Menu principal

Iniciando uma coleção.

Iniciado por O Cara, 20 Abril 2009 às 19:52:52

tópico anterior - próximo tópico

O Cara

Amigos mais experientes, ajudem aos novatos a controlalem seus impulsos consumistas.

É muito normal para quem está iniciando uma coleção querer comprar tudo quanto é relógio que vêm pela frente, só para fazer número. Com o tempo (e algum prejúizo depois) essas coleções vão sendo refinadas, alguns relógios são dados, outros vendidos, outros mal comprados são jogados no lixo e essa coleção vai se refinando e tomando "corpo".

Quais as dicas que os mais experientes dão para os novatos?

Essas dicas serão muito válidas não apenas para quem quer ou pretende colecionar relógios, mas para todo tipo de coleção que queiramos fazer.
Um abraço
Fábio

Enéias

Qualquer membro novo do fórum não passará pelo que passei ou muitos passaram. Valerá sempre uma dica aqui e outra ali.

A primeira pergunta? Qual o meu gosto pessoal quanto aos relógios mecânicos?

Alberto Ferreira

Salve!

Huuuummm!
Amigo Fábio,...

Que "experientes"?
;)  ::)  ???

Eu temo que os "novatos" é que talvez  possam dar os melhores "conselhos" neste particular (o início de uma "coleção"),...
...pois ainda estão fora dela.
::)

Eu me incluo fora dessa!
;)  :D

Abraços!
8)

igorschutz

Na minha opinião, é muito difícil reprimir esta compulsão inicial do novo entusiasta, muito difícil mesmo.
Não tem jeito, todo pretenso colecionador (ou ajuntador) faz muita besteira no começo, como as que você citou (compra relógio que depois não gosta, pago caro por porcaria, etc.).

Acho que as melhores dicas que eu poderia dar são:

• Regule MUITO o seu dinheiro;
  • Não compre na afobação;
  • Procure se informar sobre o que está comprando;
  • Peça opiniões sempre que possível;
  • E, por fim, aproveite bem o conhecimento dos amigos do Fórum.

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

solano

Minha opinião : Tome suco de Laranja ! 8)  Invés de comprar... ;D ;D ;D

Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

FALCO

-normalmente aquele relogio que esta a venda pelo dobro do que ele vale vai te custar a metade do que um em pior estado para ser reformado.

-depois que tiver certeza que quer comprar um relogio espere 1 semana para efetivar o negocio, no meu caso nao sai em mais da metade das vezes.

-o gosto muda muito, principalmente no comeco, logo, quanto mais barato e certeza tiver menor a perda, e ela vira...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

O Cara

Bom, eu sou um pouco compulsivo sim, reconheço, mas no momento não estou comprando nada por motivos pessoais (não vou contar novamente minha história, quem leu meu tópico de apresentações sabe o que estou passando no momento).

Se não tivesse a limitação financeira, tenho certeza que já teria comprado uns 10 relógios no mínimo, mas vamos ser sinceros, você acaba não curtindo nenhum deles.
O legal é ir comprando aos poucos, um por vêz, usando, gostando, se apaixonando, para depois partir para o segundo, passar por tudo novamente etc etc etc.
Acredito que dessa forma você possa curtir e usufruir cada nova aquisição antes de adquirir a próxima.

Minha dica (que por enquanto nem eu estou colocando em prática, mas pretendo colocar um dia) é estipular um valor mensal para alimentar o "vício", valor este que pode variar conforme sua renda e necessidade. Dessa forma, se você quer um relógio barato, em 2 ou 3 meses já consegue comprá-lo, se o relógio é um pouco mais caro, vai demorar um pouquinho mais para juntar todo o montante.
O grande barato é o gosto da coisa, o desejo crescendo enquanto você junta o dinheiro até o momento de concretizar a compra, é como se estivesse praticando sexo e o "comprar em si" é o orgasmo no final.

Li (não sei se foi aqui neste fórum ou no Relógios e Relógios) o relato de um usuário que fazia aplicações financeiras, ele só comprava 2 relógios por ano, um com o 13º se não me engano (se dava de presente de natal) e outro de acordo com os resultados de suas aplicações, estipulava uma meta anual (ou semestral, agora não lembro) e só comprava o relógio se conseguisse ultrapassar a meta, comprava com a sobra (dessa forma também não desfalcava o orçamento, visto que o principal já estava garantido. Achei fantástica essa estratégia, dessa forma o relógio seria um prêmio por ele ter atingido seus objetivos pessoais.

Dêm mais dicas, estamos aguardando.
Um abraço
Fábio

automatic

A minhas dicas são:

- Quanto mais vc comprar melhor.
- Somente comprando um modelo e tendo em mãos vc pode dar opiniões concretas sobre ele.
- Uma coleção não começa do dia para noite.
- Depois que vc já tiver comprado uns Orient, Casio, Seiko, Swatch, Omega, Longines, Tissot, Citizen... Veja o que mais te agrada, aí selecione entre quartz, corda, automático e o estilo: Militar, Chrono, fashion, design, diver...

Compre, compre...

O Cara

Citação de: automatic online 21 Abril 2009 às 00:15:00
A minhas dicas são:

- Quanto mais vc comprar melhor.
- Somente comprando um modelo e tendo em mãos vc pode dar opiniões concretas sobre ele.
- Uma coleção não começa do dia para noite.
- Depois que vc já tiver comprado uns Orient, Casio, Seiko, Swatch, Omega, Longines, Tissot, Citizen... Veja o que mais te agrada, aí selecione entre quartz, corda, automático e o estilo: Militar, Chrono, fashion, design, diver...

Compre, compre...

Haja $$$$$$$

KKKKKKKKKKKKKk
Um abraço
Fábio

César-HT

Olá para todos.

Tem uma dica que o nosso amigo Lobo, lá do Fórum antigo deu certa vez e que, na época eu não achei que eu iria conseguir seguir, mas que se revelou muito boa, é o seguinte: tente se concentrar em um estilo que goste mais (ex. diver's, militar, aviador, crono etc).

Fica mais interessante e mais viável economicamente, pois a gente perde um pouco aquela impulsividade do início da coleção, quando a gente quer comprar tudo o que aparece e depois acaba se arrependendo de algumas compras que fez. Todos passam por essa fase e eu também passei.

Meu foco é os modelos diver, depois que me focalizei neste estilo (apesar de já gostar muito) praticamente não comprei mais nenhum fora desse estilo.

Até mais e abraço a todos.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Bom,...
Tentando fazer uma "colocação" mais "séria" do que as que eu fiz ontem.

Ouça os conselhos, pondere bastante e,...
"siga as suas próprias "conclusões".

Mas, prepare-se, pois com o tempo, e com a chamada "experiência", elas poderão mudar.

E não considere estas eventuais mudanças ("reloginhos usados" e baratos aos montes, "relojões" novos e cheirosos, "vintages" ou nem tanto, o prazer de restaurar, de pesquisar,...) como "perdas de tempo".

Considere-as sempre de forma positiva, como uma evolução, como um aprendizado, etc.

Abraços a todos!
8)

Daniel

Olá a todos !!

Bem ... o que serviu para começar meu "ajuntamento"  :D foi me informar o máximo possível sobre marcas e modelos ! eu gosto dos vintage, com isso pesquisei, pesquisei e pesquisei !! antes de começar a minha aventura de comprar ! e olha que dei umas cabeçadas por ai  :-\ !! mas isso é NORMAL ! faz parte do aprendizado. Mas eu continuo nessa de aprender sempre, ainda não sei nada ! talvez seja o último que possa opinar por aqui ....  pois apenas melhorei um pouco ..  8)

Acima e tudo, compre o que lhe agradar ! mas se for aventurar nos vintage, não se empolgue ! pesquise por preços, nem sempre tudo que reluz ouro !!  rsrs aprendi que neste mercado ( vintage ) preço é fundamental ! Pense mais ou menos assim : se fosse para vender, você conseguiria o mesmo preço que pagou ?

abraço !

Daniel

ESTRELADEDAVI

Amigo quer um conselho pessoal, fotos, fotos, muitas fotos, consiga fotos da internet do modelo que quer, olhe elas com bastante atenção, imagine ele no seu pulso, veja o tamanho do relógio se é pequeno ou grande.
Depois de analisar bem, se agradou vá em frente.
Nunca compre por impulso, isso não é bom, sempre dá dor de cabeça no final.

Abraços

Weber
"A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos." (Marco Aurélio)

Daniel Eira

Fábio,

Eu comecei querendo todos ! Com o passar do tempo, eu coloquei uma meta para mim: + ou - 4 relógios. Cada um seguindo o  estilos que eu gosto:
1- Diver
2- Crono
3- Vintage
4- Um coringa.

Atualmente é essa divisão que eu faço. Tenho um vintage e um crono. Me falta um diver e um coringa !  ;D
Acho que com uns 4 relógios vou ter o prazer de usufruir de todos sem deixar um de lado. E desse modo posso refinar a minha coleção com o tempo para ter os que mais me agradam em cada estilo.

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

Citação de: Daniel Eira online 22 Abril 2009 às 20:01:33
Fábio,

Eu comecei querendo todos ! Com o passar do tempo, eu coloquei uma meta para mim: + ou - 4 relógios. Cada um seguindo o  estilos que eu gosto:
1- Diver
2- Crono
3- Vintage
4- Um coringa.

Atualmente é essa divisão que eu faço. Tenho um vintage e um crono. Me falta um diver e um coringa !  ;D
Acho que com uns 4 relógios vou ter o prazer de usufruir de todos sem deixar um de lado. E desse modo posso refinar a minha coleção com o tempo para ter os que mais me agradam em cada estilo.

Abs

Daniel

Oi Daniel!

O que exatamente você entende por coringa? Se fosse comprar hoje, qual relógio ele seria?

Abraço!
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

Gravina

Citação de: Sá online 22 Abril 2009 às 21:25:49
Fábio,

1- Diver
2- Crono
3- Vintage
4- Um coringa.

Abs

Daniel

Oi Daniel!

O que exatamente você entende por coringa? Se fosse comprar hoje, qual relógio ele seria?

Abraço!

Amigo Sá,

Não sei para o nosso amigo Daniel Eira o que é exatamente este coringa, mas para mim, baseando-se até na própria classificação dada por ele,  um relógio coringa é aquele que é um  " Vintage Chrono-diver", ou mais conhecido por aqui como 3 em 1

Aqui um exemplo:

Abs

Gravina

bfskinner

Como eu sou novato, começei a pedir informações a respeito do relógio antes de comprar. Um exemplo é o meu tópico sobre o relógio ALADO que o vendedor dizia ser Alemão, mas eu vim aqui antes e perguntei para os amigos que me "salvaram" desta compra (rs).

O fórum me ajudou muito em minhas decisões de compras e aprendi que relógios mais baratos como os seikos e orient são excelentes. Antes eu pensava que bastava ter um Tissot quartz que eu já estava abafando  ;D ;D ;D e agora aprendi que um bom mecânico mais barato pode ser muito mais atraente.
Agora eu defini preferência pelos Divers e Militar.

Citação de: Gravina online 22 Abril 2009 às 23:55:24
Citação de: Sá online 22 Abril 2009 às 21:25:49
Fábio,

1- Diver
2- Crono
3- Vintage
4- Um coringa.

Abs

Daniel

Oi Daniel!

Abraço!

Amigo Sá,

Não sei para o nosso amigo Daniel Eira o que é exatamente este coringa, mas para mim, baseando-se até na própria classificação dada por ele,  um relógio coringa é aquele que é um  " Vintage Chrono-diver", ou mais conhecido por aqui como 3 em 1

Aqui um exemplo:

Abs

Gravina

Bom dia Mestre!

Obrigado pela sua explicação sobre o "Coringa" (acho que também vou pedir uma explicação para o Batman!!!).

Boa semana!
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel