Dúvida Orient ZFM-195, será que fui enganado?

  • 29 Respostas
  • 10905 Visualizações
Dúvida Orient ZFM-195, será que fui enganado?
« Online: 21 Março 2013 às 17:32:36 »
Preciso da opnião de vocês com relação a um problema que tive recentemente com um relógio Orient ZFM-195. Acabei encontrando este relógio que estava perdido e que tenho ha vários anos. Mesmo depois de mais de cinco anos sem usá-lo quando coloquei o relógio no braço ele trabalhou bem por uns dias (apenas o calendário não estava mudando). Levei na autorizada aqui em Recife que me cobrou R$ 173,00 pelo serviço.
Achei caro então sai em busca de um relojoeiro pra concertar este poblema da data.
Primeiro fui a um que abriu o relógio e deu um preço bom R$ 50,00, mas não fiz com ele porque não senti muita confiança nele. (depois que esse cara abriu o relógio não trabalhou mais. Os ponteiros ficavam girando como se estivessem soltos).

Mandei fazer com outro que me cobrou R$ 60,00 e disse que o relógio ficaria perfeito.
Ele fez o serviço em uma hora desmontou toda a máquina. Gostei do serviço e o relógio funcionou por bem por dois dias.
Depois disso começou a parar no braço e funcionar em cima da mesa.
Levei de volta no relojoeiro, ele desmontou e disse que havia uma peça empenada mas e que só tinha essa peça em casa e que me entregaria no outro dia.
Quando fui buscar o relógio percebí que ele havia trocado o calendário. O original mostrava o dia em ingles e portugues. Não gostei pois achei que o calendário que ele colocou não ficou legal, além de ter ficado muito fundo no mostrador.
Questionei com o relojoeiro na hora e ele me falou que o calendário antigo estava com problema e por isso o relógio estava parando no braço.

Como estava em cima da hora do trabalho, não tive tempo nem pra pensar, peguei o relógio e fui embora.

Pessoal andei bastante em minha cidade pra achar um bom relojoeiro que trabalhe com relógios automáticos quando achei este e a princípio estava satisfeito me ocorre uma dessas.
Do primeiro serviço eu havia gostado porém o relógio ficou parando, já quando recorrí a garantia do serviço dois dias depois ele me troca o calendário e me entrega o relógio com umas manchas tipo cola ou óleo (umas pequenas gotículas no mostrador).

Gostaria da opnião de vocês pois ainda tenho outro relógio um SEIKO que preciso concertar pois este está parado a pelo menos uns 12 anos.

Será que ele se enganou e montou outro DATADOR no relógio e depois veio com essa confersa?

*

Alberto Ferreira

Re: Dúvida Orient ZFM-195, será que fui enganado?
« Resposta #1 Online: 21 Março 2013 às 19:19:55 »
Amigo,
Seja bem vindo. E não deixe de se "apresentar" no tópico específico que nós temos para isso, ok?
É sempre um prazer recebermos novos colegas.


Bem,...
O seu relógio...
Amigo, sem poder fazer uma análise melhor do problema que o relógio tinha inicialmente, e apenas baseado no seu relato, quase "saga", eu creio que posso fazer alguns comentários.

1) A mim pareceu tudo errado na forma como os tais "relojoeiros" o atenderam. A meu ver faltou o principal, a "transparência" com relação a tudo o que foi feito.
Eu não quero ser leviano, mas eu creio que todos aqui já viram ou ouviram falar desse "filme" (de terror), A Gambiarra, sempre feita longe dos olhos do dono do relógio. Onde vale tudo, desde peças "adaptadas" (de outras máquinas) até as soluções “expeditas”, do tipo cola, peças usadas e desgastadas, montagens forçadas, etc.
Nada disso é técnico. É mesmo, se me permite a contundência, mera picaretagem (improvisação) de quem sabe que trata com leigos que não conhecem o assunto.

Aliás, este é o ponto, um leigo só pode confiar em um profissional sério, técnico, se não,...
Como diz o povão por aí, "tá rebocado".

2) Eu não posso avaliar o orçamento feito pela "autorizada" da marca, pois, dentre outras coisas eu nem a conheço e menos ainda os seus serviços.
Mas, eu faço apenas uma reflexão, e o convido a também fazer...
Por vezes o barato sai caro e uma revisão de 50/60 Reais, com peças e tudo, me desculpe, amigo, mas ela não pode ser boa.

Mas não nos tome como "ranzinzas" ou "durões", mas tem certas colocações que é melhor fazer (e considerar) desde o início.

Um grande abraço de boas vindas!
Alberto
« Última modificação: 21 Março 2013 às 19:21:42 por Alberto Ferreira »

*

vinniearques

Re: Dúvida Orient ZFM-195, será que fui enganado?
« Resposta #2 Online: 21 Março 2013 às 19:28:03 »
E não se sinta tão leigo, tem relojoeiro famoso que faz igual esse seu e pior cobra o quadruplo!

Nessa nossa pinga tá cada dia pior não ficar bebado!

E de bebado já sabe......... Não tem dono!

*

Offline zugo

  • ****
  • 316
    • Ver perfil
Re: Dúvida Orient ZFM-195, será que fui enganado?
« Resposta #3 Online: 21 Março 2013 às 19:31:43 »
Concordo com o amigo Alberto,

Do mesmo jeito que na autorizada o serviço não foi feito pois você nao autorizou, o mesmo procedimento deveria ser seguido pelo outro relojoeiro. Ele deveria ter te contactado e avisado que o calendário estava inutilizado, o motivo e se poderia substituir. Se você disse que não, ele que fechasse o relógio e te devolvesse. Então realmente, me parece serviço obscuro e com gambiarra, e o pior de tudo SEM GARANTIA da autorizada e você ainda fica no escuro sem saber o que foi realmente substituido no seu relógio.

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: Dúvida Orient ZFM-195, será que fui enganado?
« Resposta #4 Online: 21 Março 2013 às 20:02:43 »
Esse relojoeiro é um fanfarrão!!
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

Re: Dúvida Orient ZFM-195, será que fui enganado?
« Resposta #5 Online: 21 Março 2013 às 20:23:04 »
Alberto Ferreira, vinniearques, Dorotheo

Concordo em tudo que foi dito por vocês!

Na primeira vez o serviço foi feito na minha frente desmontagem, limpeza.
Achei um serviço bom e com certo capricho.

Paguei e levei o relógio satisfeito (ficou um serviço limpo e sem marcas). Aí no dia seguinte o relógio começou a parar no braço.
Quando eu tirava ele do braço, balançava e deixava em cima da mesa ele trabalhava por horas.

Voltei no dia seguinte e expliquei pra ele o problema, então ele desmontou o relógio na hora e pegou uma engrenagem pequena e falou que era ela que tava com desgaste.
Ele me falou que só poderia entregar no dia seguinte porque só teria aquela peça em casa. Então deixei com ele pra ir buscar no dia seguinte.

Quando peguei o relógio no outro dia apressado percebí o CALENDÁRIO trocado, falei com ele e o mesmo me disse que o outro estava com defeito por isso o relógio estava parando. Quer dizer, ele no dia anterior não havia falado nada do calendário.

Como ele deixou o relógio desmontado de um dia pro outro, talvez na montagem ele tenha montado com este calendário por engano e não por não querer desmontar novamente, deu essa desculpa.

O que vcs acham, será que o calendário original estava realmente parando o relógio quando estava no braço? E vale apena voltar e exigir que o mesmo recoloque o calendário orignal que estava no relógio. Sem contar que dessa vez ele deixou o mostrador com umas manchas tipo Gotículas de cola ou óleo.

O relógio agora esta funcionando perfeitamente, porém a troca do calendário e as marcas que ficaram do serviço demonstram que o relógio foi mexido.

Obrigado,

*

Offline zugo

  • ****
  • 316
    • Ver perfil
Re: Dúvida Orient ZFM-195, será que fui enganado?
« Resposta #6 Online: 21 Março 2013 às 20:25:57 »
O que vcs acham, será que o calendário original estava realmente parando o relógio quando estava no braço?

Isso é impossível de saber, só olhando o calendário original.

*

Offline rtakami

  • ***
  • 190
  • Bushido
    • Ver perfil
Re: Dúvida Orient ZFM-195, será que fui enganado?
« Resposta #7 Online: 21 Março 2013 às 21:09:01 »
O relojoeiro te devolveu a peça com desgaste? Quando eu fiz revisão e necessitou troca de peças eu recebi o que foi trocado.

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Dúvida Orient ZFM-195, será que fui enganado?
« Resposta #8 Online: 21 Março 2013 às 23:45:46 »
Na real, relojoeiros e "autorizadas" de qualidade e confiança são espécimes raros e extinção, mas eles existem sim, mas de qq forma boa sorte com seu relógio.... E seja bem vindo!!! ;D ;D

Abraço

Rafa

*

Offline zugo

  • ****
  • 316
    • Ver perfil
Re: Dúvida Orient ZFM-195, será que fui enganado?
« Resposta #9 Online: 22 Março 2013 às 00:00:46 »
Na real, relojoeiros e "autorizadas" de qualidade e confiança são espécimes raros e extinção, mas eles existem sim, mas de qq forma boa sorte com seu relógio.... E seja bem vindo!!! ;D ;D

Abraço

Rafa

Rafa, você já teve dor de cabeça com alguma Autorizada?

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Dúvida Orient ZFM-195, será que fui enganado?
« Resposta #10 Online: 22 Março 2013 às 00:19:22 »
Então, o omega do post que abri hj, é um exemplo...

Meu swatch , tb do post de hj, eh outro....tanto que eles estavam no fundo das gavetas, literalmente....

Minha mãe levou o dela em 2 e veja o risco no fundo dele... Obviamente isso foi a mais de dez anos atrás.... E o meu swatch a uns 3... Então desencanei, e só ficava com relógios simples e larguei mão desse mundo por uns anos.... Agora que voltei com mais tempo, talvez eu recupere a fé.... Vamos ver....

Abraçooo zugo!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Dúvida Orient ZFM-195, será que fui enganado?
« Resposta #11 Online: 22 Março 2013 às 01:18:05 »
Na real, relojoeiros e "autorizadas" de qualidade e confiança são espécimes raros e extinção, mas eles existem sim, mas de qq forma boa sorte com seu relógio.... E seja bem vindo!!! ;D ;D

Abraço

Rafa
O
Rafa, você já teve dor de cabeça com alguma Autorizada?

Então, o omega do post que abri hj, é um exemplo...

Meu swatch , tb do post de hj, eh outro....tanto que eles estavam no fundo das gavetas, literalmente....

Minha mãe levou o dela em 2 e veja o risco no fundo dele... Obviamente isso foi a mais de dez anos atrás.... E o meu swatch a uns 3... Então desencanei, e só ficava com relógios simples e larguei mão desse mundo por uns anos.... Agora que voltei com mais tempo, talvez eu recupere a fé.... Vamos ver....

Abraçooo zugo!

Opa, não me leve a mal, mas aquele assassinato no fundo do Omega é impossível ter acontecido em uma oficina autorizada Omega. Então vamos separar as coisas. O Steve Wonder usando um par de luvas de boxe abriria esse relógio usando uma faca de cozinha e deixaria menos marcas...

O mesmo para o Swatch, já procurou a autorizada? Essa pulseira é difícil consguir, sumiu do mapa por anos e vi que voltou há pouco tempo. Mas já tentou?

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 22 Março 2013 às 01:21:52 por Adriano »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Dúvida Orient ZFM-195, será que fui enganado?
« Resposta #12 Online: 22 Março 2013 às 01:27:07 »
Sobre a pergunta original do tópico: a autorizada, que passa orçamento prévio, tem CNPJ e oferece garantia formal, cobrou R$ 175,00. Um segundo cobrou R$ 50,00, e o segundo cobrou R$ 60,00 e revisou em uma hora? E ainda deu problema e voltou diferente? Acho que a pergunta foi automaticamente respondida sobre se foi tapeado ou não e qual seria a melhor opção.

A tempo: não existe revisão de uma hora. Só se "tapinha" ou "pelézinho" tenham mudado de nome.

Abraços!

Adriano

Re: Dúvida Orient ZFM-195, será que fui enganado?
« Resposta #13 Online: 22 Março 2013 às 07:17:15 »
O relojoeiro te devolveu a peça com desgaste? Quando eu fiz revisão e necessitou troca de peças eu recebi o que foi trocado.

Não me devolveu nada, simplesmente me disse que estava ruim e trocou.

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Dúvida Orient ZFM-195, será que fui enganado?
« Resposta #14 Online: 22 Março 2013 às 08:19:53 »
Na real, relojoeiros e "autorizadas" de qualidade e confiança são espécimes raros e extinção, mas eles existem sim, mas de qq forma boa sorte com seu relógio.... E seja bem vindo!!! ;D ;D

Abraço

Rafa
O
Rafa, você já teve dor de cabeça com alguma Autorizada?

Então, o omega do post que abri hj, é um exemplo...

Meu swatch , tb do post de hj, eh outro....tanto que eles estavam no fundo das gavetas, literalmente....

Minha mãe levou o dela em 2 e veja o risco no fundo dele... Obviamente isso foi a mais de dez anos atrás.... E o meu swatch a uns 3... Então desencanei, e só ficava com relógios simples e larguei mão desse mundo por uns anos.... Agora que voltei com mais tempo, talvez eu recupere a fé.... Vamos ver....

Abraçooo zugo!

Opa, não me leve a mal, mas aquele assassinato no fundo do Omega é impossível ter acontecido em uma oficina autorizada Omega. Então vamos separar as coisas. O Steve Wonder usando um par de luvas de boxe abriria esse relógio usando uma faca de cozinha e deixaria menos marcas...

O mesmo para o Swatch, já procurou a autorizada? Essa pulseira é difícil consguir, sumiu do mapa por anos e vi que voltou há pouco tempo. Mas já tentou?

Abraços!

Adriano

Graaaande Adriano, sei que eu não deveria, mas não tem como, eu morri de rir com sua analogia do steve wonder....mas infelizmente na "provincia" de jundiai sempre fomos orfãos de alguma coisas e uma delas foram as malditas assistências, de tudo, não só relógios, como disse no outro post sobre o omega, minha mãe o levou na loja da compra, que argumenta ter enviado a duas assistências diferentes...mas como disse, isso lá em 1993/94 !! Tenso....

Com relação a Swatch, eu levei em uma aqui, que nem pegaram meu relógio direito, só viram ele na minha mão e já me descartaram, pq falaram que não existia mais pulseira, nem se deram ao trabalho de me oferecer outra.... Isso a uns 3 anos atras....

Sinceramente, isso foi mto mto mto triste.... Pelo menos agora estou com mais tempo denovo para ir atras disso, se alguem conhecer uma boa autorizada que eu possa confiar.... Por favor!!!

 O zugo sugeriu a Watch Time! Alguem recomenda tb!?

Abraço a todos!!!

Rafa

*

vinniearques

Re: Dúvida Orient ZFM-195, será que fui enganado?
« Resposta #15 Online: 22 Março 2013 às 08:36:49 »
A Watch Time tem como gerente o nosso amigo Adriano daqui do Forum.

Precisa dizer mais alguma coisa??

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: Dúvida Orient ZFM-195, será que fui enganado?
« Resposta #16 Online: 22 Março 2013 às 08:48:27 »
Rafa eu utilizei os serviços da watch time uma vez (pelo correio) e rui muito bem atendido.
Recomendo ao extremo.
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

Re: Dúvida Orient ZFM-195, será que fui enganado?
« Resposta #17 Online: 22 Março 2013 às 08:50:14 »



Pessoal me inteirando um pouco mais no assunto e após ver um vídeo no youtube, percebí que ele não trocou apenas os discos do calendário mas sim toda a base onde são fixados os discos.

Ou seja trocou a máquina? Estou certo?

« Última modificação: 22 Março 2013 às 10:01:27 por wgdel »

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Dúvida Orient ZFM-195, será que fui enganado?
« Resposta #18 Online: 22 Março 2013 às 10:02:42 »
A Watch Time tem como gerente o nosso amigo Adriano daqui do Forum.

Precisa dizer mais alguma coisa??

Pooooooooooooowwwwwww agora sim....não precisa falar mais nada!!!!!  Vou tomar as devidas providencias!!

Resolvido!
Ps: la é assistência multi marcas né??

Valeu pelo conselho tb dorotheo!!!

Abraço

Rafa

*

Offline zugo

  • ****
  • 316
    • Ver perfil
Re: Dúvida Orient ZFM-195, será que fui enganado?
« Resposta #19 Online: 22 Março 2013 às 17:11:19 »
A Watch Time tem como gerente o nosso amigo Adriano daqui do Forum.

Precisa dizer mais alguma coisa??

Pooooooooooooowwwwwww agora sim....não precisa falar mais nada!!!!!  Vou tomar as devidas providencias!!

Resolvido!
Ps: la é assistência multi marcas né??

Valeu pelo conselho tb dorotheo!!!

Abraço

Rafa

Lá é Autorizada do Group Swatch inteiro.