Menu principal

Lançamento mundial. Comercial de TV da Omega

Iniciado por admin, 02 Abril 2013 às 10:30:03

tópico anterior - próximo tópico

flávio

[youtube=425,350]ctj-RDbTBMU&feature=share&list=SPTY9U-IYfnbVn-ueyh3G6bzFuFlmauVQ_[/youtube]

Achei massa!


Flávio

Adriano

#1
Bem bolado! Embutiram no comercial todo tipo de referências relacionadas à Omega. Repararam ainda no começo, dois carros de cruzando? Um Smart, em referência ao Swatch, e o Aston Martin DB5 do Bond?

Viram, ainda mais no início, a roda de escape produzida pelo processo LIGA? Ela ainda não é usada nos calibres de manufatura, mas já é usada nos 2500 versão D e 3313 versão C.

Obs: o calibre 9300 já usa roda de escape assim desde o princípio. Não sei o motivo dela não ser adotada no 8500.

Abraços!

Adriano

flávio

#2
A nova roda de escape é a primera coisa que se vê. Adriano, em algum boletim técnico eles indicam o motivo da mudança do formato? O Roger Smith está usando uma diferente também, mas essa da Omega tem um formato tão diferente que nem parece roda de escape, mas alguma roda de mecanismo de disparo de repetição de minutos! Finalmente, qual a liga dessa roda feita por LIGA (desculpe-me o trocadilho)?


Flávio

Adriano

#3
Uma coisa é certa: com a Omega, não tem papo de botequim! Sério, o que quero dizer é que nenhuma informação além da oficial "vaza" de lá por nenhum meio. Em outras palavras, não existe um "Omegaleaks".  ;D

Primeira resposta: do que é feita exatamente a roda feita por LIGA? Não sei. Mas ela é metálica.

O motivo principal do uso da roda de escape feita por LIGA é a possibilidade de transformar os antigos co-axiais de 2 níveis em co-axiais de 3 níveis. Era impossível produzir uma roda de escape "slim", de baixa altura e de 3 níveis. Por isso, fatalmente, desde o princípio, o calibre 2500 usou a versão slim do escapamento de Daniels, onde o pinhão que se relaciona com a roda intermediária e os dentes de impulso superiores eram o mesmo elemento, ou seja, dentes que compartilhavam duas funções. O processo LIGA permite a confecção de peças extremamente complexas (de complexidade praticamente infinita) e com precisão muito alta, e por isso permitiu fazer uma roda de escape de 3 niveis (onde o pinhão é uma coisa e os dentes superiores são outra). As vantagens são:

- o sistema de três níveis é mais eficiente por si só, por uma razão simples: como os dentes inferiores e superiores precisam de lubrificação, e os dentes inferiores, no co-axial de dois níveis, faziam as vezes de pinhão, significa que você tinha um pinhão com óleo. Isso não é lá muito bom para a eficiência de transmissão de força. Com o sistema de três níveis, você tem no pinhão um elemento independente e que obviamente dispensa lubrificação. Logo, o pinhão trabalha como deve trabalhar: a seco.

- segundo, a roda de escape feita pelo LIGA é ainda mais leve que uma roda de escape comum, o que ajuda também a aumentar a eficiência energética do escapamento.

- resumindo: você transforma o co-axial de dois níveis em um de três (usando o mesmo espaço físico, ingnorando a limitação de altura que existia), elimina lubrificação em um ponto indesejável e ainda ganha uma rodinha de escape mais leve e eficiente.

Os calibre 8500 e 9300 não se beneficiariam da mudança de dois para três níveis, já que já nasceram assim, mas a precisão de fabricação realmente é superior e é benéfico de todo modo.

Abraços!

Adriano


flávio

Adriano, se não for pedir demais, para mais tarde, poderia colocar uma foto comparativa das duas rodas, apontando o que disse? É que a roda antiga tenho em mente, mas a nova... Não estou conseguindo visualizar. Seria bacana para os demais também!


Flávio

Rafaexp

Citação de: flavio online 02 Abril 2013 às 12:26:09
Adriano, se não for pedir demais, para mais tarde, poderia colocar uma foto comparativa das duas rodas, apontando o que disse? É que a roda antiga tenho em mente, mas a nova... Não estou conseguindo visualizar. Seria bacana para os demais também!


Flávio

Aguardando as imagens tb!!!!!! \o/

E realmente que comercial bem elaborado!!!! adoro esse tipo de narração e trilha...ficou mto fera!!!

Adriano

#6
Senão vejamos. Este é o co-axial que todo mundo conhece, o primeiro, do calibre 2500, logo, em dois níveis:





E este é o co-axial de três níveis do 8500:




Ou em outro ângulo:





E aqui o LIGA como o usado no 9300 (só que de cabeça para baixo):




A rodinha:




E o perfil dela ao lado da antiga:




Note que o LIGA só muda o formato da roda de escape, que, sem raios, é bem mais leve. Mas o princípio é o mesmo do co-axial tradicional de três níveis. Por isso a grande diferença está entre as duas primeiras imagens. Veja a roda intermediária, na extrema esquerda, nos dois casos: no primeiro, ela se engaja diretamente com os dentes superiores da roda co-axial, ou seja, os dentes que dão impulso na âncora. Esses dentes têm que dar impulso e transmitir força, e, naturalmente, não fazem perfeitamente nem um nem outro, por mais engenhoso e inteligente que seja. No co-axial de três níveis, os dentes superiores são exclusivamente para dar impulso. A transmissão de força se dá por um pinhão convencional.

Abraços!

Adriano


Seedorf

Como sempre eu estou aprendendo sempre com a ajuda dos colegas do Blog!!!!

Abraços!!!!

JoaoPedro

Muito legal a aula. obrigado.
notei no comercial a presença de um astronauta. deve ser por causa do omega professional, chamado de moon?
muito bacana mesmo.

flávio

E ambas nem de longe lembra a original do Daniels, na primeira gravura, e a nova usada pelo Roger Smith, que me parece até mais vantajosa do ponto de vista de projeto do que as Omega: a roda é simples, sem níveis, muito embora a outra "roda" (a que seria coaxial) sejam dentes em alto relevo na principal. E ambas impulsionadas por pivôs normais também.

Sacou isso?


Flávio

Dorotheo

No comercial tudo junto e misturado!
Muito legal a referência mecânica da humanidade e o funcionamento sincronizado e perfeito.
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

Adriano

#11
Sim, os dentes superiores nem parecem dentes, parecem colunas de uma roda de colunas. Na verdade são apenas dentes bem curtinhos. A questão aí é simples: processo de fabricação. A da Omega sempre pareceu duas rodas "ensanduichadas", e creio que sejam mesmo. Como um sanduíche de rodas, uma maior e outra menos, espetados num palitinho de dentes - o eixo.

A do Roger Smith é uma coisa só. Já pensou a "trêta" em fabrica uma dessa?

A Omega tem uma patente do fim de 2011 de uma roda semelhante à essa do Roger Smith também para fabricação pela processo LIGA. Saca só:




Mas veja, não é sem níveis não. Sim, entendi o que você quis dizer. Mas para o pessoal entender: todo co-axial tem que ter níveis, fatalmente os dois jogos de dentes têm que se situar em planos diferentes, ainda que paralelos.

Não é verdade que essas duas rodas, do Smith e da patente, parecem rodas de escape de escapamentos duplex, mais que tudo? Não é coincidência. Parte do princípio é o mesmo, do balanço receber impulso diretamente nele em um dos sentidos de giro. Eu inclusive entendo o escapamento co-axial como um duplex bem melhorado: é um duplex altamente destacado, ou seja, com apenas uma fração do ângulo de giro do balanço em contato com a âncora, e ainda é um double-beat, ou seja, recebe impulso em ambos os sentidos de giro do balanço, enquanto o duplex é um single-beat e quase sem nenhum destacamento, o que não é bom e exige muita precisão de fabricação para se obter bom desempenho.

Abraços!

Adriano


Alberto Ferreira

Sim, o vídeo é muito bom mesmo.
Embora numa apresentação na TV eu tenha cá as minhas dúvidas de que o chamado "grande público", não falo dos "interessados" no tema, veja mesmo estes detalhes, ou todas estas "mensagens"...
::)



Mas, outra coisa...
Declarando (e assumindo  :D) a minha ignorância na questão do material usado...

- O que exatamente significa LIGA?
- Por que se diz O LIGA?

É um método de fabricação?
Como a coisa é feita?
::)

Alberto

Adriano

Honestamente, não me peçam para explicar passo a passo da fabricação de um elemento pelo processo LIGA. Mas LIGA vem do alemão Lithographie, Galvanoformung, Abformung, que significa litografia, eletrodeposição e moldagem. Basicamente é o mesmo processo que se fabrica chips de computador e outros elementos eletrônicos.

É baseado em uma máscara, que vai sobre o substrato de silício, ou metal. Um raio-X bate para moldar a peça e a máscara e a peça final são separadas por um banho que dissolve uma das partes. Ok ok, vão surgir "n" especialistas metendo o pau na minha explicação, mas eu tentei explicar em uma linha um troço que não é minha praia e que tem que ser corretamente explicado num texto do tamanho de um livro.

Na internet tem bastante informação sobre esse processo.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Putz!
Agora eu lembrei de já ter lido...

Mas como nós dizemos lá na "Terrinha",...   
Eu não estava a ligar (sem trocadilhos  :P) o nome à p´ssoa, oh raios!
;)

Obrigado, Adriano, deu para entender, sim.
8)

Alberto

Rafaexp

AHHHHHHHHHH grande Alberto, eu ia perguntar a mesma coisa....

Pq como o adriano estava escrevendo LIGA em maiúsculo realmente da a entender que é algo que não seja uma liga, como posso dizer....uma liga de metais comum, e sim algo diferente....

E agora, com a explicação, realmente fica claro que essa LIGA é algo completamente diferente...

Mais uma vez, AULA espetacular!!!! :o :o

abraço

Rafa

flávio

#16
Pois minha explicação seria mais simples ainda: "imaginem uma fotografia onde o negativo é metal e a peça sai impressa" hahahahah

Um vídeo do processo:

[youtube=425,350]CbN7h3o51Zo[/youtube]


Flávio

Filipeandrade


Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

flávio

O interessante no diagrama móvel dos escapamentos coaxiais, como nesse do De Ville, é perceber o pefil dos "dentes" da roda de escape e observar como os impulsos, o "escorregar" da roda, é feito numa tangente.

Eh... No quesito "relógio de patrão", esse De Ville é matador! Meu Deus, que relógio bonito!


Flávio

ThiagoDF

Muito legal o vídeo Flávio, obrigado por compartilhar!

Belo mesmo esse De Ville!
Membro do RedBarBrazil