.
:D

Alberto

Paulo Sergio

Essa pintura, nesse modelo, para um Omega desse calibre, é como que obrigatória nas reformas da Sarica!!!
Digo isso pois eles te oferecem poucas possibilidades de matrizes!!! Incrível, sei que seria difícil, quase impossível, ter todas as matrizes de mostradores, mas a Sarica te oferece poucas opções delas para reforma!!! Para esse tipo de relógio, volto a dizer, esse modelo é quase que a única solução que te dão!!!
Duvido que tivesse cifras em relevo... creio que eram pintadas... por mais que se possa falar de uma reforma, duvido que iriam, digamos, limar as cifras para, depois, pintá-las!!!
Mas no que se pode fazer por aqui, esse mostrador está muito bom... faltam, somente, 3 ponteiros à altura dele!!!
No ML surgem sucatas amigo, com ponteiros bons, muitas vezes!!! Vale buscar!!! Ele merece esse restauro completo!!!
Ah, por acaso, falando em reformas, não esperem muita originalidade na reforma de um mostrador crono, principalmente Seiko... as m atrizes que têm são muito diferentes das originais!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Alberto Ferreira

Citação de: Paulo Sergio online 02 Março 2013 às 09:33:55
Essa pintura, nesse modelo, para um Omega desse calibre, é como que obrigatória nas reformas da Sarica!!!
...

Sim, pode bem ser, amigo Paulo Sérgio.

Mas, apenas a título de informação, aos "mais novos " (*) por aqui...  ;)

A Sarica é hoje a "única" a prestar estes serviços de reforma de mostradores. Mas em passado não muito distante não foi assim, havia outras.
Assim como também há quem faça no exterior.

De qualquer forma eu concordo com o que você disse...
E repito, sim, "...talvez na Sarica".

A minha proposta, aqui neste tópico, não é tanto sabermos onde e o que deveríamos procurar para uma restauração decente.
Isto é algo que eu pretendo deixar a critério de cada interessado, ou discutirmos mais tarde, aqui mesmo.
Na verdade, no momento, o que eu estou tentando fazer é dar uma espécie de "desencanada" geral nos que já compraram por aí, ou que pretendem fazê-lo, os chamados "vintages".

Mas, que fique claro que todas as opiniões e comentários (como o seu) são válidos, o tal "debate" que eu mencionei, lembram?

Muito válida, em especial, a questão levantada das "matrizes" disponíveis.
Sem elas (pelo alto custo de fazer uma de encomenda) realmente uma opção terá que ser feita... Afastando-nos, seja mais ou menos, do aspecto original.

Alberto

(*) - Eu por vezes me sinto mais ou menos assim...
Como aquele guri, que mora há mais tempo em uma dada rua...
Chegam novos amigos... Cada um com sua pasta de "figurinhas" e saquinhos de bolas de gude... E com "mesadas" para comprar algumas...

E todos ficam interessadíssimos em "trocar figurinhas, digo, informações, como nós fazemos aqui.  ;)  8)

Alberto

Paulo Sergio

Existia, até onde lembro a Areal Mostradores, em São Paulo...
Reformas muito boas... não sei o motivo de ter fechado as portas!!!
A Sarica já me resolveu muitos problemas, são eficientes em muitas necessidades em termos de reformas e reparos... mas não têm todas a matrizes como já disse...
Uma coisa me intriga... o preço tão elevado por um matriz nova!!! Se pagar, tem sua reforma mais, digamos, original... pode ser assim??? Pode!!! Mercado!!!
Agora uma curiosidade... no exterior... onde encontrar reformas de mostradores? E o preço? É melhor? E a qualidade? Alguém saberia dizer algo?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Alberto Ferreira

O custo de uma nova matriz, mesmo não sendo específica para o uso de quem pediu, e portanto podendo ser usada para outras reformas, pelo que me parece, é amortizado naquela peça.
Uma política do fornecedor, ou política de quem o administra? Provavelmente sim.
Mas eu não estou tão por dentro (lá da Sarica) para saber ao certo.

Sempre que eu usei os serviços da Sarica eu me restringi ao que já havia no seu acervo.
Quando, apenas umas duas vezes, eu os consultei para uma eventual elaboração algo mais específico, que nem seria só para o meu caso, por exemplo, os famigerados bezéis internos dos WD´s e afins, eu não senti muito interesse comercial por parte daquele prestador de serviços.
Pelo menos esta foi a impressão com que eu fiquei.
Sim... Eu falei com o filho, e com o pai. O avo já tinha falecido no citado caso dos bezéis de WD.

De uma maneira geral, em todos os países com certa tradição horológica há quem faça estas reformas... Portugal, França e certamente Suíça, só para citar alguns onde eu sei que há, ou havia.
Basta procurarmos no Google e certamente nós acharemos alguma referência. (*)

Alberto

PS:
(*) - Sem maiores pretensões, eu dei uma leve "pesquisada" no Tio Gugu e encontrei este povo aqui...
http://www.nawcc-index.net/RepairShopsOther.php
Fonte: NAWCC (via NET).

Muitos são especializados em mostradores grandes (e não nos de pulso), e eu não conheço o trabalho de nenhum deles.

Carretera18

Paulo e Alberto,

Acompanho este tópico com grande interesse porque iniciei neste hobby com dois relógios. Um Tissot e um Omega. No caso específico do Omega, utilizei os serviços do Sarica através do JC e também me surpreendi com o brilho do mostrador.

Como foi a minha primeira peça restaurada, acabei aceitando e uso regularmente o relógio. Como ele funciona bem e tem uma aparência de novo, me divirto com ele no pulso e o encaro como um "maverick hot rod".... Encontrei a sucata, arrumei da melhor forma possível e desfruto dele com grande frequência.

No caso do Tissot foi diferente. O JC me aconselhou a manter o mostrados com sinais de desgaste porque ele avaliou que ele seria mais interessante assim e eu concordei. Reformamos apenas a caixa e revisamos o mecanismo. Apesar da maior originalidade desta peça, eu acabo usando muito menos devido aos sinais de desgaste do mostrador, escolhendo ocasiões em que o desgaste não seja interpretado como desleixo por parte dos "leigos" que irei me reunir (apesar de eu ter plena consciência de que também sou leigo).

Resumindo. Cheguei a conclusão de que algumas restaurações mais radicais ou mods também se tornar uma grande fonte de diversão. Pelo menos para mim.

E quem sabe, um dia, eu não me transforme em um colecionador mais sério e exigente, mas isto também vai me demandar muito mais bala...

abraços
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

dgthonda

Citação de: Alberto Ferreira online 22 Fevereiro 2013 às 19:14:13
Vocês saberiam identificar estes, assim mesmo, nesta distância típica das fotos dos famosos sites de leilão on line?   ;)

Saberiam dizer onde estaria o "joio" e onde estaria o "trigo"?
Se é que há algum...  ::)

1)

2)

3)

Alguém teria algum "palpite", "chute calibrado", certeza, comentário?  ???
;)

Alberto

Bom dia a todos.
Tenho um 30T2 parecido com o da foto n° 2.
O meu a principio, está sem restauro do dial, a coroa é lisa, achatada e sem o logotipo da Omega, os ponteiros são do tipo "leaf" e não tenho certeza se são do modelo original pois tem uma tonalidade de ouro rosa/bronze (assim como a coroa), já a caixa foi feito um novo banho de ouro (por isso está tão brilhante).
Abraço.